quarta-feira, 12 de maio de 2010

Refluxo, Gastrite e Azia - Nosso Programa

Olá pessoal! Estou há um tempo sem postar por falta de tempo mesmo!!!! rsrsr Mas na medida do possível vou colocando os acontecimentos aqui!
Fui convidada para estar ao vivo no "Nosso Programa" da Rit TV mais uma vez e dessa vez falamos sobre Refluxo, Gastrite e Azia.

Infelizmente não posso colocar tudo o que foi falado lá, mas vou tentar esclarecer dúvidas gerais sobre o assunto.
Como cada dieta é individualizada, é necessário uma ampla anamnese de sinais e sintomas sobre a saúde do paciente, para o resultado do tratamento nutricional ser melhor!
Por isso não posso ser específica aqui no blog... então vamos às dicas gerais:

Refluxo Gástrico Esofágico (RGE)


Prevenção:

Não comer até duas horas antes de dormir;
Não deitar após a refeição.
Consumir alimentos verdes e vivos (frutas, verduras, legumes, folhas, ect)
Alimento que devem ser excluídos:
  • leite e derivados, inclusive queijos brancos ou amarelos, iogurtes, creme de leite, leite sem lactose, etc
  • frituras, salgadinhos fritos ou de pacote;
  • comidas apimentadas, condimentos em excesso;
  • consumo em excesso de frutas ácidas ou seus sucos, 
  • balas, chicletes, biscoitos recheados.
  • Sucos industrializados devem ser consumidos com moderação já que eles são acrescidos de acidulantes, conservantes, aromatizantes e corantes. Evite ao máximo!
Alimentos que tratam:
  • aloe vera
  • suco de couve
  • lactobacilos
Azia


Prevenção:

Para evitar a azia, a dieta deve ter uma consistência macia, ser fracionada em intervalos regulares e em pequenos volumes, além disso, manter uma mastigação adequada, exclusão de cigarro e atentar-se a alimentos que causem mal-estar, pois eles agridem a mucosa e estimulam em excesso a secreção gástrica, poirando o quadro, como por exemplo:
  • bebidas alcoólicas
  • pimenta, mostarda, cravo, canela, noz moscada;
  • carnes em excesso (purina);
  • café, chás pretos e refrigerantes cola (cafeína);
  • chocolate, chás e café (metilxantinas)
  • leite e derivados e proteínas;
  • refrigerantes (gás);
  • frituras (acroleína).
Tratamento:
  • Aumente o consumo de ervas terapêuticas como Extrato de Aniz, Aloe Vera, Mangaba-brava, Paratudo, Pau-terra e Pau-terra macho, Macela (flor) e Pariparoba (jaguarandi).
  • Aloe vera
  • suco de couve 
Gastrite

Prevenção:

  • Evitar a ingestão de leite durante a crise, por ocasionar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes. Mesmo fora da crise não fazer sua ingestão isolada;
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas;
  • Evitar alimentos gordurosos, como chocolate, produtos derivados de tomate, bebidas que contenham cafeína, álcool, porque facilitam o refluxo do suco gástrico causando a irritação. Enquanto não houver cicatrização, evitar o consumo de alimentos ricos em fibras, como granola e produtos integrais.
  • Devem ser feitas refeições regulares e equilibradas. Comer devagar, mastigando bem os alimentos.
Tratamento:
Deve-se exluir:
  • Excluir carnes processadas, como os embutidos: Presunto, mortadela, copa, lombo, salsicha, linguiça, salame;
  • Peixes processados e salgados: sardinha, aliche;
  • Leite e derivados como queijos, iogurtes, etc;
  • Temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho tártaro, extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyo), molho inglês, molho de salada;
  • Patês: comerciais ou preparados;
  • Salgadinhos industrializados: Chips, amendoim, nozes salgadas;
  • Margarina ou manteiga;
  • Alimentos gordurosos, produtos derivados de tomate, bebidas que contenham cafeína, e álcool;
  • Sucos industrializados;
  • Alimentos estimulantes, como café, chá mate, chá preto, chocolate;
Para o tratamento nutricional é recomendado o consumo de limão. E também o consumo de ervas terapêuticas como Copaíba, Alecrim, Aloe Vera, Alfavaca Anizada, Calêndula e Carqueja.

Como percebemos o tratamento é muito parecido, por isso é necessário consultar um profissional (de preferências nutricionistas, é claro!!!! rsrrsr) para avaliar melhor cada caso.
 
Recomendações gerais:


Uma dieta saudável inclui verduras, legumes e frutas e é pobre em gorduras.


leite e derivados, cafeína, álcool e condimentos ácidos e picantes estimulam a produção ácido-gástrica.


Faça no mínimo três refeições ao dia em ambiente tranqüilo, não exagere na quantidade, mastigue bem os alimentos e coma devagar.

Qualquer dúvida estou aqui!!

OBS esse texto foi elaborado com a ajuda das Estagiária de Nutrição da Mundo Verde Moema, Maria Clara e Mariéli.

1.079 comentários:

  1. Uma dúvida: quando você se refere a derivados de tomate, isso inclui o tomate natural, ou ele também deve ser evitado?

    ResponderExcluir
  2. Deve ser excluido molho de tomate, suco de tomate e diminuir o consumo do tomate natural, mas não precisa exclui-lo da dieta.
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro leite, não consigo ficar sem tomar uma xícara de leite com café bem quentinha no café da manha, e tenho gastrite, será q tenho que eliminar o leite da minha dieta?

    ResponderExcluir
  4. É difícil falar que o único problema é o leite, mas se vc tem gastrite te aconselho a tirar o leite por 30 dias e usar esses produtos que relacionei acima. Depois vc coloca o leite de nova na dieta, mas não todo dia. Intercale com sucos ou chá ou outra bebida que você também goste. Experimente mudar um pouco os hábitos!
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. doutora é verdade q o feijão acumula gases e da tambem azia?
    se isso for verdade por qual alimento devo substituir o feijão?
    e também os condimentos que usamos pra dar sabores e temperar alimentos fazem mal? eles engordam?
    bjs!! edilene mt

    ResponderExcluir
  6. Edilene, alimentos com glutamato monossódico abacam engordando sim, pois estressa o organismo, libera cortisol e por fim aumenta a gordura corporal. Então cuidado com esses produtos.
    O feijão só dá gases em quem tem o intestino prejudicada por outras coisas... pode ser excesso de leite e derivados ou excesso de soja ou excesso de trigo na dieta.
    É preciso descobrir a causa e não só tratar o sintoma.
    beijossss

    ResponderExcluir
  7. ola doutora, estou fazendo tratamento com nexium quase 2 meses, aindatenho muita dor e queimacao, gostaria desaber se posso tomar leite em po,torradas e abacate. muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. O leite em pó não é indicado e nenhum tipo de derivado de leite... use aloe vera em gel!
    beijossss

    ResponderExcluir
  9. OLA DOUTORA. SOU OBESA. ESTOU 30 KILOS ACIMA DO NORMal. DEPRE TOTAL,O QUE ME ATRAPALHA . NAO CONSIGO SAIR DA INERCIA. DOIS FILHOS, CASA MARIDO, E TRABALHO PELO COMPUTADOR E FONE. DEVO PROCURAR AUDA PSICOLOGICA? BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Um tratamento bem sucedido engloca tudo: terapia, dieta e exercício! Acho que por esse caminho vc terá mais chances com certeza!
    beijosss e vá em frente!

    ResponderExcluir
  11. Dra. Fernanda,
    Minha filha de 4 meses foi detectada com esofagite de refluxo. Ela não chega a colocar o leite para fora, mama so no peito e está com 7 kg. Bem saudavel. Ela esta respondendo bem aos medicamentos, mas o que eu devo evitar na minha alimentação para que ela não tenha tanta acidez?
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Mariângela.

    ResponderExcluir
  12. Evite, leite e derivados... acho que isso é o pior no caso dela. Siga as mesmas orientações para REG. Está descrito no texto do blog!
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Oi Dra.. tomar mel diariamente, leite de soja, iorgute desnatado e chupar halls constantemente, por exemplo, pode piorar o refluxo? E quais bebidas alcoólicas são menos agressivas ao organismo de uma pessoa com refluxo?
    Muito obrigada! abraço

    ResponderExcluir
  14. Iogurte e halls pioram o refluxo... E escolha bebdidas alcóolicas com menos alcóol possível ou até mesmo sem álcóol!
    beijossss

    ResponderExcluir
  15. OI DRA LEITE EM PÓ TAMBEM PODE PIORAR O REFLUXO.MUITO OBRIGADA
    BJS

    ResponderExcluir
  16. dra. tenho muita falta de ar devido a uma coisa q sobe do meu estomago parecendo gazes e tampa a minha respiração me sinto como se fosse sufocar as vezes quando estou com isso e junto sinto muita dor no estomago q espalha para o lado esquerdo do peito e doi nas costas tambem e orrivel fui ao medico e me disseram q tenho refluxo e agora estou com uma tosse seca e com a garganta com muito pigarro e um pouco de dor para engolir esses realmentes são sintomas de refluxo.desde ja obrigada. abraço

    ResponderExcluir
  17. Leite em pó tb pode piorar. Entra na lista do leite e derivados.
    beijossss

    ResponderExcluir
  18. Pode ser refluxo sim e pode ser intolerância intestinal a algum alimento....
    Consulte o médico novamente para ter certeza!
    beijossss

    ResponderExcluir
  19. Por que utilizar o limão como forma de tratamento? Ele não seria um irritante da mucosa?

