quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alimentos em pó: práticos e nutritivos

As farinhas estão fazendo o maior sucesso no mundo das dietas e da alimentação saudável. A Ração Humana deu o sinal do sucesso, mas a verdade é que as fibras estão ganhando cada vez mais adeptos. E com razão!!!! Sao ótimas mesmo e eu sou super fã no tratamento dos pacientes.

A grande sacada é saber qual farinha ou quais farinhas podemos utilizar de forma individual. Vc deve conhecer seu organismo para saber qual farinha você precisa! Pensando dessa maneira, você pode fazer inúmeras combinações.

Por exemplo, se você tem osteopenia ou osteoporose, faça uma composição de sementes ou farinhas ricas em cálcio, como farinha de gergelim, farinha de girassol, farinha de semente de melão. Junte todas e tome 1 colh de sopa 2 x ao dia.

Outro explemplo: se você quer melhorar a pele e precisa de antioxidantes, use farinha de tomate, farinha de uva, farinha de amora e farinha de cenoura. Junte todas e tome 2 colh de sopa ou sobremesa 2x ao dia.

Se você tem um filho que não come bem, como é o caso da Larissa, leitora do blog, você pode misturar farinha de brócolis, agrião, couve, gergelim e girassol, por exemplo. Aí coloca disfarçadamente no suco ou na vitamina do filhote.

Viu como são inúmeras combinações??

Já falei sobre isso no blog e para ler mais ver os comentários, clique  aqui. E se quiser ver o vídeo no youtube sobre farinhas clique aqui. E fui na Gazeta falar sobre isso também:





E preparei um manual sobre as fibras/farinhas que você vai gostar! Leia com bastante atenção e faça a sua mistura!

O texto que escrevi saiu em várias mídias como no site Grandes Mulheres e no site Vida e Equilíbrio.




O mercado oferece uma infinidade de tipos de farinhas. Elas podem ser de frutas, de leguminosas e de cereais. Descubra a finalidade de cada uma e obtenha o máximo de benefícios

Não gosta de agrião? Só de pensar em comer beterraba você já tem arrepios? A ausência destes e de outros alimentos no cardápio podem causar deficiência nutricional. Uma solução prática e bem nutritiva para resolver o problema é a adição de farinhas no dia a dia. É possível encontrar a versão em pó de alimentos como berinjela, maracujá, feijão branco, cenoura, entre outras opções.

A nutricionista Fernanda Granja preparou um verdadeiro manual os principais tipos de farinhas, seus benefícios e indicações. “Cada farinha tem uma função. O importante é conhecer cada uma, saber diferenciá-las e incluir na alimentação a que mais se adequa à sua necessidade. E o principal: não fazer disso um modismo e sim um hábito”, explica.

Farinhas de frutas:

Maracujá: é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso, é a mais indicada para controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. “A farinha da casca de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, e melhora o trânsito intestinal”, explica Fernanda. Diversos estudos mostram que dietas ricas em fibra dietética estão associadas com um risco reduzido de diabete e doenças cardiovasculares, assim como inversamente relacionadas com a resistência à insulina e com consequente aumento na sensibilidade desta, ajudando os pré-diabéticos.

Maçã: é riquíssima em pectina, portanto, também ajuda no emagrecimento. A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, evitando a transformação de açúcares em gorduras. Além disso, a pectina possui ação reguladora do trânsito intestinal, pois aumenta o volume do bolo fecal e retém mais água, fazendo com o intestino funcione adequadamente.

Uva: ótima fonte de antioxidantes e, principalmente, fonte de compostos fenólicos, como a luteonina, quercetina, procianidinas e o resveratrol. “As procianidinas e o resveratrol são agentes antioxidantes muito estudados nas doenças cardiovasculares, pois pesquisas mostram que eles agem diretamente na saúde do coração”, atesta a nutricionista. A farinha de uva nesse caso é para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias. A luteonina é um composto fenólico importante para os olhos, indicado especialmente para perda da visão senil ou diabéticos descompensados, que precisam tomar um cuidado extra com a visão.

Amora: é rica em flavonoides e polifenois, substâncias antioxidantes que combatem o excesso de radical livre e assim, previnem o envelhecimento precoce da pele e outros tecidos, além de prevenir o câncer.

Laranja amarga: contém citrus aurantium, um princípio a ativo que acelera o metabolismo local de gordura corporal, diminuindo a gordura na parte da cintura e coxas.

Banana verde: é uma rica fonte de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês. Possui também zinco, o que a torna ótima para a saúde dos ossos, fertilidade e imunidade. Mas, o diferencial desta farinha é o é o amido resistente. “Ele é similar à fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Assim, no intestino grosso ele é fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção de bactérias benéficas do nosso intestino. Essas bactérias têm a capacidade de manter a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas” explica Fernanda Granja. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarreia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. “Estudos indicam ainda que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração”, completa. O amido resistente também faz com que a quantidade de glicose liberada no sangue seja mais lenta. Isso contribui então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, e ajuda aqueles que já têm o diagnóstico de diabete, pois controla a glicemia no sangue, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Coco: é obtida a partir da extração do óleo de coco, mas, infelizmente não contém os ácidos graxos encontrados no óleo, o ácido láurico (mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico) e o ácido caprílico (que age contra fungos e bactérias, auxiliando no bom funcionamento do intestino e combatendo micoses e candidíases). A vantagem da farinha é que ela é rica em fibras e funciona como substituta da farinha de trigo e do leite em preparações, sendo uma aliada na intolerância ao glúten e à lactose.

