terça-feira, 9 de novembro de 2010

Envelhecimento

Já leu minha coluna no Guia da Semana? É sobre cabelo, pele e unha  e tem dicas valiosas!

O post dessa semana é sobre envelhecimento. Participei da Revista Ponto de Encontro da Drogaria São Paulo e tenho algumas dicas sobre esse assunto.


O envelhecimento é um processo inevitável, que se manifesta em redução progressiva dos tecidos ativos do organismo, como células e orgãos, bem como perda da capacidade funcional e modificações metabólicas.

Para envelhecer de maneira ativa e saudável, é necessário praticar exercícios físicos, praticar exercício para o cérebro, manter uma alimentação saudável com alimentos naturais e nutritivos, evitar alimentos industrializados, alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar.

A alimentação interfere no funcionamento cerebral, pois o cérebro é formado por células, que por sua vez são formadas por nutrientes, assim como todo o nosso organismo. Portanto, sua estrutura e função dependem dos nutrientes. Se a alimentação for inadequada, todo o corpo sofre, inclusive o cérebro. A alimentação ocidental é a alimentação da geração microondas, onde se quer tudo fácil e tendo o mínimo esforço. Esse tipo de comportamento, tem levado as pessoas a consumirem alimentos extremamente industrializados, que por sua vez são alimentos pró-inflamatórios e pró-oxidantes, e que geram vários desequilíbrios no organismo. O cérebro é bem mais suscetível a esses desequilíbrios, perdendo sua real efetividade.

Adotar uma dieta para o cérebro serve para prenenir vários problemas futuros, pois a deficiência de um ou mais nutrientes na alimentação diária pode prejudicar o desenvolvimento cerebral, o que pode ter consequencias sérias como alzheimer, parkinson, morte de neurônios, falta de memória recente, falta de concentração e compreensão. A alimentação adequada pode retardar problemas cerebrais e prevenir muitos desses sintomas.



Alimentos que devem ser inseridos na rotina alimentar para ter uma vida saudável:

Cérebro:

• Peixe

Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

• Azeite de Oliva Extra Virgem

Os ácidos graxos poliinsaturados como os que encontramos no azeite são os grandes responsáveis por estruturar e proteger a membrana celular, evitando desordens psiquiátricas e neurológicas.

• Antioxidantes

São um conjunto de substâncias que nos protegem dos excesso de radicais livres, tão presentes no processo de envelhecimento, que diminuem a produção de energia e provocam oxidação das células.

• Vegetais, legumes e frutas frescas

Vegetais, legumes e frutas frescam possuem um valor nutricional excelente para a atividade cerebral, pois são riquíssimos em vitaminas, minerais, flanonóides, ou seja, nutrientes que o cérebro necessita para função neurológica normal (vitamina C, manganês, iodo e cobre).

• Cereais integrais como quinua, aveia, amaranto, arroz integral

Cereais integrais também são ricos em diversos nutrientes (folato, tiamina, niacina, ferro) que promove a saúde e o bom funciomamento cerebral.

• Dieta Mediterrênea

Se fosse para resumir a saúde cerebral em uma dieta, seria a dieta do mediterrâneo, pois é uma dieta a base de todos esses alimentos descritos acima, comprovando sua eficácia.

• Alimentos anti-inflamatórios

Cúrcuma (curcumina), gengibre, canela, pimenta vermelha (capsaicina), frutas vermelhas (resveratrol), óleo de peixe (w-3), alho (alicina), entre outros.

Pele:

• Antioxidantes

A pele também precisa de antioxidantes para prevenir contra o excesso de radical livre.

• Alimentos ricos em Vitm C e vitam E

Antioxidantes poderosos para a pele.

• Alimentos ricos em Zinco

O zinco é essencial para formação de colágeno.

• Colágeno

A partir dos 25 anos o corpo já começa a produzir menos colágeno, então no processo de envelhecimento é super importante a reposição de substratos para a formação de colágeno. Conseguimos isso com o colágeno hidrolisado associado com vitaminas e minerais.




Para evitar que a saúde decline e o enevelhecimento chegue mais rápido, evite:

• Alimentos industrializados

• Alto consumo de produtos lácteos e carne

• Alto consumo de sal, açúcar refinado, gordura saturada e álcool











Fica a dica e previna-se!

beijo grande

16 comentários:

