segunda-feira, 22 de março de 2010

Quinua e Amaranto: alternativas para uma alimentação saudável!!!

Você conhece a Quinoa e o Amaranto???

QUINUA

Quinua ou Quinoa é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas. Possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).
A quinua é rica em ômega 3 e 6, essas gorduras do bem ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL. Cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de músculos, tecidos e células. Além disso, a quinua contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, vegetarianos restritos, celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo) e populações carentes de países pobres, ou seja, não tem contra indicação.

Ela é encontrada em diversos tipos: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser utilizada em várias receitas e de diversas formas de preparo. Os grãos, podem ser utlizados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Já os flocos podem ser consumidos no café da manhã, acompanhando frutas, leite, iogurtes, vitaminas. As farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Além disso, a sua imaginação é indispensável para criar receitas e agregar esse alimento ao seu dia-a-dia da forma que achar mais agradável.

Mesmo sendo um alimento tão completo, não podemos nos esquecer dos outros cereais, como o arroz, o trigo, o milho, a aveia, entre outros que são tão importantes quanto a quinua.

AMARANTO:

É pouco conhecido no Brasil, é chamado de feijão dos Andes. É um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as sementes. Ele possui aproximadamente 15 % de proteínas, valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo. Esse alimento estimula a recuperação e o ganho de massa magra, sendo uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos.

O amaranto é rico em cálcio biodisponível, que é melhor absorvido pelo organismo, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C e fibras. Elas ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue e auxiliam na perder peso, pois os flocos naturais de fibra reduzem o apetite. Além disso, apresenta ação antioxidante, contribui para a melhora do funcionamento do sistema imunológico.

É recomendado para crianças, lactantes e mulheres na fase de amamentação, celíacos, intolerantes à lactose, pois não contém glúten, lactose ou outras substâncias alergênicas em sua composição.

O amaranto quase não tem gosto. A farinha pode ser usada em inúmeras misturas, podendo ser adicionado em qualquer preparação. O grão pode ser consumido com fruta, iogurte, leites, e pode ser usado como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. As folhas podem ser cozidas como a couve.

Esses 2 alimentos possuem alto valor nutritivo e podem ser usados em todas as preparações! O interessante é usar um alimento de cada vez, intercalando-os. Fazendo isso, sua alimentação estará mais completa, sua saúde agradece !!

Me escreva!

Beijosss

244 comentários:

  1. Gostaria de saber se o amaranto possui algum efeito colateral, pois nas duas vezes em que coloquei ele na vitamina de banana me senti muito mal com sensação de desmaio e vômito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti a mesma sensação... E sou dificil de vomitar.Passei muito mal com o amaranto... Qto a resposta pode ser, tenho baixa glicemis...

      Excluir
    2. Deve ter algum composto tóxico que agride o trato gastrintestinal, pois há muitos relatos de pessoas que passaram mal após consumir o amaranto. Nas 3x que eu o consumi, senti cólicas intestinais intensas, a ponto de desmaiar. Antes de divulgar tantos benefícios do produto, é preciso alertar as pessoas quanto aos malefícios.

      Excluir
    3. Tenho passado muito mal todas as vezes que ingiro o Amaranto! Muito vômito depois de inferir! Foi di´ficil identificar o que estava causando isto, mas após alguns testes, concluí que é realmente o amaranto. Depois de ler todos estes relatos, tenho certeza! Cuidado aos que pretendem incluir este alimento na dieta!

      Excluir
    4. Sou estudante de medicina, estudo na Bolivia, país de origem da quinua e acredito q do amaranto, aqui os bolivianos consomem, depois de colocar de molho os graos por um certo tempo...se vc estiver consumindo graos diretamente na sua comida, pode sim causar alguma reacao ja que os graos possuem substancias toxicas com por exemplo a saponina encontrada na quinua, para ajudar na quebra dessas substancias, se recomenda deixar de molho os graos antes do consumo ou cozinha-los junto com os alimentos, mais sempre é bom deixa-los de molho antes de qualquer forma de consumo...agora se voce esta consumindo em forma de flocos(como a aveia) geralmente nessa forma o alimento ja vem " lavado". Veja o rotulo do produto se possue algum telefone e entre em contato com a empresa e pergunte ao nutricionista responsavel...ja que esses alimentos ainda estao em estudos, e como a dra Fernanda falou, seu corpo pode n se "acostumar" com o cereal...buenas sorte!