    Att

    ResponderExcluir
  20. O limão é rico em vitamina C e por isso funciona como cicatrizante. Junto com a couve é um santo remédio! Tira a irritação com a mão!
    beijossss

    ResponderExcluir
  21. Olá, Dra. Assisti ontem o Nosso Programa e achei super interessante suas dicas seu conhecimento na área da nutrição. Ontem tive uma indisposição (como tenho queda de glicose) com isso fui ao médico e ele medeixou de repouso do trabalho, fui pra casa e assisti. Ouvi as dicas para perder peso, não engordar. Porém gostaria muito de ter um cardápio para seguir. Acho que exagerei no refrigerante no fim de semana, daí fiquei indisposta. Não gosto de doce e achei interessante sobre aquelas frutas que falou como damasco, banana, etc. em subsituir pelo doce. Agora quero perguntar um pessoa que tem hipoglicemia pode fazer uso de linhaça, ou outra aveia? Me ajude a elaborar um cardápio. Meu filho de 12 anos também teve queda de glicose e só agora o médico descobriu pelo exame curva glicêmica. E aí está sob controle ele pratica esportes, 3 vezes por semana ele come uma barrinha de cereal, alimenta de 3 em 3 horas. Mas antes de descobrir o que era ele desmaiava ou seja sentia vertigens fortes e chegou alguma vez até vomitar e ter sudorese, quando não vomitava ficava com dor no estômago. É horrível, sempre tenho vertigens, acho que preciso de ajuda conselho. E queria que a Dra. me orientasse. Obrigada. Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  22. Ana Cláudia, infelizmente não dá pra te passar um cardápio pelo blog. Cuidado nutricional precisa de acompanhamento e isso o blog não dá. Mas no caso de hiploglicemia, devemos tratar como se fosse uma resistência a insulina, ou seja, como se fosse um cardápio para controlar a insulina. Tem que ter fibra (farinha de maracujá, farinha de linhaça ou banana verde), tem que ter omega 3 (linhaça, peixe), nutrientes como vanádio, cromo (oleaginosas) e um cardápio com alimentos de baixo indice glicêmico. Se vc for ao consultório eu consigo te ajudar melhor.
    beijossss

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, mas eu moro no interior de Minas. Amei o seu conhecimento em nutrição até comentei com uma colega de trabalho. Às vezes sinto fraqueza e gostaria muito de ter uma alimentação melhor, para ver se resolve. Trabalho fora sou auxiliar de Escritório, tenho um filho adolescente 12 anos e duas crianças pequenas de 4 e 2 anos, cuido da minha casa e minha mãe e meu marido me ajudam um pouco. Estou um pouco cansada, não quero tomar vitamina(remédio) como o clínico receitou, quero alimentar e receber essas vitaminas através de alimentos. Obrigada. Ana Cláudia.

    ResponderExcluir
  24. Ana Cláudia, o alimento resolve 70%! Se vc tiver uma limanetação boa e tomas as vitaminas, será 100%! As vezes temos que recorrer as vitaminas mesmo... mas tem que ser específicas e não comprar esses multivitamínicos que são vendidos... esses não resolvem e podem atrapalhar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, doutora. Beijos... Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Dra, sou Ana tenho refluxo e gastrite com lesões fortes, gostaria de saber se o leite de soja e seus derivados fazem mal também? Tenho hipotiroidismo e sou depressiva ja faço tratamento mas não consego emagrecer o que eu faço me ajude porfavor me de uma luz, bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Claudinha, no seu caso, a soja é ruim sim... não para o refluxo, mas para o seu hipotiroidismo. A soja atrapalha a tireóide a funcionar bem... então para tratar o seu refluxo, eu te indicaria tirar leite e derivados da dieta e tirar a soja também. Use um suco verde a base de salsinha, hortela e agrião todos os dias e compre o aloe ver em gel.
    beijossss

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Dra,eu sou a Suelen tenho Gastrite e refluxo, porém eu sou muito magra peso 42 kilos e tenho 17 anos como não emagrecer mais ainda já que eu preciso evitar alimentos gordurosos?não sei o que comer ... :/ pois tudo que engorda eu não posso =/ por favor me ajude ? Beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. Olá doutora, me chamo Mendoza e gostaria de saber se a banana pode causar azia, pois sempre que as como sinto queimação.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Mendoza, pode ser sim que vc tenha intolerância a alguma fruta, mesmo não sendo o comum. Vc pode começar a perceber se vc comeu algum alimento antes, tipo queijo... pode ser tb! O alimento pode provocar alguma reação de 3 horas até 3 dias depois!
    beijossss

    ResponderExcluir
  31. Olá Dr! Gostaria de saber se pão francês e prejudicial a quem sofre de refluxo? e qual tipo de alimento devemos tomar no café da manhã já que sofro com esse tipo de problema.

    ResponderExcluir
  32. Drª, tenho problema de refluxo, mas últimamente tenho passado o dia todo com garganta cheia de secreção, me ajude por favor, pois já estou em desespero.
    Já fiz endoscopia, manometria e meu médico só me diz que o resultados dos meus exames são ótimos, mas não condiz com o que sinto, pois é horrivel.

    ResponderExcluir
  33. Refluxo pode ter várias causas. Comer depressa demais é uma delas. mas falando do pão francês, não vejo problemas, talvez são outros alimentos que causem isso em vc, como o leite e derivados. Experimente usar aloe vera para tratar o refluxo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  34. Vc que não tem o diagnóstico, mas tem todos os sintomas, procure um nutricionista funcional ou venha taé o consulório... assim podemos ye ajudar melhor!
    No entanto, faça uma lista com esses alimentos que eu falei que é prejudicial e pare de comê-los!
    Vc vai melhorar pelo menos um pouco!
    Mas procure ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  35. olá doutora! conheci o seu blog hj, bem num dia que estou muito mal da gastrite. eu tenho gastrite nervosa e sempre que fico ansiosa, só piora. gostaria de dicas do que comer no café da manhã porque não toma café, tomo leite em pó, gosto muito de mingau de aveia e frutas com granola e sinto muita dor no estomago. muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  36. oi, esqueci de perguntar também se pão integral, mamão papaya vagem, abóbora e carnes vermelhas mesmo magras e cozidas faz mal a para gastrite?

    ResponderExcluir
  37. oi Doutora..
    essa semana descobri que tinha gastrite
    porque a 4 dias não consigo comer nada, sinto o acido direto no meu estomago
    isso passa ou eu sempre terei isso?
    existe um tratamento especifico?
    e sou magra perdi peso muito rapido se eu começar uma dieta integral vou emagrecer muito?

    ResponderExcluir
  38. boa tarde doutora eu andei mesmo exagerando na comida e na pimenta oque aconteceu acordei mau mesmo até com os olhos vermelhos consultei e o diaguinostico foi começo de gastrite de maneira alguma posso comer ou tomar leite e derivado pois causa refluxo gostaria de saber oque devo comer para substituir leite carne e frutas citricas e quanto tempo devo laver essa dieta ja perdi 2 kl.. grato

    ResponderExcluir
  39. Marinalva, parece que você gosta muito de leite, mas no seu caso, não te fez bem de jeito nenhum!
    Use sucos de frutas naturais por um tempo, ao invés do leite. Faça o suco verde (procure na busca do blog a receita), e tome aloe vera em gel... O pão geralmente não faz mal, então não precisa se preocupar com ele... No resto do dia, continue excluindo o leite e derivados... vc vai sentir muita diferença!
    E procure uma nutricionista pra te ajudar no cardápio e na reposição de cálcio!
    beijossss

    ResponderExcluir
  40. Pry, esse mal estar não vai passar se você não fizer um tratamento adequado. E só tomar o remédio não adianta muito, pq vc só trata o sintoma e não o problema. A dieta para resolver o problema da gastrite nào precisa ser integral, mas tem que ser bem elaborada para vc realmente se sentir bem! Comece excluindo leite e derivados, tome suco verde, aloe vera em gel e procure uma nutricionista para adequar a quantidade de carboidrato e proteína na sua dieta, pra você não emagrecer! É bem provável que vc emagreça um pouco no começo, mas depois vc recupera! Se puder, venha até o consultório!
    beijosss

    ResponderExcluir
  41. Para substituir o leite, use sucos naturais de frutas, como o suco verde, como eu já disse aqui. Se você está preocupado com o cálcio, vc pode comer vários alimentos que são ricos nesse nutriente: farinha de gergelim, semente de girassol, semente de melão, brócolis, couve, leite de soja com cálcio, enfim... sobre a carne vermelha, procure comer algas marinhas e gérmem de trigo pq vai te ajudar na vitamina B12.
    Mas não esqueça de tomar o suco verde e o aloe vera! É fundamental!
    beijosss

    ResponderExcluir
  42. Olá Doutoura, boa noite!

