segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dicas de alimentação para quem tem Gatrite

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre gastrite.
Em fevereiro fui ao programa Você Bonita e falamos bastante sobre o assunto e esclarecemos dúvidas.

Para quem perdeu aperte o play !





A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e pode apresentar diversas causas, dentre elas:
- traumas no estômago;
- procedimentos cirúrgicos;
- estresse;
- má alimentação.

Antes de falar sobre o tratamento nutricional , um ponto muito importante é saber diferenciar, através da análise de sinais e sintomas, qual é a alteração gástrica apresentada pelo paciente.
O paciente que apresenta os sintomas de: Arrotos, Azia, Distensão abdominal, dor , desconforto,  e Queimação, pode sofrer de:
 Hipercloridria = excesso de secreção ácida no estômago.
Ou
Hipocloridria = falta de secreção ácida no estômago.
Nosso estômago deve ser ácido, para que ocorra a digestão de proteínas e ativação da vitamina B12. Quando o estômago esta ácido demais, sua parede é lesiona, causando uma inflamação . Quando ele esta básico demais o alimento mal digerido pode lesionar a parede do estômago e também causar inflamação. O ambiente básico no estômago também é propicio para o crescimento de bactérias “ruins”.




Então como diferenciar quando temos Hipercloridria ou Hipocloridria?

Uma maneira bem simples é observar os sintomas citados acima. Se a dor e os desconfortos melhoram (mesmo que momentaneamente) após a ingestão de alimentos temos  Hipercloridria. Agora se os sintomas pioram após a ingestão de alimentos temos a Hipocloridria.
Nos dois casos a alimentação é essencial para o tratamento e recuperação da mucosa gástrica. 


Conheçam alguns alimentos  e suplementos importantes nesse processo:

- Frutas, legumes e verduras: são ricos em vitaminas e minerais como zinco, magnésio, vitamina C e vitamina A, importantíssimas no processo de recuperação da mucosa gástrica e tratamento a inflamação.  Caso, no início, o indivíduo não aceite bem esses alimentos na forma crua, consuma-os na forma cozida (inclusive as frutas) ou refogadas.  Prefira os orgânicos.
- Couve manteiga: em especial, contem uma substância chamada de Insitol que diminui a irritação e promove a regeneração da mucosa gástrica. Dica: Suco Verde!!
- Limão: muitos pacientes morrem de medo do limão e das frutas ácidas. A aceitação dos alimentos ácidos para quem sofre com problemas gástricos é muito particular e deve ser respeitada. O limão por sua vez, apesar de ácido,quando é ingerido deixa o nosso organismo mais básico, auxiliando no controle do excesso de acidez.
- Alecrim: possui ação antiinflamatória e digestiva. Melhorando os sintomas gástricos.
- Hortelã: além de digestiva, a hortelã aumenta a secreção ácida no estômago. A manipulação de gotinhas do extrato da hortelã ou o chá planta, são ótimas opções para serem consumidas antes das refeições de quem sofre com a Hipocloridria.
- Espinheira Santa: essa erva, encontrada em lojas de produtos naturais, possui substâncias que ajudam a proteger a mucosa do estômago.
- Aloe Vera: popularmente chamada de babosa, essa planta possui ação antiinflamatória e possui aproximadamente 75 nutrientes que auxiliam na recuperação da mucosa gástrica. A aloe vera tem ação calmante e cicatrizante todo trato gastro intestinal. Uma dica importante é comprar o extrato da Aloe Vera  já pronto (encontrado em lojas de produtos naturais), pois a planta possui partes tóxicas que podem ser prejudiciais a saúde.
- Probióticos: são suplementos que ajudam a povoar o estômago com bactérias “boas” e a mantê-lo saudável

Alimentos que devem ser evitados durante o tratamento da gastrite

- Produtos industrializados: por conter grande quantidade de substâncias químicas como corantes e conservantes, que irritam a mucosa gástrica
- Leite e derivados: estimulam a produção de uma grande quantidade de secreção ácida pelo estômago
- Excesso de açúcar

-Excesso de gordura


Espero que tenham gostado das dicas!!!

Beijos Pâmela Miguel!



9 comentários:

  1. Dra. Acabei de sair de 3 dias em um hospital por conta de uma crise gástrica. Estou tentando me readaptar a novos alimentos mais saudáveis. Vou ficar ligado em suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Adoro as dicas da nutricionista Fernanda! No entanto, essa do aloe vera para gastrite não funcionou para mim. Tomei o gel de aloe vera da Forever Living por um tempo, mas, a cada dose, só piorava. Achei esse gel de aloe vera muito ácido e, quando se tem gastrite, deve-se evitar alimentos ácidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas existem 4 tipos de Aloe, vc deveria tomar o puro. Acho que deve ter tomado o cranberry ou pêssego?! Ou estou enganada?

      Excluir
    2. Você está enganada. Eu tomei o gel de aloe vera PURO da Forever Living e ele só me fez piorar. Aloe vera pra gastrite NUNCA MAIS.

      Excluir
  3. Você está enganada. Eu tomei o gel de aloe vera PURO da Forever Living e ele só me fez piorar. Aloe vera pra gastrite NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  4. Olá d.Férmanda. Boa tarde. Tenho 49anos e estou tomando omega 3.e é o natural mania. Afinal quantas vezes o correto pra tomar, então estava fazendo o uso de três vezes ao dia. E tava tomando super cálcio D.posso tomar os dois junto, por enquanto tomo só o omega, uma vez ao dia
    Obgado espero sua resposta. Add eliana.

    ResponderExcluir
  5. Depois de muito sofrer tomei o Aloe Vera com pessego da Forever e foi uma bencao de Deus para mim. Melhora ate o humor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Dr.estou sofrendo muito com uma gastrite,na verdade tenho dúvidas sobre o que tenho, pois fiz endoscopia deu gastrite, fiz ultrassom não deu nada mas no exame de sangue deu amilase alto, o médico pediu pra repetir o ultrassom mas no sua eles nunca chamam pra fazer e estou sofrendo muito com dores horríveis e preciso de um conselho seu. Já mudei muito minha alimentação, estou tomando suco de couve com maçã e gengibre mas não está resolvendo, preciso da sua ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dra. Quero ti parabenizar por tamanho conhecimento. Ótimas suas matérias. Eu tenho esofagite e gastrite. Li você falando do aloe vera em gel. Pode ser suco de aloe vera? Qual quantidade e horário que tomo? Comprei também a espinheira santa. Tomo quantas vezes no dia? Muito obrigada desde já. Priscilla

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!