quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alimentos Combinados - Potencializando sua Refeição

Antes de irmos para o post de hoje, quero dar mais uma notícia boa!
O site Guia da Semana me convidou para escrever uma coluna. Está na seção Casa e TV e falei sobre Cuidar do Intestino para ter uma imunidade alta. Vale a pena dar uma conferida na coluna dessa semana!


Voltando ao post, quero dizer que essa matéria é super importante e se eu fosse você, colocava na porta da geladeira para sempre se lembrar! Temos que aprender a combinar alguns alimentos para potencializar a dieta e assim, aproveitar ao máximos os alimentos que Deus nos deu! Provalmente, se você aprender bem e colocar em prática, alguns medicamentos vão passar longe da sua casa!


A matéria foi publicada num especial de Saúde, da Ed Alto Astral e já está nas bancas.

Vou postar aqui a minha parte da entrevista e para saber a opinião de outros profissionais, só comprando a revista mesmo!

1. Consumir alimentos junto a outros, na mesma refeição (como, por exemplo, comer arroz com feijão, mamão com linhaça, etc...), faz a diferença na absorção de nutrientes e beneficia a saúde? Por quê?


É muito importante conhecermos as fontes alimentares de cada nutriente, pois é bem verdade que nos beneficiaremos disso. Isso não é regra para todos os alimentos, pois cada vitamina ou mineral combinam entre si de maneira simbiótica para que a sua eficácia no organismo seja aproveitada com excelência.

Esse é o caso do nosso arroz com feijão. A combinação desses dois alimentos tão comum na mesa do brasileiro é considerada perfeita em termos nutricionais. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro. Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão; já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem em abundância no arroz. Esses dois aminoácidos juntos estão presentes em abundância na carne vermelha, que é considerada fonte de proteínas completas e biodisponíveis, ou seja, aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. Assim o vegetariano ou quem não consome muita carne, consegue ter proteína suficiente comendo arroz com feijão. É como se ele estivesse comendo a carne, por exemplo.

Outros alimentos que devemos consumir sempre juntos são os alimentos industrializados e os alimentos chamados vivos. O consumo de alimentos industrializados, os quais são pobres em elementos que beneficiam o organismo, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, sem a ingestão adequada de verduras, legumes e frutas, aumenta a oxidação pela ausência de elementos importantes para a eliminação de subprodutos tóxicos do metabolismo. Assim o fígado não consegue eliminar todas essas toxinas, fazendo o organismo não funcionar em sua totalidade.

Estudos mostram que a ingestão de grande quantidade de hortaliças e alimentos verdes, podem neutralizar a formação de radicais livres, que por sua vez, aumenta risco de desenvolver câncer e acelera o envelhecimento. Esta quantidade pode ser de aproximadamente quatro porções de folhas verdes, legumes e frutas ou quatro copos de sucos com algum tipo de verdura.

A cominação de sucos verdes com alimentos pobres em nutrientes, como bolachas, pão branco, etc, promovem uma simbiose (relação vantajosa) de nutrientes reestruturadores e ao mesmo tempo desintoxicadores, que vão ajudar o fígado a eliminar os corantes e conservantes que traz tanto prejuízo ao organismo, como dores de cabeça, dermatites, inchaços, etc.

2. As combinações a seguir podem melhorar a saúde? Se sim, por quê? Se não, qual outro alimento pode ser combinado para atingir o mesmo objetivo?


Abacaxi + hortelã (combater inchaços)
A hortelã é um ótimo detoxificante, ou seja, ela faz com que as toxinas do fígado sejam eliminadas. Juntamente com o abacaxi, que é uma fruta com bastante água, o líquido do corpo é facilmente eliminado, combatendo assim os inchaços. Além disso, o abacaxi com hortelã é uma combinação altamente digestiva, que reduz os gases retidos no organismo.

Mamão + linhaça (combater prisão de ventre)
O mamão é rico em fibra insolúvel, que é o mesmo tipo de fibra que contém na farinha de linhaça. Esse tipo de fibra, a insolúvel, são se solubiliza na digestão, ou seja, ela chega intacta no interstino, ajudando assim a formação do bolo fecal. Depois que se forma o bolo fecal, a água ingerida hidrata o bolo fecal e o empurra pra fora com os movimentos intestinais. É importante salientar que sem a água esse processo não se concluiria.

