quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Chá Verde e Chá Branco: os mais eficientes

Hoje vamos conlcuir a matéria sobre o chá verde e chá branco. Escrevi no jornal Vida Integral e disponibilizo aqui pra vocês! Para ler a matéria anterior, clique  aqui.

Coluna Sabor e Arte - Jornal Vida Integral (www.vidaintegral.com.br)

Chá Verde e Chá Branco: os mais eficientes

Aceleram o metabolismo, protegem as células contra ação dos radicais livres. Veja como preparar, como consumir, e, também, as cautelas se você for hipertenso


Podemos chegar a conclusão de que os melhores chás e os mais confiáveis são o chás branco e o verde. Ambos aceleram o metabolismo e contêm polifenóis e flavonóides, que são antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. Além disso, é fonte de vitaminas, como: C, K, B1 e B2.

O consumo regular de Camellia Sinenses oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

O chá verde age também na inibição da atividade da lipase intestinal (pancreática), cujo efeito se traduz numa menor absorção de triglicerídeos e colesterol, podendo acarretar um menor ganho de peso.

No entanto, devido a presença dos taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra esse prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. O ideal é que seja 1h30min após as refeições. Além disso, pela presença de cafeína, é importante que esses chás sejam evitados ser consumidos a noite ou a partir das 16:00h, para não prejudicar o sono.

É recomendado que os chás devem ser preparados em uma quantidade suficiente para ser ingerido ao longo do dia, pois após 12h o chás começam a perder suas propriedades. É importante lembrar também, que ele nunca deve ser reaquecido. Se a prefrência for o consumo do chá quente recomenda-se tomar logo após o preparo. Se a prefêrencia for chá gelado, recomenda-se guardar na geladeira e consumi-lo até 12h após o preparo.

O consumo ideal de camellia sinenses para garantir os benefícios das catequinas é de 4-5 xícaras ao dia ou 1 litro por dia. Para quem sofre de hipertensão, deve tomar cuidado com essa quantidade, pois a cafeína presente naturalmente, pode estar em excesso nessa quantidade, fazendo com que a pressão sanguínea suba. Recomendo o uso de 500ml por dia para hipertensos ou cardíacos.

Para se ter o efeito dos antioxidantes, é necessário consumir várias vezes durante o dia, para que ele faça o efeito protetor desejado. Portanto, recomenda-se tomar o chá da camellia sinenses ao longo do dia, sendo 1 xícara de 200ml de duas em duas horas. O benefício de se ingerir o chá verde, bem como diversos outros alimentos funcionais em quantidades fracionadas, é que assim garantimos uma maior eficiência de absorção dos princípios ativos que garantem os benefícios de seu consumo. Portanto, deve-se fracionar ao máximo a ingestão de chá verde ao longo do dia, assim haverá uma maior absorção dos nutrientes e compostos ativos. O chá mais potente é o chá branco, por ser a erva mais “jovem”, com mais antioxidantes e com maior efeito na queima de gordura corporal.

Dicas:


Para diminuir a concentração de cafeína do chá deve-se fazer uma primeira infusão de 1 minuto, coar a erva, desprezar a água e voltar a fazer a infusão de 4 minutos. Coe e tome em seguida.


Outra dica para se tomar o chá com mais prazer é não deixar de passar os 5 minutos de infusão, pois o chá ficará amargo. Quanto mais tempo deixar a erva em infusão, mais amargo ficará devido à presença de compostos fenólicos da erva, chamados taninos. Esses taninos, os mesmos presentes no vinho, conferem ao chá um sabor amargo e adstringente.

Modo de preparo Chá Verde ou Chá Branco:

Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), desligue o fogo.

Coloque 500ml de água num pote de vidro ou porcelana e acrescente 1 colher (sopa) de chá e abafe (infusão) por 3 a 5minutos. Coe, despeje em uma garrafa e beba ao longo do dia. O ideal é não acrescentar adoçantes nem açúcares.

