quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alimentos e Tireóide

No Programa Mulheres falei também sobre hipotiroidismo e muitas pessoas me perguntaram quais os sintomas de uma pessoa que pode estar com problema na tireóide e não sabe. Aquela velha história: vc sente todos os sintomas, mas no exame não dá alteração nenhuma.




Fique de olho nessa lista, pois você pode estar com hipotiroidismo subclínico. Veja se você apresenta vários desses sintomas e não somente um ou outro:
  • cançaso excessivo - fadiga crônica
  • frio - pés e mãos frias ou frio excessivo
  • edema - inchaço
  • excesso de peso
  • pele seca
  • unhas quebradiças
  • queda de cabelo
  • constipação
  • câimbras
  • problemas de memória
  • depressão
Vamos aos alimentos que prejudicam ou melhoram a tireóide:

Inclua no cardápio:
  • Algas marinhas - spirulina, agar agar, clorela são algas imporantes para o metabolismo da tireóide.
  • Água mineral - a água mineral não é clorada e por isso contém mais vitaminas e minerais. abaixo explico melhor sobre essa água clorada.
  • Castanha do pará - contém selênio que turbinam sua tireóide. 2 unidades por dia já são suficientes.
  • Quinua ou Amaranto - contém inúmeras vitaminas e minerais para a saúde da glândula, como zinco e ômega 3. Incluir no cardápio é certeza de bons resultados. Leia mais sobre o que escrevi sobre a quinua no Guia da Semana e leia aqui também sobre o amaranto. Para receitas clique aqui
  • Óleo de peixe - rico em ômega 3 é excelente e necessário para a função da tireóide.
Evite:
  • Água clorada - a nossa água é tratada com o cloro. O cloro compete com o iodo e acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula. Não tome água clorada.
  • Sucralose - o sucralose é um adoçante que tem cloro na composição e também capta iodo.
  • Suco verde - o suco verde é maravilhoso (aquele que você faz com couve e toma para desintoxicar), no entanto, para quem tem problemas na tireóide, o suco verde pode atrapalhar. Não se deve tomá-lo todos os dias, pois vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho) atrapalham o bom funcionamento da tireóide. Evite o excesso. Não precisa cortar da alimentação, o que não pode acontecer é o consumo diário. Isso acontece com vegetais crucíferos em sua forma crua. Na sua forma cozida, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireóide, por assim dizer.
  • Soja - alimentos à base de soja impedem o bom funcionamento da glândula. Fique atento e não consuma leite de soja todos os dias.
  • Glúten - pesquisas têm demonstrado que o glúten também atrapalha esse bom funcionamento da glândula. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio.
  • Toxinas - as toxinas deixam a tireóide mais lenta. É necessário fazer exame laboratorial para ver como está o nível de mercúrio no sangue
  • Estresse - excesso de cortisol pode atrapalhar também. Avalie seu nível de estresse pois é perigoso tratar a tireóide sem tratar o estresse. Existem alimentos que combatem esse cortisol elevado e para isso procure um nutricionista, pois é um tratamento sério.
OBS: os benefícios dos vegetais crucíferos são enormes, então não deixe de consumí-los ok? Faça esse favor a você mesmo e não seja neurótico. O excesso é que deve-se evitar, como tudo na vida!


Para obter exames completos para saber como está o funcionamento:
TSH
T4 livre
T3 livre
Anti-TPO (anticorpos contra a tireóide)
TRH
Urina 24h para o T3 livre (para o caso de difícil diagnóstico)

Procure sempre um profissional capacitado!
beijos a todos!

362 comentários:

  1. Bom dia Fernanda! Não tenho alterações nos meus exames, entretanto, tenho todos os sintomas que voce descreveu, portanto pode-se dizer que tenho a doença subclínica? Se marcar uma consulta com voce poderia me fazer o diagnóstico? O endocrinologista, disse que minha tireóide está normal. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Subclinico é a situação qdo vc NÃO apresenta sintomas, ou apresenta de forma leve, mas seus exames começam a aparecer ligeiramente alterados. Voce deve ter outra coisa ou nem ter nada

      Excluir
  2. Você pode ter um problema sublínico mesmo e por isso te aconselho a começar a cuidar da tireóide já! Não espere dar alteração nos exames...
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Como posso começar a cuidar já? Gostaria de agendar uma consulta com você, ou primeiramente devo passar com meu endocrinologista e sugerir o que voce abordou sobre a tireóide ou antes passo com voce e de repente voce entraria em contato com ele?

    Muito obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dra, o hipotiroidismo pode causar aumento do colesterol? obrigada, bjus.

    ResponderExcluir
  5. Pode vir no consultório mesmo. O que vamos fazer é prevenir o problema para nunca dar alterado nos exames, entendeu?
    O médico nesse caso, é para exames de rotina. Porque temos que ir na causa do problema, então primeiro tentamos com a alimentação.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não sei te responder isso. Não sei se há uma relação tão direta assim com o colesterol.
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, fiz um exame que o clínico me pediu, meu TSH veio muito alto e meu t4 está normal. Estou com hipotiroidismo? Nesse caso é tratável com alimentação ou tenho que tomar medicamento tb? ou para ser hipotiroidismo o t4 tb deve estar alterado? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TSH mais alto que o normal e o T4 normal é chamado de hipotireoidismo subclínico.

      HIPOTIREOIDISMO INICIAL OU LEVE (SUBCLÍNICO)

      Excluir
  8. Qual é o seu e-mail? posso te responder depois, pois nesse feriado eu não vou conseguir te responder!
    beijossss

    ResponderExcluir
  9. Drª Fernanda tenho intestino presso, tenho tomado 1 litro de chá de oliveira por dia, a linhaça germinada pela manhã em jejum e tomo 1 colher de oléo de coco antes do exercicio e 1 depois, estou indo ao banheiro uma vez por dia, mais sempre com as fezes endurecidas, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que difícil sua pergunta...
    vc tá comendo muita farinha branca ou farinha de trigo?? e leite?? tá tomando muito ou comendo muito queijo?
    E água?? Tá tomando ou só o chá? Tem que tomar 2 litros de água pelo menos...
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  11. água bastante, farinha de trigo no pão no café da manhã e dia 08/11 aderir ao integral, queijo branco todos os dias no café da manhã. Será que é o queijo?Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Pode ser tudo isso que vc falou! tem que rever toda a dieta...
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra Fernanda.
    Estou com hipertirioidismo, todos dizem que emagrece, mas eu sinto uma fome escumunal, avassaladora, o que faz meu peso aumentar.
    Consegui emagrecer 9 kg, mas já engordei 3...
    Isso me deixa mais ansiosa ainda.O que fazer?O que comer para diminuir essas ansiedade?

    ResponderExcluir
  14. Tenho tireoidite de hashimoto, faço reposição com sintroyd 50 mg. Estive pesquisando a relação entre tireoidites e dita com gluten. Na sua visão uma dieta adequada pode reverter o quadro?

    ResponderExcluir
  15. Regina, use fibras para tentar diminuir a fome. Faça um mix de farinhas (berinjela, banana verde, feijão branco, etc) e use 1 colh de sopa desse mix 30 min antes das refeições. Tome com suco de limão ou com chá gelado...
    Para diminuir a ansiedade, exercício e uma boa noite de sono ajudam... são vários fatores...
    beijossss

    ResponderExcluir
  16. Ana, já vi colegas nutricionistas darem testemunhos de casos clínicos de pacientes com T. de hashimoto... e só conseguiram com uma dieta zero glúten durante alguns meses, quase anos... então tem que ter paciência e se submeter ao tratamento.
    beijossss

    ResponderExcluir
  17. Olá, Fernanda.

    Interessante seu post sobre tireoide.

    Aproveitando, vou deixar uma dica:

    Acontece nesta sexta, dia 26, às 14h, um chat sobre tireoide no site www.mulhersemfalta.com.br.

    Na ocasião, a médica endocrinologista Dra. Gisah Amaral fala sobre a relação entre gestação, aborto espontâneo e a glândula tireoide. Ela usa o espaço para esclarecer as principais dúvidas acerca do tema.
    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se seus leitores pudessem participar.

    Abç,
    Fernanda
    Agência Ideal

    ResponderExcluir
  18. Bacione, nunca vi nada documentado a esse respeito. Aliás, uso semente de linhaça com paciente com hipo e tenho bons resultados!
    Vc deve usar a farinha de linhaça ou a semente de linhaça germinada:

    Receita: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água dentro da geladeira. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta.