Farinhas de vegetais, cereais e leguminosas:

Farelo de aveia: contém beta-glucanas, um agente hipocolesterolemiante. Sua ação é de absorver os ácidos biliares após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes. Além disso, a aveia é riquíssima em fibra solúvel, que é um tipo de fibra que age como vassourinha no sangue, reduzindo colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo um aliado no combate ao diabetes. A FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que regulamenta os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas, assim, pode-se dizer que a aveia é realmente eficaz. Em 100g de aveia podemos encontrar em média 10,3 gramas de fibra. Elas estão relacionadas também ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamento estomacal, pois são digeridas mais lentamente, prologando a sensação de saciedade e dessa maneira, controlando a fome. “Melhorando o trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pele, do humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo”, afirma a nutricionista.

Berinjela: é composta quase totalmente por fibra. A principal é a do tipo solúvel, que age na diminuição do colesterol e glicemia no sangue. A farinha também protege as funções hepáticas aumentando a produção de bílis, fazendo com que mais uma vez, o combate ao colesterol seja feito. Além disso, ela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e vinho, combatendo radicais livres em excesso, e protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e combatendo o envelhecimento precoce. Também é rica em minerais como o potássio e magnésio, que ajudam o cálcio a se fixar nos ossos e no combate a câimbras e espasmos musculares, como cólica e enxaqueca. “Estudos mostram também que a farinha de berinjela age no controle de altos níveis plasmáticos de colesterol, diminuindo sua absorção pelo intestino e, também, com o efeito antioxidante sobre as proteínas de baixa intensidade (LDL – colesterol ruim). Por ser rica em fibras, a farinha de berinjela age melhorando a normalidade digestiva e a prevenção de doenças como constipação, hipercolesterolemia, hiperglicemia e obesidade”, esclarece.

Feijão branco: fornece nutrientes como os minerais cálcio, ferro, potássio, magnésio entre outros e vitaminas E, K, folato e fibras. Além disso, possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato. Como possui vários nutrientes, cada um desempenha o seu papel, fazendo com que o organismo funcione adequadamente como um todo. O cálcio ajuda na manutenção dos ossos e ajuda na perda de peso, pois age na quebra de gordura corporal. O magnésio promove saúde muscular, ótimo para a mulher no período pré-menstrual, pois alivia a cólica, e ótimo para pessoas que sofrem de enxaqueca, pois alivia o tensionamento muscular. As vitaminas são responsáveis pelo equilíbrio geral do organismo, dando disposição, vitalidade e energia celular. E por fim, a faseolamina, é uma glicoproteína que auxilia no emagrecimento, ajuda no tratamento da diabetes e reduz os níveis de triglicerídeos do sangue, pois reduz à absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc. A faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana, que é responsável pela transformação do amido ingerido em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sanguínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). “Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento, diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante e para diminuição de triglicérides, favorecendo a saúde do coração”, conta Fernanda.

Cenoura: é rica em betacaroteno, poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e é ótimo para cabelos e unhas, pois participa do processo de regeneração celular, ajudando também na formação do colágeno. Infelizmente, a farinha não contém vitamina C, pois o nutriente é sensível e se perde muito fácil na presença de luz.
Linhaça: rica em um composto fitoquímico chamado lignina, que possui estrutura química semelhante ao estrógeno, amenizando os sintomas da TPM, pois na falta do mesmo, a lignina entra em ação. Outra característica é concentração de omega 3 e 6, que são ácidos graxos essenciais importantes para a atividade cerebral, podendo diminuir sintomas somo depressão e irritabilidade. Além disso, os ácidos graxos também atuam na diminuição da retenção de líquido característica nesse período. Contra o colesterol, a farinha de linhaça tem duas vantagens, os ácidos graxos essenciais, como o omega 3 e 6, e as fibras solúveis. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 se destacam por seu potencial preventivo. Esse ácido graxo essencial, é uma gordura boa que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, retardar a coagulação sanguínea, evitando a trombose. As fibras solúveis e insolúveis encontradas na semente de linhaça, além de regular o transito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino. A farinha é ideal para quem está preocupada com o intestino e quem quer reduzir glicemia e colesterol sanguíneo.


Beterraba: é uma alternativa à farinha de trigo, pois não causa diferença nas preparações e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica, além de não conter glúten e ser rica em fibras. Até agora, os produtos sem calorias para substituir a farinha tinham dois inconvenientes: o sabor desagradável e o fato de não deixarem a massa crescer.

Soja preta: é rica em antocianinas, portanto seu uso é indicado para dietas antioxidantes. A quantidade de fibra não é superior à da linhaça, por exemplo, mas contém uma quantidade considerável de fibras. Deve-se tomar um cuidado extra com a soja, pois esta pode ser indigesta para os brasileiros, já que ela não faz parte da nossa alimentação diária. Os possíveis sintomas são gases e sensação de inchaço.

Tomate: ótima fonte de licopeno, agente antioxidante muito estudado na prevenção do câncer de mama, útero e principalmente na prevenção de câncer de próstata. O licopeno é também muito utilizado na indústria de cosméticos, pois ajuda na prevenção do envelhecimento da pele.