    Sou Andréa e desejo saber como deve ser feito o suco verde com alguns ingredientes que eu li acima: Agrião, Hortelã, Couve... Posso misturá-lo com qual fruta?

    Obrigada, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  43. oi gostei muito do site

    ResponderExcluir
  44. Andrea, a receita é assim:
    Receita de suco verde
    3 ou 4 cubinhos + 1 fruta + 1 colh de sopa de fibra (pode ser linhaça germinada ou qualquer outra fibra)

    Exemplo de Suco funcional:
    - Suco de 1 laranja
    - 1 folha de couve ou 4 cubinhos de couve
    - 1 colher de sopa de farinha de berinjela

    Bata tudo no liquidificador, se necessário acrescente mais água, e tome gelado.

    Ou
    - 1 folha de couve ou 4 cubinhos de couve
    - ½ maçã
    - 1 colher de sopa de linhaça germinada
    Bata tudo no liquidificador, se necessário acrescente mais água, e tome gelado.

    • Cubinhos de couve: Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar. Usar de 1 a

    Para fazer o cubinho de couve:
    2 cubinhos em cada suco:
    • 2 xíc de couve picada
    • 1 xíc de agrião picado
    • ½ xic de salsinha
    • ½ xic de hortelã

    Para fazer a linhaça germinada:
    coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta ou coma puro.

    beijossss

    ResponderExcluir
  45. Dra. bom dia.
    Li acima como você realmente entede do assunto e responde às perguntas, coisa difícil de se ver na Internet, por isto estou te questionando quanto ao meu caso.
    Eu tenho problemas com a gastrite e com a Gôta, e até às vezes com a pressão alta, muitos alimentos que são permitidos para um não é para o outro.
    Passei a tomar suco de uva integral com o Noni, pois como você sabe isto é muito bom como preventivo para varias doenças.
    Pois bem, a minha pergunta é : Posso acrecentar neste suco de uva com Noni também a Aloe vera(babosa)? Caso sim por favor me diga em que proporção, pois neste referido suco que já tomo (50 gramas de noni desidratado para um litro de suco de uva- tomando uma chicara das de café de manhã e outra a noite). Se isto for possível, já imaginou quantos males estariam menos susetíveis ao nosso organismo, além da gastrite, Gôta e pressão alta?
    Obrigado por sua atenção.
    Ivan

    ResponderExcluir
  46. Ivan, pra você o mais indicado é tomar 50 ml em jejum, ou seja, assim que acordar, tomar 1 xícarazinha de aloe vera gel (puro). E depois tomar esse suco que você prepara.
    Você não me perguntou, mas para a gota vc poderia tomar um chá depurativo:
    1 colh de sopa de salsaparrilha
    1 colh de sopa de unha de gato
    Ferva 500ml de água e coloque a unha de gato por 10 minutos. Desligue o fogo, coloque a salsaparrilha, tampe e deixe por 5 minutos.
    Coe e tome em seguida.

    Tome esse chá de vez em quando, pra te ajudar nessa questão da gota!
    beijossss

    ResponderExcluir
  47. Drª fico-lhe muito grato pelo retorno breve, e pode acreditar, seu conselho será seguido.
    Tudo de bom para você.
    Ivan

    ResponderExcluir
  48. Dra., queijo polenguinho com pão de forma faz mal para o refluxo? E clube social no lanche da tarde? Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Dra.
    Onde encontro esse aloe e vera? como se toma isso? em que ele pode ajudar? é muito ruim?
    Tenho refluxo e gastrite, e percebi que mesmo com os medicamentos se nao cuidar o que come não adianta de nada.
    Há mais de 10 anos tenho isso, desde muito novinha, tenho muita vontade de fazer a cirurgia, pois há tanto tempo tenho que me limitar de comer muitas coisas. E percebo que quanto mais o tempo passa piora... Cirurgia seria o melhor?
    Obrigada
    Suli

    ResponderExcluir
  50. Iara, leite e derivados, inclusive o polenguinho, piora o refluxo. Ele mexe com todo o ph do estomago, fazendo piorar essa sensação.
    O club social não faz tão mal não... falando no aspecto de refluxo, né?
    beijosss

    ResponderExcluir
  51. Suli (ou é Sueli), talvez seu caso não seria uma cirugia não, e sim mudança de hábitos mesmo. Você não pode vir ao consultório?? uma boa dieta ajuda muuuuiito! ou então, se vc for de fora de Sào Paulo, procure uma nutricionista com especialização em funcional, pq agora o que você precisa é de orientação especializada.
    A Aloe vera voce encontra em empresas especializadas nesse produto ou no bairro da liberdaden em são paulo. O Gosto é péssimo, mas ele funciona como um gel que vai cicatrizar e oxigenar suas células, além de agir em todo o processo digestivo e intestinal.
    é milagroso para gastrite!Mas tem que fazer dieta, pq nenhum produto resolve o problema isoladamente!
    beijossss
    beijossss

    ResponderExcluir
  52. Olá doutora!!
    Como muito de assistir suas participações em programas!
    Minha mãe está sofrendo com gastrite e lendo o seu blog me lembrei do uso de Aloe Vera...meu irmão tomou e teve um ótimo resultado!
    Obrigada pelas dicas!!
    Quero saber como posso me consultar com a senhora?Trabalha em consultório ou hospital?

    ResponderExcluir
  53. Dra., quem sofre de esofagite, duodenite e um pouco de refluxo, pode comer cuscuz, requeijão, sopa magra de carne ou pao de forma assado? E vendo acima uma pergunta, apenas um polenguinho com bolacha agua e sal pela manha, faria mal? Obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Dra.... Obrigada por ter me respondido....
    Vou procurar esse tal de aloe vera...
    amanha mesmo já tenho uma consulta com meu gastro, pois tudo que como, mesmo controlando os alimentos que me fazem mal, estou tendo muito refluxo. Mesmo comendo algo leve que sei que nao me faria mal as 19:00, a noite sinto-me muito mal, refluxo a noite toda.
    Já cortei varios alimentos do meu dia dia, mas esta super complicado...
    Qual o numero do consultorio?
    Obrigada mais uma vez
    Bjs
    (ah, é Suli sim... pois meu nome é Sulimary, rsrs)

    ResponderExcluir
  55. Suli, meu consultório é na Av Angélica no higienópolis ou na cotovia em moema. Para saber as informações e preço, liga no (011) 3628-4350
    beijossss

    ResponderExcluir
  56. Bruna, requeijão é do grupo dos leites e derivados, então faz mal para quem tem refluxp sim. Os outros alimentos que você citou geralmente nào tem problema, só se for uma coisa muito individual.
    Polenguinho todo dia faz mal, não importa a quantidade, tá? Quando a pessoa tá com refluxo tem qie evitar de vez esses alimentos.
    beijosss

    ResponderExcluir
  57. Dra., margarina light com bolacha agua e sal pela manha, ou com torrada faz mal para quem tem refluxo e esofagite? Ou seria o caso de cortar totalmente a margarina? E outra dúvida, feijao, somente o caldo e grao amassado, ou milho, faz mal? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  58. DRa. Bom Dia.
    Estou com problema de baixo potassio, sei que com a alimentação consigo normalisar,
    lendo sobre o assunto, vi que alimentos que ficam de molho na agua perdem o potassio por ser hidrossoluvel, certo? e o feijão quando fica de molho e a agua e dispensada aconte o mesmo?
    obs. aloe vera, é a babosa,sendo assim ela ñ é prejudicial p/ ser ingerir e ser so uso topico. obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Oi Dra,descobri que meu filho de 9 anos que tem uma alergia:renite,sinusite,asma-cronica,tem esses problemas devido ao refluxo.Ele vive gripado sempre e tomando remedios fortissimos.Hj mudei toda a alimentação dele,ouvi dizer que farinha de trigo não pode comer,mas o pão integral que contem sementes de linhaça e farinha de trigo,mas o pão é integral,pode comer??Bjinhos e obrigada

    ResponderExcluir
  60. nao pode comer coisa acida è muito ruim quem tem refluxo

    ResponderExcluir
  61. Luana, a margarina é péssimo... é melhor cortar esse alimento ne colocar um patê de tofu ou geléia... feijão e milho não fazem mal... ao não ser que seja um fato isolado!
    beijossss

    ResponderExcluir
  62. Bom dia! Os alimentos de molho perdem sim potássio. Para melhorar isso, é só cozinhas as verduras no vapor... no caso do feijão, nào tem jeito mesmo, vai perder. Coma alimentos fontes de potássio, como frutas, legumes e oleaginosas. Tente comer ao máximo alimentos crus ou no máximo, fazer a vapor. Banana, cereja e coco são ótimas fontes de potássio. E semente de melão tb!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  63. Sobre a Aloe Vera, ela é tóxica sim, por isso não pode fazer em casa... deve-se ter muito cuidado no preparo e por isso tem que ser empresa confiável. Sendo feito corretamente não tem problema nenhum.
    beijossss

    ResponderExcluir
  64. Maria do Carmo, se ele não pode comer farinha de trigo, então não se deve dar para ele nem a branca, nem a integral. O leite e derivados também é péssimo para ele, tá??
    Quando ele melhorar, pode voltar a comer farinha de trigo sem problemas...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, Dra.Fernanda. Tenho 56 anos e gastrite moderada há já uns 5 anos: não dá queimação mas em geral a digestão fica pesada. Na endoscopia apareceu também esofago de Barrett, devido ao refluxo. Atualmente tomo Pantoprazol e gostaria de saber se posso substituir o leite comum por leite de soja, ou então quais alimentos com proteina posso comer. Obrigado.

