segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Matéria do Estadão - 12 de setembro de 2009

Suplemento feminino


Semente de primeira grandeza

A linhaça é um dos principais alimentos funcionais. Saiba como usufruir dos seus benefícios
Ciça Vallerio - O Estado de S. Paulo

A propriedade de reguladora intestinal da linhaça é notória. Só que sua ação laxante é um dos benefícios menos importantes. Além das fibras, a pequena semente é riquíssima em ômegas 3 e 6, vitaminas, minerais e proteínas. Ajuda, ainda, no rejuvenescimento celular e na prevenção de doenças cardiovasculares. É também fonte poderosa de fitoestrógeno, que, segundo estudos, protege contra o câncer de mama.

Porém, pouco adiantará se seu uso não for adequado. "A semente não deve ser consumida inteira, mas sim triturada levemente no liquidificador", explica a nutricionista funcional Fernanda Granja. "Como não conseguimos triturá-la na mastigação, ela entra e sai do intestino intacta, pois sua casca é resistente à ação do suco gástrico", acrescenta ela, justificando por que é necessário levá-la ao liquidificador.

Se a casquinha da linhaça não for quebrada, os nutrientes permanecerão no miolo da semente, não sendo absorvidos pelo organismo. Além disso, se a "farinha" obtida no liquidificador não for armazenada corretamente, perderá seus poderes, pois acaba oxidando. Portanto, deve ser guardada em um recipiente, de preferência de vidro e opaco, para protegê-la da incidência de luz – principal responsável pela oxidação. Depois, deve ser guardada na geladeira por, no máximo, três dias. Na falta de um recipiente opaco, vale embrulhar o vidro em papel alumínio.

"Embora seja vendida farinha de linhaça pronta, sempre aconselho que se faça em casa, para que seus benefícios permaneçam potencializados", avisa Fernanda, que orienta gratuitamente os clientes da loja Mundo Verde, da unidade Moema (de segunda a sexta, das 11 às 15 horas). A quantidade diária recomendada são três colheres de sopa, distribuídas entre as refeições – café da manhã, almoço e jantar.

No café da manhã, pode ser acrescentada à vitamina, suco, achocolatado, iogurte. No almoço ou jantar, pode ser misturada a saladas, feijão, arroz, molhos, sopas, omelete, massa do pão, bolo, enfim, o que quiser. Como o seu gosto lembra o de uma castanha, não vai modificar radicalmente o sabor dos pratos.

Outra forma de consumir a linhaça e potencializar sua ação funcional é germinar ou hidratar as sementes com água, na seguinte proporção: para cada colher de sopa de linhaça, acrescente dois dedos de água e deixe de molho por, no mínimo, quatro horas – ou no intervalo entre o sono da noite e a manhã do dia seguinte. Após esse tempo de molho, a água adquire consistência de gel, e ativa outra importante substância, a lignana, rica fonte de fitoestrógeno, que auxilia no combate aos sintomas da TPM, menopausa, osteoporose e câncer de mama.

Há outras formas de consumo da linhaça, como por cápsulas, mas só sob prescrição médica. Para comprovar sua autenticidade, a embalagem deve ter registro do Ministério da Saúde. Há, ainda, o óleo de linhaça, cujo inconveniente é o sabor acentuado de peixe, resultado da alta concentração de ômegas 3 e 6 – ácidos graxos que combatem o envelhecimento celular e problemas cardiovasculares. No entanto, a maneira que promete mais benefícios é mesmo in natura.

NA GASTRONOMIA
O chef Renato Caleffi, do restaurante especializado em comida orgânica, Le Manjue Bistrô, ensina a temperar o óleo com ervas aromáticas, como alecrim e tomilho. Assim, fica mais fácil de utilizá-lo no dia-a-dia, para temperar saladas ou finalizar pratos, tal como o azeite extravirgem. Caleffi, aliás, prepara muitos dos pratos de seu cardápio com linhaça (veja receitas a seguir), sem que a sua clientela perceba a diferença. "É bom para provar que comida nutritiva não é ruim", diz o chef.

A nutróloga Samantha Christie Enande ressalta que a linhaça também está associada à redução de peso. Um dos motivos seria sua capacidade de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), graças às fibras solúveis da pequena sementinha, que são absorvidas pelo organismo. De quebra, ajuda a controlar a glicemia, diminuindo o risco de diabetes.

Não é só isso. As proteínas encontradas na linhaça, tais como glutamina, arginina e histidina, fortalecem o sistema imunológico. "Os resultados positivos surgem a longo prazo, se seu consumo for diário", avisa Samantha.

USO GASTRONÔMICO – Crepe de linhaça com cerveja e farofa doce
Farofa salgada de pinhão com linhaça
Ingredientes:
Um punhado de pinhão (ou quanto desejar)
1 dente de alho amassado
7 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
5 colheres de sopa de linhaça triturada
1 colher de café rasa de curcuma em pó
1 colher de sopa de salsa picada
Sal
2 colheres de sopa de alho poró cortado em rodelas (ou meio talo)

Preparo:Cozinhe o pinhão em água, na panela de pressão, sem sal, por 10 a 15 minutos, após pressão. Retire a casca e corte cada um em quatro partes. Misture a manteiga derretida com curcuma e o pinhão. Polvilhe com sal a gosto, adicione a farinha de mandioca, a linhaça, o alho poró e a salsa. Deixe apurar no fogo. Desligue e sirva em seguida.

