quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Introdução Alimentar para Bebês

Muita mamãe não sabe como fazer a introdução de alimentos de maneira correta. Por isso, elaborei um pequeno material para tirar as dúvidas:

Alimentação infantil: introdução de alimentos



Toda mãe de primeira viagem e até mesmo aquelas que já têm filhos, tem dúvidas como deve ser a alimentação dos pequenos. É importante ressaltar que a criança deve receber exclusivamente o leite materno até os 6 meses de vida. Este ato simples garantirá benefícios importantes para a saúde do bebê.

O atraso na introdução do leite de vaca não só previne o desenvolvimento de alergias alimentares, como reduz infecções intestinais por rotavírus. Além disso, o leite materno possui efeito protetor contra o desenvolvimento de diabetes melittus tipo 1 e ajuda na formação do sistema imunológico saudável.

Após este período o organismo da criança já está preparado para começar a receber outros tipos de alimentos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para otimizar a tolerância e reduzir alergias alimentares. As dicas abaixo podem ajudá-la nessa missão!
- Introduza novos alimentos no tempo certo e não mais do que 1 alimento novo a cada dois dias.
- Oferte pequenas porções dos alimentos novos (cerca de 2 colheres das de chá).
- Inicie com a consistência bem rala e só evolua para a consistência mais sólida quando o bebê tiver controle da sua língua ao impulsionar o alimento para trás.
- Nunca force a criança ingerir mais comida do que a desejada.
- A temperatura ideal dos alimentos é a morna.
- Não tenha medo de testar novamente um alimento que o bebê previamente não tenha gostado.
- Tente variar a alimentação, não apenas para encorajar o bebê a experimentar novos gostos, mas para reduzir a probabilidade de alergia alimentar.
- A criança deve experimentar 18 vezes cada alimento. Antes disso ela não é capaz de discernir se gosta ou não.
Outro ponto importante é a expressão do rosto na hora da alimentação. Se a pessoa que estiver oferecendo o alimento fizer cara feia ou com pressa e sem paciência, a criança poderá associar a ação com a comida e achar que aquilo é ruim. Por isso, faça expressões alegres e ofereça os alimentos com muita calma e carinho.


Sequência da introdução dos alimentos sólidos na infância:


6-9 meses


Cereais Vegetais Cozidos Frutas Carnes Laticínios Sementes:

Arroz e painço. Inhame, batata, abóbora, cenoura, beterraba, brócolis, couve, repolho, acelga e vagem Pera, banana, damasco, maçã, pêssego e melancia. Cordeiro e peru. Leite materno e leite hidrolisado Óleos vegetais (canola, girassol, linhaça e milho).


9 a 12 meses


Cereais Vegetais Cozidos Frutas Carnes Laticínios Sementes:

Cevada, centeio e aveia. Aspargos, couve-flor e couve de bruxelas. Abacate, ameixa, abacaxi, uvas, cranberry e passas. Frango, vitela e bovina. Leite materno e leite hidrolisado Óleos vegetais (canola, girassol, linhaça e milho).

12 a 24 meses


Cereais Vegetais Cozidos Frutas Carnes Laticínios Sementes:

Milho, trigo e outros. Ervilha, espinafre, tomate, aipo, pepino, alface, cebola, alho, feijão e favas, soja e qualquer vegetal cru. Laranja, limão, lima, grapefruit, morango, framboesa, melão, manga, figo, tâmara e cereja. Porco, peixe e ovos. Iogurte natural, leite, cottage e queijo branco. Óleos vegetais (canola, girassol, linhaça e milho).

Após os 2 anos

Chocolate, amendoim, nozes, sementes, mel, refrigerantes, café e açúcar adicionado.

 
É importante falar ainda, que cada criança possui as suas diferenças e cada caso deve ser avaliado separadamente. Mas seguindo algumas orientações, seu bebê vai ser bem saudável!
 
beijo grande

30 comentários:

  1. Amei as dicas. Tenho um bebe de quase 2 meses que vai levar uns meses para começar a comer as comidinhas, mas o outro de 3 anos só come arroz, feijão e carne. Nem de fruta ele gosta, mas como bebe muito suco dá para compensar. Vou tentar adicionar as farinhas na comida dele,né?