    ResponderExcluir
  66. Obrigada Doutora,depois que descobri seu blog recomendei ha varias pessoas tem sido de muita utilidade.Eu tava dando a meu filho leite desnatado,mas parece que tbem nao pode,pois ele continua tento ataque alergicos e de asma bronquica.Devo cortar mesmo de vez ate melhoorar?Bjinhos

    ResponderExcluir
  67. Roberto, a proteína é realmente um grande problema para quem evita o leite e derivados. A solução é comer oleaginosas,quinua, amaranto. A soja é uma boa alternativa, mas não é bom o excesso. O ideal é variar e não consumir todos os dias. Tente os leites vegetais (já dei a receita no blog).
    beijosssss
    beijosssss

    ResponderExcluir
  68. Maria do Carmo, talvez tenha que cortar de vez sim. Procure uma nutricionista com especialidade em funcional ou venha até o consultório.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  69. Olá, Dra. Tenho RGE e sigo todas as recomendações médicas, que são basicamente as mesmas suas. Tenho uma duvida: tomo bastante chá verde, com limão e adoçado com xarope de Agave. Tomo várias xicaras por dia. Adoro! Também tomo suco de couve, mas não queria abrir mão do meu chazinho... Tenho que fazer isto?

    ResponderExcluir
  70. Talvez no início vc vai precisar diminui o uso do chá verde sim, por causa da cafeína. O que vc pode fazer é diminuir a cafeína do chá: faça a infusão e deixa por 1 minuto. Coe as ervas e coloque em outra infusão por mais 3 minutos. Coe e tome o chá. Assim vc diminui a cafeína do chá.
    beijossss

    ResponderExcluir
  71. Nara,oi doutora
    Tenho gastrite com lesoes e esofagite,procurei uma nutricionista e ela me passou uma dieta a base de alimentos integrais,iorgute desnatado e sucos e iorgutes de soja,pelo que pelo q vi nao ajuda gostaria q me esclarecesse!gosto muito do cuscuz de milho tambem gostaria de saber se faz mal para mim.

    ResponderExcluir
  72. ola, dr tenho refluxo, alem da verdura verdes algumas de outra cor posso comer, e arroz, ovos,massas.

    ResponderExcluir
  73. Nara, cada nutricionista tem a sua conduta. Eu particularmente retiro os produtos lácteos de quem está fazendo tratamento para gastrite. Eles estimulam a acidez do estômago, piorando o quadro.
    O cuscuz de milho não é prejudicial não... só não faça com leite ou queijo.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  74. Vc deve comer todas as outras verduras, de todas as cores! Quanto mais nutrientes vc tiver no seu parto, melhor!
    Eu indico as verdes, pois elas precisam estar no seu cardápio TODOS OS DIAS.
    Arrz e ovos, sem problemas! Massas em exagero não é bom para ningumém, por isso, coma poucas vezes... Quando mais cru for o seu cardápio, melhor!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Doutora

    Tenho 22 anos e tive gastrite a um tempo, só que já tinha me curado, mas devido eu ter tido problema de apetite,passei muitas horas sem me alimentar direito, e acho que isso atacou meu estômago. Tenho sentindo muita dor no estômago, sinto o alimento tocar no meu estômago, como se fosse uma ferida.Posso tomar suco se couve com limão? E gostaria de saber se pão de sal e bolacha de sal ou doce faz mal em comer no café da manhã. E se existe algum tipo de leite que eu possa toma com café pela manhã. Obrigada!

    ResponderExcluir
  76. boa tarde doutora
    Nara
    estou trantando uma gastrite com lesoes e esofagite,vou a um aniversario de uma ano de minha sobrinha,gostaria muito de saber se posso comer algo,tipo salgados de forno...ou outra coisa.afinal a maioria das pessoas nao entendem a enfermidade alheia e ficam insistindo para agente comer as vezes saimos ate como chata,se tem algo q possa comer dra por favor me diga,ate porque e mutio dificil resistir!aproveitando adoro banana da terra no cafe da manha e na janta gostaria de saber se faz algum mal!gostaria muito mesmo da sua resposta!obrigada

    ResponderExcluir
  77. Estou com refluxo e azia
    e tenho hpotiróidismo
    posso comer moranga,ovo
    pão,frutas quais?
    eu nunca sei,posso comer carne magra
    tenho comido,só arroz com peito de frango
    e pela manhã uma maçã,ou batida de maçã
    ou maão com leite desnatado
    sem tempero e sem azeite,o azeite de oliv a posso comer,se tenho pedra na visicula?

    ResponderExcluir
  78. boa noite,Nara
    dra a senhora disse q tira os alimentos lacteos para quem está trantando gastrite e esofagite,mesmo sendo lights não podem ser consumidos?minha família tem problemas com ossos não posso ficar sem cálcio!

    ResponderExcluir
  79. bom dia doutora
    tenho gastrite e esofagite,queria saber se posso consumir cafe descafeinado com leite desnatado.obrigada

    ResponderExcluir
  80. Estou emagrecendo, ~e não sei o que comer, gosto de queijo, pao, bolachas, iorgutes, papas, bolo.. etc
    o que devo fazer..

    ResponderExcluir
  81. O que devo comer no café da manha...
    queijo qualho pode, macaxeira, iame,...
    me ajudaaaaaa..

    ResponderExcluir
  82. Beatriz, vc pode tomar o suco verde sim! ele vai te fazer super bem. E tente reduzir leite e derivados como eu falei.
    Bolachas doces não fazem mal para quem tem gastrite, mas seria bom colocar alimentos mais nutritivos, como aveia, gérme de trigo, enfim!
    E leite vc pode tomar leite de arroz ou leite de amêndoa por exemplo... vc pode comprar pronto ou fazer em casa. Já escrevi sobre isso aqui no blog!
    beijossss

    ResponderExcluir
  83. Gente, infelizmente não dá pra saber o que vcs podem ou não comer pois não sei o histórico de cada um... não dá pra passar uma dieta pelo blog, tá???
    Procure um profissional capacitado para ajudar vocês ou venha até o consultório!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  84. Para você que perguntou do cálcio, é o seguinte: seria bom vc tirar leite e derivados por um tempo, até vc melhorar. Depois vc volta a tomar, mas não em excesso.
    Para não ter falta de cálcio, coma outros alimentos que são ricos nesse mineral como folhas verdes escuras, gergeli, girassol, quinua... tem vários alimentos que tem cálcio!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  85. Doutora estou com gastrite com bacteria (h pylori) estou fazendo tratamento e dieta, é horrivel porque estou emagrecendo, gostaria de saber se posso comer de tudo, mas de tudo um pouco,( raramente), mucilon de aveia e arroz faz mal... gostaria que me desse algumas dicas... obrigado
    fica com Deus
    ELLEN

    ResponderExcluir
  86. Dra, o que a Sra acha dos grãos de Kefir?
    Eu li em alguns sites que o iogurte é muito bom para a saúde por ser rico em probióticos, com baixo teor de lactose. Os grãos de kefir, assim como o iogurte, também tem baixo teor de lactose. Eles são ou não bons para a saúde? Eles prejudicam o estômago?

    ResponderExcluir
  87. Olá doutora, estou um pouco assustada pq tô sentindo muuitas dores nas 2 regioes laterais aoo estomago,tipo dores por gazes, bem abaixo das costelas, tendo mt enjoo, e falta de apetite, tudo que como dói aí nessa região, fui ao pronto socorro e o medico receitou, lanzoprazol, cefalexina e buscopan, mas n disse o que eu tinha, vc acha possivel ver uma grastrite duodenal,pq ja tive a gastrite estomacal, e as dores são bem diferentes...