Agrião: fonte importante de luteína que previne a degeneração macular senil (DMS) e a consequente cegueira. A farinha apresenta uma alta concentração de clorofila, pró-vitamina A, vitamina A, B, E, K, B17, betacaroteno, magnésio, cálcio, manganês, fósforo, potássio, ferro, zinco, iodo, selênio, ácido ascórbico, ácido pantotênico, alanina, arginina, cobre, enxofre, fosfato, glicina, gluconasturtina, histidina e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil. A clorofila tem ação depurativa e desintoxicante, agindo contra radicais livres, retardando o envelhecimento. O agrião auxilia na manutenção de taxas normais de glicose e colesterol. Apresenta também propriedades adstringentes, anti-inflamatória, antisséptica das vias respiratórias e antiescorbútica. É contraindicada para gestantes, já que pode causar irritações no estômago e nas vias urinárias e em grande quantidade pode provocar aborto.

Brócolis: contém alto teor de cálcio, representando cerca de cinco vezes a dose existente no leite, sendo portanto, um vegetal bom para a formação dos osso e dos dentes, prevenindo osteoporose. Excelente fonte de aminoácidos, ferro, riboflavina, vitamina A, potássio e fósforo. O brócolis possui um fitonutriente protetor denominado sulforafano, potente antioxidante e estimulador das enzimas desintoxicantes naturais, protegendo também as células dos vasos sanguíneos danificados por altos níveis de glicose (hiperglicemia) associados à diabéticos. O sulfarofano do brócolis também ajuda a prevenir os olhos contra a degeneração macular senil (DMS) tão comum na terceira idade e auxilia na redução do risco do desenvolvimento de formas agressivas de câncer de próstata.

Couve: é rica em cálcio, potássio, ferro, clorofila e ácido fólico, sendo um alimento importante na formação e manutenção de osso e dentes e a integridade do sangue. Contém vitamina A para uma boa visão e a saúde da pele; vitaminas do complexo B que têm a função de proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso, melhorando a energia celular, sendo um aliado na disposição e vitalidade. Importante dizer que o cálcio contido na couve é 57% mais disponível para a absorção contra 37% do cálcio dos produtos lácteos. Além disso, a couve é um vegetal crucífero que auxilia a destoxificação e no metabolismo hepático, é altamente oxidante e funciona muito bem como laxante natural, pois suas fibras melhoram o trânsito intestinal.

Psyllium: é uma fibra solúvel que forma um gel e consequentemente aumenta o bolo fecal. Por ser solúvel, funciona como vassourinha no organismo, diminuindo colesterol e açúcar no sangue, sendo uma farinha que auxilia o emagrecimento. Muito indicado também em doenças intestinais como diarreia, síndrome do intestino irritável ou diverticulite, pois ele dá forma ao bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal.

Inulina: fibra não digerível pelo intestino, classificada como um probiótico. Por não ser digerível, a inulina provoca uma leve fermentação no intestino, alimentando as bactérias benéficas que povoam nossa flora intestinal. Assim, ela é considerada um alimento funcional, pois exerce diversos efeitos benéficos à saúde, simplesmente por melhorar a absorção intestinal. Por ser uma fibra, outro beneficio é o seu efeito sobre a glicemia e a insulinemia que, como ocorre no caso de outras fibras, interfere na absorção de macronutrientes, especialmente de carboidratos, sendo assim um bom aliado aos diabéticos. Podemos encontrar inulina no trigo, cebola, banana, alho e alho-poró.

Polidextrose: é um polímero de glicose que não é digerido pelo organismo fazendo o papel de uma fibra solúvel. Age na diminuição de hiperglicinemia e colesterol alto, assim como previne câncer de cólon e reto.





Na prática

Na hora do consumo a nutricionista indica o uso de 1 colher de chá da farinha em cada refeição. Pode-se utilizar um tipo de farinha por dia ou por refeição. Há também a opção de misturar todas as farinhas em um único pote e usá-las como um mix. “O uso pode ser alternado em sucos, saladas, sopas, vitaminas, iogurte. O importante é incluir essas farinhas no cardápio”, conclui Fernanda.

As farinhas também podem ser utilizadas em preparações de bolos, pães, tortas e panquecas. Não há problema em aquecê-las, pois o processo de desidratação e liofilização dos vegetais já conserva a maioria dos nutrientes. Geralmente, o processo de secagem é através de estufa com circulação de ar quente e a temperatura correta é de 48 graus, já que com este aquecimento não existe a perda das propriedades nutricionais dos alimentos desidratados.

Gostou do material?
beijo grande

78 comentários:

  1. Muuuuuito obrigada, Fernanda! Pessoas como você fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, muito obrigada pelas super dicas de alimentação.
    Eu queria uma dica sobre marmita, qual a sua opinião? Pq eu cansei da comida dos restaurantes proximos ao meu trabalho, mas qndo eu levo marmita fica tão ruim o feijão e o arroz tão seco, fora que não dá vontade de comer com o cheiro.
    Vc tem alguma dica ou suestão?
    Abs e mt sucesso pra vc

    ResponderExcluir
  3. Uma dica que te dou é usar recipientes de vidro e não de plástico para levar a marmita. O vidro conserva melhor o alimento, evitando as contaminações por plástico, ou vc pode usar vários recipientes separados. Coloque o feijão separado do arroz. Na hora de esquentar, coloque no prato (nunca esquente na vasilha se for de plástico)para dar uma aparência melhor, e se vc achar que ficou muito seco não custa pingar algumas gotas de água no arroz.