      Excluir
    5. Minha mãe também comeu amaranto e teve que ir pro hospital, muito vômito, dor de estômago, enjoos e dor de cabeça. Deveriam alertar a população sobre isso, essas reações alérgicas são muito graves!

      Excluir
    6. Estou agora em casa, me recuperando de uma crise horrível de vômitos e diarreia, que aconteceu pela segunda vez em 1 semana. Nos 2 dias em que passei mal, meu café da manhã foi vitamina de banana com flocos de amaranto. Também tive enjôos e dor de cabeça. Um horror! Engraçado que eu comi anteriormente com mamão (flocos sobre a fruta), e não tive nehuma reação. de qq forma, Amaranto nunca mais!

      Excluir
    7. Foi muito bom ver o depoimentos de vocês sobre os efeitos colaterais do amaranto. Consumi hoje pela segunda vez, e quase achei que teria de ir para o hospital, por causa dos vômitos e diarréia. Minha pressão abaixou e vomitei até bile. Fico impressionada e com a rapidez que o organismo reage - no máximo uma hora - para liberar o organismo deste cereal, ele tem ter alguma toxina que causa reação adversas em algumas pessoas. Eu sei que nunca mais usarei este cereal

      Excluir
    8. Olá,
      Passei muito mal ontem após meu café da manhã, e a única coisa diferente que ingeri foi flocos de amaranto. Lembrei então que a última vez que havia estado tão mal também havia comido estes flocos. Entrei na internet e encontrei estes depoimentos, que agradeço, me elucidaram e me mostraram que este é um ingrediente proibido na minha dieta, apesar de todos os benefícios à saúde, que ele traz.

      Excluir
    9. Olá
      A tempos atrás tive vômitos ao consumir Amaranto em flocos com frutas ( achei que fosse problemas com o mamão), agora depois de consumir o chamado trio Andino , que é composto de Amaranto, Quinoa, e Chia, tive diarréia e vômitos novamente.
      Não tenho certeza de qual alimento tive intolerância, acredito ser do Amaranto.
      De agora em diante não irei introduzir alimentos "estranhos" na minha dieta.

      Excluir
  2. Olá!
    Não conheço nenhuma relação do amaranto com esses sintomas. Mas uma hipótese, pode ser que você teve uma queda na taxa de açúcar e por isso teve essa sensação. O amaranto é muito rico em fibras e pode ser que a glicemia baixou muito. Não sei... é preciso investigar melhor, ok?
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei farinha de banana verde e misturei com leite desnatado no liquidificador, bebi sem açucar, daí vomitei muito, um mal estar horrível. Tive que me rehidratar. O amaranto nunca me fez mal, mas nunca mais comi farinha de bana verde, fiquei com trauma.

      Excluir
    2. eu conheci esse alimento graças a uma pessoa muito especial e de alma iluminada dr. lair ribeiro. o meu mestre junto a Deus eles dois mudaram minha vida.
      e a senhora é uma professora e tanto pois complementa o meu conhecimento junto com toda a internet e as pessoas.

      hj em dia sou aluno de todas as pessoas.

      _____________________

      doutora o amaranto deve ser ingerido em minímas quantidades.

      e se for em grão precisa germinar durante 8h no minimo.

      no máximo 1 colher de xá 3 x por semana.

      um abraço e muito obrigado por oferecer seu conhecimento.

      Excluir
  3. Gostaria de saber se o amaranto possui algum efeito colateral, pois nas duas vezes em que coloquei ele no suco, eu tive uma reação alergica, meu corpo apareceu todo em calombado e cosando muito, parei por dois dias e a reação alergica passou, logo em seguida voltei a tomar e tivi a mesma reação.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maysa!
    O amaranto é de uma qualidade superior a outros alimentos, mas pode dar alguma reação sim. Isso acontece pq o nosso organimo não está acostumado com o alimento. É como se o nosso DNA não estivesse programado para receber esse tipo de alimento, então isso pode acontecer sim. Não é comum, mas pode acosntecer... Vc foi premiada... rs Experimente a quinua. SE der a mesma reação alérgica, suspenda o uso tb!
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sou Professor de Educação Física e fiz alguns testes com esses produtos, realmente o amaranto deu um castigo para o meu estômago, incrível querida, e fui atrás de informações, acho que precidsamos de mais estudos com relação ao uso desses produtos.

      Excluir
  5. Gostaria de saber se uma pessoa que tem refluso, qual os tipo de alimentação deveria usar?

