quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diagnóstico, Sinais e Sintomas e Indignação

Nesse feriado fiquei descansando em casa, curtindo meu marido e meu cachorrinho fofo, o Toddy. Adoro ler, adoro revistas e adoro livros de leitura leve, pois é a única coisa que me relaxa! Não me venha com livros filosóficos ou livros que eu preciso ler duas vezes a mesma frase para entender o que o autor quis dizer, ou lembrar de algum fato histórico. Livro assim, fico com os de nutrição! Mas voltando ao assunto de leituras do fim de semana, me deparei com a matéria “Os seres humanos me aborrecem”da Revista Veja dessa semana, de 13 de outubro de 2010. Fiquei indignada com o que li (não com a matéria, pois achei que ficou excelente) e fico sempre irritada quando tocam no assunto médico x paciente. Fico indignada com o fato de que as pessoas não percebem o quanto são enganadas em consultórios médicos.

Quando minha raiva foi aplacada, começo a assistir GNT (canal da tv paga que eu adoro) e me deparo com uma propaganda bem intencionada, mas totalmente perigosa para nós meros mortais. A personagem da propaganda de um laboratório, diz assim “Se meu médico confia, eu também confio”. Aff!!!!!! Como a população é cega e desinformada!!!! A Bíblia, tão antiga e tão atual, é clara: “Meu povo perece por falta de conhecimento”. E isso acontece na área da saúde de uma forma estrondosa.

A matéria da Veja relata o sucesso do seriado House e como a medicina, ou melhor, os nossos médicos fazem diagnósticos ou pelo menos deveria fazer. O que a revista relata simplesmente não acontece nos hospitais ou consultórios médicos hoje. Todas as semanas recebos pacientes que não são bem atendidos e pagam 500 reais a consulta!! Os médicos de hoje não são ensinados a ver o paciente, mas a ver exames! Muitas vezes, os sinais e sintomas gritam, mas o médico prefere acreditar no exame laboratorial. Tenho dois exemplos claros de falta de observação clínica: o primeiro é um paciente com todos os sinais de hipotiroidismo: pés e mãos frias, cansaço excessivo, ganho de peso, queda de cabelo, intestino preso e por aí vai. Então o médico, do alto de sua linda mesa maravilhosa, assina com sua caneta Mont Blanc, o pedido de vários exames para ver como está a paciente. Depois de um tempo, a paciente volta em seu consultório e surpresa: o exame não acusou nada. Nada! O médico diz que ela não tem nada e pede pra voltar depois de uns meses e fazer o exame de novo (quem sabe na próxima vez, o exame acusa alguma coisa e, assim, ele pode fazer alguma coisa), ou o pior, o médico diz que é estresse e que ela precisa fazer alguma coisa para relaxar. A paciente fica desolada, pois sabe quem tem todos esses sintomas, mas não pode fazer nada simplesmente porque ela não está estressada! Recebo pacientes assim o tempo todo no consultório. Outro exemplo, é o famoso diagnóstico de fibromilagia. A pessoa sente dores no corpo, de não conseguir se mexer. Aí fazem os exames, e nada! Não acha nada! Aí o desinteressado do médico, manda o coitado do paciente fazer fisioterapia e relaxar porque é estresse! Meu Deus, tudo virou estresse nessa nossa sociedade! Tudo é estresse e tudo é sem diagnóstico. Sob a minha pequena visão, a fibromialgia pode ser excesso de glúten na dieta ou falta de vitamina D. Isso mesmo! Falta de vitamina D. Você que tem fibromialgia diagnosticada, já fez exame para ver como está sua vitamina D? Claro que não!!!! Porque o seu médico não pediu! Mandou você relaxar!!!!

A minha indignação é exatamente essa, o fato de que nossos médicos (falo pela maioria e não de uma pessoa específica) são ensinados a não ver o paciente como um todo. Eles são ensinados a ver somente a questão hormonal ou somente a questão ginecológica ou somente a questão do dedo “mindinho” do pé esquerdo. Outro exemplo clássico é o paciente ter vertigens e o médico dar remédios e pronto e acabou. Não vai resolver o problema doutor? Vertigens pode ser problema hormonal! Pode ser resistência insulínica ou hipoglicemia reativa. Não vai tratar o problema hormonal? Claro que não! O legal da nossa medicina é dar remédio e ver exames. Perguntar o histórico da pessoa, ver sinais e sintomas, ou seja, ver se a pessoa dorme bem, ver se a pessoa sente fome o dia inteiro, ver se ela tem resitência a insulina, associar uma coisa com a outra é coisa do passado. A nossa medicina é tão especialista que não consegue juntar um sintoma com outro e por fim chegar ao diagnóstico correto e resolver o problema.