    ResponderExcluir
  4. Fernandinha quais dessas farinhas posso usar ja que estou amamentando meu filhote de 10 meses?

    ResponderExcluir
  5. Preciso emagrecer urgente, e ando compulsiva a noite! Posso usar alguma dessas farinhas para controlar a ansiedade a noite? Ou melhor a racao humana mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Mel, vc pode usar qualquer uma que quiser! Não vai atrapalhar o bebê em nada.
    Pra emagrecer faz uma mistura:
    100g de farinha de laranja
    100g de farinha de feijão branco
    100g de farinha de linhaça
    100g de farinha de maracujá

    Misture tudo num pote e use 1 colh de sopa 30 min antes do almoço e 30 min antes do jantar.
    Misture num chá gelado ou num suco de limão.
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. ASSISTI HOJE O PROGRAMA MULHERES,E FIQUEI MUITO INTERESSADA SOBRE AS FARINHAS,NUNCA IMAGINEI QUE EXISTISSE FARINHAS DE TODO O TIPO.PRECISO ADICIONA-LAS AS REFEIÇÕES DA MINHA FILHA,QUE NÃO GOSTA DE QUASE NADA.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE DRA FERNANDA GOSTARIA DE SABER QUAL FARINHA TOMAR POIS ESTOU 17 KLS ACIMA DE MEU PESO, E GOSTARIA DE SABER SE EU TOMAR A FARINHA E EMAGERCER QUANDO PARAR DE TOMAR EU VOLTO A ENGORDAR?AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  9. As farinhas não são milagrosas... então vc pode voltar a engordar sim. Isso depende de vários fatores... A mudança de hábito deve ser para sempre e não somente com foco numa dieta, entende?
    Espero que tenha sucesso!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  10. DR. FERNANDA GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM SÍDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL PODE USAR A FARINHA DE FEIJÃO BRANCO? POIS ATÉ HOJE NÃO CONSEQUI USAR NADA P AJUDAR NO MEU EMAGRECIMENTO, AQUELES CHÁS DE TANTAS ERVAS NEM PENSAR!!! OU QUAL OPÇÃO POSSO USAR?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  11. Complicada sua pergunta heim???
    rsrsrrs
    Não tem problema usar a farinha de feijão branco.... mas ela pode dar gases... tem que tentar!
    beijosss

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite!!eu consumo muito as farinhas,no almoço já acostumei em adiciona-las,mas Dra Fernanda gostaria de saber se vc já escutou falar sobre as Pilulas de Caralluma Fibriatta,pois vi uma matéria que ela faz emagrecer muito,gostaria de saber se é mesmo verdade ou invençaõ.no aguardo da resposta se possível em meu e-mail,muito obrigada.rosanenascimento10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Rosane, a caralluma é realmente muito boa! mas estão prometendo 11kg em 1 mês!! Isso é mentira!
    Se for milagroso assim, desconfie!!! Pode ter outra substância associada que faça perder tanto peso assim... então tome cuidado!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  14. Ola DRA Fernanda, gostei muito das informacoes que adquiri no seu site. Tenho uma pergunta. Ja tomo racao humana a mais de ano e foi excelente para meu organismo. Mais nao consegui reduzir meu colesterol ruim que continua 279. Voce tem alguma dica para mim? Eu tomo a racao original, ou seja, uma das primeiras receitas que apareceu.Muito obrigada. Elisa

    ResponderExcluir
  15. Elisa, só a ração de uma maneira isolada não funciona mesmo. Vc precisa comer fibra em TODAS as refeições, ou seja, use fibras isoladas como farinha de linhaça ou farinha de maracujá ou farinha de berinjela. Use junto com a salada ou no feijão ou com a fruta no lanche da tarde. E continue usando a ração normalmente. O colesterol em excesso precisa de fibras pode poder ir embora.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Recentemente comprei a laranja amarga em pó. Gostaria de saber quantas vezes no dia devo ingerir o produto e quantos minutos antes das principais refeições devo tomar para surtir efeito.

    ResponderExcluir
  17. Vc pode usar no máximo 3v ao dia. Tome 30 min antes das principais refeições ou quando vc sabe que geralmente sente muita fome... VC pode escolher o horário!
    Tome bastante água durante o dia!
    beijossss

    ResponderExcluir
  18. Dra Fernanda tenho dificuldade para ir ao banheiro por isso como todo dia 1 colher sopa de linhaça e duas de farelo de trigo,mas não sei exatamente os benefios e pontos negativos deste farelo,gostaria de saber isso,também se ele tem gluten,e se vc acha q deveria trocá-lo por alguma dessas farinhas que vc indicou q trará mais beneficios ,será melhor?
    E também se é possivel eu mesma fazer essas farinhas em casa,pelo menos algumas,?como?pois não tenho certeza se vou encntra-las a venda em minha cidade.Obrigada.Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Isis, acho que vc pode tentar substituir sim. Um mix com essas farinhas ajuda muito nesse questão de intestino preso. Você pode tentar fazer em casa, vou até colocar as receitas aqui no blog pq muito gente me pede, mas eu não sei se fica bom... Já tentei fazer uma vez e não deu certo pq ficou muuito úmido, sei lá. Essas empresas que fazem esse tipo de produto possuem maquinários, então fica mais fácil.
    Sobre o farelod e trigo, ele não é ruim, mas se vc está intolerante ao glúten, é melhor trocar sim.
    beijosss