    Não se deve usar a linhaça como semente, pois ela é muito pequena e dura, então pode passar direto pela sistema digestivo e intestinal sem promover seu verdadeiro efeito. Então o ideal da maneira que ensinei, ok?
    beijossssss

    ResponderExcluir
  19. Ola, Bom dia!Convivocom hipotireoidismo desde do ano de 2001,apos 1 ano que meu primeiro filho nasceu.Regualarizei a tireoide atraves de hormonios por esses anos que se passaram. Recentemente,eu nao percebi a quantidade de da dozagem e acabem tomando um valor de 50% a mais do que recomendavel,estive passando mal e nao sabia por que?Depois de um mes,vir que eu estava com excesso do hormonio,e assim que percebi eu voltei a dosagem normal,sera que preciso voltar a fazer o exame de sangue para saber se estar tudo sob controle? Por favor nao hesite em me contactar: brazilanwaxing@hotmail.co.uk

    E quantas porcoes de leite de soja pode se ingerir por dia numa dieta de 1300 calorias?
    Seria possivel me aconselhar o que se deve realemente evitar os alimentos que prejudicanm o funcionameno da tireoide? E os alimentos estimulantes da tireoide,faco uma dieta de 1300 calorias,e me preocupo muito com os alimentos no momento.Muuuuuiiiiito obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Sugiro que você vá sim em algum clínico e faça novos exames. Provavelmente vai estar tudo bem, mas é melhor checar a dosagem certa do seu remédio. Pode ser que vc tenha que usar 1/2 da dose ou 1/4 da dose, nào sei... mas é melhor avaliar sim!

    A lista de alimentos é esta aí que eu passei. No caso do leite de soja, é melhor consumir 2x por semana e não mais que isso, ok?
    beijossss

    ResponderExcluir
  21. Dra Fernanda boa noite, sou vanuza tenho 32 anos, fiz exames de sangue não deu nada de tireoide inclusive ultra som da tireoide, proveniente de investigação de 2 abortos que tive, tenho 10 sintomas destes descritos na lista, porém de todos os exames que fiz apenas o anti cardiolipina deu positivo 3 x prof da unifep relatou que tenho um problema imunologico adquirido, não se sabe a causa, tomo ass infantil todos os dias, isto pode ser diagnosticado como tireoide? que médico procuro?

    ResponderExcluir
  22. Problemas assim de difícil diagnóstico, deve ser tratados com base nos sintomas até descobrir de fato a causa do problema. Eu sugiro que vc comece a "tratar" a tireóide com essas dicas que te passei... O melhor seria vc procurar uma nutricionista funcional e médicos que tenham essa especialidade/ visão tb...
    beijossss

    ResponderExcluir
  23. Dra. Fernanda boa noite, sou Cristiane tenho 43 anos,e comecei a fazer uso da farinha de linhaça dourada 2colheres de sopa/dia no almoço e farelo de aveia integral 2 colheres de sopa no jantar pois disseram que era bom pra diminuir a glicemia e colesterol. Não sou diabética nem tenho colesterol alto mas me cuido pois meu pai foi diabético e minha mãe e irmã tem colesterol alto,fiz exames de rotina em dez/10 e deu normal tudo inclusive TSH e T4, tive que fazer outros agora pois a médica pediu um teste de tolerância a glicose/2hs, deu tudo normal mais o TSH veio quase no limite máximo , será que aumentou devido a ter começado a consumir a farinha de linhaça? É verdade que o abuso dessa farinha mexe com o TSH? Devo evitar ? , agradeço a orientação. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber se quem tem hipotiroidismo
    pode usar isoflavona

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não ouvi falar sobre essa relação, de farinha de linhaça aumentar TSH. Posso pesquisar melhor, mas tenho quase ceretza que não é esse o problema!
    Qual o seu e-mail? Posso te responder depois!
    beijosss

    ResponderExcluir
  26. A soja é um alimento bociogênico, ou seja, atrapalha a função da tireóide por atrapalhar a absroção de iodo... Já a isoflavona não tem esse efeito, pelo contrário, parece ajudar todo o processo, principalmente por reduzir colesterol LDL.
    beijosss

    ResponderExcluir
  27. há 1 mes entrei no climaterio, ja estou usando
    tintura de amora,suco verde com alfafa e a 1
    semana estou usando hormonio bioidentico, mas
    não sinto melhora no calor que sinto,nunca pensei que este calor tao falado fosse tao ruim
    assim, quem ainda nao passou nao tem ideia a situação é quase insuportavel,pois o climaterio
    chega e nao sabemos quando vai embora
    chegou a minha vez....... o que faço

    ResponderExcluir
  28. Vc está fazendo tudo o que deve ser feito... agora tem que ter calma, para o organismo absorver todos os nutrientes e começar a agir... Vc pode acrescentar a isso que está fazendo, a linhaça germinada (procure no blog, pois já falei sobre isso...) e usar a geléia real em jejum!
    öleo de borragem tb ajuda muito... todos esses alimentos, vc encontra em casas de produtos naturais!
    beijosss

    ResponderExcluir
  29. o que devo fazer para acaba com essa doensa

    ResponderExcluir
  30. para acabar com problemas na tireóide, deve-se fazer uma dieta rigorosa por mais ou menos 1 ano... Procure uma nutricioinista funcional pra te ajudar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  31. tenho hipotiroidismo, nao uso leite pois prende meu intestino, dai comecei usar leite de soja e percebi que realmente afeta a tiroide pois ultimo exame estava alterado preciso de algo p substituir. uso a ração humana s glutem e soja, esta dificil de manha
    sem leite fica dificil.de manha neste frio nada
    como algo bem quentinho(mingualzinho,cafe c leite) etc muito bom

    ResponderExcluir
  32. Você já tentou os leites vegetais?? Existem leite de arro, leite de aveia, e tem os chás também, não pode esquecer deles pa tem vários benefícios!
    beijossss

    ResponderExcluir
  33. vou experimentar o leite vegetal,qto ao cha gosto muito principalmente os de frutas -abacxi
    maça,canela muito bom.obrigada pela sugestao tenho aprendido muito com suas dicas .grata

    ResponderExcluir
  34. Olá dra. Gostaria de saber se tomar suco de beringela ou tomar agua de beringela, pode prejuidicar o funcionamento da minha tireoide, pois tenho hipotiroidismo,hashimoto,tomo sintryd 100. GRATA... MARY.

    ResponderExcluir
  35. recentemente tive queda de cabelo detalhe no
    alto da cabeça, acredito ser strees, qual alimento e bom para cortisol.?

    ResponderExcluir
  36. Dra Fernanda Granja disse: para diminuir os efeitos do cortisol, você deve incluir na dieta, chá preto, alcaçuz e suplemento com fosfatidilserina.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  37. Para substituir a soja, você pode tentar usar os leites vegetais, como leite de arroz e leite de aveia.
    Vou colocar as receitas no blog essa semana!
    beijossss

    ResponderExcluir
  38. fosfatidilserina tem lecitina de soja, tenho
    hipoitiroidismo, posso usar, pois li seu artigo sobre o efeito da soja nestes casos.
    grata

    ResponderExcluir
  39. Ola boa noite, sou nutricionista tabme mas sou de salvador, também sou da área de funcional e fiquei curiosa para saber sobre este exame de Urina 24h para o T3 livre poderia me explicar um pouco?
    att

    ResponderExcluir
  40. É melhor usar a fosfatidilserina de maneira isolada em cápsulas!
    beijossss

    ResponderExcluir
  41. Izabela, esse exame já caiu em desuso pois você pode detectar pelo exame de sangue.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  42. Olá dra!!!! Convivi 15 anos com hipotireoidismo, minha condição piorou muito após minhas duas gestações a ponto de ter nódulos vascularizados e ter q fazer a retirada da tireóde. Sou ovolactovegetariana, mesmo sem a glândula devo evitar a soja o glutem e os outros alimentos q prejudicam-na? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  43. Não! Já que você tirou não precisa cortar esses alimentos.
    beijossss

    ResponderExcluir
  44. fosfaldiserina isolada, como e feito, pois a que conheço e em capsulas nao entendiiiii

    ResponderExcluir
  45. meu nome é Ana Dora tenho hipotiriodismo e estou fazendo tratamento ,já estou na dose de puran 125 e minha esteticista me recomendou tomar capsúlas de lecitina de soja , então gostaria de saber de vc Dra Fernanda, posso tomar ?

    ResponderExcluir
  46. tenho hipotiriodismo posso tomar óeo de cártamo ?

