terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chá Verde x Chá Branco x Chá Amarelo x Chá Vermelho

A coluna Sabor e Saúde do Jornal Vida Integral você só encontra no jornal impresso, pois isso trouxe pra vocês o que eu escrevi nesse mês na coluna.

O texto diferencia os tantos chás que encontramos no mercado e que na verdade é a mesma folha.
Aqui está a primeira parte! A continuação e a conclusão do assunto, onde vou falar minha opinião sobre qual  é o melhor chá, só no mês que vem! Segura a curiosidade aí!!!!!

Coluna Sabor e Saúde

Qual escolher – Chá Verde x Chá Branco x Chá Amarelo x Chá Vermelho?
Sempre que estamos comprando alguma coisa e vemos vários produtos semelhantes, bate a dúvida: qual escolher? Alguns produtos só dá pra comprar se tivermos uma nutricionista a tiracolo, por isso escolhi falar sobre a diferença entre os chás verde, branco, amarelo e vermelho. O chá arco-íris ainda não foi lançado – ainda bem, então vamos nos ater a esses e esclarecer todas as dúvidas.



Primeiro vamos às definições:

O Chá Verde é obtido das folhas da Camellia Sinensis e sofre um processo logo após a colheita e secagem, para que sejam inativadas enzimas que não degradem as catequinas, que exercem diversos efeitos benéficos a saúde. Por ter mais tanino, o chá verde é o mais amargo dos quatro.

O Chá Branco são as folhas mais jovens da Camellia Sinensis. Ele é colhido ainda broto, e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais. Assim, ele apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os outros chás. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás.



Já o Chá Vermelho é feito a partir de um processo de fermentação longo, mais ou menos 60 anos, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos. Mas esse é o verdadeiro chá vermelho, o chá vermelho da China, que é caríssimo. Aqui no Brasil, para baratear o custo, a indústria realiza na camellia sinenses um processo químico de oxidação, que é passado como se fosse um processo de fermentação natural, o mesmo ocorrido no país de origem (China). ainda não temos comprovado cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico, mas estudos sugerem que este chá, além de seu efeito na queima de gordura, poderia exercer efeitos benéficos na redução do colesterol, desintoxicante, agindo no fígado. Os possíveis benefícios citados acima, são da erva fermentada naturalmente e não da erva oxidada quimicamente. É importante ter o máximo de cuidado quando se escolhe uma erva.

O Chá Amarelo é similar ao processo do chá verde, mas o processo de colheita e secagem é mais lento. Não se sabe se os efeitos são os mesmos do chá verde. Não há nada conmprovado cientificamente. É provável que contenha antioxidantes, como as catequinas do chá verde, combatendo o envelhecimento precoce e tratando as doenças inflamatórias como obesidade, hipercolesterolemia, hipertensão e diabetes.

Receitas
 
Maçã com chá verde

• 1 xíc. (chá) de chá verde (ou branco)
• 1 maçã pequena com a casca e cortada em cubos
• 1 pêra pequena com a casca e cortada em cubos
• 2 col. (chá) de levedo de cerveja
• 1 col. (chá) de mel (opcional)

Prepare o chá: coloque 1 xícara (chá) de água no fogo. Assim que ferver, acrescente 1 col. (sobremesa) de chá verde (ou branco). Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água, se necessário.



Couve com Chá vermelho
No liquidificador:
• 1 xíc. (chá) de chá de infusão de chá vermelho
• 1 folha de couve
• 1 cenoura pequena em rodelas
• 1 col. (chá) de gengibre ralado
• 1 col. (chá) de mel Ou melado de cana (opcional)
• 1 cubo de gelo

Prepare o chá: coloque 1 xícara (chá) de água no fogo. Assim que ferver, acrescente 1 col. (sobremesa) de chá vermelho. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água, se necessário.

 
beijo grande e pode perguntar a vontade!