    ResponderExcluir
  20. Dr vou ficar de olho aqui no blog então esperando vc postar as receitas das farinhas,bom não custa tentar,se não der certo eu vejo para comprar^^.Obrigada por responder minha dúvida mas eu tenho mais um monte,que gostaria que me ajudasse novamente,^^ sobre este assunto então:
    1-Eu já li vc respondo para algumas pessoas sobre misturas,mas o melhor mesmo é consumi-las juntas ou separadas,por exemplo se eu quiser comprar todas e misturas e tomar umas duas colheres sopa por dia,seria bom?
    2-Essas farinhas para fazerem efeito tem que ser somente consumidas como vc disse 30 min +/- antes das refeições,ou posso por exemplo consumir junto em uma refeição,tipo de manhã,um pão,café,suco e uma banana com essa farinha q é o que como mas com linhaça?ou tipo no meio da tarde com gelatina?E a noite eu como uam maçã,depois mais uma gelatina com farelo de trigo e ai substituiria por essa farinha.?
    3-Sobre a farinha de uva,se eu comer uvas passas todos os dias,faria o mesmo efeito de tomar vinho também?tem os mesmo beneficos?e mesmo assim posso consumir a farinha de uva a mais além das uvas?
    4-A farinha equivale a como se eu estivesse consumindo a próprio fruta ou vegetal,ou é ainda melhor que ele,pois por exemplo eu como uma maçã pelo menos ao dia,então eu não preciso ou devo comprar a farinha de maçã,e cenoura tb?
    Por enquanto,acho que é isso,desculpe o incomodo de tantas perguntas,eu tenho outras dúvidas só que não é sobre este assunto,vc acha que se vc não se incomodar eu devo mandar para algum e-mail seu que vc poderia me passar ou eu devo postar aqui em qualquer post,também bom são meio pessoais se eu puder mandar por e-mail gostaria,mas se não tudo bem também sem problema.Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  21. Oi minha mãe tem pressao alta e toma remedios tambem tem o coraçao aumentado de volume , sofre com nervo ciatico ou seja ela tem um monte de problemas e ainda por cima é obesa ja foi em nutricionista nao coseguiu seguir a dieta será que ela pode fazer uso da farinha de feijao branco junto com a farinha de linhaça para tentar perder peso ? ela esta fazendo as seguintes refeiçoes cafe da manha duas fatias de pao integral ligth com uma xicara de café , lanche uma fruta , almoço 3 colheres de arroz salada 2 colheres de feijao e uma carne cosida , lanche da tarde 1 fruta , jantar o mesmo do almoço . posso incluir no cardapio dela 1 colher de cha de farinha de feijaõ branco e 1 colher de sopa de farinha de linhaça assim sera que ela vai perder peso e voltar a andar? muito obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Isis, quantas perguntas!!!! Vou tentar responder!
    1. Vc pode misturar todas e consumir 1 colh de sopa desse mix.
    2. Depende do uso que vc quer. Se vc quiser emagrecer, use 30 min antes das refeições. Se vc quiser diminuir o açúcar no sangue, ou seja, se quiser diminuir a aborçào do que vc come, então use junto com a comida ou lanche.
    3. Eu nào sei te informar sobre as uvas passas... preciso pesquisar!
    4. A farinha não equivale à fruta. A farinha é melhor para quem quer fibras, mas para quem quer as vitaminas e minerais é melhor a fruta in natura mesmo!

    Pode mandar suas perguntas pessoais pro meu e-mail!
    nutricao.saopaulo@hotmail.com
    beijosss

    ResponderExcluir
  23. Quem tem hipertensão pode usar as farinhas sim, sem problemas!

    ResponderExcluir
  24. Dra. Fernanda. boa noite.
    Sou diabético, hipertenso (pressão alta)e tive alguns episódios de fibrilação atrial e tomo warfarina sódica para afinar o sangue e portanto não devo ingerir alimentos que contenham vitamina K. Pergunto: Posso fazer uma mistura das farinhas de maracujá, beringela e uva (ou tomate) ???? O que a Sra. me recomendaria ??? Onde encontrar estas farinhas com origem confiável ??? Agradecido. Pedro Caetano.

    ResponderExcluir
  25. qual a melhor farinha para diminuir o colesterol e como comer

    ResponderExcluir
  26. Dr eu enviei um e-mail a alguns dias para o e-mail...nutricao.saopaulo@hotmail.com
    ...mas como não recebi resposta só queria confirmar se é este mesmo o e-mail,se está certo?é nutriCao mesmo,com C???^^
    me dah ma luz se eu eu enviei para o lugar certo porque quero perguntar outras coisas mas,estou esperando obter a resposta do primeiro antes sabee.oBRIGADA.beijos

    ResponderExcluir
  27. Pedro, vc pode fazer uma mistura com essas farinhas sim, que não vai te fazer mal. Se você mora em São Paulo, vc encontra fácil nas lojas da rede Mundo Verde ou até mesmo na zona cerealista.
    abraços

    ResponderExcluir
  28. Isis, eu vi seu e-mail! Desculpe a demora em responder! lembro que vc colocou a dieta que vc está seguindo não foi?
    Vou te responder, mas já aviso que não posso orientar a respeito da dieta, pois não conheço seu caso, nem suas preferências, enfim, fica ruim eu opiniar alguma coisa, tá?
    Fora a dieta, pode perguntar que eu respondo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  29. Para diminuir o colesterol o melhor é usar a farinha de berinjela, farinha de banana verde, farinha de maçã e psylium!
    Vc pode usar na comida (salpicar na salada ou na sopa depois de pronta por exemplo)ou usar 30 min antes do almoço e jantar.
    beijossss

    ResponderExcluir
  30. Dra. Fernanda.