    ResponderExcluir
  47. ola, tenho lido seus comentarios sobre as farinha para emagrecer,mas tenho algumas duvidas;eu estou acima do peso e trato de sintmas psicossomaticos,tomo rivotril e por conta cogumelo do sol e faço acupuntura ha duas semanas para me ajudar.o que voce pode me ajudar? erobek@yahoo.com.br.bjs

    ResponderExcluir
  48. Ana, não sei se a lecitina vai te ajudar... mas o que te ajuda é cápsulas de alga (spirulina), iodo, alimentos sem glúten e uma boa dieta.
    beijossss

    ResponderExcluir
  49. erobek@, existe tratamento nutricional para a questão do cérebro, mas para emagrecer, você pode começar usando farinha de linhaça + farinha de banana verde + psylium. Aí vc tomar 1 colh de sopa dessa mistura, 30 min antes das principais refeições.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  50. gostei muito por me responder,agora me intereçou a ajuda para saber desse tratamento nutricional do celebro,nao tem algo que desejo mais que voltar a viver bem livre dessas drogas para depressao.ansiedade,medo,fobias,e outros.vai ser
    minha maior conquista,em relaçao a gordura ela se logaliza mais no abdomem e como já comentei estou 20kq acima do meu peso,comecei a fazer uso da farinha, mas ainda estou tendo dificuldades,desde que comecei sinto muita dor de estomago e inchaço é normal .erobek@.bjs...........

    ResponderExcluir
  51. ah,só mais um detalhe nao posso fazer ainda atividades fisica devido a cirugia de histerectomia que fiz.bjos...... erobek@

    ResponderExcluir
  52. os gases são normais sim, pq provavelmente você comia pouca fibra, e agora que está comendo, o inestino " estranha"... mas não desista! Voc/~e precisa cuidar dessa parte intestinal primeiro para conseguir emagrecer e tratar panico, entre outras coisas!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  53. vc é uma bençao,esta me ajudadando a nao desistir mediante tanta luta.bjs e muito obrigada ate aqui.......... erbek@

    ResponderExcluir
  54. comprei óleo de cártâmo para tomar ,mais li na internet em alguns sites que almenta a glicose e o volume do fígado ,é verdade ? gostaria da sua opinião sobre isso Doutora ... bjss

    ResponderExcluir
  55. Aninha, não aumenta a glicose não, mas o fígado pode sofrer sim. Eu prefiro o óleo de coco, que tem omega 9.
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  56. Olá, Fernanda

    Tenho hipotireoidismo e em pesquisa pela internet li em alguns sites o seguinte:

    "A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral. O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireóide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3)." fonte: www.belezaesaude.com.br

    Porém, após ler seu artigo, fiquei com dúvida sobre o consumo deste alimento para quem tem hipotireoidismo.
    Obrigada pela atenção
    Maiara

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber ,tenho tiroide posso usar linhaça na minha dieta ,ela nao faz mal.
    desde ja obrigada
    hotmail e denise_regina_estevao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Maiara, a couve crua contém substâncias que podem competir com a tireóide. Acho que o jornalista na hora de escrever a matéria, fez confusão com o tema... não sei... Mas realmente a couve tem muito iodo, então é só consumir cozida ou refogada! Nunca crua!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  59. Denise, pode consumir sim!
    leia mais sobre a linhaça no blog, tá? para saber o melhor jeito de consumir para você não perder os nutrientes. Já escrevi isso aqui.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  60. Dra. Fazem 6 meses que eu estou controlando de 3 em 3 meses o meu TSH que está 3,6. O TPO no meu primeiro exame acusou 154, comecei a tomar Selênio por indicação do endócrino e baixou para 70. Disse o médico que eu tenho Tiredoidite de Hashimoto e que eu posso a vir desevolver o hipotireoidismo. Apesar do meu TSH estar normal, sinto todos os sintomas do Hipotireoidismo e sem contar que eu engordei 6 quilos. Estou fazendo acompanhamento com nutricionista mas meu metabolismo se encontra muito lento, faço a dieta corretamente conforme orientação e não estou conseguindo emagrecer. Há dois meses que estou fazendo a dieta e não emagreci nada. Não pratico execício. Trabalho de segunda a sexta das 7:30 as 11:30 tenho 1:30 de almoço, retorno as 13:30 e saiu a 18:00, faço faculdade das 19:30 as 23:00. Aos sábados trabalho até as 12:00 e o tempo que me resta só tenho cansaço e vontade de dormir. Não estou tendo tempo para praticar execícios e nem disposição.
    A nutricionista me passou para tomar o chá verde para dar uma acelerada no meu metabolismo mas eu li no google que o Chá verde não pode ser consumido por quem tem tireoidite de hashimoto, por ele aumentar a imunidade e consequentemente os anti-corpos que atacam a tiredoide isso é correto? Ou posso consumi-lo? Tenho medo de tomar e vir a desenvolver o Hipotireoidismo.
    Ela disse que mesmo que meu TSH está dentro da normalidade estando em 3,6 vou ter dificuldade para emagrecer, você concorda com isso DRa? O que posso fazer ou tomar que seja natural para dar uma acelerada no meu metabolismo e que não prejudique a minha tireoide? Tenho 18 anos, estou me sentindo muito mal por me sentir gorda, estou com vergonha do meu corpo, pois sempre fiu muito magra e estou 6 quilos mais gorda e não estou comendo para estar engordando. Faço 6 refeições no dia, tomo 2 litros de agua, não como doce, como conforme a dieta que me passaram e nada de perder peso.
    Desde já agradeço a sua ajuda.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  61. Dra.Fernanda, gostaria de saber se criança de 10 anos pois está com alteração de tireoide pode tomar o cha de folhas de amora, dizem que ajuda no emagrecimento.

    ResponderExcluir
  62. Dra. fernanda meu t4 livre deu muito alto o medico disse que tem outro hormonio que esta parada disse que eu tenho hipertireodismo que eu era para estar magra no enteanto engordei como posso me tratar vou ter que repetir os esames e depois procurar um especialista o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  63. o chá verde realmente atrapalha o funcionamento da tireóide. Vc precisa fazer uma dieta específica para ela melhorar. Aqui no blog eu coloquei algumas dicas e vc pode tentar segui-las. Mas não desista e peça a sua nutricionista um suplemento para ativar sua tireóide. O selenio que e médico te deu é excelente! mas precisa ter outros minerais.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  64. Folhas de amora parecem não ter relação com a tireóide, então pode usar. Folha de oliveira é muito bom para emagrecer tb!
    beijossss

    ResponderExcluir
  65. Vc com o TSH alto procure primeiro o diagnóstico certo. Faça novos exames, busque outra opinião médica. E depois procure um nutricionista funcional pra te ajudar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  66. oi tenho hipertireoidismo, mas só estou engordando,fui na endocrino mas ela disse que meu metabolismo é a acelerado, mas pq entao nao emagreço.

    ResponderExcluir
  67. Oi Drª. obrigada por me responder. Meu Nome é Mariana e te perguntei sobre a influência do chá verde no funcionamento da tireoide logo acima.
    Li aqui sobre as dicas de alimentos que aceleram o metabolismo e tenho algumas dúvidas.
    Qual é a melhor alga pra eu acrescentar na minha dieta, no meu caso que tenho o hipotireoidismo subclínico e tireoidite de hashimoto, a Spirulina ou o Agar-Agar, ou posso usar os dois? Lembrando que tomo selênio 200mg por dia, e por quanto tempo?
    A quinua em flocos posso usá-la pura no iogurte no café da manhã? Ela não é muito calórica? Tenho usado 2 colheres de sopa de granola sem açúcar no iogurte, poderia substituir pela quinua ou misturar as duas, já que meu metabolismo está muito lendo e precisando acelerar?
    Desde já agradeço a sua atenção. Adorei o seu blog e tenho comentado muito sobre ele com as minhas amigas, pois vejo que tem ajudado muita gente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  68. gostaria de uma receita de suco verde para
    que tem hipoitiroidismo.qual melhor horario
    para tomar

    ResponderExcluir
  69. Você que está com hiper, procure outro médico! Talvez vc esteja num estado de hiper, mas na verdade tem hipo e logo logo vai aparecer! Faça exames regularmente e procure mais opiniões!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  70. Oi Mariana! obrigada por acompanhar e indicar o blog!
    Sobre as algas, vc pode consumir qualquer uma, desde que escolha 1 por vês e faça rodízio entre elas. Use 1 tipo por 2 meses, depois use outro tipo, e assim por diante. Vc pode tanto tomar cápsulas quanto colocar ela na alimentação, no arroz, na salada, no feijão, é só hidrata-la primeiro e depois colocar na salada por exemplo.
    Sobre a quinua, ela é muito calórica mesmo, mas é bem melhor que a granola e tem as mesmas calorias praticamente. Se usar a quinua, não coma pão, e está tudo certo! Se usar a quinua, não coma granola.
    beijossss

