segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dieta da Moda - outra??

A jornalista Tamirys Collis do site da Cristiana Arcangeli,  me ligou para saber o que eu penso sobre essa dieta maluca que a Demi Moore está fazendo. A dieta chama "Master Cleanse" e é bem desajustada! rsrs O texto na íntegra está abaixo:

Fonte: http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/demi-moore-investe-em-dieta-de-desintoxicacao-polemica/


O assunto “dietas” faz a cabeça das mulheres, que travam guerra contra a balança e vivem em busca de eliminar os quilinhos a mais. Toda novidade nesse sentido é bem vinda e a mulherada se joga mesmo no regime. Recentemente, quem entrou nessa onde foi Demi Moore que declarou, por meio de seu twitter, que está fazendo a dieta Master Cleanse. E quando uma celebridade revela que está fazendo uma dieta, pode escrever: o método passa a ser seguido por milhões de pessoas. Por isso conversamos com duas nutricionistas para saber como funciona esse regime e se ele realmente é eficaz.


A dieta nada mais é do que um método de desintoxicação do organismo, que consiste em um jejum que pode durar de 10 a 40 dias. Nesse período, a pessoa tem que ingerir apenas suco de limão misturado com pimenta vermelha e xarope de bordo, planta cuja folha é o símbolo do Canadá. À noite, bebe-se apenas um laxante e pela manhã, água com sal.


O marido de Demi, o ator Ashton Kutcher, também está seguindo a dieta à risca, mas revelou, pelo twitter, que está louco por um bife e uma cerveja. A gente imagina o quanto, afinal essa restrição de alimentos deve ser bem difícil.

O sucesso do método é tanto que já foi tema de um livro: “A dieta Master Cleanse”, escrito por Tom Woloshyn. Lá, ele defende a idéia de que essa é uma monodieta líquida, em que não se consome nenhum alimento sólido, mas que isso é crucial, porque só quando os processos digestivos são interrompidos, o corpo consegue realizar a tarefa de se livrar dos resíduos tóxicos e de venenos desnecessários que causam doenças.

A modelo Naomi Campbell e a cantora Beyonce também já foram adeptas da dieta e dizem que mais do que perder peso, o regime é uma forma de ficar em ordem com a saúde, porque limpa o sangue e elimina toxinas. Mas será que é isso mesmo? Será que é necessário se submeter a isso para ficar magra com saúde? Ou será que, ao contrário disso, esse tipo de regime faz mal? De acordo com a nutricionista Stefania Valente, essa dieta pode até fazer emagrecer, porque a pessoa passa a ingerir pouquíssimas calorias, mas não é nada saudável. “Como a pessoa não recebe um aporte calórico necessário, pode ter dores de cabeça, náusea, vomito, fraqueza, mau hálito, aftas e ainda debilitar o sistema imunológico”, explica.

Vale lembrar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preconiza que as dietas para redução de peso devem conter, no mínimo, de 800 a 1.200 calorias. No caso, a dieta Master Cleanse não atinge nem a metade das calorias recomendadas. “Um limão tem, em média, 40 calorias, já uma colher de xarope de bordo tem 52. São 93 calorias consumidas ao dia diluídas em água. Ou seja, é pouquíssima caloria para o corpo, pensando em todas as necessidades que o corpo precisa”, diz Stefania.

E os problemas de quem segue essa dieta vão além de mal estar e fraqueza. A nutricionista explica que a pessoa substitui componentes importantes como proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais por líquidos que fornecem o mínimo de calorias. Nosso corpo identifica isso como um alerta e começa a produzir sua própria energia por outros meios, já que a alimentação não é mais presente. O organismo passa, então, a produzir cetônicos que, em excesso, podem causar cetacidose, com risco de elevação do pH no sangue, o que pode levar o indivíduo ao coma. “Em resumo, não há o consumo de substâncias tóxicas, mas o próprio corpo as produz quando há períodos de jejuns prolongados. Outra coisa que pode acontecer é que quando a pessoa voltar a comer normalmente, o corpo irá estocar as calorias ingeridas com maior eficácia”.

A nutricionista funcional Fernanda Granja também não concorda com o método e acha que se submeter à dieta líquida por 40 dias é loucura. “Eu concordo com dieta desintoxicante, em que a pessoa consome apenas líquido, como sucos verdes, mas não durante tanto tempo. O ideal é fazer no máximo 2 dias e não fazer com a idéia de emagrecer e sim de limpar o organismo”.

O processo de emagrecimento vai além disso. Depende de uma reeducação alimentar e uma consciência saudável. De que adianta uma pessoa que come alimentos gordurosos e tem uma alimentação indisciplinada querer se submeter a uma dieta dessas? O resultado vai ser o emagrecimento durante o período do regime, mas o efeito rebote, de voltar a engordar depois. Tudo porque os hábitos alimentares continuam errados.

Quem segue uma dieta rigorosa dessas e com tanta restrição de alimentos por um longo período de tempo certamente vai engordar depois, porque de acordo com Fernanda, o organismo submetido a essa dieta estressa e acaba liberando cortisol, que aumenta a gordura abdominal.

A conclusão é que fazer dieta de desintoxicação pode até ser eficaz, se for feita em um curto período de tempo (no máximo 2 dias) e apenas para limpar o organismo. Isso deve ser feito com acompanhamento médico e dentro de um contexto de dieta saudável. “Não adianta fazer uma dieta de desintoxicação e no dia seguinte comer pizza e hamburger”, frisa a nutricionista Fernanda.

Quem quer emagrecer deve ter consciência de que não existe milagre e não deve se iludir com o sucesso das dietas dos famosos. Não podemos esquecer que eles têm personal trainer e tratamentos estéticos à disposição, por isso o emagrecimento é mais rápido. “Quem quer perder peso deve procurar um profissional, comer de 3 em 3 horas, incluir saladas e frutas no cardápio e combinar exercício físico com boa alimentação. Não tem mágica”, finaliza Fernanda.

2 comentários:

  1. olá !!! preciso de uma resposta já estou em reeducação a 3 meses e agora comecei a apresentar prisão de ventre ( minha alimentação é saudavel e como mitas folhas perdi 10 kgs e faço. me ajude desde já agradeço meu email é lilipsja@hotmail.com ps não tenho muita pratica com pstagem obrigado.)

    ResponderExcluir
  2. Lili, vc já usou a linhaça germinada???

    Receita: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas dentro da geladeira. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta.

    beijossss

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!