    Estou 49 kilos acima do peso, realizo acompanhamento, mas não sabia destas farinhas. A minha nutricionista me passou um remédio que se chama PHOLIA MAGRA, Eu achei melhor não comprar, pois já fiz várias dietas e voltei com mais peso. Então preferi fazer uma reeducação... Agora vem a pergunta posso fazer uso destas farinhas: 50 g de farinha de feijão branco, beringela, maçã, cenoura, maracujá e 100 g de laranja...
    a minha intenção é desaparecer com estes kilos e reduzir meu colesterol (209) e meu triglicerídeos (250)...Tenho refluxo e no exame que fiz do abdomem, constatou-se um pouco de gordura no fígado...
    Sendo assim posso fazer uso destas farinhas, ou vc me dar algumas dicas....

    grata,
    Rutilene

    ResponderExcluir
  31. Rutilene, essas farinhas é pra isso mesmo! Use a farinha de feijão branco, farinha de laranja, farinha de berinjela, farinha de linhaça e farinha de laranja. Elas são ótimas para reduzir gordura corporal e diminuir gordura circulante. beijossss

    ResponderExcluir
  32. Drª Fernanda minha sogra esta ingerindo banana verde cozida. Ela prepara cozindo as bananas e passando no liquidificador, fica parecendo uma vitamina so que bem consistente ela toma 2 colheres dessa papa pela manhã tem um cheiro normal mas o gosto nao e bom não.Eu provei e nao aparovei, mas sei que ela esta se sentindo bem, pos tinha um problema no intestino que vivia com diarreia,ela me falou que esta gostando, mas vi aqui que a banana verde e bom mesmo, pra muitas coisas relacionadas ao intestino e para o colesterol, coração espero mesmo que funcione tudo, pos gostaria muito de usar a farinha mas nao sei onde comprar um produto com autenticidade, tem muita coisa vendendo por ai que nao e o que diz os rotulos.
    obg! grande Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Mercia, você pode tentar fazer em casa essa receita. No blog eu já dei essas receitas.
    Para saber se é confiável, veja se o rótulo tem todas as indicações que a anvisa determina: nome da empresa, endereço, telefone de contato, ingredientes, tabela nutricional e se contém ou não glúten.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  34. Comprei a farinha de feijao branco em uma casa de produtos naturais e me falaram para beber um copo de agua com 1 colher de cha da farinha... 30 minutos antes do almoco e 30 minutos antes da janta. Esta certa essa maneira de ingerir para a perda de peso?
    Obrigada, Carol

    ResponderExcluir
  35. Carol, está certo sim! a farinha de feijão é específica para diminuir a absorção de carboidratos da refeição e para dar mais saciedade, já que é uma farinha. Mas só funciona se vc tiver carboidrato na refeição... se for proteína com salada, não funciona.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  36. artemis oliveira bilalis19 de setembro de 2011 15:16

    Boa tarde Dra. Fernanda. Já tomei liposoluution 02 frascos e gostei, me deu mais pique nos exercicios. Apesar de eu ter compulsão por doces é terrivel. FAço exercicios todos os dias na academia. Ouvi falar da Pholia MAgra junto com o citrus aurantium e acido folico. Não tem contra indicação? E o preço esta mais acessivel. Meu colesterol sempre foi alto, mesmo fazendo regime. No aguardo, obrigada. Artemis bilalis

    ResponderExcluir
  37. Dra bom dia, fiz um chekap à uns 15 dias e meu colesterol está um pouco alto, minha tiróide, meu trigliceres também, comprei farinha de maracujá e amaranto, posso misturar as duas no mesmo recipiente? Será que esta mistura pode me ajudar? Parabéns pelas dicas que vc nos dá, são muito úteis.

    ResponderExcluir
  38. DRA boa tarde!!!quantas vezes posso usar a farinha da birinjela??e se posso comer com banana a massada?pois estou com umas gordurinhas a mais...bjss meu muito obg!!

    ResponderExcluir
  39. Dr. Fernanda descobri recentemente que estou com esteatose hepática grau 1 e estiv assistindo um programa em VB em que a doutora citou que o oleo de coco emagrece no meu caso posso tomar o oleo e em seguida fazer exercício e toma-lo novamente como na entrevista em bloqueadores de gorduras abdominal ou não por causa da gordura no fígado?

    ResponderExcluir
  40. Ola Dra. Fernanda, estou muito feliz em encontrar todas as informacoes passadas por vc com tanto carinho e atencao, muito obrigada.
    Preciso de sua ajuda.
    Tenho 44 anos e sou diagnosticada como depressiva (sindrome do panico)sinto sono demais, por dormir a maior parte do dia engordei demais, a pouco fui diagnosticada como diabetica e hipertensa, estou bem acima do meu peso (1,54 altura para 92 kilos).
    Desejo imensamente emagrecer 40 kilos e controlar a diabete, colesterol, pressáo alta e depressao.
    Procuro um dieta alimentar para seguir diaramente e desejo complementar com as farinhas.
    Primeiro gostaria de saber se a Dra tem alguma dieta mensal para casos como o meu.
    Segundo gostaria de saber se para emagrecer e ter os beneficios das farinhas para meu quadro de saude eu poderei tomar com um suco ou yogurte ou cha 30 minutos antes um colher de sobremesa e tambem jogar uma colher de sobremesa sobre a comida tambem.
    Terceiro gostaria de saber quais farinha devo usar e onde compro.
    Vc pode me ajudar por favor.
    Muito grata de coracao
    Se necessitar meu e.mail e tpd.rosana@gmail.com
    Um grande abraco.
    Rosana

    ResponderExcluir
  41. Olá Dra.Fernanda, gostaria de uma informação, pessoas com hipertensão pode utilizar a fibra de laranja? Até mais..