46 comentários:

  1. fernanda, meu nome é brunna.
    tenho 21 anos, 1,65m e agora 75kg (já perdi 5kg nos últimos 2 meses).
    gostaria de saber se eu posso tomar chá verde e cápsula de berinjela no mesmo dia. como os dois são diuréticos, fiquei com um pouco de medo!

    obrigada!


    brunnaapm@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna!
    Não precisa ter medo não. São dois componentes diferentes e um não interfere no outro. o máximo que podemos misturar, por assim dizer, são 3 ervas. Então não tem problema nenhum nesse aspecto que vc perguntou.
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, que blog legal!!! estou te seguindo... 1000 bjus saudade.
    www.resgatedahumanidade.blogspot.com
    Larissa Vasco - Videira Goiania.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, eu vi seu video sobre as farinhas e tenho uma dúvida. Tenho um filho de 3 anos que não gosta de verduras e legumes. As farinhas podem ajudar? A de cenoura, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa!!!! que bom que vc gostou!!!
    Sobre o seu filhote eu acho que tudo é válido! Se ele não come bem, vale a pena sim usar farinha de brócolis, farinha de agrião, farinha de couve, cenoura e beterraba. Já existem no mercado várias opções e vale a pena sim, pois conversa alguns nutrientes sim!
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. olá,Dra fernanda!
    tive o prazer de assistir no gazeta, quando vc esteve lá, e gosstei muito de tudo que foi dito,pois sempre faço o que posso pra seguir algumas praticas para mudar meu estilo de saude gosto muito de cuidar da saude e estou sempre em busca das novidades que estão lançando no mercado em tudo que se diz que seja para se viver bem, melhor e com mais saude.quero saber de tudo que posso ter acesso para eu ter uma vida melhor e ficar mais bonita e mais saudavel.sempre faço uso de fibras,linhaça,cha branco,sucos de soja,aveia,muitas folhas verdes tipo rucula que adoro, muita alface.
    gostaria de saber de mais dicas de saude, pra eu viver melhor, prolongar a juventude, tudo que for melhor para estar sempre de bem com a vida.

    sem mais

    obrigada pela atenção!!!

    ADRIANA DA COSTA E SILVA

    ResponderExcluir
  7. Adriana, obrigada pelo carinho!
    Acesse sempre o blog que vc vai ter essas notícias e dicas para melhorar a saúde!E qualquer coisa estou aqui!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  8. OI ,DRA!ESTOU TOMANDO COLAGENO HIDRONIZADO,E FOI MARAVILHOSO PARA DORES QUE TINHA NAS PERNAS, MAS ESTOU COM MUITA COÇEIRA PELA CORPO COM VERGOEZINHOS, TEM ULGUMA COISA A VER COM O COLAGENO? BEIJOS ,E OBRIGADA PELAS APARIÇOES NA TV GAZETA. ROSE. rose.lcampos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. DRA,TENHO UNHAS FRAQUISSIMAS, ELAS QUEBRAM,PARTE,DESCAMA D MAIS . OQUE DARIA PRA USAR ,PARA MELHORAR ? BEIJOS , MEIRE. rose.lcampos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. OLA ME CHAMO MARIA DE FATIMA, DRA GOSTARIA DE SABER SE O CHA VERDE (TODOS ELES)TEM CONTRA INDICACAO PARA HIPERTENSOS , POIS ESTAVA TOMANDO O VERDE E SENTIA DORES NA NUCA , MINHA MEDICA DISSE PARA PARAR DE TOMAR O CHA !!!A DOR SUMIU !!
    TODOS PODEM AUMENTAR A PRESSAO ????

    fabiolascostinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabiola! Todos esses chás são feitos com a camelia sinenses e todos tem cafeína e por isso são perigosos pra quem tem pressão alta.
    Então não tome mesmo...
    beijossss

    ResponderExcluir
  12. Ola me chamo adriana e gostaria de saber se bater cha verde com berinjela faz mal.

    ResponderExcluir
  13. Adriana, vc fala a água de berinjela? Acho que não faz mal não, mas é melhor vc tentar usar o chá verde + a farinha de berinjela! o que acha?

