segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sono - Dormir mal engorda mesmo!!

A Revista Boa Forma  de setembro publicou uma notinha sobre o sono e pediu a minha ajuda para esclarecer os fatos.
A nota é sobre sono e aumento de peso.

Dormir mal engorda e todo mundo sabe disso, pois o cortisol aumenta e provoca formação de gordura corporal, principalmente na região abdominal. Mas o fato é que outra pesquisa demonstrou claramente que há outro fator favorecendo esse ganho de peso. Esse fator é hormonal. Dei uma explicação bem rápida:
Estudos mostram que o débito de sono, diminui a formação de melatonina, provocando baixos níveis de leptina, hormônio responsável pela saciedade, e altos níveis de grelina, hormônio responsável pela fome. Ou seja, a pessoa que dorme mal fica com os hormônios alterados, aumentando a fome e diminuindo a seleção de alimentos saudáveis e pouco calóricos, além disso, a pessoa tem maior dificuldade de sentir-se saciado, gerando ciclo vicioso, pois gera compulsão alimentar.

Geralmente os alimentos que induzem o sono, são alimentos que levam ao aumento da serotonina e da dopamina, hormônios que produzem sensação de relaxamento cerebral, que por sua vez induz a formação de melatonina.

Podemos listar alguns de grande efeito:

L-theanine – aminoácido presente do chá verde e no chá preto. Estudos mostram que esse aminoácido contém propriedades que reduz o estresse físico e mental por induzir a atividade das ondas alfa no cérebro, além disso, aumenta a síntese de dopamina e serotonina. 1 xícara de chá é o necessário para esse efeito. O cuidado que deve-se ter é o horário de tomar esse chá. Por conter cafeína, que faz o efeito contrário por ser estimulatório, deve-se tomar o chá verde ou chá preto até às 16:00h.
Passiflora incarnata – folhas do maracujá. As folhas contém propriedades que são envolvidas na ativação dos receptores de gaba (ácido gama – aminobutírico), neurotrasmissor da via da serotonina. Esse mesmo mecanismo parece ocorrer com a valeriana e o mulungu – ervas usadas como indutores do sono.
Centella asiática – também ativa o gaba
Melissa officinalis – inibe a degradaçao do gaba
• Alimentos ricos em triptofano:
Ovo
Spirulina
Farinha de grão de bico
Banana
Semente de gergelim
Semente de girassol
Quinua
Amaranto
Cacau

• Alimentos ricos em melatonina (fitomelatonina)
Cereja
Aveia
Arroz integral
Fenugrego

Alimentos inibidores do sono (estimulatórios)
• Alimentos ricos em cafeína, como café, chá, refrigerantes do tipo cola
• Álcool
• Alimentos ricos em gordura

Importante dizer que para o triptofano ser utilizado na via da serotonina e não se perder para o músculo, o triptofano deve ser acompanhado com carboidrato. Sempre dê preferência aos carboidartos complexos, no entanto.

Além disso, deve ser uma fonte constante no organismo e não ingerido somente no momento de relaxamento, e deve ser acompanhado de cofatores para formação de serotonina, como o ácido fólico, vitaminas B12, B6, zinco, magnésio e niacina.






Viu como não é fácil emagrecer? Quando se fala em perda de peso, isso também deve ser levado em consideração. Então, tire bastante proveito do seu sono e durma bem!!!!!!

beijosss

5 comentários:

  1. eu amoooo dormir... mas durmo em média 6h por noite... é pouco né?

    ResponderExcluir
  2. Depende de cada um. O importante é dormir bem, isso quer dizer, não perder a hora boa do sono, a hora do descanso... geralmente esse horário é das 23 às 3 da manhã. Esse é o sono ótimo!!!
    Se vc perder esse horário a qualidade do sono já cai drasticamente...
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. sempre penesi que o cacau era estimulante e proibido a noite pra quem tem dificuldade pra dormir. Entao nao?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!