    Att,

    Cris

    ResponderExcluir
  42. boa tarde , Dr. Fernanda!
    gostaria de algumas dicas para dieta para sindrome do cólon irritado com motilidade intestinal acelerada. obrigado

    ResponderExcluir
  43. BOA NOITE DR FERNANDA
    Tenho SII sofro muito principalmente quado fico com medo de precisar ir ao banheiro este medo acaba comigo, vou fazer em casa farinha de maracuja sera que ela nao vai soltar mais o meu intestino???
    E o que vc me aconselha sobre o Psyllium???
    Posso tomar sem ir ao medico???
    ja que o tratamento medico que me foi receitado é a base de prolive(probioticos) e Siilif e nao vi surgir efeito me ajude????

    ResponderExcluir
  44. Oi, sou estudante pelo Instituto Federal do Sul de MInas e faço curso de alimentos, gostaria de saber como se faz a farinha de cenoura.

    ResponderExcluir
  45. oi obrigada por fazer esse saite ajudo muito numa pesquisa de escola!mas como diminue o coleterol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se comer so frutas nao resolve

      Excluir
  46. Dra Fernanda,
    Gostaria de saber qual farinha serve para pressao alta.Estou tomando a farinha de feijao branco todos os dias acrescida no meu leite pela manhã antes de ir trabalhar.
    Por favor me ajuda .Eu não quero emagrecer.

    ResponderExcluir
  47. boa tarde dr:Fernanda estou vivendoem grande depressao resumindo pesava 58 quilos devidos ha varios problemas perdas e decpsoes entri em depressao e tive enternada por 8 vezes tomava varios remedios, a depressao se foi mas cheguei aos 94 quilos perdi trabalho marido amigos e a vontade de viver fui ao indroquino nutricionista , mas passaram regimes que com minha renda de um salario minimo q usu para pagar aluguel despesa etc.... impossivel nao como muito pq ate alimento me falta as vezes deixo de comer para deixar para meus filhos como nao tenho dinheiro para pagar um medico particular e nunca acho uma vaga no sus, apelo por uma caridade me ajude , agora estou com 43 anos peso 85.200 e tenho 1.60 cm as vezes tenho vontade de morrer nao saio de casa nem mesmo para por o lixo para fora deixo ao encargo para meus filhos ajude me me passa uma dieta a qual nao precise gastar muito e quais os exercicios que posso fazer na academia para queimar gorduras quero voltar a vicer gostar de mim e ser feliz , me sinto excluida meus amigos me ignoram qdo me veem fingem que nao me conheçe , desde ja agradeço me chamo vania amorim

    ResponderExcluir
  48. Olá. estou acima do peso 20 quilos, pensei em tomar psillyum. o que vc me indicaria. Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Olá, estou 20 quilos acima do peso ideal, pensei em tomar psillyum. O que vc me indicaria?

    ResponderExcluir
  50. Olá. estou acima do peso 20 quilos, pensei em tomar psillyum. o que vc me indicaria. Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Dra, me chamo Cristina, tenho 33 e a 1 mes coloquei o balão gastrico, sempre fiz uso do cha verde (em capsulas) agora não consigo mais tomar, sinto muuuuita azia. Pq isso acontece? Ontem fui ao supermercado e comprei alguns ingredientes e fiz uma misturina...vê se tá legal e qual a melhor maneira e horarios de ingerí-la. vamos lá: 50g de colageno hidrolizado, 10 colheres de albumina, 20 castanhas do pará, 20 nozes, 50g de quinua em flocos, e seria 50g de farinha de amaranto mas como não encontrei coloquei a de beringela. E aí Dra?

    ResponderExcluir
  52. ola doutora estou quase trinta quilos acima do peso e gostaria de saber se a farinha de feijão branco pode me ajudar, se as em capsulas te o mesmo efeito e se pessoas com problemas no estomago como gastrite podem tomar??LUCIANA ARAUJO

    ResponderExcluir
  53. OLÁ DOUTORA... ESTOU ACIMA DO PESO UNS TRINTA QUILOS, GOSTARIA DE SABER SE A FARINHA DE FEIJÃO BRANCO PODE ME AJUDAR,SE POSSO TOMAR AS EM CAPSULAS E SE PESSOAS COM PROBLEMAS COMO GASTRITE PODEM TOMAR??