    ResponderExcluir
  14. Oi, doutora! Meu nome é Sheila e queria saber se o chá verde faz bem ou mal para quem é hipertenso. E se faz, o porque. Minha mãe está querendo perder peso e queira tomá-lo, mas não tem certeza se pode. E também qual a forma certa de preparar e quantas vezes ao dia ele pode ser tomado. Desde já te agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Sheila, o uso do chá verde para hipertensos é de no máximo 2 xícaras de chá por dia, ou seja, 400ml. Se a pressão da sua mae estiver controlada, não tem problema. Mas se oscila muito, é melhor não tomar. O chá verde tem alta concentração de cafeína, que é um estimulante e por isso pode aumentar a pressão.
    O melhor é tomar 2x ao dia, sempre em horários diferentes.
    E o jeito certo de fazer, é usar sempre a folha (de marca confiável) e deixar na infusão por 4 minutos, no máximo 5... depois disso, o chá fica intragável!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  16. olá,Dra fernanda!
    tenho 42 anos,e começei a tomar centella asiatica de 17g., cascara sagrada de 20g.,e cavalinha de 15g. em capsulas.porem tenho uma duvia ao comprar vi que tem em varias miligramas.qual a dosagem e a melhor? Pois tenho muitas celulites ,intestino resecado e retenho muito liquidos,e ja fiz tratamentos como drenagem ,hecus etc. e nem sempre da pra pagar ,pois e muito caro . no meu caso nao posso emagrcer muito porque afino muito no rosto.quero perder medidas somente no quadril,e coxas ,e braço e o que mais me encomoda.Por isso estou tentando com as capsulas. ,estou fazendo atividades visicas tambem.por favor me responda .grata!

    ResponderExcluir
  17. oi DRa.Fernanda tenho 21 anos e ganhei bb a 7 meses ainda falta cinco kls pra mim perde gostaria de saber se eu posso toma oleo de linhaça,ainda estou amamentando?

    ResponderExcluir
  18. Para retenção de líquidos a cavalinha é ótima. Acho que o chá branco e o hibiscos ótimo também! Vc pode tomar em cápsula se quiser.. a dosagem depende de tanta coisa... então não tem como eu te falar qual a melhor. Depende!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  19. Nossa!!! como vc é novinnha para ter um bebê!!! rsrsrs mas é o seguinte: óleo de linhaça ou farinha de linhaça ótimo desde a gestação. Na amamentação é melhor ainda, pois você vai passar vários nutrientes para o seu bebê.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  20. OLA TUDO BEM MEU NOME E ACASSIA E GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TOMAR CAPSULA DE BERINGELA MAS CHA VERDE E LEVETO DE CERVEJA EM CAPSULA EU MALHO TODOS OS DIA BEIJOS .....

    ResponderExcluir
  21. Acassia, não sei o sei caso, então não sei se vc pode tomatr. Tudo o que vc falou é bom para o organismo.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  22. Olá doutora ferndanda. Eu vi um médico falando que 1 capsula de chá verde ele equivale a quantidade de 10 xicaras feito com a folha. Isso não varia mal? Daria dependencia?
    Sinceramente não confio em nada que é em capsula, devido a sua alta dosagem, e por não sabermos qual efeito que isso causaria a longo prazo!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Dra.Gostaria de saber..como tenho pressão os chas branco,vermelho e verde juntos podem aumentar ainda mais esta pressão..comecei a tomar uma capsula por dia com 100mg misturados e estou me sentindo muito mal,com desmaios e enjoos, preciso parar de tomar ou e so uma questão do corpo se acostumar.
    Odete em 06/11/2011

    ResponderExcluir
  24. Por que o chá verde faz mal para quem tem hipertensão.

    Teresa

    ResponderExcluir
  25. Ola!
    Gostaria de saber se posso tomar capsulas de cha verde e capsulas de beringela? Pois qria auxiliar a perca de pesa (verde) com a diminuição do colesterol (beringela)... como nao consigo mais tomar o cha verde, qro optar por tomar ambos em capsula.
    Desde ja agradeço.
    Simone Figueiredo

    ResponderExcluir
  26. ola, fernanda, me chamo josiane tenho gastrite e estava tomando o cha verde sache, todos os dias, uma vez ao dia, mas, começou a me dar mto dor no estomago, entao, parei de tomar, mas será que posso tomar outro cha com o mesmo efeito ou posso voltar a tomar o cha verde 2 vezes por semana, ao inves de todos os dias?