    ResponderExcluir
  71. a receira do suco verde para hipo, é só tirar a couve e colocar erva-doce (talos e folhas) na mesma quantidade que estava a couve!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  72. ola doutora,li seu artigo sobre tireoide. Eu tirei a tireoide a 3 anos atras deu cancer nos exames,tomo todos os dias o puran t4 88, e sou magra, Gostaria q tirasse minha duvida, fiquei muito preocupada,pois consumo leite de soja, semente de linhaça na vitamina de banana todas as manhas e o suco de couve no almoço todos os dias, So q nao estou gostando muito de esta magra, e sinto fraqueza, me ajude a ter uma boa alimentaçao e me sentir mais com energia. gostaria de aumentar de peso e ter mais energia, mesmo magra tenho colesterol alto. Meu i-mail leoneferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Olá Doutora!Tenho 27 e passei por uma cirurgia a 13 dias atrás para a retirada de um nódulo na tireoide,e minhas mãe tirou algumas coisas da minha alimentação,disse que não posso comer queijo,e verdade?Tenho uma duvida sou doadora de sangue,tenho que esperar quanto tempo para poder doar novamente?Adorei esse site,parabéns.

    ResponderExcluir
  74. Ola Dra, tenho 51 anos , em fevereiro deste ano fiz um exame tomografia no pescoço e mostrou que eu estava com um´nódulo na tireoide, fiz a ultra som com agulha fina e deu Bócio Coloiden, nesta época fiz o exame de sangue e o TSH deu alterado, a referencia era 4,3 o meu deu 8,7, agora recentemente fiz novamente todos os exames da tireoide, deu negativo e o TSH 1,6, minha endocrinologista disse que não vou precisar operar, pediu para continuar tomando o puran 50 e daqui a 5 meses repetir todos os exames, inclusive a ultra som.fui informada que após um ano tomando os medicamentos e tomar algas e consumir sal marinho, a gente consegue diminuir o nódulo, isso é verdade?

    ResponderExcluir
  75. Fernanda por que a soja prejudica a tireóide em pessoas com hipotireoidismo? Quem tem essa patologia e toma medicação é realmente necessário retirar a soja da alimentação? No caso da proteína texturizada de soja qual deve ser o consumo semanal para quem tem hipotireoidismo? Roberta

    ResponderExcluir
  76. Olá Dra. Fernanda, adorei o seu blog, tenho hipotireoidismo e esclareci várias dúvidas com ele, gostaria de saber qual o tipo de farinha que a senhora me indica para emagrecer, tomo levoid 25mcg, faço exame de 3 em 3 meses e os resultados sempre estão normais, desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  77. Dra Fernanda, boa noite!

    Tenho Hipotireoidismo há 2 anos causado pela Tireoidite de Hashimoto. Tomo Levoid 38 todos os dias. Gostaria de saber se posso tomar o suplemento Firm Cell, que fornece 45mcg de Iodo por dia. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  78. Oi Dra, tenho hipotireoidismo e intolerância a lactose, por isso tomo 200ml de leite diariamente e às vezes no lanche da noite 1 potinho de iogurte de soja. Estou comendo errado? Gostaria de saber quanto de leite se soja posso tomar diariamente?

    ResponderExcluir
  79. bom dia.

    Estou tomando cloridrato de sibutramina e fiz por duas semanas a dieta das proteínas. Agora pela manhã fiz o exame clínico na mepresa onde trabalho e a médica disse que parece estar com disfunção e vou fazer o exame para ver. Há relação entre a dieta e a sibutramina?

    ResponderExcluir
  80. boa tarde Dra.Tenho tireoide e isso meche muito com o meu sistema nervoso,tenho medo de comer algumas coisas prejudique a minha tireide.Posso comer de td?

    ResponderExcluir
  81. Dra Fernanda lah no comeco da materia voce diz que nao se deve tratar a tireoide sem tratar o estresse e que se o cortisol estiver alto ele interfere.Minha pergunta eh ? existe alguma disfuncao por alimentos ou outra coisa que cause alteracao na tireoide que possa ser reversivel? Como vc come comentou , se regularizarmos o cortisol a tiroeoide pode voltar ao normal? Na sua lista do que evitar a unica coisa em que me encaixo eh que estou em uma fase de muito estresse.
    Muito obrigada,
    Neusa.
    Tomo LEVOTIROXINA sodica 50mcg e meu medico disse que eh para sempre....

    Obrigada,

    Neusa e-mail- neusambg2hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Oi doutora estou com t4 alto estou emagrecendo muito sistema nervoso alterado tomo valeriana 250mg e suplemento a noite posso continuar me de algumas dicas obrigada email cilops@ig.com.br

    ResponderExcluir
  83. estou feliz por ter varias informaçoes sobre esta doemça

    ResponderExcluir
  84. Dra. Fernanda sou um marido preocupado com a saude da esposa, pois ela sofre muito e a consequencia é a tristeza da familia. bem, ela sente todos os sintomas citados acima da hipo...fez exames e o resultado foi..cortisol 26,3ug/dl...tsh ultra sensivel 10,41uUI/ml...LH 36,6...FSH 31,44 no primeiro exame, e ai foi ministrado o PURAN T4 75mcg....Logo no outro exame, apos 3 meses, o resultado foi: TSH 0,04uUI/ml...? T4 2,52ng/dl? e anti tireoperoxidade 99,1 UI/ml...Agradeço se aDra. Fernanada me ajudar, pois a impressao que tenho é de HIPO para HIPE,,, ou nao...é preocupante? Em 3 meses a variaçao foi radical...Deus lhe abençoe..
    Roberto, apenas um marido que ama muito a esposa...

    Obrigado...
    Email: Romedez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. estou problemas em minha tireiode e queria saber qual seria o alimento ideal para que eu possa comer e beber.Pois tenho duvidas entre verduras,frutas e o exatamente posso beber ou ingerir...poderia especificar os alimentos ideais para mim. as bebidas.


    obrigada

    ResponderExcluir
  86. Dra Fernanda, boa tarde!!
    Meu marido esta seguindo um regime rigorosíssimo, devido alterações nos em seus exames de sangue, COLESTEROL, TRIGLICERÍDEOS, E UMA GRANDE QUANTIDADE DE GORDURA EM SEU FIGADO, GOSTARIA DE SABER SE ALEM DA DIETA QUE ESTA SEGUINDO ELE PODE TOMAR O OLEO DE COCO EXTRA VIRGEM, E QUEM TEM ALTERAÇÃO NA FUNÇÃO DA TIREOIDE TAMBEM PODE TOMAR O OLEO DE COCO

    ResponderExcluir
  87. Dra Fernada, tenho 59 anos, dois anos atraz fiz teste de tiroide tinha subido de 4,30 para 7.50 medica não me passsou medicamendo, eu consegui abaixa sem medicamento para 5.20, só q este nes fiz outro exame e subiu para 6,30 , eu tomei muito suco de berigela estou em duvida se ela me fez mal.a senhora poderia me ajudar ...obrigada helena

    ResponderExcluir
  88. GOSTARIA DE SABER SE AO MANIPULAR O CLORO PARA HIGIENIZAR ALIMENTOS OU NA LIMPEZA DOMESTICA,PREJUDICA A TIREOIDE?

    ResponderExcluir
  89. Doutora Fernanda,amei o seu blog.Mesmo sem consultar tirei muitas dúvidas sobre meus problemas de saúde. Pois tenho depressão crônica, estou na Menopausa e acima do peso(Com excesso de gordura abdominal).Pedirei a minha ginecologista para fazer esses exames de hormônios pois tenho todos os sintomas de Hipotireoidismo que li no seu blog.Muitíssimo obrigada!!!Que Deus lhe abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  90. tenho hipotiroidismo gostaria saber se posso tomar omega 3

    ResponderExcluir
  91. Olá Dr.fiz tereoidectomia gostaria de saber o q faço pra ñ engordar,e o q faço pra controlar meus hormonios q são demais.

    ResponderExcluir
  92. Olá DR:Tenho 22 anos e
    Descobri recentimente q tenho problema na tireoíde.Dos valores considerados normais o meu resultado deu acima disso,isso quer dizer que eu tenho hipertiroidismo ou é a mesma coisa q hipotiroidismo?
    Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  93. Quem tem hipotireodismo, pode tomar colageno?

