quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Enxaqueca - Programa Dia a Dia Band - Pâmela Miguel

Oi gente!
Quem aí sofre de enxaqueca???

A nutrição funcional pode te ajudar e muito!! A Pâmela participou do Programa Dia a Dia da Band e deu algumas dicas sobre o assunto, dá uma olhada:





Queríamos deixar algumas dicas pra vocês!

A enxaqueca pode ter várias causas e uma delas é a alimentação inadequada!

Alguns alimentos  podem ter efeitos pró inflamatórios no organismos, além de dificultarem a eliminação das toxinas, que acumuladas no nosso corpo causam a enxaqueca.
É bom prestar atenção, pois esses alimentos podem estar presentes diariamente na nossa alimentação.

 



Veja os alimentos que devem ser evitados para você que sofre com a enxaqueca:

-  Alimentos que contêm TIRAMINA: essa amina pode levar a liberação substâncias com efeito Hipertensivo, causando ou agravando os quadros de enxaqueca. Exemplos de alimentos que contem Tiramina: queijos amarelos, cerveja, embutidos (salame, linguiça, salsicha, etc.), chocolate, molho de soja, amendoim, etc.;

- Bebidas alcoólicas: principalmente a cerveja e o vinho (rico em taninos que podem provocar a enxaqueca);

- Alimentos fonte de cafeína: é considerada uma substância estimulante e agravante no casos de enxaqueca. Muitas vezes a enxaqueca é causada por oscilações na circulação sanguínea (vasoconstricção e vasodilatação). A cafeína causa essa oscilação no organismo, quando consumida causa vasoconstricção dos vasos que irrigam o sistema nervoso e após o seu efeito causa a vasodilatação dos vasos sanguíneos. Por isso os "viciados" em café, quando para de tomar a bebida também têm crises de enxaqueca. Alimentos fonte de cafeína: café, refrigerantes, chocolate, chá preto, etc.;

- Chocolate: contém varias substâncias, causadoras da enxaqueca citadas acima, como aminas, cafeína, leite (chocolates ao leite)

- Glutamato monossódico: presente principalmente nos temperos prontos, esse aditivo pode inibir a absorção de glicose pelas células cerebrais, prejudicando o funcionamento correto do cérebro e promovendo a dor;

- Frituras: o excesso de gordura também é considerado um desencadeador da inflamação no organismo, promovendo a dor;

- Glúten e Leite: são considerados alimentos pró inflamatórios, favorecendo o aparecimento da dor. Esses alimentos possuem um alto potencial alergênico e favorecem o acumulo de toxinas no organismo, promovendo a dor e a inflamação.

- Frutas cítricas: contêm substâncias como a dopamina que podem desencadear crises de enxaqueca.

O jejum prolongado também é prejudicial para quem sofre de enxaqueca, pois o nível de glicose do sangue "cai" e o organismo fica sem energia para o funcionamento correto do cérebro.


 



Agora vem o lado bom!!! Muitos alimentos podem prevenir e trazer efeitos benéficos nas crises de enxaqueca! Esses você pode e deve incluir na sua dieta!

- Alimentos fonte de ômega 3, substância com ação antiinflamatória, inibem a inflamação cerebral e aliviam a dor;

Alimentos fonte de substâncias antioxidantes: evitam o acumulo de toxinas do organismos e melhoram a circulação, Exemplos: frutas vermelhas, grãos integrais, azeite, castanhas, suco de uva, etc.;

- Gengibre: inibe a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela inflamação e dor no organismo. O gengibre também auxilia no alivio das náuseas que geralmente acompanha a enxaqueca;

- Magnésio: mineral importantíssimo para várias reações de geração de energia no organismo (como processo de digestão correto dos alimentos). O magnésio também auxilia no controle da pressão arterial, evitando crises de hipertensão e dor.

 

 


Dicas anotadas?? E não esqueçca de procurar um nutricionista funcional para te ajudar nesse cardápio.
beijos

8 comentários:

  1. Oi Dra gostaria que comentasse sobre a fibra de soja se ela faz bem a saude e se posso sustituir nozes e castanhas pelo amendoim se ele tem os mesmos beneficios ABRAÇOS FABIANE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane!
      Eu acho que a fibra se soja uma boa fibra, mas não gosto muito da soja, pq geralmente ela é transgênica e não é uma semente muito boa porque pode dar estufamento abdominal e alergia.
      Então sempre recomendo o uso bem de forma moderada.
      Sobre o amendoim ele é saudável, mas as nozes e amêndoas são bem mais na minha opnião. Então pode substituir, mas use as outras tb! :)
      bjsss

      Excluir
  2. Ola bom dia. Conforme foi pedido, queria pedir ajuda, acha k o emplante no braço como método contraceptivo faz com que seja difícil perder peso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática, acompanhando pacientes, eu acho que dificulta sim! Porque hormônio é hormônio e cada um sente de um jeito.
      bjssss

      Excluir
  3. Dra, preciso muito emagrecer,mas nao consigo. Tomo bastante leite c cafe(inclusive ja fiz dieta so c ele) mas sinto tanta dor de cabeca... Preciso da sua ajuda. Help me. Rs
    @danisferre
    Obrigada desde ja.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. drª tenho gordura e celulite nas coxas e pernas como o que devo fazer

    ResponderExcluir
  5. Doutora, o que a pessoa pode comer em lanches e café da manhã se ela teme enxaqueca? Nao pode café, n pode leite, n pode chocolate e nem suco de fruta citrica... socorrooo!!! Tenho sofrido mt com enxaqueca e nao posso cortar muitos alimentos pois já sou magra (peso 48kgs)

    ResponderExcluir
  6. Dra, é verdade que a vitamina C ajuda a absorver tanto o ferro quanto o cácio no organismo?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!