quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Água Milagrosa - qual????

Hoje levei o maior susto!
Me mostraram uma revista que tinha uma chamada bem peculiar "A Poderosa Água que Emagrece". Fiquei pensando se era uma água da china ou água energizada, sei lá eu!
Então fui para a matéria porque procuro estar a par de produtos novos e tal, e quando menos esperava, vi meu nome na entrevista!
Trata-se da revista Viva Mais, edição n 571, 10 de setembro de 2010.




Lembrei que realmente fui entrevistada sobre essa questão da água, pois o pessoal da redação ficou impressionado com uma pesquisa da Revista Galileu que dizia que beber dois copos de água antes da refeição ajuda a emagrecer. Para ler o estudo científico clique aqui






A matéria enfatiza muito a questão de que a água emagrece se tomada antes da refeição, mas na verdade qualquer líquido pode estimular a liberação desse hormônio que tem a ver com a saciedade.


































Viva!: 1- Por que a água dá a sensação de saciedade?

Dra Fernanda Granja: O mecanismo que pode estar relacionado à esse efeito de saciedade da água, é a liberação de colecistoquinina (CCK), que é um hormônio gastrointestinal sintetizado por neurônios do sistema nervoso central, que tem relação com a saciedade e controle do apteite. Estudos mostram que esse hormônio é mais liberado na ação de líquidos do que na ação de sólidos. Isso nos faz concordar com o estudo, pois a partir do momento de que o indivíduo ingere um copo de água antes da refeição, esse hormônio anorexígeno é liberado, diminuindo a fome na hora da refeição.

Viva!: 2- Segundo o estudo da Universidade Virginia Tech, pessoas em dieta que consumiram água antes das refeições emagreceram, em média, até 2 kg a mais do que quem fez a mesma dieta, mas não bebeu água. Quanto tempo antes das refeições é indicado consumir água?

Dra Fernanda Granja: 30 minutos antes da refeição parace ser suficiente para se ter esse efeito anorexígeno.

Viva!: 3- Ainda segundo a pesquisa o consumo de água faz o corpo produzir mais calor, aumentando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais calorias. Para esse resultado, faz diferença a água ser gelada ou ter temperatura ambiente?

Dra Fernanda Granja: Para a possível queima de calrorias faz diferença se a água for gelada ou não. A água gelada faz o corpo queimar mais calorias, porque o corpo precisa trabalhar para manter a temperatura, aumentando assim o metabolismo basal, e consequentemente, aumentando o gasto calórico. Mas esse efeito é pequeno comparado a uma atividade física, então não podemos afirmar que água gelada emagrece.

Viva!: 4- É possível calcular quanto de água uma pessoa deve ingerir por dia? Se sim, como? Caso não seja possível fazer um calculo, qual a quantidade média de água que uma pessoa deve ingerir por dia?

Dra Fernanda Granja: Existe um cálculo sim e a quantidade de água recomendada por dia é individual. Para padrões de saúde geral, recomenda-se ingerir 2 litros de água por dia, mas cada indivíduo possui uma necessidade específica. Deve-se calcular 30ml por quilo de peso corporal, ou seja, 30 X 70Kg (em média), que equivale a 2.100ml de água. Se uma pessoa pesa 50 Kg, deve ingerir 1,5 L, ou se pesa 90Kg, deve ingerir 2,7 L.

Viva!: 5- Que outros líquidos as pessoas podem beber para ter um efeito parecido com o da água?

Dra Fernanda Granja: Sucos, chás e até um caldo leve.


Além disso, pessoal vai uma dica para ter saciedade: use óleo de coco 1h antes da refeição. Isso dá uma saciedade enorme!!!!!! E algumas pessoas relatam também controle na vontade de comer doce!!! mas cuidado, o óleo de coco em excesso pode aumentar a gordura no fígado, então não faça isso por mais de 3 meses, ok????


beijossss

3 comentários:

  1. adorei essas pequenas dicas eu estava precisando disso ,espero que vocês coloquem mais dicas

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, Dra Fernanda!

    Pela sua matéria do site alemdabeleza.com.br notamos que você é uma profissional que vê valor na hidratação pela água, gostaria de compartilhar um Aparelho Incrível que produz em casa Power H2O, que é uma água Bioativa rica em minerais e reduz o excesso de Radicais Livres.

    Estamos a procura de parceiros. Será que poderiámos marcar 30 mins para falarmos a respeito.
    Nossos clientes estão muito felizes com os resultados.
    Avalie nosso site www.allife.com.br
    Grato Anderson Souza, Consultor de Sáude & Bem-Estar

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!