    ResponderExcluir
  94. Quanto ao quesito omega,qual o mais apropriado para quem tem hipotireoidismo, o de coco ou o oleo de peixe omega 3? Obrigada elo esclarecimento, Joana..

    ResponderExcluir
  95. tenho hipotireodismo, tomo extrato de soja+farinha de linhaça e tomo puran 25 , tenho 60 anos e estou com colesterol alto devido ao hormonio da tiróide. Por favor me responda com urgencia. Email- irani_ligorio@hotmail.com
    Deus lhe retribuirá p/ esta informação. Não quero morrer agora.

    ResponderExcluir
  96. gostaria de dar minha opiniao sobre linhaça
    e hipotiroidismo.Eu tomei ate pouco tempo atraz
    capsula de oleo de linhaça, por varias vezes
    parei e recomecei pois sentia todo o mal estar
    que sinto quanto ela nao esta bem e meus exames
    ficam alterado, por isto decidi nao fazer uso
    da farinha e nem do oleo por enquanto.Ate que se
    prove ao contrario prefiro evitar, mas depois
    de algum tempo vou voltar a usar e ver os resultados

    ResponderExcluir
  97. ola !gostaria de saber com a doutora o seguinte, eu tenho a tiroide tomo o puran t4 de 75mg mais persebo que continuo do mesmo geito com meus sintomas,como me trato pelo sus as vszes fico sen resposta, o que eu faço,podem me ajudar, a tem outro detale eu amamento, tem problema tomar o remedio, beijos ate logo espero respota no meu emailque é fermajohnbre@hotmail.com meu televisor não pega o programa achei pela internett.

    ResponderExcluir
  98. Olá Dra.! Assisti o programa Mulheres hj, e tenho uma pergunta a fazer,: Gostaria de saber se tomar suplementos como termogênicos produz alguma alteração na tireiode. Estou tomando e ouvi dizer que quem tem problema de hipotireoidismo como eu não pode. Tomo tds os dias 75 mg de levotiroidina. Obrigada pela atenção desde já. Parabéns pelo desempenho hj no programa.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia.
    Eu fiz exame de sangue e o nível de TSH ficou em 16 uUI/ml, acima do recomendado. Nos últimos dois meses consumi muito leite de soja e extrato de soja. Gostaria de saber se o excesso no consumo destes produtos pode ser responsável por esta alteração.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  100. Dr. Fernanda, como vai?
    Fiz exame da Tireoide e deu 4.7, seria hipotireoidismo.
    Nos ultimos meses mesmo frequentando academia praticando aeróbica ganhei peso e agora estou com 72 e meço 1,63m.

    ResponderExcluir
  101. Eu operei a tireóide para tirar nódulos, hoje minhas tachas são normais. Posso tomar o chá verde? Ouvi dizer que faz mal para quem tem problemas de tireóide.

    Heloiza.

    ResponderExcluir
  102. ola doutora..
    a minha médica me pediu exames da tireóide e ultrassom,porque ao olhar no meu pescoço ela é aumentada, os exames estão normais, e o de sangue faço todo ano.Por que no meu pescoço ela é aumentada,se nos exames da normal e no ultrassom tbm,sem nódulos e nem nada? obrigada!

    ResponderExcluir
  103. Oi doutora,

    Eu parei de comer carne tem alguns meses, ou seja, só como frutas, verduras e legumes juntamente com a proteína de soja (todo dia) e agora? Não posso virar vegetariana?

    ResponderExcluir
  104. Dra Fernanda, meus exames acusou gordura no figado,triglicerideos alto,tireoidite.
    cha de amora faz mal
    cha de oliveira enjejum faz mal
    farinha de linhaça nas refeiçoes faz mal
    Pãp integral e biscoito integral faz mal

    Me dicreva uma dieta, para o imail : ilkags@yahoo.com.br

    Ficarei muito grata.

    Ilka Gomes

    ResponderExcluir
  105. ola Dr?queria saber que tipos de chas posso tomar pra tira ansiedade tenho tiroide.Estrou engordando as vezer não tenho fome mas sou ansiosa ok devo tomar?obrigada...

    ResponderExcluir
  106. Doutora Fernanda,pesquisando sobre saúde na net encontrei seu site e adorei.parabéns por suas informações.Nosso mundo precisa de médicos assim .Tenho hipotireoidismo desde 1998.quando descobri tinha nódulos que foram acompanhados até 2003.E em 2004 fiz a retirada por ser sugerido apos a punção.Tive cancêr folicular,tratei no inca e tive alta apos radioterapia.Ainda faço cintilografia, todo ano a pedido médico sus e fazia de 3 em 3 meses tireoglubulina.Isso é necessário? Estou sem plano,e não tenho feito exames de sangue com regularidade como antes.aguardo sua resposta,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  107. Tenho 28 anos e fiz o exame de T4 a referencia é de 13,5 ug/dl e o resultado deu 14,1 up/dl isso quer dizer que tenho tireoide? de qual tipo?

    ResponderExcluir
  108. oie tenho 21 anos eu tenho hipertiroidismo passo mal direto meu cabelo cai bastante tenho dor nas pernas no corpo todo e muito cansaço no final do dia e tbm muito estressada,e nao sei como reverter situação e a minha mestruação vem muito tem como vc me ajuda ?

    ResponderExcluir
  109. Olá estou precisando saber uma coisa importante, meu filho tem 10 anos e esta com o colesterol elevado, posso dar para ele cha da folha de amora. Agradeço a atençao

    ResponderExcluir
  110. dra meu nome é adriana meu trigliceredeos deu 1048 o que eu tenho quer comer? posso comer farinha de linhaça?por favor me ajude ...obrigado

    ResponderExcluir
  111. Ola Dra. por favor peço que me responda, descobri a pouco tempo que estou com hipo... subi 12kgs nao consigo baixar de maneira nenhuma, alias aki em casa todos temos inclusive meus filhos un de 10 anos e outra de 5 anos, minha mae por exemplo tem diabetes, pressao alta e a hipo, comprei a farinha de coco, o oleo de coco e a chia mais nao sei como devo inclui-los no dia a dia, por favor me oriente meu email- é sil-kauenicole@hotmail.com muito obrigado, tomamos puran

    ResponderExcluir
  112. Oi Fernanda, li comentário dizendo couve tem iodo, nem todos vegetais tem, apenas vegetais cultivados próximo do mar; gostaria de saber que maioria suplemento de spirulina tem boa fonte de iodo?

    ResponderExcluir
  113. Dra tenho uma dúvida. Faço exames da tireoide regularmente. No ultrassom foi detectado nódulos, sendo diagnosticado como tireoidite de hashimoto, porém nos exames de sangue não indica nenhuma irregularidade. Apresento quase todos os sintomas citados acima. Minha médica disse que como o exame de sangue não apresentou alteração, não preciso fazer nenhum tipo de tratamento. Não consigo entender como eu não preciso fazer tratamente se apresento sintomas. A Dra poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  114. hipotireodismo pode toma cha de amora?

    ResponderExcluir
  115. Ola Dra tenho hipo e gostaria de saber se consigo reverter para hiper, pois estou desesperada com o aumento de peso foram 20kg, isso me trouxe vários problemas pois sou neura com isso,estou com uma ansiedade que não consigo controlar nem com medicamentos, estou bulimia, entre outros, por favor me ajude. Obrigada.
    pamela.sfs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Não tenha a glandula da tireoide, ao ler esta meteria fiquei bastente confusa pois minha alimentação é toda baseada justamento do fala para evitar-mos ou não fazer uso diarios, tenho sentido alguns sintomas de hipotiroedismo, pode ser por isto?
    luziagranja@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. Olá FÊ!!!Tenho hashimoto e estou seguindo suas recomendações, atualmente não tomo hormônio pois dei uma controlada nos sintomas com alimentação e atividade física.Os valores atuais são: TSH 6,04 e T4 Livre 0,72, consigo continuar sem tomar remédio por muito tempo ainda ou deveria iniciar logo?Ainda há outra questão, está alterado o nível de cortisol!por favor, me indique tratamento ou alimentos para baixá-lo já procurei especialista que não me ajudou em nada.
    Aguardo seu retorno em meu email adrimos2@gmail.com
    Obrigada por sua atenção amiga, lhe adoro!!!

    ResponderExcluir
  118. Dra. Fernanda, tenho tiroidite de hashimoto e estava tomando leite de soja por recomendação de um gastro porque estava apresentando intolerância à lactose. Se não devo consumir o leite de soja, o que devo usar no lugar? Minha preocupação é em relação à falta de cálcio. Uma outra questão existe restrição ao consumo de leite com café ou achocolatado? Diminue e absorção do cálcio? Grata. Fátima

    ResponderExcluir
  119. Qual o melhor leite de vaca? Integral ou desnatado em relação à quantidade de cálcio? Grata. Fátima.