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber qual o fitoterápico para ansiedade, sindrome do panico e depressão. Grata

    ResponderExcluir
  28. ola Fernanda,sofro de estres,nervoso,anciedade e isso ta me deixando muito doente.sera q da para me passar um cha pra esses sintomas.bjssss DENISE

    ResponderExcluir
  29. cha verde faz mal pra quem tem hipotiroidismo ????

    ResponderExcluir
  30. Oi doutora! Boa tarde! Estou numa grande dúvida: chá branco ou chá verde? A maioria das dietas que vejo me pedem chá verde, mas parece que o branco tem mais benefícios, apesar de pouco conhecido. Meu intuito é emagrecer um pouco, principalmente tirar gordura localizada. Malho 2 vezes por semana e pretendo começar aquela Dieta dos 17 dias; Tb tenho cápsulas de óleo de cártamo pra tomar. Gostaria de saber se posso tomar o chá (verde ou branco) aliado ao cártamo e a dieta. Ah, sinto muito sono, eles piorariam esse estado? Infelizmente não tenho tempo de ir a nutricionista, se puder me ajudar, agradeço! Abraço, Patricia.

    ResponderExcluir
  31. Ola Doutoura!!!

    Doutora uma dúvida.
    Eu não consigo tomar chá verde a erva pois acho muito ruim entao compro o pó soluvel com gostinho de limão. Esse não faz efeito algum????To tomando de besteira???Pois vi uma resposta sua dizendo que é melhor tomar a erva.

    ResponderExcluir
  32. qual e o cha mais indicado para quem tem pressao alta

    ResponderExcluir
  33. tenho anciedade e tomo remedio contolado posso tomar chá branco?

    ResponderExcluir
  34. eu tenho 21 anos peso 193 kilos
    tenho 1 metro 83 sentimentos não tenho diabete , não tenho colesterol alto ,só tenho pressão alta queria saber do chá verde ela pode subir minha pressão qual beneficio o chá verde pode me dar

    ResponderExcluir
  35. Posso tomar cha branco, vermelho e verde, misturado em capsulas?

    ResponderExcluir
  36. Posso tomar cha branco, vermelho e verde, misturado em pó?

    ResponderExcluir
  37. Estou misturando as seguintes ervas: Oliveira, Hibiscus, Cavalinha, Chá verde, Chá branco, tem alguma contra indicação e a que horas posso toma-lo.

    ResponderExcluir
  38. Comprei chá branco, vermelho e verde em pó, posso mistura-lo e tomar uma única vez e qual o melhor horário para toma-lo e a que temperatura, estava pensando em bebe-lo logo ao acorda em temperatura ambiente, somente misturando o pó na agua fria.

    ResponderExcluir
  39. Veja como emagrecer com CAFÉ VERDE e casos de sucesso:
    http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/emagrecer-com-cafe-verde.html

    ResponderExcluir
  40. Bom dia doutora, gostaria de saber se posso tomar cha verde com cha branco misturados e capsulas de óleo de cartamos juntos? Tenho triglicérides e colesterol altos. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  41. Poso tomar o cha de oliveira mas cha vermelho? Ou não ,, aguardo resposta dr

    ResponderExcluir
  42. Olá,cápsulas de hibisco emagrece e qtas vezes ao dia deve tomar? ,

    ResponderExcluir
  43. sou hipertensa tomo medicação diária tomo chá branco e chá verde intercalados no chimarrão pois sou gaúcha e não dispensamos esta bebida é valido?

    ResponderExcluir
  44. Olá Dra Fernanda!!
    Pode tomar chá branco tendo 15anos??

    ResponderExcluir
  45. Olá Dra Fernanda!!
    Pode tomar chá branco tendo 15anos??

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!