    ResponderExcluir
  6. Neuza, olha o post sobre refluxo:
    http://www.drafernandagranja.com/2010/05/refluxo-gastrite-e-azia-nosso-programa.html

    Qualquer duvida me escreve de novo!
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Copia e cola o link que eu te dei acima. Se nao conseguir, va na ferramenta de busca do blog e coloque "RIT TV" ou refluxo, ok?
    beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá! Minha filha tem 03 anos e sempre apresentou nivel de colesterol alto. Possu usar o Amaranto em 01 das refeições? Qual a quantidade diaria recomendada? Grata

    ResponderExcluir
  9. Pode usar sim! Já vai ser de grande ajuda. Tente usar amaranto 1x ao dia, e farelo de aveia 1 x ao dia também. Use 1 colh de sopa de cada.
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola dra fernanda comi semente de girasol passei mal vonito sesaçao so vonita porque ?

      Excluir
  10. pode ser usado o amaranto no café da manhã e a quinoa n oalmoço substituido o arroz?

    ResponderExcluir
  11. Dessa maneira está ótimo! Assim você tem os benefícios dos dois. Eu gosto muito de fazer arrox junto com a quinua. Aí vc come como se fosse um arroz mesmo, só que cheio de fibras e nutrientes.
    beijosss

    ResponderExcluir
  12. Tenho hipotireoidismo e fui informada que a minha tireoide é morta (é possível fazer a tireoide voltar a funcionar?). Não consumo nenhuma espécie de carne, o meu consumo é muito pouco de derivados do leite. O ovo meu consumo é apenas em bolos e massas que levam ovo. Consumo muita soja. Entendi que para o hipo não é bom consumir soja! e agora? como substituirei a soja? jamais quero voltar a me alimentar com alimentos de origem animal? Zoraide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente complementar com chia, quinoa e amaranto, um pouco de cada e analise se o leite e derivados, apesar de pouco, nao é suficiente, pois a proteina se vc nao for atleta, nao necessita de tanta assim. qq coisa faça contato. jcap767@hotmail.com pra trocarmos ideia.

      Excluir
  13. Zoraide, vc precisa de acompanhamento. Eu entendo a questão dos animais, mas a soja está te prejudicando muito. Vc pode tentar substituir por leites vegetais, como leite de arroz, leite de gergelim, etc.
    A sua tireóide vai voltar a funcionar sim, mas a dieta deve ser bem feita.
    beijossss

    ResponderExcluir
  14. Por três vezes,em ocasiões esparsas, usei amaranto na sopa e passei muito mal, com vomito forte e diarréia severa. Suspendi o uso, mas gostaria de saber qual o princípio ativo da planta, para que eu possa me informar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como voce esta preparando o amaranto? voce consome ele de que forma...pq se for em graos..vc deve colocar de molho antes de consumer, pq os graos possuem geralmente acidos e saponinas q fazem mal ao estomago e podem causar alguma reacao...

      Excluir
  15. Sandra, o amaranto tem vários nutrientese não tem como dizer um único princípio ativo. Mas acho que o que aconteceu com vc foi uma reação alérgica mesmo. Talvez seu DNA não aceite bem esse alimento novo... isso pode acontecer!
    beijossss

    ResponderExcluir
  16. holaa
    parece que o amaranto faz mal pra todo mundo....
    eu tomo proteina da soja, levedo de cerveja, aveia e amaranto,tudo misturado, antes de colocar amaranto nao sentia nada, com o amaranto passo mal do estomago, fico com o gosto na boca, e tenho a sensacao de super energia e calafrios
    acredito que algum profissional deva estudar mais esse alimento, para que os usuários possam entender seus componenetes e o porque das reacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo c vc. Tomei 3dias alternados e passei muito mal e fui p o ps tomar soro. Deu o q fazer p descobrir q era o amaranto. Hj fiquei internada pq não parava de vomitar e evacuar. A médica disse jogue fora! Pior q vendem no supermercado sem nenhuma orientação. Existem muitos outros alimentos q possuem a mesma indicação. Não quero mais ouvir falar em amaranto! !!

      Excluir
  17. Usei o amaranto, algumas vezes,em ocasiões esparsas, e me seinti mal em todas elas,mas não associei a ingestão do memo. Na penutima vez que usei tive tonturas, enjoo, muito vomito e diarréia severa. Suspendi o uso e fiquei muito tempo sem usá-lo. Hoje resolvi utilizar e passei muito mal novamente, tive taquicardia, enjoo, tonturas e vômito intenso, tempo a sensação que me ataca o fígado de forma muito rápida, é posível isto acontecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, como todos, tiveram uma intoxicação alimentar. Não use mais amaranto é o meu conselho.