Banana + leite (prevenir osteoporose)
Essa combinação não é favorável. O leite é um alimento riquíssimo em cálcio, mas isso não quer dizer que ocorre absorção de cálcio no osso. Mesmo o leite tendo muito cálcio, estudos mostram que muito pouco desse cálcio é absorvido. Então usamos a lei do mínimo: menos cálcio, mas totalmente absorvido, como é o caso do gergelim e do girassol. O ideal é fazer uma farinha com essas duas sementes e consumir junto com a banana. Uma receita fácil e super saborosa!

Limão + alho + mel (aumentar as defesas do corpo)
Essa combinação de alimentos é muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados. O limão tem alta concentração de vitamina C, que é super importante para aumentar a imunidade. O alho contém alicina que é uma substância que antibiótica, al’me de ser anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-oxidante e também funciona como protetor cardiovascular por diminuir a viscosidade do sangue. Por ser antiinlamatório natural, o alho também recupera a imunidade. O mel por sua vez é rico em vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, D e E, e mineria que atuam na imunidade, como o cobre ferro e zinco.

Suco de laranja + verduras verde-escuras (contra anemia)
Essa junção é muito boa, pois contém dois nutrientes: ferro e vitamina C. Sabe-se que para que o ferro seja abrsorvido, é necessária a ação da vitamina C. Por isso o consumo de laranja (Vitm C) + folhas verdes escuras (ferro) ou acerola (vitm C) + quinua (ferro) é ótimo para o combate da anemia.

3. Que outros alimentos podemos consumir que, aliados, podem prevenir doenças?


  • Petiscos de semente de melão (rica em cálcio) + amêndoa (rica em magésio). Para o cálcio ser absorvido no osso, é necessário ter 22 nutrientes associados. O mais importante deles é o magnésio e a vitamina D. Sem esses dois nutrientes, é impossível o cálcio exercer sua função junto ao osso. O ideal seria tomar sol na parte da manhã (até às 8h para o sol não prejudicar a pele), pois nós sintetizamos a vitamina D e tomar comer esses dois petiscos.
Receita: Retire as sementes de melão, leve e coloque numa peneira para secar. Depois coloque no forno quente por 10 minutos. Retire do forno, coloque um pouquinho de sal e está pronto seu petisco.

  • Mel, pólen e agrião: O pólen é um dos alimentos mais imporantes para a melhora da imunidade por conter vários nutrientes envolvidos no processo de imunização go organismo. Aliado com as folhas de agrião e o mel, ele funciona como expectorante, eliminador de catarro, chiadeira no peito, rouquidão, tosses e outros males do aparelho respiratório.
  • Biomassa de Banana verde + iogurte: Considerada um alimento funcional, a banana verde, quando cozida, apresenta vários benefícios que estão sendo estudados. Um deles é o amido resistente, que funciona como uma fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado, definida como prébiótico. Assim, no intestino grosso ele é fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção de bactérias benéficas do nosso intestino, os lactobacilos. Essas bactérias tem a capacidade de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma o consumo de banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarréia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino.
 Já o iogurte contém em sua formulação bactérias benéficas que povoam o intestino. São chamados de probióticos, descritos como micro-organismos que estão por trás de inúmeros benefícios à saúde. Para manter a atuação desses probióticos é necessário a ação dos prébióticos, que são as “comidinhas” dessas bactérias. Portanto, a biomassa de banana verde é uma ótima aliada do iogurte no bom funcionamente intestinal, sendo 1 colhde sopa da biomassa suficiente para essa ação.