    ResponderExcluir
  88. Olá Dra me chamo Ingrid,me ajude por favor.já tomei pirolipac,to tomando prazy e nada adianta.faço uma dieta,mas as vezes fujo dela.sinto muita dor,não durmo..e queima,doi,arde o meu estomago.tomo buscopam composto p aliviar a dor..me diz se o uso do buscopan faz mau?e graviola faz mau?e me fala um remedio bom p isso pois não suporto mais...por favor me responde..o meu imail é ingrid-paulo@hotmail.com..me passa a lista de todos os produtos que devo evitar e os que posso comer.desde já te agradeço..bj ingrid

    ResponderExcluir
  89. Olá Dra. eu tive gastrite e o meu estômago é sensivel,pq?
    gostaria de saber também se posso usar o pó do cacau vermelhor? isso pode agredir o meu estômago sensivel?
    obrigada

    ResponderExcluir
  90. Oii Doutora Fernanda

    Meu nome é Paula, tenho 22 anos. Doutora estou com um grande problema, pedir 10 quilos sem querer, fiquei muitas horas sem comer, e com falta de apetite também. Não sei o que fazer pra recuperar meu peso de antes, tenho uma 1,70 de altura, no momento estou com 54 quilos, estou magra demais antes eu tinha 64 quilos, me sinto mal, nem consigo me ver no espelho, porque fico mim sentindo pra baixo. Gostaria de saber doutora se tem algum medicamento que posso estar tomando pra mim ajudar a recuperar meu peso e mim dar mais apetite. Ficarei esperando uma orientação. Obrigada! Paula Oliveira

    ResponderExcluir
  91. Doutora eu sei que vc não pode dar um cardápio
    pra cada um aqui,mas me de uma ajuda por favor
    não consegui consultar uma nutricionista ainda!
    faz mais de um mês q ñ como mais nada,meu cardápio tem sido,uma fruta pela manhã
    e no almoço 2 colheres de arroz com caldinho de feijão,e um pedaço de peito de frango
    cozido com um pouquinho de sal,emagreci 8kilos em 20 dias,tenho hipotiróidismo que favorece a ganhar peso,agora essa esofagite de refluxo!queria saber se beterraba,cenoura,chuchu,abóbrinha
    moranga,aipim,batata,cebola,alho
    maionese,qual tempero eu poderia usar
    na salada,ou nas carnes quando preparar?

    ResponderExcluir
  92. queria saber se os alimentos que mencionei
    acima fazem mal,pra esofagite,refluxo
    tenho pedra na visicula tb,azeite de oliva e limão faz mal,pra quem tem todas essas coisas?

    ResponderExcluir
  93. boa noite dra,lisa
    o suplemeto whey protein isolada faz mal para quem tem gastrite e esofagite?li na internet que não,gostaria de saber ,pois seria uma maneira de malhar e não emagrecer! por favor doutora aguardo uma resposta!

    ResponderExcluir
  94. Doutora gostaria de saber como deve tomar o chá verde para refluxo e como é feito. Quero saber também se mel com canela faz mal para quem tem refluxo, pois dizem ser muito bom para saúde e queria tomar.

    ResponderExcluir
  95. Como são muitas perguntas vou responder por partes, tá?
    o caceu pode fazer mal sim, pois ele contém cafeína. Se você estiver no meio da crise, eu recomendo tratar o estomago primeiro.
    Sobre o Kefi, ele é maravilhoso! É um prebiótico ótimo para curar problemas estomacais e intestinais.
    A proteína isolada é boa e não vai te prejudicar. A hidrolisada é melhor ainda... o whey comum é péssimo!
    Sobre as outras perguntas, nào posso dar diagnóstico pelo blog! E sobre as orientaçòes alimentares, tente seguir aquilo que falei... se quiser uma orientação mais específica, prefiro que vc consulta uma nutricionista, tá?? ou venha até o consultório pois posso ajudar melhor!
    beiojosssss

    ResponderExcluir
  96. Eu nào indico o chá verde para quem tem refluxo. É melhor tratar primeiro. Já o mel e a canela podem ser benéficos.
    beijossss

    ResponderExcluir
  97. ESTE SUCO VERDE QUE A SENHORA ENSINOU É BOM PARA REFLUXO? cOMO DEVO TOMAR E COMO É MESMO FEITO? e ALOE VERA DEVO TOMAR TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  98. Esse suco é ótimo para refluxo. Ele bom pois ele age na oxigenação das células e na cicatrização. Então eu indico muito!
    O aloe vera também é um santo remédio para refluxo.
    beijossss

    ResponderExcluir
  99. o suco verde é o que faz com couve, agrião, salsa e hortelã? Como que devo tomá-lo? È em jejum , ou pode ser qualquer hora? O suco funcional é bom´para o que?

    ResponderExcluir
  100. Muito bom o conteúdo aqui disponibilizado.

    Tenho gastrite crônica leve, e estou sentindo muito os sintomas da minha doença. Estou tomando nexium e motilium, porém gostaria de saber se junto desses medicamentos também posso tomar o suco de couve e chá de espinheira santa.

    Resumindo é possível misturar o tratamento "farmacêutico" com o tratamento "alternativo" sem que um atrapalhe o outro?

    Mais uma vez agradeço o espaço e saúde a todos!

    Hugo

    ResponderExcluir
  101. Olá Dra. Fernanda, fiquei contente em encontrar este blog, creio que irá me ajudar muito.Há aproximadamente 08 a 10 meses meu exame de endoscopia acusou esofagite tipo A, meu gastro me recomendou cuidado na alimentação e tomei Nexium 40, tomei o remédio, mas não dei muita importancia a alimentação que ele falou, quando fiz novamente a endoscopia o diagnóstico foi esofagite tipo B, com toda a paciencia ele me falou o que já tinha falado e disse que teriamos de operar,fiquei apavorada, então ele decidiu tentar mais uma vez o tratamento e me passou 02 caixas de Pantozol 40 (08 semanas) e mais 02 caixas de Pantazol 20, quando terminar as duas primeiras caixas devo fazer outra endoscopia. Amigos me falaram da espinheira santa e eu tambem conheço o Aloe Vera, estou tomando tudo, procurando comer devagar como meu medico mandou, mas pergunto, sera que esta misturada toda que eu faço não tira o efeito uma coisa da outra? Se eu falar para o meu médico, ele não vai concordar com o tratamento natural. Ah! o azeite de oliva também é bom para cicatrizar?
    Por favor doutora me responda, estou muito ansiosa, muito obrigada,
    Carmen Assunção

    ResponderExcluir
  102. Carmem, é o seguinte: o objetivo da dieta é sempre diminuir a medicação. Uma coisa não atrapalha a outra, mas ajuda a melhorar. Tanto o chá de espinheira santa quanto o alo vera são ótimos para cicatrizar. Os omegas também, pois são antiinflamtórios, então nessa parte entra o azeite de oliva e o óleo de linhaça.
    Já a dieta é de extrema importância. É necessário retirar leite e derivados urgente e tomar alguns cuidados que já falei aqui.
    Você mora em sao paulo? POis poderia vir até o consultório para eu poder te ajudar melhor!
    beijossss

    ResponderExcluir
  103. Hugo, pode misturar sim! Como falei antes o objetivo é diminuir os medicamentos,
    beijosssss

    ResponderExcluir
  104. Bom dia Doutora...
    Tenho gastrite nervosa há algum tempo, e a minha foi diagnosticada como sendo leve, raramente sinto dores de estômago, tenho muita queimação e azia, não costumo seguir uma dieta balanceada, fiz tratamento quando descobri, e desde então, faço uso de remédios ou chás, somente quando sinto alguma coisa...
    Vi uma reportagem no site yahoo, sobre alguns alimentos que podem ajudar pessoas que têm problema de gastrite. Em um dos alimentos mencionados consta seu nome e a receita de suco verde. Quero tomá-lo, porém fiquei com algumas dúvidas: Qual a quantidade de salsinha, couve e água? E qual fruta posso adicionar?...
    Parabéns pelo blog, com certeza é de grande ajuda.
    Obrigada pela atenção e certa de uma respota me despeço...

    Janaína

    ResponderExcluir
  105. Olá Fernanda, essa dieta para refluxo serve tbém para grávidas ???
    Obg
    Adriana

    ResponderExcluir
  106. Janaina, eu já coloquei essa receitinha aqui no blog! É essa aqui:
    Suco Verde

    2 xíc de couve picada
    1 xíc de agrião picado
    ½ xic de salsinha
    ½ xic de hortelã
    Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar no congelador. Depois usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco verde:

    Suco de 1 laranja ou 1 fruta qualquer (maçã, pêra, abacaxi)
    1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve
    1 colher de sopa de farinha de linhaça
    Bata tudo no liquidificador e beba gelado

    ResponderExcluir
  107. Oi Adriana! Serve sim, mas por tempo determinado por causa do leite... procura uma ajuda especializada, tá? ou venha taé o consultório!
    beijossss

    ResponderExcluir
  108. boa noite dra.Gostaria de saber o suco gel aelovea emagreçe, não quero emagreçer, pois já sou magra.

    ResponderExcluir
  109. oi dr, fernanda

    faz 1 ano que luto contra um refluxo eu quero saber se tem cura?