    ResponderExcluir
  120. quem tem hipotiroidismo pode tomar olio de cocó sim ou não?.....

    ResponderExcluir
  121. Dra. Boa tarde!! Tenho hipo, faço tratamento e me disseram que não posso tomar óleo de coco!! É verdade? Tomo isoflavonas em capsulas!! Posso continuar ou não??
    Obrigada - Rosangela

    ResponderExcluir
  122. Dra. Boa Tarde! estou fazendo uma reeducação alimentar há mais de 1 mês, pratico caminha, corrida e há 11 dias comecei a tomar o Oleo de Cartamo, mas ele esta me prendendo o intestino e me deixando com muitos gazes.... Minha dieta é bem balanceada, como frutas todos os dias, saladas, bebo muito água, como fibras, tomo leite com café só pela manhã, não sei mais o que faço.... Pode me dar uma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  123. boa tarde tenho hipertireoidismo tomo tapazol 10mg mas acho que não está me ajudando e gostaria de saber se tomar suco de soja faz mal?

    ResponderExcluir
  124. OLÁ, TENHO TIREOIDITE DE HASHIOTO (AUTO-IMUNE) POREM COM TODOS OS VALORES DE T3,TSH,T4 LIVRE NORMAIS NO ENTANTO GOSTARI DE SABER SE POSSO CONSUMIR MEDICAMENTOS A BA SE DE OMEGA3

    ResponderExcluir
  125. boa tarde dr: meu nome e milena tem hipertireoidismo, tomo topazol 10mg como estou acima do peço gostraia de saber se tomar oleo de coco poderia altera a tireoide ou causa algum outro problema por favor reponda no mail lena_dengosa@hotmail.com agradeçida

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde..também gostaria de saber se não há nenhum mal em toma oleo de coco

    ResponderExcluir
  127. Olá doutora!Meu nome é Sara
    Eu tenho tireoide e também tendencia a diabetes, gostaria de saber se posso tomar óleo de cartamo .

    ResponderExcluir
  128. Dra.fiz exames de sangue e não deu tiroide, mas a médica pediu um ultrasson da tiroide pois achou diferente o meu pescoço, é possivel o exame de sangue não dar nada e o ultrasson dar?

    ResponderExcluir
  129. olá teno hipo e tomo puran T4, gostaria de saber se posso consumir capsulas de oléo de coco

    ok

    ResponderExcluir
  130. Boa Tarde Dra, tenho hipotireoidismo, gostaria de saber se posso tomar a semente de chia para emagrecer..
    obrigada.
    neiafrancisco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  131. Dra, gostaria de saber se uma criança com 11 anos e 60k pode ter hipotireoidismo

    ResponderExcluir
  132. é o seguinte minha filha engorda sem que precise comer o suficiente para isso ñ é chegada em fazer exersisio físico e não tem animo para nada

    ResponderExcluir
  133. boa noite eu tenho Hipotireoidismo o q eu posso comer??fico commedo de comer qualquer coisa e engordar mais em menos de 1 ano eu engordei 21 quilos eu tomo puran T4 é o 75 miligrama manda uma dieta pra mim no meu email jhessyka-1992@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  134. BOA TARDE!
    FIZ EXAMES DE TSH,T3 E T4,PORÉM SOMENTE O TSH DEU ALTERAÇÃO,MEU MÉDICO SUSPEITAVA DE HIPOTIREOIDISMO,MINHA DUVIDA É A SEGUINTE,ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR,ISSO PODE ME PREJUDICAR EM MEU OBJETIVO?
    OBRIGADA.
    AGUARDO SUA RESPOSTA.
    EMAIL:priscilacalonico@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. ola DR.Fernanda meu nome é samira venho fazendo exames da tireoide ha uns 8 meses o primeiro que fiz o resultado foi 86 depois de 5 meses repeti e já estava 121 fiz ultrasson tbm e estou com um cisto e o meu médico falou que não tenho que tomar medicamento,só que engordei muito ele esta certo ou tenho que tomar medicamento para controlar.
    a e a dr. atende convenios
    aguardo sua resposta
    e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  136. Bom dia DR.
    tenho 13 anos e tenho Hipotireodismo,peso 63 kg.bom...naum consigo emagrecer.Meus exames estão dando normais,mas nao estou com o corpo que quero..o q devo fazer???Meu médico já me passou dieta,mas naum deu certo.Não sei o q faço estou muito magoado com o meu corpo.

    ResponderExcluir
  137. Bom dia Dr. Fernanda
    Mulheres que estão na pós-menopausa e tem muitas ondas de fogachos as vezes realizam tratamento a base de isoflavonas, principalmente as isoflavonas de soja. Uso de isoflavonas pode contribuir para o hipotiroidismo?

    ResponderExcluir
  138. Boa noite Dra Fernanda, gostaria de saber se café é prejudicial para quem tem hipotiroidismo.

    ResponderExcluir
  139. Dra amamento e tenho hipertireoidismo
    tive minha filha a 4 meses porem estou engordando muito o que pode ser?

    ResponderExcluir
  140. Dra. Fernanda, eu li a lista de sintomas que a pessoa adquire quando tem hipotireoidismo e tenho alguns desses sintomas, não todos, porém minha mãe e meu irmão tem esse problema. Gostaria de saber se eu posso também ter esse problema, mesmo sem ter todos os sintomas, obrigado.

    ResponderExcluir
  141. dra. eu tenho hipotireoidismo e 2 anos atras eu tomava chá verde 3 xícaras por dia, a medida era 1 colh. (chá) de chá verde em 100ml de água mineral e emagreci bem e não afetou minha tiroide fiz ate exames e meu medico endócrino achou ótimo que eu emagreci abaixou ate meu colesterol ruim, triglicerie tomava puran 100mg.
    por favor responda pelo meu email jhenny_jacob@hotmai.com

    ResponderExcluir
  142. posso ou nao posso ole de coco? tenho hipo. e o que fazer pra melhorar o ndesanimo?
    obrigada. dra.
    claudia.575@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  143. Dr fernanda gostaria de saber quem não tem nenhum sintoma de hipotireodismo,mas o tsh esta 6.40,tem que tomar medicamentos ou pode tomar o omega 3 em capsulas,eu sou hipertensa faço medicamentos de anlodipino 5 mg e atenelol 25 mg para hipertensão,será que posso tomar capsulas de omega 3??????

    ResponderExcluir
  144. dr fernanda gostaria de saber quem não tem nenhum sintoma de hipotireodismo mas o tsh esta 6.40 tem que tomar medicamentos ou pode tomar as capsulas de omega 3,eu sou hipertensa faço uso de medicamento como anlodipino 10 mg e atenelol 25 mg para hipertensão será que posso tomar as capsulas de omega 3???? meu email é andreiasilva32@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  145. Bom dia doutora!
    Passei por cirurgia para a remoção da completa da tireoide. Meus hormonios eram perfeitos porem ela cresceu e a cirurgia foi inveitavel.
    a cirurgia ocorreu em fevereiro de 2011 e de la pra ca adquiri 8 kgs, meu medico sempre falou que o motivo de eu ter engordado nao tinha a ver com a tireoide, pq o hormonio responsavel pelo "engordar" estava normal.
    um dos hormonios que agora nao me recordo o nome só foi ajustado agora....
    entrei na academmia to controlando o que como e gostaria de saber se tomar o oleo de cartamo me prejudicaria por causa do metabolismo que ele oferece, tenho receio por causa da tireoide.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  146. oi.. eu tenho hipotiriodismo .tem alguma alimentasão que ajuta a diminuir o ecessode hormoni eu quero muito fica gravida

    ResponderExcluir
  147. dr dotora fernanda o meu isame o tsh deu nomal o t4 tambem normal mas o t3 deu 16,03 e que pode ser que tipo de tirode e a minha pofavor mi responda

    ResponderExcluir
  148. Bom dia Dra. Fernanda!
    É verdade que quem tem tireóide não pode tomar chá verde?
    Eu tenho hipotireoidismo, trato com puran 50mg, está normal no momento.
    Tomo oleo de coco e oleo de ômega 3 em capsulas para manter o peso. Posso tomar capsulas de chá verde também ou não?
    Att. Raquel.