  1. Como sempre, somente boas dicas, acho que quanto mais informação, menor o sacrifício. Sempre me preocupei com a saúde do cérebro. Gosto de estar informada das novidades, continue a abrir nossos olhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra Fernanda, ouvi falar de uma nutricionista que o colágeno que a gente ingere ou a gelatina natural não tem efeito direto na pele, que entra no organismo e repoe o que está faltando de proteína e não necessariamente o colágeno que diminui com a idade. Voce sabe me dizer se essa afirmação é correta? O Colágeno hidrolisado é identificado como uma proteína qualquer quando digerimos ele? Obrigada, Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Amanda, essa informação é correta sim! Por isso vc precisa ter uma dieta em quantidades adequadas de proteína, para o colágeno fazer efeito sobre a pele. Se faltar proteína da dieta, o colágeno vai ser usado para o músculo e não para a pele, por exemplo. No entanto, fazendo tudo direitinho o colágeno funciona sim!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Então, seja para músculos, articulações ou pele a recomendação são duas colheres de sopa de colágeno em pó ... está correto?

    vera campos

    ResponderExcluir
  5. Vera, use 1 colh de sopa por dia! Já é suficiente!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida, pois uso óleo de linhaça em cápsulas, ômega 3,6 e 9 duas ao dia, que me ajuda a reduzir os calorões da menopausa.Será que posso usar também o óleo de coco em cápsulas,já que preciso emagrecer e não estou conseguindo, apesar de fazer atividade física 5 vezes por semana e faço uma dieta saudável.
    Por favor, me ajude, tirar esta dúvida.
    Muito obrigada. Mônica

    ResponderExcluir
  7. Monica, pode usar sim! o óleo de coco é rico em omega 9, que tem a função de ajudar a reduzir a gordura corporal. Então use por 3 meses antes e depois do exercício!
    beijosss

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra.Fernanda!

    Muito ,mas muito obrigada mesmo pela sua dica...
    Agora vou usar o óleo de coco tranquilamente, pois estava em dúvida.
    Obrigada também por todas as dicas maravilhosas, estou muito feliz por ter encontrado este site, nem sei como, mas nunca vi tanta dica e informação juntas, tão importantes e esclarecedoras, para mim e para os meus familiares e amigos.
    Obrigada por você existir e se preocupar com
    o ser humano que tem tão poucas informações
    que realmente são úteis para sua vida e de sua família.
    Muito obrigada.

    Sucesso!!!
    Beijos.
    Mônica

    ResponderExcluir
  9. Mônica, é uma alegria pra mim "ouvir" tudo isso! Muiuto obrigada pelo carinho!
    beijossss

    ResponderExcluir
  10. Drª Fernanda,
    Se eu usar ômega 3,6,9+óleo de coco, como a Mônica relatou acima; posso abandonar a isoflavona 120mg? Ou, posso também continuar tomando...pq a isoflavona só, não tira os calores, que me irrita muito.....me responda, por favor.

    Um forte abraço/Rose.

    ResponderExcluir
  11. Rose, para calorões recomendo chá de amora, chá de angélica, linhaça germinada, óleo de borragem e geléia real em jejum. Acho que tem que tentar de tudo pq nunca sabemos como o organismo vai reagir!
    Sobre parar de tomar isoflavona não vou opiniar pois não conheço seu histórico, então é melhor o profissional que te acompanha decidir com vc tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, boa noite!! Tenho problema de hipotireoidismo e vi em uma de suas publicações que pessoas com problemas de tieróide devem evitar soja e alimentos como couve, couve flor, brocolis, etc. todos os dias. quantas vezes na semana você recomenda?

    Seu trabalho é ótimo! Parabéns

    ResponderExcluir
  13. ola doutora,li em uma de suas publicaçoes algumas orientaçoes sobre hipotireoidismo,tomo puran todos os dias e o medico me passou lipless para abaixar o triglicerides que estava em 560.gostaria de saber se existe alguma contra indicaçao do uso dos dois medicamentos simultaneamente.na bula do lipless diz que nao deve ser administrado em pessoas com hipotireoidismo.sera que quando o hipotireoidismo esta controlado nao existe risco?

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE DOUTORA FIZ ALGUMS EXAMES E MEU MEDICO DISSE QUE ESTOU COM TIRIODE O MEU DEU 3,34 ELE FOLOU QUE PELA MINHA IDADE TA ALTERADO TEM 30 ANOS E TEM TODOS OS SINTOMAS QUE VC FALOU ESTOU INCHANDO MUITO E ENGODANDO MUITO RAPIDO MINHA MENSTRUAÇAO TBM NAO VEIO ESSE MES E POR CAUSA DA TIRIODE TBM BEIJOS E AGARDO SUA RESPOSTA

    ResponderExcluir
  15. Olá Dra!Faço tratamento de hipotiroidismo há 3 anos,comecei usando o puran de 25mg,depois passou pra 50,75 e agora estou tomando 85mg,no exame o tsh deu 5.82.Gostaria de saber,sera que o puran nao esta fazendo efeito devido ao adoçante linea que estou usando?Pois ele tem sucralose.Obrigada!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!