Essa é a minha opinião, tá?

beijo grande

27 comentários:

  1. Muito interessante, as essas informações.
    Mas um coisa que fiquei na duvida, no mercado existem varias opções que ja vem pronta, apenas ser diluida na agua e tomar. Esses também tem os mesmos principios ativos ou melhor mesmo a erva in natura? Qual a diferença entre as duas opções? Agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Os chás solúveis possuem o princípio ativo sim, mas eles também possuem outros componentes, como adoçantes e conservantes. Isso pode atrapalhar a função primordial do chá, que é a de desintoxicar e "limpar" o organismo. Então sempre sugiro usar a erva e não o solúvel. E sempre sugiro usar a folha e não o saquinho.
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog...gostei muito das dicas de alimentação

    Camila

    ResponderExcluir
  4. onde posso encontrar o oleo de coco, qual a quantidade devo tomar ao dia.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Camila!!! Acompanhe todas as semanas os posts novos!
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA! GOSTO MUITO DO SEU BLOGG, SÓ O VERDE AJUDA A EMAGRECER OU É BOM ASSIA-LO COM MAIS ALGUMA COISA ABRIGADO BEIJOSSSSSSSSS..

    ResponderExcluir
  7. O verde é muito bom para esse efeito. Mas vc pode associá-lo com o hibiscus e o branco.
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. OLÁ!MEU NOME É ELIANE, GOSTARIA DE SABER SE O ÓLEO DE LINHAÇA EM CÁPSULAS PODE SER TOMADO, SE TEM OS MESMOS BENEFICIOS QUE A SEMENTE, E QUAL SERIA A MELHOR MARCA CONFIAVEL PARA COMPRAR.

    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  9. o óleo de linhaça é diferente da semente... ele é mais concentrado e mais rico em omega 3. A semente terá além do omega 3 (claro que em menor quantidade), fibras e lignana e ameniza sintomas da TPM e menopausa. Entào depende do seu objetivo.
    Existem marcas ótimas no mercado, mas infelizmente não posso descrevê-las aqui...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dra. Fernanda,

    Primeiramente, parabêns pelas duas matérias sobre os chás, adorei.
    Hoje fui a endocrinologista e ela me receitou um chá manipulado com: chá verde, chá vermelho e chá branco. Como estou perdendo peso muito devagar, ela disse que esses chás poderiam ajudar a acelerar o meu metabolismo. Procurando entender melhor a ação desses chás antes de comprar qualquer produto, gostaria de tirar uma dúvida, se possivel.
    1. Existem concentrações mínimas para que o princípio ativo começe a atuar de forma correta?
    2. Qual a vantagem de comprar um produto manipulado (mai caro) e um de farmácia (mais barato), se os princípios ativos são os mesmos?
    Agradeço desde já sua atenção e virei fa do blog.

    ResponderExcluir
  11. Josefranci, a concentração vai depender muito de pessoa para pessoa. o Chá verde é um estimulante do metabolismo, não é um remédio... tudo o que é natural, demora mesmo para fazer efeito. O que vc precisa fazer é ajudar o seu corpo a responder melohor. Ou seja, comer de 3 em 3 horas e fazer exercícis. Tome o chá verde antes do exercício tb!
    A vantagem de fazer manipulado é que a pessoa coloca a dose que ela quer (gerlamente maior do que está nesses vendidos prontos). Outra vantagem, é a certeza que tem o princípio ativo lá e não balela, como muitas empresas fazem...
    mas tem que ser de farmácia confiável, senão pode acontecer o mesmo!
    Ah, e obrigada pelo carinho!
    beijossss

    ResponderExcluir
  12. Amei seu blog,me ajudou muito,tinha muitas duvidas,tenho Hipotiroidismo,me trato a mais de 1 ano comecei tomar Puran 25mg por um certo tempo,faz uns 3 meses que tive que aumentar a dose para 50mg a pedido da minha medica.Só não sei o que fazer para perder peso,tinha 53 kg antes de descobrir a doença e hoje estou com 75 kg,não por comer dimais mais por causa da doença,e pra ajudar tenho refluxo não sei o que posso comer meu medico me disse que deveria deixar de comer vários tipos de alimento..Pode me ajudar?O que posso fazer para perder peço sem prejudicar minha saúde?

    ResponderExcluir
  13. por favor, estou procurando orientação a respeito do chá verde instantâneo, aquele em pó...o que acha? pode substituir o de saquinho normalmente? obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ola Dra. Fernanda Granja,

    Preciso de uma ajudinha, comecei a dieta da proteina no dia 07/08 e terminei no dia 14/08 pois a minha glicose estava 67, muito baixa, e junto com a dieta estou tomando Lipo 6 Black, sei que nutricinonista não recomenda suplementos e nada do gênero, e hoje estou tomando Chá verde logo pela manhã com o Lipo6, o cha verde é aquele de sachê (mate leão), gostaria de saber com vc Dra. se essa marca é boa ou tem melhores, se capsula é melhor, eu preciso de algum chá para emagrecer....estou com 27 anos , 85Kgs,1,70cm....quero emagrecer para depois pegar massa corporal....estou fazendo esteira e bicicleta...agradeço pela ajuda...

