quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Metabolismo e Tireóide

Conforme prometido, vou postar o que falei ontem no Programa Mulheres da Tv Gazeta. Muito obrigada a todos que viram e que agora estão aqui no blog lendo e absorvendo todas essas informações.
Vou sobre o metabolismo, mas foi o assunto hipotiroidismo que gerou mais polêmica. Então vou falar primeiro sobre metabolismo e depois sobre tireóide, ok?




O metabolismo é o total de reações químicas do organismo que determinam saúde ou doença. Não é só questão de engordar ou emagrcer. Existem vários fatores e vários alimentos que aceleram ou desaceleram o metabolismo. O comportamento alimentar (o que vc come - tipo e quantidade), mudanças no meio ambiente (poluição tinta no cabelo, água que bebemos), níveis de estresse (ficar horas trabalhando e dormir tarde, ficar muito tempo sem comer, ansiedade, medo,estresse do trabalho), e a atividade física (a falta ou o excesso de exercício, mas na maioria dos casos, a falta de exercício prejudica o metabolimo), influenciam o modo como processamos os alimentos, queima calorias e regula o peso.

Alimentos e fatores que desaceleram o metabolismo:
  • gordura animal (pele de frango, gordura de carne vermelha, gordura de porco)
  • gordura refinada (óleo de soja)
  • carboidrato refinado (pão branco, bolo com farinha branca, bolacha recheada, etc)
  • pular refeições - ficar horas sem comer
  • não fazer atividade física
  • alimentos industrializados - tudo que tem convservante, aditivo químico e corantes, liberam toxinas no sangue, que por sua vez estressa o organismo, liberando cortisol, aumentando a gordura corporal, dificultando a perda de peso. Leia mais aqui
  • água contaminada - nossa água não é tão confiável assim. Pesquisas mostram que está cheia de contaminantes pesados, hormônios e toxinas. Isso tudo é informação para o metabolismo desacelerar.
Alimentos e fatores que aceleram o metabolismo:
  • gordura de óleos vegetais não refinados (azeite extra virgem, óleo de linhaça, óleo de castanha do pará, amêndoa doce, abóbora)
  • óleo de coco - contém omegas que ajudam a queimar gordura. O ideal é usá-lo por no máximo 3 meses e tem que avaliar como está o fígado, pois pode aumentar a gordura no fígado. Mas no geral, pode-se usar sem problemas. Use 1 colh de sopa 30 min antes do exercício e 1 colh de sopa 30 min depois. Quando não fizer exercício, tome 1 colh de sopa antes do almoço e 1 colh antes do jantar. O óleo de coco além de ajudar na queima de gordura, ele promove saciedade
  •  sementes e oleaginosas - semente de abóbora., girassol, gergelim, castanhas, amêndoas e nozes contêm vários nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e cromo que tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Leia mais  sobre oleaginosas e veja um vídeo sobre isso aqui. Leia também sobre as sementes e o cálcio.
  • água gelada ou chá gelado
  • chá verde ou chá branco - leia mais sobre os chás verde e branco.
  • pimenta - tem capsaicína que aceleram o metabolismo. Você já encontra no mercado cápsulas que contém capsaicína.
  • Proteínas
  • Carboidratos complexos - frutas com casca, arroz integral, produtos integrais, quinua
  • Omega 3 presente nos peixes (de preferência pequenos como sardinha) e semente de linhaça. Leia sobre a linhaça.


Essas são apenas dicas e não existe milagre! Se vc não mudar sua alimentação e não fizer exercício não tem jeito. Faça uma lista com essas alimentos que falei acima e começe a consumí-los até virar um hábito! Evite ao máximo consumir aqueles alimentos que desaceleram! É difícl nos dias de hoje seguir tudo, mas precisamos tentar!

Sobre a tiróide falo amanhã! Até lá!
beijosssss

9 comentários:

  1. Obrigada pela dedicaçao em nos ajudar a conservarmos o nossa saude e nosso corpo que é "templo do Espirito Santo". bju

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua participação no programa, e achei vc uma excelente profissional, tenho uma filha com problemas de excesso de peso e qual gostaria muito de ajudá-lá, no momento passo uma tempestade de problemas e não posso levá-la a uma consulta, mas assim que possivel irei procurá-la.. Parabéns. Izabel (belgimenez1304@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Izabel, obrigada por acompanhar!
    Aproveite as dicas do blog enquanto não pode ir no consultório!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Dra Fernanda,
    Adorei seu blog. Estou querendo saber se posso tomar spirulina e garcinia juntas. Ou qual delas tem maior efeito para emagrecer. Preciso perder uns 8 kilos, mas preciso de algo que me ajude. Obrigada. Assistirei sua entrevista no Mulheres na próxima 2ª feira.
    Maria Elisa

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dra.Fernanda!

    Assisti suas dicas através da Record Internacional no programa Hoje em dia,pois vivo em Lisboa.

    De Hiper passei para Hipotiroidismo. De 56 quilos passei a 80 quilos! Estou numa luta contra a balança! Suas informações e o blog são maravilhosos!
    Por favor me avise quando vier em Lisboa,ok? Adoraria ter um consulta com a dra.
    Meu e-mail: cristinabonetto@hotmail.com

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Parabéns dra Fernanda!

    Eu não tenho mais a tireoide, precisei tirá-la e gostaria de saber se o óleo de coco faz emagrecer assim mesmo. eu engordei muito depois da operação.
    meu e-mail é
    zildamsgbur@yahoo.com.br

    desde ja agradeço

    Zilda

    ResponderExcluir
  7. Sou muito magricela e kero engordar...

    ResponderExcluir
  8. boa tarde dra. fernanda assistie vc no programa mulheres hoje eu tenho tiréoide estou fazendo tratamento com um indocrinologista estou tomando remedio mas qeria mesmo saber por que meus cabelos caem tantos mesmo tomando medicamento precisso procurar outro tratamento para queda de cabelo pois não para de cair..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei usar Corar queda defende..caí bem menos

      Excluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!