    ResponderExcluir
  2. Larissa, coloca as farinhas no suco, na vitamina e até no feijão. Aí ele não percebe!! rsrsr
    beijo grande

    ResponderExcluir
  3. oi,me chamo samara, 28a e tenho hipo, peso80k-160c Drª Fernanda me ajuda!!!a perder peso-faço 3x semana 1h de spinig e localizada=2hs e uma alimentação otima como pão com quinoa ecastanha,frutas, legumes sem refrigerante e gorduras e ñ emagreço uma grama POR FAVOR QUERIDA!! ME AJUDE! BJS

    ResponderExcluir
  4. Babi, queria muito poder te ajudar, mas não consigo pelo blog! rs O tratamento é sempre individualizado e nunca dieta pronta, de gaveta!
    Procure um nutricionista ou venha até o consultório...
    beijo grande

    ResponderExcluir
  5. boa tarde estou grávida de três meses,gostaria de saber se posso comer amaranto com linhaça dourada mel e banana ? pois minha mãe come e gostei, até pq tenho intestino preso e melhorou bastante?
    mas parei depois que soube da gravidez
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. dra. fernanda,

    fico pensando em como era o mundo antigamente... nao existiam estas formulas lacteas... podemos dar leite integral diluido para bebes a partir de 7, 8 meses, como era antigamente? nao seria mais natural dar um leite organico fervido diluido do que estas formulas lotadas de ingredientes industrializados?
    qual o risco de fazer isso, ou qual a possibilidade de fazermos isso, muitas familias de lugares que nao tem acesso a estas formulas dao leite integral, nao?
    queria oferecer a meu filho somente produtos organicos, ainda amamento, mas fico preocupada com a possibilidade do meu leite secar antes dos 2 anos...
    gostaria de uma orientacao quanto a isso, inclusive se for possivel, me de os dados de seu consultorio para uma consulta, se vc achar que da para tentar oferecer somente estes produtos pro meu bebe, obrigada, silvia : siltag@yahoo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia! Há muitas controvérsias na alimentação infantil, e por isso vou dar uma opinião pessoal e minha conduta como profissional.
    O leite de hoje não é mais o de antigamente... a vaca mudou (cheia de hormônios e antibióticos para produzir leite o tempo todo), o pasto mudou (as chuvas contaminadas, o solo pobre em nutrientes), enfim, tudo mudou! Então o que se preconiza hoje é não oferecer leite de vaca até os 2 anos de idade. Isso porque pode estimular muito a produção de insulina, podendo no futuro acarretar problemas como diabetes, e o inestino da criança não está preparado para receber a proteína do leite, que é super pesada.

    A minha indicação é usar leite hidrolisado e revezer com leite de quinua, leite de gergelim, leite de arroz.... temos várias opções no mercado.
    Espero ter clareado um pouco as coisas!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, parabéns pelas dicas! Sou nutricionista funcional e observei que você defende o uso de leite hidrolisado, ou seja, aporte proteico com baixa alergenicidade. Como meu bebê está completando 6 meses e, retornarei ao trabalho, achei uma ótima opçaõ! Joyce

    ResponderExcluir
  9. Oi Joyce! É realmente difícil cuidar dos bebês nos dias de hoje, né?
    Mas acho que estamos no caminho certo!
    beijos e obrigada por acompanhar!

    ResponderExcluir
  10. dra. fernanda,tenho uma bebe de seis meses.qual a quantidade de farinha de brocolis posso dar a ela ?obrigada!

    ResponderExcluir
  11. 1 colh de café, tá?? pq é bem concentrado!Coloque na papinha salgada!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Dra Fernanda,

    Parbéns pelo blog e principalmente pelo conteudo!Tenho um filho de 1 ano e estou com muita dificuldade com a alimentacao dele... Estou dando o ninho 1, mas ele nao gosta. E as farinhas de brocolis, couve e vegetais onde encontro? Muito obrigada!! Alessandra

    ResponderExcluir
  13. gostaria de tirar uma duvida...sera que posso gar linhaça para minha bebe de 6 meses.....katiele lima.......

    ResponderExcluir
  14. Oi Dra Fernanda,
    Pesquisando na net achei seu site e aqui estou lendo tudo q posso. SOu brasileira,marido grego e moramos na Asia onde tivemos trigemeos. Dei luz este ano em fevereiro, e tudo eh uma GRANDE novidade. Porem estou muito perdida em como alimentar meus bebes. Tenho dois meninos e uma menina, porem um dos meninos ainda nao tem dentes, os outros dois tem. eles estao com 9 meses e 4 dias, ja comem papinha salgada, uso assim pq leio dessa maneira porem eu mesmo cozinho e NAO adiciono sal. Sempre faco, vegetais(abobora, cenoura, chuchu com carne) ou (batata, cenoura,beterraba e chuchu com carne) ainda nao fiz nada com frango, e tb ai vem minha pergunta, QUANDO OFERECER MACARRAO, FEIJAO,ARROZ? Assim como as folhas verdes?
    Fico agradecida desde de ja.
    Gabriela.