    Att,

    suryan Vieira

    suryan85@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ola Dra. Fernanda Granja,

    Comecei a dieta da proteína no dia 07/08 e tomando junto com o Lipo 6 Black, parei de fazer a dieta da proteína no dia 14/08 pois minha glicose estava marcando 67, muito baixa, mas não parei de tomar o Lipo 6, e hoje estou mantendo uma dieta menos rigorosa, não estou comendo massas,muito arroz, refrigerantes, etc...parei totalmente...eu estou fazendo caminhada na esteira e bicicleta..e agora estou tomando chá verde da marca Mate Leão, sei que muitas nutricionistas não apoia suplementos e nada do gênero, então não vou falar nada sobre o lipo 6, gostaria de saber sobre o chá verde, qual marca é a melhor, qual o melhor horario para tomar,tem outros chás que é mas garantido,se capsula é melhor...preciso emagrecer, tenho 27 anos,1,75cm e 85kgs.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dr. Bom dia, gostaria de saber se tem outro tipo de contato sem ser aqui que eu possa falar diretamente com a senhora, é que estou precisando de ajuda e tenho muitas duvidas gostaria de tirá-las.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu blog Dr.Fernada!

    Caso não seja abusar demais, eu gostaria de uma dica para fazer uma dieta saudavel, sem precisar para de comer...rs
    Moro na europa e ja faz tres anos que estou aqui, desses tres anos eu ganhei 12 kilos a mais!!! Fiquei doida!
    Parei com refri, chocolate, frituras, e tudo que não é saudavel!

    Como agora legumes cozido na agua e sal, faco peito de frango sem adicao de óleo, só o feijão que eu uso um pouco de oleo para dourar o alhio.
    Como muita fruta, bebeo bastante agua, mas quando chega o finalsinho do mês a grana vai ficando curta ai não da para eu manter a dieta a semana toda, porque aqui coisas são caras, mas eu queria ter uma opiniao profissional sobre com o que eu posso comer cada dia.
    Sei que geralm esta na onda do chá ver..rsrs quero isso também, mas eu vou na academia 4 vezes por semana e ja perdi 3 kilos;-) mas eu acho que preciso mesmo de uma opiniao profissional para fazer uma dieta correta!
    Abracos e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  18. Ala ..td bem? Então eu estou tomando o chá 30 ervas mais porém em capsulas... fa 14 dias hoje e estou indo bem ao banheiro eestou me sentido menos inchada.. mais ainda não perdi peso.. vc sabe me informa se demora pra fazer efeito o em capsulas? seria melhor tomar em chá? Estou comendo bem menos tb quando comeco a ver os resultados?

    ResponderExcluir
  19. posso secar a casca da Jaboticaba no forno do fogao?

    ResponderExcluir
  20. ola Dra. Fernanda me chamo fernanda tb, gostaria de saber se posso tomar o chá verde e durante o dia tomar agua da beringela

    ResponderExcluir
  21. Dra, eu edtou acima do peso entao reslvir tomar cha verde apos o cafe da manha e depois fo almoco, ja noite tomo o de hibisco. Sera que e posdivel perder peso ja qur quase tudo que eu consumo e integral como; arroz, macarrao,pao, torrada, cafe organico e leite desnatado.Elizangela Dutra

    ResponderExcluir
  22. Olá, estou com minhas taxas de triglicérides no limite da normalidade . Estou tomando farinha de berinjela em jejum e farinha de feijão branco antes das principais refeições a mais ou menos 1 mês. Quando terei um resultado satisfatório de diminuição desses índices? Por quanto tempo posso tomar essas farinhas? O que vc me aconselha na alimentação? Tenho 1,60 e 74 k ......Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Baseado nesta infoemação "Posso tomar cápsula no lugar do chá?
    Diferentemente do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança. " posso acreditar então que com o uso da capsula os resultados são melhores?

    ResponderExcluir
  24. tem algum site que eu possa comprar chá verde em po bom ?

    ResponderExcluir
  25. O chá verde só funciona se eu fazer exercício físico

    ResponderExcluir
  26. 1=>Posso colocar o cha verde na geladeira?
    2=>Posso misturar na mesma garrafa o.cha verde e o hibisco??
    3=>posso colocar canela? (Em pó ou seria melhor ela inteira?)
    posso colocar gengibre?(em pó ou seria melhor o pedaço?)

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!