Crepe de linhaça com cerveja
Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de trigo
5 colheres de sopa de linhaça triturada
2 ovos
1 colher de chá de sal
500 ml de cerveja (pode ser substituída por água fria)

Preparo:Bata no liquidificador tudo e deixe descansar enquanto prepara o recheio. Depois de pronto, faça os discos na frigideira antiaderente.

Recheio de espinafre com linhaça: Escalde as folhas de espinafre, retiradas de um maço. Coloque-as sobre uma tábua e pique com uma faca. Depois refogue 1 cebola média picada em 1 colher de sopa de azeite, até dourar, e adicione o espinafre, sal a gosto, uma pitada de noz moscada ralada na hora e 1 colher de sopa rasa de linhaça quebrada. Para incrementar o recheio, acrescente 1/2 ricota ou 200 g de queijo quark com 4 colheres de sopa de queijo ralado ou 200 g de tofu espremido.

Finalização: recheie as panquecas com o espinafre, depois cubra com molho de tomate e salpique com queijo ralado. Leve ao forno por alguns minutos e sirva.

Farofa doce (para frutas e sorvetes)
Ingredientes:
5 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada, levemente tostada em uma frigideira ou no forno
1 colher de sopa de açúcar demerara marrom
raspas de 1 laranja.

Preparo: Depois de fria, acrescente os outros ingredientes. Para enriquecê-la, acrescente a gosto flocos de quinua, também previamente tostados.

20 comentários:

  1. Boa TArde !!! me chamo gardenia tenho 30 anos e 1,55 de altura com 80 kilos ,estou muito acima do meu pesso queria no minimo perde 10 kilo gostaria de saber uma dieta com berigela e linhaça pra mim emagrecer ..... aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  2. Gardênia, infelizmente é impossível passar uma dieta pelo blog, mas aqui tem várias dicas que vc pode começar!
    No consultório eu ter ajudo melhor, pois precisa de acompanhamento para ver um resultado satisfatório!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Dra.Fernanda!
    Faz mais ou menos um ano que estou usando duas cápsulas de oleo de linhaça ômega 3,6 e 9 por dia, para diminuir os sintomas da menopausa, o que realmente está me ajudando muito,não estou usando nenhum outro tipo de reposição hormonal(usei 5 anos).Só que estou um pouco preocupada pois não foi receitado por médico, e ando sentindo fortes dores no
    abdomem. Será que pode ser das cápsulas(softgels)? Muito obrigada por todas as dicas maravilhosas!!! Mônica.

    ResponderExcluir
  4. Monica, não deve ser o óleo de que está causando isso, pois o óleo ele ajuda na cicatrização de uma possível gastrite e ele é bem emoliente, o que favorece o ph do estômago. Deve ser outra coisa que está provocando isso.
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra.Fernanda!
    Você tem razão. Por causa da dor tive que fazer uma endoscopia, e como eu já tinha gastrite, o médico cogitou que fosse esofagite...mas qual a minha surpresa...não tenho mais gastrite e nem sinal de esofagite...estou curada deste problema.Agora falta fazer exame do fígado, que estou desconfiada que o problema está aí, pois começou me dar fortes dores de cabeça,enjoos,
    olhos inchados, enfim, não há de ser nada grave.
    Mais uma vez muito obrigada! Que Deus sempre a proteja e abençõe...pois quem o bem faz...com o bem será pago. Pena que moro longe, seria uma prazer conversar pessoalmente com a doutora...mas mesmo assim, você é maravilhosa por responder a tantas perguntas das pessoas em dúvida com seus problemas.Muito Obrigada. Sto.Ângelo(RS)Mônica
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. quando uma semente fica de molho, seu processo de germinação é ativado e a água onde essa semente ficou de molho passa a conter grande quantidade de hormônio anti-crescimento, que é extraído da semente e deixado na água para ela poder iniciar seu processo de germinação e crescimento.
    Eu vi isso num blog, precede ou não Fernanda??

    Beeijos adoro seu espaço :D

    ResponderExcluir
  7. Olha... nào sei se isso é verdade... nào sei mesmo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,
    Meu nome é Carla..tive bb a 10 meses e estou com 64kg (1,64m)...como esses dados, é possivel saber quanto de peso preciso perder? (tenho uam estrutura óssea mediana)...fui a nutricionista e estou fazendo uma dieta..não tão radical como ela passou, porque estou amamentando..ele receitou adocante..´´e permitido memso amamentando? (tomo zerocal trasparente).hj consumi linhaça no almoço e já comprei triturada..quais as propriedades que perderam?há ainda algum benefício? Minha mãe sempre me oreinta p ingerir o chá da semente da linhaça..ele fica bem espesso..consistente... vc aconselha?