    ResponderExcluir
  149. boa noite DRA.fernanda o meu exame deu que eu tenho tiroide mais o medico me disse que nao preciso tomar nenhum medicamento. então gostaria de saber o que devo fazer. comer o que por exemplo. por favor me ajude beijos e adoro seu trabalho que deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  150. Substituir leite de vaca por leite de soja, todos os dias. Atrapalha emagrecer e criar massa magra? E no caso de tirar os 2 tipos de leite e consumir os minerais sintéticos?

    Substituir leite por chá verde, vermelho... En fim! Crescer musculos e diminuir bf%.

    ResponderExcluir
  151. boa noite Fernanda, gostaria de saber se a chia contribui ou atrapalha na alimentação de quem tem hipotireoidismo?
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  152. o escurecimento dores e inchaço no pescoço é um sintoma? se a glândula voltar a funcionar bem a mancha some?

    ResponderExcluir
  153. Dra Fernanda, gostaria que me indicasse uma dieta para emagrecer, pois há cinco anos atrás tive problemas na tireoide a qual teve que ser retirada, tomo puran T4 125/mg,o controle está sendo feito de 6 em 6 meses. Na epoca da cirurgia pesava 62 kg, agora estou com 85 kg e não consigio emagrecer.

    obrigada.

    ResponderExcluir
  154. Dra Fernanda,02/06/2012
    Minha filha está grávida de 2 meses,fez exames e de hipotireoidismo no valor de 108,ela não sente nenhum dos sintomas descritos pela senhora.Existe a possibilidade do exame está errado?existe a possibilidade de está correto?Ela pode per der o bebê?
    me responda o mais rápido possível pois isso está me deixando muito preocupada e a ela também pois é seu primeiro filho e meu primeiro neto.Ela tem 27 anos.

    ResponderExcluir
  155. Tenho um nódulo na tireoide o medico so manda acompanhar a cada 6 meses. Meu ginecologista me indicou tomar oleo de borragem por 6 meses por conta de displasia mamária...posso tomar mesmo tendo esse nodulo na tireoide?

    ResponderExcluir
  156. Olá, Dra. Fernanda, tenho hipotireoidismo de Hashimoto, tomo Syntroid 25, tomo também Ciprofibrato 100mg, pois meu triglicérides chegou a 1.102, agora está 380, quero fazer tudo certinho para eu ficar bem, só que não tenho noção sobre alimentação, gostaria muito de ficar bem informada sobre tudo o que posso comer e evitar e também se possível como conseguir receitas. Adoro leite sempre tomei desnatado, usava sucralose mas vi que não posso, tudo que como tem glutem....então por favor você poderia me ajudar? Tenho 51 anos, não estou na menopausa tomo contínuo e não menstruo há 10 anos, sempre me senti muito bem, sou viúva há 11 anos meu marido teve leucemia e tive uma depressão muito forte, você acha que isso pode ter afetado minha tireoide? Grata, Ana

    ResponderExcluir
  157. Dra. Fernanda, boa tarde!!!

    estou querendo uma opinião sua. De um ano para cá tenho apresentado alopécia que, segundo meu dermatologista chama-se sareata e tem somente controle. Meus cabelos praticamente cairam todos e, agora é que estão nascendo novos e, com coloração branca. Ele falou que é auto-imune. Fiz exames da tireóide e nada deu alterado. Porém tenho apresentado todos os sintomas de hipotireoidismo, como cansaço, desânimo, sono e fraqueza. E prá piorar engordei 7kg em 01 anos. Sou atleta, pratico corridas ( 10 km) , freequento academia 4vezes por semana , fora as corridas de rua e, mesmo assim não consigo diminuir um grama de meu peso. Tomo antidepressivo (sertralina de 150mg) e até diminui por conta própria, pois sentia que ela estava me dando mais desânimo.No momnento etou tomando 75mg e 25 mg de lamitrogina.Minha mãe tem hipotireoidismo desde 50 anos( atualmente ela tem 77anos) e minha tia também tem hipotireoidismo.O único sintoma que não apresento é prisão de ventre e nem cãimbras. O que a senhor acha que devo fazer? Vários amigos meus me disseram que é a idade(tenho 38 anos) que faz com que engordemos, mas não acredito, pois sou de uma família onde todos são magros.
    Agradeço antecipadamente pela atençãp
    Um abraço
    Luciana

    ResponderExcluir
  158. Bom dia, Dra, por gentileza gostaria de uma informacao, meus exames de sangue da tireoide deram todos negativos, nao tenho nodulos palpaveis, nem dificuldade para engolir, mas no ultrasom apareceu cistos e nodulos na minha tireoide, possuo varios sintomas que ja foram descritos neste post, mas o que mais me preocupa e a ansiedade fortissima, que desencadeia panico, e depressao, gostaria de saber se esses sintomas podem estar relacionados com estes cistos e nodulos. Obrigada Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá doutora !! Sempre fui uma pessoa magra e há uns 5 anos atras eu descobri que tenho hipotireoidismo e há 1 ano engordei de uma vez 6 kilos e não consigo perder e voltar ao meu peso antigo !!! Tenho tomado semente de chia há 2 meses e não obtive resultado...
      Me sinto muito mal pois nunca havia engordado.... por favor me ajude !!!

      Excluir
  159. olá doutora !! Sempre fui uma pessoa magra e há uns 5 anos atras eu descobri que tenho hipotireoidismo e há 1 ano engordei de uma vez 6 kilos e não consigo perder e voltar ao meu peso antigo !!! Tenho tomado semente de chia há 2 meses e não obtive resultado...
    Me sinto muito mal pois nunca havia engordado.... por favor me ajude !!!

    ResponderExcluir
  160. olá doutora !! Sempre fui uma pessoa magra e há uns 5 anos atras eu descobri que tenho hipotireoidismo e há 1 ano engordei de uma vez 6 kilos e não consigo perder e voltar ao meu peso antigo !!! Tenho tomado semente de chia há 2 meses e não obtive resultado...
    Me sinto muito mal pois nunca havia engordado.... por favor me ajude !!!

    ResponderExcluir
  161. Tenho hipertiroidismo quais frutos posso comer

    ResponderExcluir
  162. bom dia Dra Fernanda, gostaria de saber quais os alimentos que devo consumir ?
    Meus valores de : t4 = 1.11 ng/dl , t3 = 108 nd/dl t tsh = 9.01 mUI/ml.

    aguardo resposta !
    muito grato .

    ResponderExcluir
  163. DRA. ALGUMA POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO ESTANDO EU A DISTANCIA, MORO NO SUL.

    ResponderExcluir
  164. BOA TARDE DRA FERNANDA, EU TENHO UM NÓDULO NO LADO DIREITO DA TIREÓIDE EU POSSO TOMAR COLAGÉNO, TENHO UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇES, CASPA E OS MEUS PELOS CRESCEM MUITO RÁPIDO,ESSES PROBLEMA E DEVIDO A TIREÓIDE

    ResponderExcluir
  165. Olá Doutora Fernando, descobrir recentemente que estou com hipertiroidismo bastante alterando então não sei ao certo de que posso me alimentar
    por medo de ficar gorda, pois o medicamento que estou usando segundo o médico causa bastante fome e meu peso poderia aumentar. Por isso a maioria das minhas refeições são apenas frutas. Então, doutora o que posso comer nas minhas refeições diárias?

    ResponderExcluir
  166. Bom dia, Dra.Fernanda Tomo levoid 175 e espironolactona 100 mg como todo esses 2 .. E como tenho muita retenção liquida .. gostaria de saber se posso tomar chá (cavalinha, cana do brejo, cabelo d emilho)se não interfere no tratamento e não tem problema??

    ResponderExcluir
  167. a pergunta é , o cha da folha da amora, interfere ou nao, em pacientes, que fazem uso de hormonios, como levoide 100 . podem fazer uso do cha da folha ?

    ResponderExcluir
  168. olá,tenho hipertireodismo e tomo o puran tem algum efeito tomando o biomag?

    ResponderExcluir
  169. dra Fernanda
    eu ja tive hiper doença de grave, fiz cirurgis anos atras ha 6 meses começei apresentar os sintomas de hipo, alem dos sintomas,estou muito stressada devido a queda de cabelos e alergia nos dedos,tenho 46 anos,minha menstruação faz 3 meses que nao vem. Fiz exames TSH elevado, t3 e t4 normais e taxa de colesterol elevado, sendo que não como doce,massa e nem frituras,e apresento nodulo da glandula da tireoide.levei os resultados ai medico ele nao prescreveu nenhum medicamento e disse que devo fazer é dieta alimentar.