O que o Dr House, do espisósio “Queridinho do Papai” da segunda temporada, fez, de ir à casa do paciente e ver que ele mora ao lado de um ferro-velho, e assim chegar ao diagnóstico, é coisa de televisão mesmo! Infelizmente isso não acontece! A comunidade de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros da área da saúde (mais uma vez falo de alguns – que infelizmente ainda são a maioria), sequer fazem uma entrevista direito ou no jargão médico, anamnese. Não se interessam pelo paciente, não vão atrás do problema. Então se você achar um médico, nutricionista, fisioterapeuta que realmente se procupa com você e que não se contenta com exames, mas que observa sinais e sintomas, não desista do tratamento. Vá adiante e faça a sua parte de paciente: de aderir ao tratamento, seja ele qual for, dieta, fisioterapias, terapias e etc e seja crítico! Não formule sua opinião apenas em uma observação. Graças a Deus pelos jornalistas e por essas matérias que nos fazem pensar e avaliar o que está acontecendo ao nosso redor.

Pra minha semana não terminar mal, já que esse texto é um desabafo, vou postar a foto do meu cachorro lindo. Assim você vai sorrir também!




beijosss

15 comentários:

  1. Olá Fernanda, sou nutricionista também e gostei do seu desabafo, concordo totalmente com voce e infelizmente tenho a acrescentar que não são apenas os médicos que agem assim, vejo também nutricionistas que nem ao menos investigam a história clinica do paciente, não pesam, não aferem medidas antropométricas, não aplicam nem anamnese, não atendem com individualidade, fazem orientação geral, suplementam vitaminas, minerais e fitoterápicos para todos sem distinção!!! Não sei se tem acompanhado, mas o CRN3 está com vários processos de nutricionistas que não tem permissão e receitam fitoterápicos, estão agindo como médicos, querem mais é receitar sem pensar na responsabilidade que isso implica.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ver que alguem se preocupa conosco!Sou leitora de seus comentarios, Doutora Fernanda, concordo com tudo que voce mencionou. Sinto saudades do tempo em que estava com meu filho pequeno,na ante sala do consultorio, Dr. Lincon, por sinal foi tambem pedriatra do meu marido. Meu filho tossia, fiquei assustada quando a porta se abriu e ele mais que pronto, mae, entra, pois seu filho esta com coqueluche,ele tem prioridade. Fiquei perplexa, mas confiante. Os anos se passaram, aquele tipo de profissional, se foi, a medicina esta tao segmentada que nao e mais importante conversar, mas atender o mais rapido possivel, nao os culpo totalmente, o sistema e impessoal, e porque nao falar os: trabalahdores da saude, nem sempre sao bem renumerados. Abrimos aqui uma esperanca, cade aquele medico?

    ResponderExcluir
  3. Uau... que texto legal! Vou divulgar para espalhar essa indignaçao. Aproveito para honrar a pediatra dos meus filhos que vai além dos exames... Dra. Lilian Kelms

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe... simplesmente adorei o seu texto... excelente... vc conseguiu transmitir aquilo que todos nós pensamos e tb ficamos indignados! Há uns anos passei numa ginecologista, pois sempre sofri muuuito de cólica, vc sabe né!!! E fiz um ultrassom... ela simplesmente me disse que não tinha nada e não me receitou nada e ficou por isso mesmo! Um ano depois tive uma hemorrágia... fui à outra médica que me pediu o ultrassom de novo e lá constatou que tinha ovários policístico. Peguei o primeiro exame pra comparar e lá já constava os cistos... mas a médica não me disse nada. Esse é um pequeno exemplo dos absurdos que alguns médicos comentem. Uma vez um médico passou um antiflamatório pra minha mãe que ela quase morreu pq tem hipertensão, detalhe: ela avisou ele q tinha o problema. Enfim... acho que essa indignação tem q ser passada pra frente... Parabéns pela matéria... e o Toddy é lindo... quero conhece-lo... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fernandinha linda! Você é o máximo! Te acompanho passo a passo e sou sua fã! (Volta pra Goiânia que vou avançar de simples admiradora para cliente...!). Deus abençoe seu sacerdócio!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais
    http://www.editoraquantum.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, eu costumava fazer parte da equipe da saúde, sou enfermeira por formação, desisti da profissão por este tipo de coisa, chega uma hora que dá um desgosto, eu fazia a histórico, exame físico, registrava tudo, prescrevia cuidados, os colegas não liam e achavam graça quando eu fazia as coisas direito. Eu realmente não quero mais saber de atuar nesta área, mas infelizmente ainda preciso de cuidados, e é horrível quando o médico mal olha prá sua cara, não coloca a mão em você para te examinar, você fala o que está sentindo, como em minha última consulta e a médica diz que, depois de 5 minutos de consulta, que ela só fará algo com exames em mãos. Tenho certeza que minha tireóide está falida, mas fui a um endocrinologista, a alteração do exames era pequena e ele me disse que não era nada, prá eu levar minha vida como sempre. Fora o médico do PS que receitou colírio para pingar no nariz!!!! Atendem vc como se fizessem um favor. Realmente tá difícil achar alguém em que se possa confiar.