    ResponderExcluir
  110. dr,fazendo essa dieta com quanto tempo um medicamento faz efeito? e tem 1 ano que esse problema vem me atormentando.. refluxo tem cura?

    as;cybelle

    ResponderExcluir
  111. maria eli martins
    oi dr fernanda parabens pelo blog ,fiz uma endiocopia e tenho uma ernia de hiato esfagite e gastrite erosiva severa isso ta relacionado com esfagode barret? por favor mediga estou preocupada agradeço

    ResponderExcluir
  112. Olá doutora, gostaria de saber se o leite desnatado tbm agrava a esofagite de refluxo ? e se for, qual eu deve tomar ? E onde eu posso encontrar o alo vera ?
    Obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
  113. Dra. Fernanda,

    Obrigada pelo retorno, moro em São Paulo sim, e devo estar entrando em contado com o seu consultório, mesmo porque, ter recebido a sua resposta me mostrou o seu comprometimento com as pessoas.Parabens!Em uma de suas orientações, percebi que voce suspende integrais, tenho feito dieta a base de integrais, no meu caso que é a esofagite tipo B, é realmente importante suspender estes alimentos?
    Bjs,
    Carmen Assunção

    ResponderExcluir
  114. o gel de aloe vera não emagrece não! o propósito dele é outro!! rsrs
    beijossss

    ResponderExcluir
  115. Cybelle, o refluxo pode não ter cura, mas tem tratamento. Se você não cuidar dieta sempre, vai sofrer com o refluxo. Então, tem que virar hábito, entendeu?
    Em 30 dias, vc já vê uma diferença enorme!
    beijossss

    ResponderExcluir
  116. Maria, eu fico um pouco incomodada de dar diagnóstico pelo blog... é melhor vc procurar um médico de sua confiança, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  117. Lucia, qualquer leite de origem animal vai atrapalhar. Vc pode usar leite de soja ou de arroz, ou de amêndoas, etc. nada de origem animal em se tratando de leites (nem ovelha, nem cabra). Eu já dei receitas de leites vegetais aqui no blog. Procure na ferramenta de busca!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  118. Oi Carmen! Que bom!!! sobre os alimentos integrais, eu não suspendo não. Depende do grau e depende de outros fatores, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  119. DRA Fernanda a agua de coco é prejudicial para quem tem refluxo pois bebo bastante e feijão como devo come-lo

    ResponderExcluir
  120. DRA FERNANDA TOMO MUITA AGUA DE COCO ELE É PREJUDICIAL PARA QUEM REFLUXO QUANTO AO FEIJÃO COMO DEVO COME-LO.O OTORRINO PASSOU BUSONID PARA MINHA RENITE ESSA MEDICAÇÃO NÃO VAI ME PREJUDICAR AINDA MAIS.DESDE OBRIGADO

    ResponderExcluir
  121. Dr Fernanda;
    Dos sucos que a senhora sitou acima com o limão ele tem ser batido com a casca ?
    Melancia, banana e macarrão são aconselhavel para quem tem refluxo ?
    Obgrigado!

    ResponderExcluir
  122. Lucia, água de coco não é prejudicial não! nem feijão! o que pode fazer mal são os outros alimentos que citei, aí o feijão leva a culpa, entende?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  123. O limão é o só o suco mesmo... sem a casca.
    Esses alimentos não interferem, são os outros, mas vc acaba passando mal com esses!
    beijossss

    ResponderExcluir
  124. Dra. Tenho gastrite(H.Pylori)estou terminando de tomar o medicamento. Queria saber qual a bebida alcoolica que faz menos mal eu tomar quando terminar o tratamento.

    ResponderExcluir
  125. olá DOUTORA,QUERO TIRAR UMA DÚVIDA,SOBRE REFLUXO.DESCOBRI ALGUNS ALIMENTOS Q ME FAZEM MAL,ENTÃO PESQUISANDO ESTOU MUDANDO MEUS HÁBITOS ALIMENTARES E GOSTARIA DE SABER :EU TENHO UMA PALPITAÇÃO MUITO FORTE QDO VOU DEITAR OU SENTAR,POIS MEU ABDOMEM ESTÁ MUITO ALTO E SINTO PULSANDO,MAS NÃO É O CORAÇÃO.POR FAVOR ME RESPONDA,OBRIGADA

    ResponderExcluir
  126. Boa Noite Doutora

    Tenho 23 anos e há cerca de 4 meses atrás, sensivelmente em principios de Maio, tive dores estomacais e fui ao médico. Foi diagnosticado gastite aguda e refluxo gastro esofágico. A gastrite já foi curada pois voltei a fazer uma endoscopia, no entanto pelo que disse o médico permaneceu o refluxo, que afirmou ser para o resto da vida. Neste momento inda tomo Pantoprazol, falta 1 semanas pa concluir o tratamento, e resolvi cosumir suco de aloe vera e pau d"arco. A minha almentação foi muito melhorada, pois naão consumo leite, nem frutas ácidas, condimentos àcidos e picantes, chocolate nem alimentos gorduroso, Neste momento consumo muitas verduras, sopa e muita fruta ao longo do dia, nomeadamente, maçâ, perâ e banana. Antes fumava muito mas já baixei o consumo de tabaco e fumo de vez em quando. N entanto inda consumo bebidas alcoólicas e gosto de beber aquando estou com malta amiga, por vezes, exagero mas nada de mais. Tenho algumas perguntas a fazer

    Posso tomar o suco de aloe vera e pau d"arco e beber bebidas alcoolicas??

    O refluxo gastro esofágico é para toda a vida? Não tem tratamento?

    A continua irritação e inflamação do estomago pelo suco gastrico, proveniente do refluxo pode originnar cancro com facilidade?


    Uma operação ao estomago para corrigir o refluxo corrige o problema de vez??? Aquando é exigido a operação???

    Qual a bebida alcoolica que faz menos mal ao estômago???

    Por fim de concluir que minha alimentaão foi completamente melhorada, sendo à base de sopa, muita fruta e muitas verduras e suco de aloe vera, no entanto, sempre gostei de consumir bebidas alcoolicas, especialmente em meio social e não pretendo acabar de vez com o consumo.

    ResponderExcluir
  127. leone: doutora fiz uma endoscopia e deu pangastrite, ja tomei os remedios mas percebo q quando como granola me dar azia, estou tomando suco de couve ,mas me disseram q emagrece, ja sou magra eu devo continuar ou parar de tomar o suco? e granola faz mal pra quem tem gastrite?

    ResponderExcluir
  128. ola Dr Fernanda,conheci seu blog através de minha irma, e gostaria de saber se tem algum remédio para eliminar pedras na vesícula pois não pretendo fazer cirurgia, as pedras são pequenas,tenho uma receita caseira que e com azeite de oliva e laxante estou com medo de fazer e prejudicar mais. gostaria que me ajudasse...cidinha

    ResponderExcluir
  129. DR. FERNANDA este é para agradecer por ter encontrado no seu blog e ter tirado algumas duvidas.Hoje estou me alimentando melhor pois estou aos poucos incluindo denovo algmas das alimentações que havia tirado sem nescessid e incluindo outras devido a sua orientação,só gostaria de saber q tipo de oleo q foi citado devo usar na minha alimentação pois tenho refluxo até mais e obrigadoooo bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  130. Cidinha, para prevenir o problema vc precisa melhorar todo o seu metabolismo de cálcio.. isso inclui potássio, magnésio, vitam D, vitam C...Para resolver, você pode tentar chá de quebra-pedra... mas procure uma nutri funcional para te ajudar ou venha até o consultório que aí podemos ver melhor e indicar melhor.
    beijossss

    ResponderExcluir
  131. Lucia, obrigada pelo carinho! E como dica é o seguinte: quanto menos óleo vc usar, melhor. Vc pode usar todos os óleos vegetais, inclusive o óleo de coco, mas quanto menos vc usar nessa fase de crise, melhor!
    beijossss

    ResponderExcluir
  132. Leone, a granola pode irritar um pouco sim... depende de cada um... não tem uma regra, vc precisa se perceber.
    O suco verde não emagrece, ele desintoxica e trata a mucosa. É só você comer normalmente...
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  133. Eu não sei te dizer qual bebida alcoolica faz menos mal... na minha opinião, todas fazem o problema piorar. O fumo também, mesmo sendo pouco.
    E vc pode tomar o suco verde e o aloe vera sim, sem problemas pq não é medicamento. É alimento, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  134. Boa Tarde Doutora

    Tenho refluo gastro esofagico e tou na casa dos 20 anos

    Gostaria de saber se este problema é muito grave dado que pode originar cancro do esofago.

    Se fizer operação ficarei curado deste problema?

    Tenho um alimentação saudável neste mmento, como muita sopa, verduras e fruta e tomo suco de aloe vera.

    Por que este suco é importante para refluxo?

    Neste momento pratico natação e futebol, tenho cuidado com alimentação e tomo aloe vera, no entanto ingero bebidas alcoolica sempre que saiu com colegas.


    Dado que pratico regularmente desporto, tenho uma alimentação saudável e tomo aloe vera, consegue minimizar o facto de tomar bebidas alcoolicas?


    Com que frequencia tenho de fazer endoscopias para verificar o refluxo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  135. Oi Drª, gostei das dicas.
    Se feijão não faz mal, posso comer feijão tropeiro de vez em quando? ou farinha faz mal?
    posso trocar o leite por leite de soja?
    comer sobremesa atrapalha? goiabada, chocolate branco?
    Quer dizer que posso comer frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi a vontade?

    ResponderExcluir
  136. adorei as dicas,obrigado,sou de goiania goias,vou seguir varias recomendaçoes que aqui emcontrei. edgar 02 09 2011

    ResponderExcluir
  137. olá doutora, tenho intolerancia a lactose, me indicaram tomar ALOE VERA estabilizado para ajudar na produção da enzima lactase. isso pode ser verdade? devo tomar com essa finalidade???

    ResponderExcluir
  138. Oi Dra. gostaria de saber se posso trocar o leite por leite de soja?

    ResponderExcluir
  139. agrião faz mal para quem sofre de gastrite e refluxo laringofaringeo?

