quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais sobre farinhas

Antes de irmos para o post de hoje, quero que você dê uma espiadinha na minha coluna no Blog Lotfy Style. EScrevi sobre Dicas para comer fora de casa e acho que você vai gostar!

Voltando ao nosso assunto de hoje...

Já falei aqui sobre incluir as farinhas nas papinhas dos bebês e sobre como usar as maravilhosas farinhas e sobre como emagrecer usando as farinhas . Então mais um vídeo de informação pra você. Minha paciente Divaneza, muito querida por mim, participou dessa entrevista. Ela conseguiu diminuir as taxas de glicose (antes eram de 300 e tra lá lá) para o normal (que é de no máximo 110), já que ela aplica insulina. Ela se se rendeu aos meus pitacos e conseguiu! Veja:





A jornalista Bárbara Benatti me entrevistou sobre os vegetais e falei sobre as farinhas também! Foi publicado na Revista Com Você, revista interna da Bayer:

A revolução dos vegetais
FALTA DE TEMPO JÁ NÃO É DESCULPA PARA FUGIR DELES, QUE
PODEM SER COMPRADOS PRONTOS PARA COMER


Na correria diária, muita gente dá pouca atenção aos horários das refeições e, principalmente, ao que põe no prato, optando pela praticidade dos alimentos industrializados. Mesmo as frutas e vegetais que podem ser consumidos crus são deixados de lado, pois precisam de algum tipo de preparo, como a higienização. Entretanto, a falta de tempo ou de habilidade na cozinha já não são desculpas para colocar as opções saudáveis em segundo plano: algumas já podem ser encontradas prontas para o consumo nas prateleiras de supermercados e lanchonetes. Lavados, descascados e fatiados, para comer na hora ou levar na bolsa, esses alimentos podem ser ingeridos a qualquer hora do dia, substituindo aquele biscoito, salgadinho ou chocolate. E o mais interessante é que tem havido uma verdadeira revolução na forma como eles chegam ao consumidor final. Desde as tradicionais bandejas com frutas, folhas e legumes já higienizados e, muitas vezes pré-cozidos e refrigerados, o mercado oferece alimentos desidratados e liofilizados (um tipo de desidratação em que o alimento é congelado e sua água, extraída sem passar pelo estado líquido) em embalagens tão práticas quanto às das guloseimas industrializadas. “Para quem não tem tempo de preparar os alimentos, sempre sugiro concentrar seu esforço em comer frutas e verduras frescas no café da manhã e no almoço”, comenta a nutricionista funcional Fernanda Granja, responsável pela loja de produtos naturais Mundo Verde, em Moema, São Paulo. Segundo ela, existem outras opções de frutas e vegetais no mercado que podem substituir os alimentos frescos em algumas das refeições. “Nos lanches intermediários, podemos usar as frutas desidratadas, e, no jantar, os vegetais desidratados e liofilizados”, sugere. O processo de liofilização não só estende a vida útil dos alimentos como o faz sem alterar significativamente suas propriedades naturais. “A vitamina C é a única que não resiste ao processo”, explica Fernanda, que é contra a substituição completa de alimentos frescos pelos liofilizados, mas concorda que eles são uma alternativa saudável para quem não tem condições de passar horas preparando as refeições. “O mais importante é comer vegetais nas principais refeições (almoço e jantar) e frutas em todos os lanches intermediários e no café da manhã, totalizando três ou quatro frutas por dia”, ensina, lembrando que o tamanho da porção é proporcional à necessidade de cada um. Também é preciso dar uma atenção especial à combinação dos alimentos. Todas as frutas e vegetais têm propriedades que serão aproveitadas pelo organismo. A história de que quanto mais colorido o prato melhor a refeição, é verdadeira. “Isso é chamado ‘sinergismo’. Quanto mais vegetais consumidos na mesma refeição, mais vitaminas e minerais serão absorvidos e aproveitados pelo corpo”, explica a nutricionista.

Para quem quer facilidade e boa saúde!

beijossss

17 comentários:

  1. Olá Dra Fernanda!!

    Estava lendo sobre as farinhas e chás, muito interessante e pretendo fazer muitas das coisas que sugeriu... Tenho dúvida com relação à criança, tenho 2 filhos uma menina e menino. Meu menino está um pouco gordinho, já estou indo à uma nutricionista aqui em Minas, mas até agora nehhum resultado, já mudei a alimetação e ele até ganhou peso. Posso dar essas farinhas para ele e os chás como o verde ou outro? O que me sugere?? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Pode usar as farinhas sim! Use 30 min antes do almoço e 30 min antes do jantar. Use farinha de maracujá + farinha de laranja + farinha de banana verde + farinha de linhaça. Coloque 1 colh de sopa da mistura em um suco de limão ou em um chá gelado.
    E não sei como está o processo da dieta, mas exercício nesse caso é fundamental... se seu filho fica muito parado durante o dia, ele nào vai conseguir ter o resultado.
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica... Quanto ao chá verde, quanto devo oferecer à ele por dia?