    ResponderExcluir
  54. que maravilha.saber que tem uma nutricionista,respondendo,nossas perguntas.Ola doutora,tenho 54 anose tomo remedio p/pressão alta,posso usar farinha de banana verde

    ResponderExcluir
  55. Bom dia

    Li que a faseolamina é contraindicado para quem tem diabetes tipo 1. Por favor, poderia me explicar isso? Faz mal tomar?
    Obrigada.
    Ana

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, tenho gêmeas de 6 anos e as duas tem colestol alto (tanto o bom quanto o ruim). Gostaria de saber para a idade delas qual tipo de alimento em pó mais adequado. Uma outra pergunta é - cápsula de maçã é boa? Obrigada pela atenção. Debora

    ResponderExcluir
  57. fui ao endocrino e meus exames deu colesterol alto de 295,e tiroide de 6,99,e a medica me receitou levoid de 38,atrovastatina de 20mg,orlistat com metformina de 300 mg com folia magra,cascara sag.
    estou tomando junto antidepressivo imipramina 40 mg e estou passando muito mal,gostaria de saber se tem outra forma de tratar isso....
    erobek@yahoo.com.br
    bjos e me responda por favor

    ResponderExcluir
  58. bom dia fiz uma mistura de farinha de linhaça de maracujá e berinjela, gostaria de saber se essa mistura tem algum efeito colateral ou se posso consumilar normalmente.

    ResponderExcluir
  59. Olá Doutora! Ótima matéria, gostaria de saber se posso e como dar farinha de qual alimento para meu filho de 6 meses que tem o intestino ressecado, já fiz várias modificações na alimentação sem muito sucesso.Ele toma leite artificial, e estou tendo que introduzir até leite de vaca pela resistência como o LA. Um abraço. Se puder tbm responda pelo rosana.12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Ola doutora.

    Ja faz um tempo que venho fazendo fezes em fita, gostaria de saber qual tipo de fibra em po pode me ajudar. Pois eu tenho dificuldade em comer alimentos que contenham fibra, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  61. dr fernanda,estou cm o colesterol alto eo trigliceres tb,me indicaram farinha de maracuja.gostaria de saber cm usar.obrigado abraços

    ResponderExcluir
  62. boa tarde dra.fernanda preciso perder 10 quilos qual a farinha q vc me indica e tenho pressao alta obrigada.

    ResponderExcluir
  63. ola dr fernanda gostaria de saber até quantos tipos de farinha posso misturar..

    ResponderExcluir
  64. Estou gravida de 20 semana e com diabetes gestacional. A fe jejum esta dando em torno de 104. As pos prandial sempre abaixo de 120. Gostaria dr saber o q posso fazer para diminuir a de jejum e se posso fazer uso da farinha de maracuja.
    Jackeline.

    ResponderExcluir
  65. ola gostaria de saber sua opinião sobre uma farinha que minha esposa faz por conta própria segue:
    1-farinha de aveia integral
    2-farofa pronta de soja
    3-chia
    4-linhaça dourada
    ela aquece a margarinha light e mistura tudo e consome nas refeições

    ResponderExcluir
  66. Olá Doutora Fernanda!
    Estou usando 4 farinhas banana, maracujá e berinjela, misturei as 4 e guardei num pote todo dia a tarde faço um shake com uma colher de sopa cheia do mix, um copo de leite desnatado e uma banana.
    Gostaria de saber se estou fazendo errado ou posso continuar com minha receitinha.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Dra Fernanda, essas farinhas substituem a farinha de trigo em bolos por exemplo? Grata.

    ResponderExcluir
  68. Olá Dr.Fernanda adorei seu site,comecei a tomar a farinha de feijão branco e estou intusiasmada pois já emagreci e olha que para mim perder 1k é uma dificuldade.A minha pergunta é tem que tomar 30 minutos antes das refeições pois tomo junto e tem que guardar na geladeira.Meu email saletepadilha@terra.com.br

    ResponderExcluir
  69. Olá, Dra. Fernanda. No café matinal, misturo Aveia, Linhaça, Amaranto, Chia, Quinoa, leite em pó desnatado, uma colher de mel de abelha, tudo sobre duas banadas machucadas, tudo num prato só e como. Isso pode engordar e me fazer mal?
    Agradeço a sua valiosa resposta.
    Grato,
    Genison Gomes de Meneses
    E-mail: genison76@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. DRA como faço para fazer farinha de Jaboticaba secar a casca no forno de fogão mesmo?

    ResponderExcluir
  71. Dra. Tenho transtorno de ansiedade generalizada posso consumi a farinha de maracujá em pó .

    ResponderExcluir
  72. Tenho ansiedade generalizada posso consumi farinha de maracujá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dra acompanho seu blog a muito tempo. Só queria uma dica ... fiz meu próprio mix de farinhas mas desta vez adcionei a de feijão branco e esta tem um saber muito forte e não tão agradavel. Tenho o costume de tomar com xarope de guaraná que fica uma delicia mas mesmo assim o sabor dela aparece como se eu estivesse comendo feijão cru kkkkk. O que vc me sugere de farinha ou outro ingrediente que possa quebrar este sabor. Obrigada.

      Excluir
  73. Dra. Fernanda laranja amarga emagrece quando ingerida com uma dieta certo?
    E a Senhora é a favor da dieta da proteína?
    Senão diga o porque.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  74. Olá Dra acompanho seu blog a muito tempo. Só queria uma dica ... fiz meu próprio mix de farinhas mas desta vez adcionei a de feijão branco e esta tem um saber muito forte e não tão agradavel. Tenho o costume de tomar com xarope de guaraná que fica uma delicia mas mesmo assim o sabor dela aparece como se eu estivesse comendo feijão cru kkkkk. O que vc me sugere de farinha ou outro ingrediente que possa quebrar este sabor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  75. Por favor,aqui em Fortaleza não achei farinha de laranja,poderia me indicar uma boa marca pra que eu peça pela internet?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!