    ResponderExcluir
  9. Carla, a sua faixa de peso ideal é de 49Kg a 67Kg, então com 64 você está dentro! Mas é claro que você pode emagrecer um pouco pra ficar mais confortável com o peso.. ou você pode ficar assim se vc estiver se sentindo bem! Quem faz o peso ideal é a gente...
    Seria bom pra você que está amamentando só usar o adoçante stévia, porque é o mais natural de todos... fora esse eu não aconselho nenhum.
    A linhaça triturada perde um pouco do mega 3, mas ganha em fibras. Entào vc pode usar tb o óleo de linhaça como se fosse um azeite... aí vc teria muito omega 3 e não precisaria deixar de usar a farinha, entendeu?
    Esse chá eu nào conheço e sinceramente não sei se tem algum benefício... mas vc pode usar a linhaça germinada que já falei aqui no blog! Ela tem todas as propriedades funcionais da linhaça e não perde nada!
    beijossss

    ResponderExcluir
  10. meu nome e gloria, gostaria de saber em quanto tempo a semente de linhaca comeca fazer efeito no organismo?

    ResponderExcluir
  11. Depende do que você quer ver! Mas em 30 dias vc já começa a ver um resultado...
    beijossssss

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, dra. Fernanda!
    Tenho dores no estômago e suspeita de gastrite (falta fazer a endoscopia), posso tomar o suco verde com a semente de linhaça germinada? Dizem que babosa faz bem também. Tenho ela plantada aqui em casa, posso tomar? Como?
    Abraço e parabéns pelo seu trabalho e dedicação!
    Taís

    ResponderExcluir
  13. QTO TEMPO DURA NA GELADEIRA A LINHAÇA TRITURADA ? BATO UM PACOTINHO TODO , OU POR PORÇOES ? BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    Peguei uma receita de ração humana:
    500g de farelo de aveia leite em pó de soja e farelo de trigo;
    250g de quinua em flocos e germem de trigo;
    100 g de castanha do pará, semente de gergelim e semente de linhaça;
    50g levedo de cerveja, colágeno;
    açúcar mascavo a gosto
    Gostaria de saber o que vc acha desta receita e quanto tempo posso armazenar depois que eu bater no liquidificador e aonde devo armazenar e também se posso incluir a chia quantos gramas? E a amêndoa pode de incluir tb?
    Abraço
    Obrigada. Milena

    ResponderExcluir
  15. Fernanda ,sou Áurea tenho 59a estou com sobrepeso, 76kg. Tenho uma avaliação e voce poderia por ela indicar uma dieta? Estou com dificuldade em emagrecer por vários motivos,estímulos, psicológicos.
    Moro em Brasilia, sou acupunturista,se conhece uma amiga sua q é acupunturista e nuticionista também agradeceria, pois sou "chata" com alimentação, e fico segura assim.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ola,tenho a farinha de linhaça ja comprada pronta e gostaria de saber quanto tempo dura depois de abrir a embalagem e usar.é preciso colocar na geladeira ao abrir o saco?

    ResponderExcluir
  17. ola! Dr: ate hoje não vi consulta onlline, pois tem muita gente q gostaria eu acredito de fazer contato, com sua nutricionista onlline, com a forma de trab, em conta bancaria, o pagamento, e vc passaria a dieta, e a pessoa fazeria em casa, com um seu acompanhamento e dando resultado a vc final de semama, vc daria uma senha p cad cliente, pois muito trab, e a correria do dia a dia , atrap e online vc passaria o q poderia levar p o trab, o inte mesmo msg para celular, acredit q daria certo, ou se vc saber de alguem q trab assim,me indiq...send assim ficaria mais facil p seu client...pois as vezes a locomoção de ir ao consultorio e muito vergonhoso, ou msmo complicado...se vc me poder ajudar....
    marcaorm@hotmail.com ou marcao914@gmail.com

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  18. Qual a quantidade deve ser ingerida na forma de "gel" após a germinação/hidratação ?
    "[ Outra forma de consumir a linhaça e potencializar sua ação funcional é germinar ou hidratar as sementes com água, na seguinte proporção: para cada colher de sopa de linhaça, acrescente dois dedos de água e deixe de molho por, no mínimo, quatro horas – ou no intervalo entre o sono da noite e a manhã do dia seguinte. Após esse tempo de molho, a água adquire consistência de gel, e ativa outra importante substância, a lignana, rica fonte de fitoestrógeno, que auxilia no combate aos sintomas da TPM, menopausa, osteoporose e câncer de mama. ]"

    ResponderExcluir
  19. Olá doutora Fernanda, desejo saber se posso tomar o óleo de linhaça dourada, não no intuito de emagrecer,pois sou muito magra tenho um metro e 51 e estou pesando 33k lg ,não tenho problemas com sabores, desejo fazer uso divido aos benefícios , tive menopausa precoce, minha idade é 53 anos,tenho dúvidas sobre a quantidade usar ..se puder adoraria receber a resposta por email. .clearcostamuniz@hotmail.com desde já agradeço GRATIDÃO

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!