      Excluir
  18. Olá eu tenho pedra na visicula e esteatose hepatica quero saber se posso fazer o uso da quinoa e do amaranto obrigada Elizabete bomfim BA c?..

    ResponderExcluir
  19. Interessante isso sobre o amaranto. Como é um alimento novo, devemos ter cautela mesmo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  20. Elizabete, vc precisa de uma dieta bem específica. Bem controlada em proteínas por exemplo. Pelo blog não consigo te dizer se bvc pode usar ou não a quinua. Geralmente não há problemas...
    beijossssss

    ResponderExcluir
  21. Estou com todos estes sintomas relatados acima depois que passei a consumir o Amaranto, é uma pena pois ele realmente baixou meu colesterol, como poderia saber do que se trata uma vez que é uma coisa tão boa para a saude?

    ResponderExcluir
  22. Tenho hipotiroidismo, e estou no momento com o colestro elevado eo bom está baixo demais o que eu devo fazer estou ficando neurotica com esta historia do colesterol alto,rs por favor me ajude e Deus te pproteja > FElicidade!!!!

    ResponderExcluir
  23. Carmem, para diminuir colesterol vc deve usar muita fibra em todas as refeições (leia os posts sobre farinhas no blog). E para aumentar o colesterol bom, use azeite e oleaginosas...
    beijossss

    ResponderExcluir
  24. Meu, nome é Carmen, procurei na internet, efeitos colaterais do Amaranto, por duas vezes que consumi, tive ânsias de vômito seguidas e vômitos diarreias e afetram figado e estômago. Por este motivo escrevi para esta pagina para outras pessoas ficarem em alerta com amaranto, principamente se for dar para crianças e idosos. um abraço...Carmen

    ResponderExcluir
  25. Dra, como incluir a quinua numa dieta alimentar, já que ela é calórica? Gostei do blog, parabéns! Adriana

    ResponderExcluir
  26. A quinua funciona como um arroz ou um pão. Então deve substituir ou usar na mesma quantidade de um carboidrato. Uma dica é fazer o arroz junto com a quinua, assim vc acaba comendo a quinua e não muda tanto o hábito alimentar da casa. E use a quinua em flocos no café da manha no lugar do pão.
    beijossss

    ResponderExcluir
  27. Tenho 40 anos e preciso saber quanto devo consumir de amaranto por dia?

    ResponderExcluir
  28. Como é calórico, vc tem que tomar cuidado apesar de ser um alimento muito melhor que arroz por exemplo. Ele é um tipo de carboidrato, então use de 1 a 2 colh de sopa de amaranto ou 1 colh de servir grande!
    beijosss

    ResponderExcluir
  29. ola. eu queria entender porque toda vez que como quinoa passo muito mal. sou celiaca e passei a usar a quinoa como substituto do macarrao com gluten, dai descobri que tbm nao posso comer quinoa, tentei o grao germinado, mas ainda sim passei muito mal. o que sera q tem nesse grao que poderia causar esses sintomas, de desconforto gastrico?
    obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olha, eu não sei explicar porque a quinua pode fazer mal para uns e para outros nada. Talvez vc seja alérgica à proteína da quinua, assim como vc é alérgica à proteína do trigo. Ou talvez tenha glúten por contaminação na quinua...
    beijossss

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Venho consumindo amaranto e tenho observado que estou transpirando além do normal. Isto é correto?

    ResponderExcluir
  32. Acho que não... transpiração excessiva pode ser um sinal de alergia... acho melhor vc não consumir o amaranto com tanta frequencia. Tente trocar pela quinua.
    beijossss

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Além do AMARANTO e QUINUA, estou utilizando LECITINA DE SOJA, tudo bem?

    Grata,

    Ilma

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho um bebê de 7 meses que come papinha de quinoa umas 3 vezes por semana. Tenho muita dúvida se ela pode consumir, se é bom pra idade dela. Nós somos vegetarianos e a quinoa seria uma boa fonte de proteina pra ela.
    Obrigada,
    Marisol França

    ResponderExcluir
  35. Marisol, a quinua é muito boa para bebês... ela é pouco alergênica e como vc disse, é muito boa em proteínas.