Receita da biomassa de banana verdeLave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
Processe até obter uma pasta bem espessa;
Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico ou em pequenas porções como um cubinho de gelo. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

4. Quais nutrientes devemos consumir aliados para melhorar a saúde? (ex. magnésio faz absorver cálcio?)
  • Calcio + magnésio + vitm D = previne osteoporose. A vitamina D e o magnésio trabalham junto com o cálcio para manter os ossos saudáveis. Na verdade, o corpo não consegue absorver o cálcio da dieta se não há vitamina D e o manésio. Sem ela, o corpo começa a expelir o cálcio necessário para manter as funções vitais dos ossos, enfraquecendo a ossatura.
  • Vitm C + vitm E = funcionam como antioxidantes superpoderosos para a pele.
  • Ferro + acído fólico + B12 = combate anemia, principalmente para vegetarianos radicais
  • Vitm B5 + magnésio = seca barriga/ beleza
  • Zinco + vitm C = melhora imunidade
  • Selênio e Vitamina C – Se consumidos juntos melhoram a absorção do próprio selênio.
  • Ferro não heme (fontes vegetais) e Vitamina C– Se consumidos juntos melhoram a absorção do ferro
  • Ferro e Vitamina A - O melhor aproveitamento do ferro acontece porque a vitamina A se une a ele durante a digestão e forma um complexo solúvel, impedindo, assim, que ele se junte a outras substâncias que poderiam prejudicar sua digestão.
  • Vitamina A e Vitamina E - A vitamina A é mais bem absorvida pelo organismo, pois a vitamina E possui efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam. O resultado são olhos e visão mais protegidos e sistema imunológico funcionando melhor.
  • Gordura (azeite) e Vitamina K – as gorduras mono e poliinsaturadas além de serem benéficas em diversas funções corporais, elas permitem que uma quantidade maior de vitamina K, essencial para a coagulação do sangue, seja incorporada ao organismo.
Gostou da matéria? Utilidade pública!
beijosss

10 comentários:

  1. Dra. Fernanda Granja
    Parabéns pelo blog.
    Informações de qualidade
    Sou adepto da nutrição funcional e esse enfoque nutricional tem muitos bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. A Ingestão de magnésio P.A. tem o mesmo efeito que o magnésio encontrado nos alimentos?
    Existe alguma contra-indicação?


    Beijos e sucesso para você.

    ResponderExcluir
  3. Perdão, digo "Cloreto de Magnésio P.A"
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O cloreto de magnésio é mais concentrado que nos alimentos, pois a dose é maior sempre quando se toma suplementação. É um produto muito bom, mas que deve ser tomado com cuidado para nào exceder a quantidade de magnésio necessário. Excesso de magnésio pode dar dor de cabeça por exemplo. A falta pode provocar cólicas, dores musculares, enxaqueca, osteoposose. Entào precisamos de magnésio na medidade certa para cada um. E só com exames específicos vemos isso.
    beijossss
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Dra. fernanda boa noite gostaria de uma indicacao.tenho uma filha de 16 anos com colesterol alto e triglicerideos alto ela é magra mas estou preocupada, como poderia ajuda-las usando as farinhas? e qual delas desde já obrigada.
    rafaela

    ResponderExcluir
  6. Trigicérides alto tem a ver com excesso de carboidrato que acaba virando gordura dentro de nós. Então, tem que rever a dieta dela. Uma boa farinha é a de maracujá + linhaça + farelo de aveia batido com suco de berinjela pela manhã!É uma receitinha milagrosa... rsrss Vou colocar essa receita no blog depois, tá?? não esquece de visitar...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. DR. GOSTARIA DE SABER SE O CLORETO DE MAGNESIO É BOM PARA QUEM ESTÁ SOFRENDO DE DORES MUSCULARES , JUNTAS, NO EXAME DE RESSONÂNCIA DA MINHA MÃE DEU DESCALSIFICAÇÃO DOS OSSOS NA COLUNA ELA ATÉ CHORA DE DORES.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Simone....Quero saber se o cloreto de magnésio faz bem mesmo pra saúde..Pois sou adbta do suco de luz...Quando minha cunhada Alcione me alertou sobre esse minera.Gostei das abordagem que vi aqui nos blogs e entrei no consumo.Fiz bem???????????

    ResponderExcluir
  9. boa noite
    o que alivia dor no joelho fez raio x e acusou gonartrose já tomou vários anti-inflamatórios, faz compressas de gelo de 20 minutos 3 vezes ao dia e nada ?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!