    Muito obrigada!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ola, Dra fernanda adorei as dicas da farinhas no programa da katia,eu gostaria de saber si tem algo que sacia a vontade de comer doce?bjos

    ResponderExcluir
  5. Para vontade de comer doce, quinua e amaranto são bons pois contém vitaminas e meinerais próprios para isso. As vezes vontade de comer doce é falta de nutrientes, sabia? Entào vc [precisa se nutrir. O melado é muito bom tb!
    beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernanda... estou com uma dúvida espero que possa me ajudar!!! Saio todos os dias para a faculdade as 18:00 nesse horário não sinto fome para jantar, então vou sem comer, e também não como nada na faculdade porque só vende as famosas tranqueiras...vi algumas dicas suas de lanches de atum frango e rosbife pra quem come fora de casa, você acha que prejudicaria minha dieta se quando eu chegasse em casa por volta das 23:00 eu optasse por comer algum desses lanches? se me prejudicar o que você me recomendaria? estou tomando farinha de maracujá e laranja a quase duas semana e ja emagreci 1 kg, não quero abusar!!! bjoss e parabens pelo trabalho. Ana Paula /SP

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula, parabéns por estar conseguindo!
    Acho que vc precisa levar um lanche para a faculdade sim e não deixar pra comer só quando chegar em casa. Comer e dormir engorda! Precisa ter um intervalo de 2h após a refeição, pra depoir ir dormir, entendeu?
    Faz o lanche e leva pra faculdade e come lá!
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Gostaria de saber se posso tomar o chá japonês,pois estou amamentando.obrigada,Patrícia.

    ResponderExcluir
  9. Patrícia, acho que você não deveria não.. isso pod estimular muito o bebê e atrapalhar o sono...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  10. Dra fernanda,meu bebe tem 5 meses e estou 10kg acima do meu peso.Estou amamentando e fazendo o uso da farinha de feijao branco e maracujá.Me alimento moderadamente,mas não estou conseguindo emagrecer.Não sei mais o que fazer!Me ajude!O que devo fazer? Obrigada,Patrícia.

    ResponderExcluir
  11. Patrícia, vc pode usar as farinhas sim. Só observe se o seu bebe pode ter gases... se ele tiver, é mellhor não usar pq ele acaba sofrendo, né?
    Se não der, vá em frente!
    Vc consegue fazer exercícios??? A farinha é só uma ajuda... Dieta equilibrada (sem exageros) e exercício é a solução!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Dra.Fernanda minha filha tem 5 anos não é gorda mais tem o colesterol alto(191l.ldl)que farinha a senhora me recomendaria para da a ela,sem que ela perca pesso,pois segundo a pediatra dela ela não pode perder pois tem 17.650gr por favor me ajude.E o que a senhora acha sobre o amaranto ajuda a baixar o colesterol?me esclareça vou ficar aguardando a sua resposta.
    Obrigada,França de Abaetetuba Pará

    ResponderExcluir
  13. França, para abaixar o colesterol vc deve usar farelo de aveia + farinha de maracujá + flocos de amaranto Use no café da manhã dela... assim ela não vai emagrecer...
    Como ela tem 5 anos é meio difícil mesmo, porque ela não pode fazer dieta!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  14. Ola. Sou diabetica. Qual farinha para baixar glicemia ?

    ResponderExcluir
  15. MIX DE FRUTAS DESIDRATADAS

    R$ 12,95

    Frutas desidratas oferecem algumas vantagens sobre frutas frescas: uma vida útil mais longa e portabilidade, pois ocupam bem menos espaço. Se você está acompanhando de perto o seu peso, frutas desidratas devem ser consumidas com moderação, pois frutas desidratadas tem mais calorias por porção do que frutas frescas. Algumas frutas desidratadas contêm açúcares adicionados no processamento que aumentam o seu teor calórico. No entanto, os frutos secos sem aditivos oferecem inúmeros benefícios à saúde.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/alimentos/mix-de-frutas-desidratadas.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Dr.Fernanda gostaria de saber se uma pessoa que faz uso de bebida alcoólica passar a tomar a geleia Real cortará o efeito.Os beneficioa não acontecerão devido ao consumo de cervejas ou outras bebidas.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!