    ResponderExcluir
  8. Letícia, é triste nossa realidade... Espero que tudo dê certo com você!
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Dra.fernanda granja;boa noite meu nome é alexandre e estou tomando o divine shen há tres dias.sugiro a v.sa.que aprofunde seu conhecimento acerca dessa droga,antes de empenhar seu nome e prestígio em sua divulgação.custa-me crer tratar-se de uma inofensiva "fibra natural" tamanha sua potência e efeitos colaterais tais como:taquicardia,boca seca,agitação,irritabilidade entre outros.um exame laboratorial comprovará facilmente minhas afirmações.creio que a ANVISA em breve irá se pronunciar a respeito.Não ficaria surpreso em descobrir tratar-se de uma droga que cause dependência e requeira indicação médica.Uma profissional de seu nível,tem o dever de constatar com rigor e critério técnico,qualquer novo e "miraculoso" produto,ainda mais sendo importado,antes de avalizá-lo ao público através da mídia.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Obrigada pela sua crítica. Essa fibra de laranja já foi analisada e a anvisa não achou nada. É preciso tomar cuidado com TODO fitoterápico e sempre deve ser receitado por algum profissional. Tb acho que ele não é miraculoso e os sintomas são muito individuais. Não indico o produto, apenas fiz uma referência ao site, pois escrevi sobre fibras e não sobre o produto.
    beijossss

    ResponderExcluir
  11. Olá a dois anos atras estava com palpitaçoes cansaço, acordava toda manha com dor nas pernas e ainda por cima caimbras, queda de cabelo, insonia suor noturno e adivinhem depois de 450,00 reais gastos em exames meu trigliceridos estava um pouco alto e o colesterol muito pouco acima, isso tudo segundo o médico era stress, ou seja não me receito nada a nao ser fazer exercicios, que os mesmo resolveriam o problema, mas ainda não resolveu as dores musculares e o cansaço são intensos e não sei que médico devo procurar pois já passeis por clinico geral, ortopedista e até ginecologista e nada. Este desabafo me alegra pelo fato de ainda existirem medico como "de antigamente" que se preocupava com o paciente, e cada caso era um caso.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelo desabafo e não se canse de procurar um médico bom!
    vc vai achar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Fernanda, boa tarde, sou de Brasília, estou aposentado, achei interessante seu artigo e vou ficar apenas no aspecto que se refere ao diagnóstico do nutricionista, que era o meu o que me interessava quando deparei com seu escrito. Não acho que um profissional apenas resolva a saúde de ninguém, em razão dos vários aspectos que a envolve e por isso, gostaria de saber se tem conhecimento das Conferências anuais sobre Síndrome Metabólica que acontecem no México?

    ResponderExcluir
  14. Dra. Fernanda,

    Disse tudo, eu mesma estou cansada de ir em nutricionistas que somente me pesam, vê a altura, me prescreve uma dieta uns remedinhos fitoterápicos e pronto e qundo vejo a dieta não deu certo. Não tem como fazer consulta via e-mail? kkkk uma pena eu morar tão longe...pois sria com certeza sua paciente kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Dra. Fernanda, falastes tudo.... o profissional da saúde tem que ser completo, não se prender apenas a exames.....eu sou apaixonada pelo HOUSE. Se todos os médicos fossem assim, com certeza todos teriam muita mais saúde. Pena que moro longe senão seria sua paciente. rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!