    ResponderExcluir
  36. Olá Dra. Fernanda, ha seis meses atrás eu usava amaranto na vitamina de frutas com yorgute apos a academia e não sentia nada, mas de uns três meses pra cá toda vez que como o amaranto (seja com que for) me da salivação, minha barriga fica estufada e fico com ânsia de vomito, só me sinto melhor depois que vomito. Cheguei a fazer endoscopia para ver se tinha problema de gastrite e ulcera e nao deu nada. Realmente vou desistir de usar-lo a partir de agora. Será que o fato de eu ser vegetariano pode contribuir para isso?

    ResponderExcluir
  37. Acho que não Everton. Pode ser uma intolerância mesmo... Tente usar a quinua... ela é tão completa quanto o amaranto e pelo jeito é menos alergênica, pq quase ninguém reclama...
    bjo grande

    ResponderExcluir
  38. Olá Dra.Fernanda, gostaria de saber qual a quantidade de quinua em flocos devo consumir por dia e se não ha problema de consumi-la junto com ginseng coreano e vitamina E, pois estou sofrendo com os problemas da menopausa.
    Obrigado
    bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá!! Por duas vezes passei muito mal no último mês..com vômitos terríveis! Fiz uma recapitulação do que havia ingerido e, nas duas vezes, comi amaranto. Fiquei impressionada com os relatos no blog. Acho que foi ele mesmo!!!

    ResponderExcluir
  40. Faço uso de quinua e amaranto e estou me sentindo ótima, inclusive baixou o meu colesterol.

    ResponderExcluir
  41. Roseli, a quinua em flocos deve ser consumida como se fosse um arroz ou um pão, ou seja, nas mesmas quantidades. Se você aumentar o consumo da quinua, deve diminuir o consumo de pães e arroz na mesma refeição, etendeu?
    Como os benefícios da quinua são enormes, vale a pena essa troca.
    Não tem problema em consumir junto com o ginseng...
    Mas para menopausa, sugiro que vc tome linhaça germinada (procure a receita na ferramenta de busca do blog), chá de amora, chá de angélica, óleo de borragem e geléia real. Procure uma nutriciionista pra te ajudar a organizar o cardápio ou venha até o consultório.
    beijossss

    ResponderExcluir
  42. Olá Dra,meu nome é Regina tenho 46 anos e nestes 4 anos engordei mais de 18 quilos,nao sei mais o que fazer..ja fiz varis regimemas tambe´não resolveu,tomei formulas,que n inicio vc emagrece mas depois engorda o dobro.Estou tomado chá verde,farinha de linhaça e kinua,sera que consigo iliminr alguns quilos?Me ajude...

    ResponderExcluir
  43. Regina, o que posso fazer é dar dicas aqui no blog, mas o resultado depende de muita conversa e uma dieta adequada que pode levar meses... Tem como você vir ao consultório???
    beijosss

    ResponderExcluir
  44. Olá Dra, meu filho tem 11 anos e está hiperglicemico, posso dar a quinua para ele, em que quantidade.
    Obrigada
    Margarete

    ResponderExcluir
  45. Margarete, vc pode oferecer a ele na mesma quantidade do carboidrato da dieta dele. Gerlamente 2 colh de servir no almoço oiu 3 colh de sopa no café da manha. Isso vai depender do gostoi calórico dele. Mas apesar da quinua ter a mesma caloria que um arroz, por exemplo, ele é muito melhor, pois tem mais fibras e mais vitaminas e minerais importantes para o metabolismo de carboidratos dele! ou seja, a quinua vai fazer a insulina dele trabalhar mais e captar mais açúcar do sangue.
    beijossss

    ResponderExcluir
  46. Dra.Fernanda, Bom dia

    Minha filha tem 1ano e 6 meses tem intolerância a proteína animal- não toma leite de vaca, gostaria de adicionar o quinoa no leite de soja, gostaria de saber quanto posso por no leite de soja e quantas vezes ao dia. Desde já muito obrigado.
    Paula Ruiz

    ResponderExcluir
  47. Paula, o leite de quinua e de aveia na minha opinião, são melhores que o leite de soja. Eles são menos alergênicos e por isso você pode dar sem medo! e quantas vezes você quiser, como se fosse um leite normal...
    só preste atenção no cálcio tá?? para sua nenêm não ficar com falta!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  48. Ola Dr.! o Amaranto pode se consumido junto com a linhaça? Obrigada.
    Cacia.