    ResponderExcluir
  15. Ola Dr. Fernanda você tem consultório ? Se sim aonde fica, como entro em contato? Estou procurando uma nutricionista que atenda crianças estou precisando de ajuda com meu bebe, ele está agora com 1 mês e está com alergia a leite e seus derivados e a soja tambem... meu e-mail é mfnanda15@gmail.com. obrigada desde ja pela ajuda

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra. Minha filha tem 4 meses e está com grande dificuldade de se alimentar apenas com o peito. A indicação da pediatra foi inserir complemento. Acabei comprando aquele Aptamil1, mas gostaria de oferecer a ela o leite de Quinoa. Como fazer este leite? Para adultos sei que são 1 medida de grãos para 3 medidas de água (depois de deixar de molho de 8 a 10 horas). Você poderia me ajudar? Mantenho essa proporção eu aumento a quantidade de água?
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  17. Dra. Fernanda bom dia,estou desesperada! Tenho um bebê de 4 meses e meioque so mama no peito, mas tenho que começar a introduzir o complemento pos ou a trabalhar no final de setembro. Já tentei todo tipo de mamadeira e copo mas ea rejeita todos. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. O que acha da batata doce para bebês entre 6 e 9 meses?

    ResponderExcluir
  19. Dra. Fernanda,
    Meu bebe está com 4 meses e tem fissura palatina. Por isso também tem ganho de peso inferior às crianças com palato. Está na hora de introduzir frutinhas e tenho tido dificuldade pois como ainda não senta e tem a fissura ele engasga um pouco. E chora com a papa, com a mamadeira ele não chora. Como fazer para alimentar?? Posso esperar mais um pouco?

    ResponderExcluir
  20. Dra. Fernanda,
    Tenho uma netinha que está com 10 meses e não come nada! Ela ainda mama no peito e fomos introduzindo os alimentos a partir dos 6 meses. Mas não aceita mamadeiras e nem colheres. Tentamos no copo e depois de muita insistência ela passou a beber água. Ela dás umas mordidinhas nos legumes quando damos na mão, mas não é o suficiente para alimentá-la. Nunca vi uma criança rejeitando tanto uma colher, não importa o que colocamos nela. Não aceita nada, nem fruta, nem papinha, nada. Acabamos oferecendo as coisas na mão, mas ela acaba jogando no chão. Fico preocupada se o leite materno ainda a está alimentando suficientemente. Ela fará 11 meses e até hoje não comeu uma papinha sequer. Minha nora já não sabe o que fazer. Por favor, ajude-nos.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber quando posso introduzir o Sal.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo artigo! O assunto se faz necessário por se tratar do começo de vida. Há muitas pessoas que, apesar de cultas, mas no que tange a esse valor nutritivo são leigas com interesse do saber para poder aplicar vendo seus filhos crescerem saudáveis e felizes.

    ResponderExcluir
  23. bom dia eu posso da. danone por meu bebe. ele so tem 6mes.

    ResponderExcluir
  24. Olá tenho uma bebê de três meses e gostaria de saber se posso dar óleo de canola

    ResponderExcluir
  25. Meu bebê está comendo frutas e logo reclama nervoso. Já coloquei na peneira e aceitou um pouco mais. E pode assim? Por causa dos nutrientes pode perder...
    Quer só o peito. Volto a trabalhar e estou preocupada.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia doutora tbm preciso de ajuda minha filha já tem 3 anos ainda mama no peito não consegui tira lá ainda ,se alimenta muito pouco consome muito chocolate e tem o intestino muito preso. Será que posso dar óleo de semente de linhaça e quanto obrigada se puder me ajudar .

    ResponderExcluir
  27. Bom dia doutora tbm preciso de ajuda minha filha já tem 3 anos ainda mama no peito não consegui tira lá ainda ,se alimenta muito pouco consome muito chocolate e tem o intestino muito preso. Será que posso dar óleo de semente de linhaça e quanto obrigada se puder me ajudar .

    ResponderExcluir
  28. Eu do mama posso tomar farinha de maracujá pra imagrecer

    ResponderExcluir
  29. Eu do mama posso tomar farinha de maracujá pra imagrecer

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!