    ResponderExcluir
  170. Boa tarde, dra. Fernanda! Gostaria de tirar várias dúvidas com vc...
    Estou tomando nutrofer 300mg devido a anemia que desenvolvi, tomo puran t4 100mcg, pois tem 9 anos que descobir que tenho problemas na tireoide, tomo centrum 01 caps por dia, tomo vitamina D e tomo ômega 03 conforme orientações médicas, e sigo uma dieta rigorosa incluindo nela muita couve e suco de couve com laranja, consigo fazer o "02" uma vez por dia, porém, não emagreço 1g. Tenho 33 anos. Será que essa dificuldade tem a ver com a idade??? Estou desesperadaaa! Help, dra! Bjim!

    ResponderExcluir
  171. A um ano atrás minha taxa de TSH estava normal e o T4 estava alta. repetindo os exames agora o quadro reverteu. Taxa de TSH deu 11,26 mas o T4 deu 0,75. Minha médica disse pra eu procurar uma endocrinologista. É hiper ou hipo? A hipo pode virar hiper? ou ao inverso?

    ResponderExcluir
  172. Dr fernanda boa noite, hipotiroidismo ja tomo o levotiroxina sodica 38 mcg e quero tomar um termogenico para me dar um gas pra malhar sera que posso? 'e o oxyelite....

    ResponderExcluir
  173. Olá Dra. Fernanda, Parabéns pelo trabalho que faz com todos nós. É muito bom saber que tem pessoas como você que se importa com o ser humano. Estou passando por momentos difíceis e sem saber o que realmente acontece comigo. Fiz exames e foi constatado o Hipotireoidismo e o médico receitou o Turan 14 50 mg. Após 10 dias tomando o remédio, em jejum, apareceu um nódulo do tamanho de uma azeitona, fiquei desesperada. É normal o crescimento da glândula após começar a tomar o remédio. Obrigada pela atenção, grande abraço...
    Maria luiza

    ResponderExcluir
  174. Boa noite dra.Fernanda.
    Assisti o programa Opinião Livre hoje (28/07) e gostei dos seus comentários.Tenho hipotiroidismo (TSH 7,39) T3 e T4 normais. Nódulo do lado esquerdo e calcificação do lado direito. Vou fazer punção p/ ter o diagnóstico certo.A médica me receitou Euthirox 50 mcg p/ o resto da vida, e Vitamina E -480 e Magnésio 80 mg,mesmo s/ saber o resultado do exame.Isto é correto?Tomo a vitamina Centrum que já tem estes componentes. Adianta ou não. Muito obrigada pela sua atenção. Helena.

    ResponderExcluir
  175. Olá, Dra! Há três anos descobri que estava com síndrome de hashimoto e após um ano de ajustes consegui chegar a uma dosagem adequada e que me fez novamente voltar a vida normal. Me informando sobre a doença, li uma reportagem que falava sobre a ação da soja sobre a tireoide, e coincidentemente, nos três anos anteriores ao meu diagnostico, eu consumia leite de soja diariamente. Hoje me pergunto se foi este uso da soja que me levou a Síndrome e por via das dúvidas, eu tenho até medo de dar às minhas filhas aqueles sucos a base de leite de soja, tipo Ades e Shefa. É neurose minha ou tenho razão em evitar dar soja à minha família?
    Obrigada desde já pelo esclarecimento.
    Marisa

    ResponderExcluir
  176. Dra, há 7 meses descobri que estou com hipotireodismo, o único sintoma que me incomodava e que me fez procurar um médico foi a queda de cabelo, pois já tenho pouco cabelo e com a queda excessiva fiquei desesperada, o endocrinologista me disse que com o uso de LEVOID 75 essa queda com um tempo acabaria, mas há 7 meses estou fazendo o uso dessa medicação e a queda de cabelo só aumenta, isso é normal? Meu cabelo nunca vai parar de cair? Agradeço desde já a sua resposta.

    ResponderExcluir
  177. dr:fernanda estou com gordura no fígado so que naõ consigo fazer exer´cicios fisicos pois tenho artrite reu´matoide no tornozelo nao consigo nen andar na esteira o que fazer para eu parar de usar açucar pois ouvi dizer que ele inflama as articulações vce poderia me indicar algum cha natural para dores nas articulações o que tomar para emagrecer agradeço desde já meu imail mariaap2010@hot mail.com

    ResponderExcluir
  178. Dra Fernanda,
    Faço tratamento de depressao / panico a 3 meses. Atualmente tomo Sertralina.
    Minha psiquiatra me passou testes de tireoide. t3, t4 e tsh normais, porém o antitireoide deu alterado, elevado (Fiz 2 exames).
    Ela acredita ser quadro de hashimoto.
    Me passou syntroid 25mg, pois segundo ela, a psiquiatria utiliza este recurso para auxiliar a potencializar o antidrepessivo também.
    Gostaría de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  179. DR.Fernanda lhe escrevou pois tenho uma tia que apresenta todos os sintomas da tiroidite,foi ao medico e o medico constadou a doença so que ela esta a cada dia pior e os exames pedido pelo medico so ficam prontos em 2 meses,não sei se ela aguanta isso tudo,pois ja não consegue ficar em pé direito sobe oque posso fazer pra estabiliza um pouco entre em contato pelo email fbiogg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  180. Dr, Fernanda, gostaria de saber se tendo hipotiroidismo pode-se consumir carboidrato normalmente ou tem alguma restrição?
    Obrigada

    Renata

    ResponderExcluir
  181. Dr.a Tenho Hipotiroidismo e gostaria de tomar algum suplemento para queima de gordura e para me dar energia .Mais posso?

    ResponderExcluir
  182. Dra. Fernanda, se eu deixar de tomar o levoid 75 por dois dias para poder realizar uma termografia, o que acontece? e como sei que a dosagem está ideal?

    ResponderExcluir
  183. Doutora, tenho um nódulo benigno na tireóide e preciso saber se fazendo a dieta para perder gordura abdominal irá atrapalhar no funcionamento da tireóide, JÁ QUE ESTOU CONSUMINDO FIBRAS (amaranto, gegelim, germen de trigo e linhaça marrom. Estou tb consumindo o óleo de coco e fazendo exercícios.

    ResponderExcluir
  184. Olá Fernanda,

    encantada com site e tudo que estou aprendendo. Olha eu tenho hipotireoidismo há 11 anos, faco controles periódicos, tomo t4, mas mesmo assim meu cabelo está caindo dese janeiro e as unhas também estao muito frágeis.
    Já consultei também com um dermatologista, que me indicou peel food e uma locao de minoxidil. agora estou tomando o maxxi 30 da racco também. mas o cabelo continua caindo. O endocrinologista diz que meus exames estao bem. Vc pode me dar alguma dica sobre a alimentacao para ajudar com este problema.

    ResponderExcluir
  185. oi doutora.
    tenho hiportiroidismo de dos meus 7 anos de idade hj com 24 anos sonho em ser mãe to medicação diariamente levoid 200mg, tenho chances de realizar esse sonho. se responder ficarei grata. obrigada

    ResponderExcluir
  186. Vocês não vêm que há mais de 1 anos que elas não responde a nada. E continuam perguntando hein!!!!

    ResponderExcluir
  187. Olá doutura,
    Toda vez que como couve, couve-flor, brócolis e repolho passo mal. Ingerindo os alimentos crus ou cozidos passo mal. Qual componente destes alimentos pode me fazer mal? Existem outros alimentos que eu deveria evitar por serem similares em composição química?

    ResponderExcluir
  188. olá,doutora,gostaria de perguntar se há alguma medida eficaz de recuperação além da levotiroxina(que já faço uso há 13 anos)para os olhos,ja que a sequela da hipo em mim foram em meus olhos,tenho esperança que um dia encontrarei a solução..porfavor me responda ...

    ResponderExcluir
  189. Dra. Fernanda estou no processo de exames, para saber se tenho ou nao problemas na tireoide. Mas, estou morrendo de medo, pois ja houve casou com pessoas conhecidas, que não conseguiram controlar o problema e tiveram varias complicações, algumas desenvolveram cancer, por isso tenho tanto medo.
    Por favor me explique em qual situação pode desenvolver oi cancer?

    ResponderExcluir
  190. Olá Dra. um amigo meu fez a retirada da tireoide, e precisa muito emagrecer. que alimentos seria ideal para ajuda-lo

    ResponderExcluir
  191. dra.faço tratamento a mais de 13 anos,e fiquei com uma sequela nas vistas em função do hipertiroidismo,quero saber se existe alguma solução fora a medicação que tomo, para que minhas vistas voltem ao normal,pois é saliente...

    ResponderExcluir
  192. ja estou esperando a resposta ...desde já grata!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!