    ResponderExcluir
  140. Sou Line ...
    Dra a alguns meses venho sofrendo muito com uma gastrite, ulcera duodenais,refluxo...sinto muita dor na garganta e queimação, jas estou tomando pantoprazol mas tudo que como me faz mal...quais alimentos devo eliminar do meu cardapio para melhorar??? pois estou querendo engravidar do meu 1°BB e estou com medo por causa desse mal estar que sinto....
    Ahh Dra quando como carne vermelha me sinto muito mal e minha garganta doi porque sera que isso acontece?devo elininar a carne??
    Tenho 27 anos e não aguento mais esse sofrimento....
    Obrigada desde ja pela atenção.abçs

    ResponderExcluir
  141. muito obrigado dr, fernanda pela resposta.pena que chorei muito ao saber que isso Não tem cura até pq os medicamentos pantopaz 40 mg e omeoprazol que é mais fraco não posso tomar pois tomo o medicamento dienpax 10 mg depois do café então dá uma fusão e fico com uma forte dor na cabeça nem sei o que fazer. DEUS te abençoe querida estas ajudando muita gente.beijo

    ass; CYBELLE

    ResponderExcluir
  142. COMO NÃO POSSO TOMAR MEDICAMENTOS ;[ ESTOU QUERENDO ME TRATAR A BASE DESSE SUCO QUE LEVA MAÇA UMA FOLHA DE COUVE E LINHASA.EM JEJUM TODA MANHÃ~VAI ME AJUDAR?AHH.. TBM SOUBE QUESUCO DE BATATA INGLESA É BOM É VERDADE? OU ENTÃO O QUE ME RECOMENDAS DE NATURAL?

    CYBELLE

    ResponderExcluir
  143. oi dra eu estou com muito enjoo eu tomo ripped fast sera que por causa dele me ajuda

    ResponderExcluir
  144. oi dra eu sou mãe do vinicios e por que eu não tenho orkut eu ficor no dele eu sinto muito enjoo sera que e por causa ripped fast eu acho que prejuticor o meu figado ou meu estomago

    ResponderExcluir
  145. Bom Dia Doutora.
    O meu filho de 9 anos tem bronquite e está sempre com rinite ou algum tipo de inflamação tipo dor de garganta ou ouvido, ouvi dizer que pode ser o leite de vaca.
    Está informação é verdadeira?

    ResponderExcluir
  146. Olá doutora, sei que o assunto é sobre gastrite, refluxo, o que vem do estomago, mas meu caso é outro, estou muito magra e to querendo ganhar uns quilinhos, o que comer pra engordar? Tenho 29 anos, 1,61 e atualmente to pesando 42 kg, antes pesava 55, emagreci assim depois que mudei de estado, sai da bahia e vim morar no rio grande do sul, nao sei pq emagreço tanto quando estou aqui, ja faz tres anos que moro aqui.
    Muito obrigada se poder me responder

    ResponderExcluir
  147. Milton, tudo é muito individual...mas se você seguir essas recomendações, com certeza vai melhorar muito!
    Frutas ácidas no começo não é bom, mas depois pode introduzir a vontade.
    Sobremesas depende! se tiver leite não!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  148. Rossana, essa informação é super verdadeira!
    pode ser sim!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  149. Mãe do Vinícios, talvez vc esteja se sentindo mal por causo dos conservantes que vão no produto. Tome um suco de couve para te ajudar a limpar o estômago!
    beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  150. Olha, é difícil mesmo engordar... é bem mais difícil do que emagrecer.
    Tente comer de 2 em 2 horas alimentos calóricos, como pão, batata, molho branco, etc. Tente fazer uso da ração humana também nos intervalos... e procure um nutricionista pra te ajudar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  151. Pessoal, antes de perguntar, leia os outros comentários, pq já respondi algumas perguntas, ok?
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  152. Ola! Dr.Fernanda, a castanha k tem na granola, o repolho e o melão k adoroooo ha problema para o refluxo.Ha meu atual exame deu gastrite, tambem posso usar a ração humana,pois ja perdi 11k mas estou melhorando aos poucos.BJSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  153. Doutora, bom dia!! Eu tenho intolerancia a lacotse e tem dias que eu acordo com tontura, dor de cabeça, enjoo ou falta de ar.. Esses sintomas podem ter sido de alimentos com lactose que eu comi no dia anterior? Ou os sintomas ja vem imediatamente? Aloe vera ajuda a minimizar os sintomas? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  154. Romildo
    Dra venho fazendo o tratamento com sumo de couve
    com leite.Isto atrapalhar o tratamento. E tenho usado óleo de copaíba (ja faço o tratamento por 30 dias) mas tenho sentido dor no estômago.(gastrite duodenal).

    obrigado!

    ResponderExcluir
  155. Olá, meu nome á Márcia e não moro em São Paulo, sou de SC, gostei muito de achar seu site e gostaria de saber qual a quantidade exata de alimentos que devo consumir pois tenho esofagite,e meu problema maior esta logo após o almoço sinto muita dor no meu estômago, e tb consumo muito alimento integral isso tem algum problema? Desde já agradeço muito sua atenção.

    ResponderExcluir
  156. Julia, pode ser sintomas sim, pois tudo o que vc falou está relacionado com a parte intestinal. Pode ser exesso de carboidrato também, o que pode dar hipoglicemima reativa. Tem que rever sua dieta!
    o Aloe vera vai ajudar no tratamento intestinal, para recuperar, mas não vai diminuir os sintomas.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  157. Romildo, tira esse leite do suco!!! Está atrapaljhando sim, pois ele deica o estômado mais ácido..
    beijosssss

    ResponderExcluir
  158. Lucia e pra vc de SC, tudo é muito individual... os alimentos que coloquei no blog são os que mais atrapalham! mas vcs porecisam observar o organismo de vcs!
    beijossss

    ResponderExcluir
  159. Bom dia Dra.
    Não sei se você já ouviu falar de um caso como o meu,eu mesmo nunca ouvi falar de ninguém com os mesmos sintomas. Meu nome é tenho 22 anos e não sinto queimação nenhuma no estômago, posso comer qualquer coisa que não sinto nada, mas quando jogo futebol, mais ou menos 30 min a 1 hora depois, não para nada no meu estômago, nem mesmo água, parece que minha saliva engrossa, muitas vezes vou parar no hospital e tenho que tomar injeção de bromoprida para parar de vomitar. Será que devo fazer uma dieta antes das atividades ou tomar algum medicamento? será que isso tem tratamento? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  160. meu nome é Eduardo!!(esqueci de colocar...rsrs)

    ResponderExcluir
  161. oi dr, fernanda

    tenho refluxo e não posso tomar os medicamentos para controlar. então estou tomando vinagre de maça 1 colher de sopa em um copo de água. antes das refeiçoes melhora ou não ?

    cybelle

    ResponderExcluir
  162. Boa Tarde Dr

    Meu nome é joão e tenho refluxo, neste momento tomo todos os dias suco de aloe vera já va fazer 1 mes e vou continuar...

    Este suco é bom para refluxo e problemas de estomago?

    Podia me aconselhar outro tipo de remedio natural (caseiro) que seja remedio santo para refluxo.

    Obg Doutora

    ResponderExcluir
  163. Dra estou fazendo tratamento com suco de couve e estou seguindo o tratamento a risca ja tirei da minha mesa café leite pão etc...
    Gostaria de saber o que comer e o que tomar no café da manhã.

    beijsss

    ResponderExcluir
  164. Dra.
    Tive gastrite, fiz tratamento acompanhado de um médico especialista e nutricionista. Com os medicamentos e a dieta, o problema foi controlado, mas também perdi muitos Kg. O dr especialista orientou-me continuar com a dieta e sem medicamentos porque o problema no estômago tinha se reduzido consideravelmente.

    Foi diagnosticado também intolerância a lactose ( o mais difícil de se adequar). E para recuperação do meu peso a nutricionista passou suplemento Whey protein (isolado). Isso poderá afetar o estômago, aliás alimentos em pó de forma geral (leite de soja em pó, suplementos) podem afetar a mucosa do estômago? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  165. Boa Tarde Dr

    Me chamo Manuel e tenho problemas de refluxo, tenho 23 anos.

    Gostava que me indicasse um daqueles remedios naturais feitos em casa. Ouvi falar de couve e limão, me poderia explicar como fazer?

    Se puder fornecer outras receitas de remedios naturais agradecia.
    Tou a pensar em tomar aloe vera, me aconselha a tomar este produto? Em que stuação ele e benefico?

    Obrigado Dr
    Beijoss

    ResponderExcluir
  166. Dr.Fernanda tenho seguido muito das suas indicações e como ja disse ando me sentindo um pouco melhor.mas gostaria q me ajudasse a entender pq tenho muito gases e arroto demais,as vezes tenho a sensação de q a garganta tampa e vou ficar sem ar fora a dor q é muita.por favor me ajude.beijãoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  167. Drª Fernanda, peço que me oriente, pois fiz exame de sangue e médica falou que estou quase diabetica, mas como quase nada e sou bem magra. Tem algum medicamento natural ou outra coisa que posso fazer para melhorar. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  168. Bom dia Dra, primeiramente, parabéns pelo blog! Fui diagnosticada, há pouco tempo com gastrite nervosa, a médica disse que é leve, tenho que tratar meu emocional. Enfim...li uns posts onde falam sobre o suco de couve para a gastrite, gostaria de saber como fazê-lo e se posso misturá-lo com suco de frutas e aveia, ou para maximizar o efeito, seria melhor tomá-lo puro? Muitíssimo obrigada! Kátia

    ResponderExcluir
  169. Boa Tarde Dra.

    Meu nome é Helaine e passei por momentos dificeis nesses ultimos meses... perdi meu pai em março e meu filho em julho...Com tudo isso tenho sofrido de problemas fisicos que nunca tive e um deles e a dor de estomago...ela chega a ser insuportavel... tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar...Obrigada...Deus a Abençoe...

    ResponderExcluir
  170. Nossa Eduardo! Agora vc me pegou... não sei porque vc tem isso... Vou tentar pesquisar e entro em conttato com você? Pode me passar eu e-mail??? ou então mande para mim no nutricao.saopaulo@hotmail.com
    beijosssss

    ResponderExcluir
  171. Sra Lima, o whey pode afetar sua mucosa sim. Existe no mercado leite de arroz e já dei a receita aqui no blog de leite vegetal, que vc pode fazer como o de amendoa e gergelim.
    beijossss

    ResponderExcluir
  172. Manoel, eu já coloquei aqui no blog as receitas do suco verde e já falei sobre aloe vera... procure na ferramenta de busca no blog, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  173. Helaine, que difícil heim? Tenta fazer uma dieta o mais natural possível: sem conservantes, nada de caixinha, nada de industrializados, e siga as orientações deste post.
    beijossss

    ResponderExcluir
  174. Pessoal, não respondi a todas pois muitas perguntas, eu já respondi aqui no blog! Por favor, use a ferramenta de busca para saber o assunto que interessa e por favor leia os comentários! Eu sei que as vezes são muitos, mas com certeza vai ter o que vc quer saber.
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  175. Klayton Boa noite Dra,é a primeira vez em seu site, meus parabéns gostei muito.
    tenho problema de refluxo sinto um inchaço no estomago e minha garganta sempre encomodando com muita dificuldade para engolir,sinto como se tivesse um bolo na garganta por favor o que eu posso fazer para melhorar, já tomei nexiun e agora to com o omeprazol, e to fazendo dieta com comidas saudaveis a 2 mesês mas não ta adiantando.
    MUITO OBRIGADO E MEUS PARABÉNS PELO SITE FICA COM DEUS BJÃO

    ResponderExcluir
  176. site ou blog, meus parabéns Dra abraçosss

    ResponderExcluir
  177. ola Drª Parabéns pela paciencia em responder-nos a todos...preciso d sua ajuda...faz 3 semanas q estou a tomar omeprazol devido a uma suposta gastrite descrita pelo medico(n fiz endoscopia)tive refluxo,dores, queimaçao e desconforto....que desapareceram n 1ªsemana de medicamentos,mas ainda apos 3 semans sinto q meu estomago incha depois do almoço...mas isso n ocorre qdo tomo so sopa...sinto q faço digestao normal, mas talves algo esteja a irritar meu estomago e distender...isso e normal?sera q melhora depois de 2 meses de tratamento?ou sera q pode ser algo grave?tenho tomado cha de s.Roberto...o q senhora acha?origada

    ResponderExcluir
  178. Boa Noite Drª! queria muito saber se posoo tomar extrato de propolis para gastrite se eu tomo omeprazol...e se sim...como e quantas vezes...obrigada...tania

    ResponderExcluir
  179. Tenho gastrite, e gostaria de sabe se posso comer pão de queijo?

    ResponderExcluir
  180. Boa noite dra.Meu nome é Elisangela e gostaria de uma dieta basica e barata para quem tem gastrite e refluxo pois sofro deste mal e nao entendi muito bem as informações acima .Gostaria de tudo que podemos comer pois é muito dificil acertar Por favor preciso muito de ajuda
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  181. Boa noite O que é Aloe Vera? Como acho a Aloe Vera e a Aloe Vera Gel? Obrigada Isabel Cardoso

    ResponderExcluir
  182. Olá DrªFernanda,estou seguindo as suas orientações,gostei muito.Só que não achei a aloe vera em gel,comprei o suco de aloe vera,será o mesmo efeito? Posso continuar tomando o suplemento de cálcio ou tenho que parar?

    ResponderExcluir
  183. oi, dr fernanda.

    tenho uma plantação de aloe vera na minha casa.gostaria de saber sobre o suco.quero saber qual o certo? descascar e colocar só a polpa ou tiro os espinhos e passo com a casca e água?


    ass; christine

    ResponderExcluir
  184. Klayton, pode ser que sua gigestão esteja meio lenta e para isso bvc precisa de vitaminas e minerais. Como o zinco, b12, enfim.. procure um nutricionista pra te ajudar.
    beijossss

    ResponderExcluir
  185. gente, o aloe vera em gel é mais concentrado que o suco. Para tratamento, é melhor o gel mesmo. Tem uma empresa aqui no Brasil que vende esse produto através de fornecedores (tipo natura, avon rsrsr). Tenta procurar alguém que venda.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  186. Christine, é bem perigoso usar aloe vera em casa... ela pode ser tóxica... vc precisa saber fazer e fazer bem direitinho, porque senão pode ser muito perigoso para seu fígado.
    Se vc não souber como fazer, é melhor comprar o produto pronto e sempre de empresa confiável!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  187. Pode se beber sucos a base de soja (tipo Muppy) ou yakult quando está com um desses três problemas?

    ResponderExcluir
  188. Olá meu nome é Luciene,tenho 52 anos e sofro de esofagite por refluxo.Já estou tomando a aloe vera e já melhorei bastante.A minha pergunta é:Porque quando eu termino de mim alimentar continuo sentindo fome? Outra,posso tomar suplemento de cálcio,já que preciso? Obrigada drªFernanda, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  189. Não devemos tomar hidróxido de alumínio quando sentimos azia? Piora,qual o problema?

    ResponderExcluir
  190. Muito obrigado Drª pela a atenção, gostaria que a senhorita me recomenda-se uma boa vitamina, ficarei muito grato. bjuss e tenha um ótimo final de semana fique com DEUS......
    ASS: Klayton

    ResponderExcluir
  191. o suco do couve pode ajudar a melhorar o refluxo e o bolo na garganta.
    ASS; Klayton

    ResponderExcluir
  192. Boa noite Drª, agora são 03:55 da madrugada acordei com um desconforto no estomago arrotando um pouco a garganta sentindo o gostinho da comida de ontem, me ajude Drª o que devo fazer para melhorar essa situação, to comendo pouco e não ta adiantando, frequentar a academia, jogar meu futebol nos fins de semana pode esta me fazendo mal, me de uma dica e por favor se for possível me passe um suplemento bom para que eu possa tomar no dia a dia para suprir minhas necessidades e uma boa vitamina também .
    Muito obrigado Drª Deus abençoe lhe abençoe
    ASS: Klayton

    ResponderExcluir
  193. 'Bom dia Dr. meu marido tem Gastrite e hernia de Ato gostaria de saber o quer fazer de suco e o que posso usar como tempero pois ele não pode usar nada de condimentos pois não aguenta mas tomar chá
    e qual tipo de chá me ensinaram batata batida com água sera que é bom mesmo para curar e se o problema dele tem cura gostaria que a senhora me ajudar e se para ele o suco de limão com couve ajuda. obrigado Dr. Deus te abençoe pois precisamos de pessoas com a sua experiência para podermos tirar as duvidas dos nossos problema obrigado bjs

    ResponderExcluir
  194. Dr. meu marido tem ulcera fez um exame e deu um pequeno sangramento o que fazer.que suco tomar qual tempero devo usar para tempera carnes frango e peixe.o que ele pode comer no cafe da manhâ.porfavor me ajude,Deus te a bençoir beijos

    ResponderExcluir
  195. ola dra. amei suas sugestoes e dicas...mas oh fiquei preocupada rsrsrsr eu tenho refluxo, azia e gastrite ...tudo juntooo...ha um ano...entao nao posso comr nada ne...ai to preocupafdda ...essa semana tomei um milkisheke e caramba passei mal ...dor de estomago a barriga ficou parecendo q eu tava gravida de v4 meses...e fui ao banheiromilhoes de vezes e uma vontade terrivel de vomitar ...enjoss..mas nao cheguei a vomitar nao...oh me diz uma coisa eu comecei hoje a usar capsuas de omega 3 e to em duvida se posso ou nao...pois omega 3 é oleo de peixe ne ... e agora o que faço m e ajuda ai vao ....sei q vc éocupada mas quando der me diz algo vai ...meu email é rosedutradutra@hotmail.com

    brigada

    ResponderExcluir
  196. Luciene, essa fome que vc sente pode ser porque sua refeição tem muito carboidrato e pouca fibra. Isso pode ser excesso de açúcar no sangue e depois dá uma hipoglicimia, entendeu? Coloque mais fibras na sua dieta, tipo farinha de linhaça, banana verde, etc.
    beijossss

    ResponderExcluir
  197. Pessoal, já coloquei receita de temperos aqui no blog! dá uma procurada, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!