    ResponderExcluir
  49. OLA DR!TOMEI AMARANTO NA VITAMINA PASSEI MUITO MAL PARECIA QUE IA DESMAIA E COM MUITA ANCIÃ DE VÔMITO SO MELHOREI DEPOIS QUE CONSEGUI VOMITAR MAS ME DEU MUITA DOR DEPOIS DE UNS DIAS TOMEI OUTRA VEZ E VOLTEI A PASSAR MAL TREZ VEZES QUE USEI AS TREZ VEZES PASSEI MAL SERA QUE É PORQUE NÃO TENHO MAIS A VESICULAR
    REGINA

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  50. Regina, não é a vesícula não... como é um alimento novo, pode ser que você tenha intolerância a ele mesmo. Você já tentou a quinua? ela é tão saudável quanto o amaranto e pode ser que você se dê melhor!
    beijossss

    ResponderExcluir
  51. Oi, meu nome é Tatiana, usei o amaranto indicado pela minha nutricionista,apareceram manchas pelo meu abdome e pescoço, como se fosse realmente uma alergia, só estou postando pois li que algumas pessoas estão fornecendo a crianças, digo para terem cuidado ao utilizarem o mesmo, pois além das manchas tive um pouco de taquicardia e falta de ar.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde;

    Tenho uma bebezinha de 1 ano e quatro meses que toma leite de soja como fazer para ela mingau com quinoa e quantas vezes por semana posso oferecer?

    ResponderExcluir
  53. Oi....fiz a perguntinha a cima e esqueci de mencionar que minha filha é alergica a leite e a ovo então preciso complementar a alimentação dela por isso pensei na quinoa.
    Obrigada.
    Silvana.

    ResponderExcluir
  54. Silvana, você pode oferecer todos os dias, porque a quinua é hipoalergenica. Você só nào pode esquecer o cálcio, então tem que suplementar com vitaminas infantis ou acrescentar a alimentação dela com fontes de cálcio, como o gergelim, girassol, semente de melão, folhas verdes escuras como a couve, etc.
    beijosss

    ResponderExcluir
  55. Olá, então eu queria engordar,queria saber se eu consumir diariamente quinua e ração humana iria complementar minha alimentação e quanto eu devo (duas colheres,etc).No meu caso,eu consumo uma colher de ração e uma colher de quinua.Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  56. 1 colh de ração e 1 de quinua está ótimo! Mas para engordar você não pode substituir a refeição e sim, complementar. OU seja, toma no lanche da manha ou no lancha da tarde ou numa ceia... As demais refeições faça normalmente!
    beijossss

    ResponderExcluir
  57. Prezada Dra..
    No domingo passado fiz uma mistura de iogurte e vários cereais, dentre eles o amaranto. À tarde passei mal, com vômitos e mal estar. No domingo seguinte fiz um pastelão coloquei o cereal na massa antes de assar, a tarde passei mal novamente, com vômitos e mal estar, mais fortes que na vez passada. Visto que o amaranto era o elo em comum nas duas vezes resolvi pesquisar e lendo as mensagens deste blog, relatando situações parecidas com a minha cheguei a conclusão que este alimento, apesar de poderoso pode também ser traiçoeiro.
    Bjs, Sandra

    ResponderExcluir
  58. Bom dia Dra.,
    Consumi Amaranto e tive intenso mal estar, junto à náuseas e taquicardia... Acredito que não tenha feito bem ao meu organismo. Há pessoas que dizem que se trata de uma fase de desintoxicação. Isso procede???
    Obgd

    ResponderExcluir
  59. Desintoxicação não é mal estar e taquicardia... pode ser mesmo que o amaranto não fez bem pra você!
    Desintoxicação pode ser aparecimento de espinhas, furúnculos ou até mesmo, manchas pela pele! Mas não passa disso e é por tempo determinado. Depois passa...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  60. Parabéns pela sua dedicação e atenção a todas as perguntas. Valeu mesmo. Bastante esclarecedor. Que Deus continue te abençoando. Esse blog já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  61. Dizem que o amaranto tem grande quantidade de cálcio. Para substituir o leite, no caso de pessoa alérgica a leite, qual a quantidade diária recomendada?

    ResponderExcluir
  62. Mércia, tanto a quinua quanto o amaranto são ricos em cálcio. Usando todos os dias, 1 x ao dia, já vai fazer uma grande diferença! Coma também outros alimentos fontes de cálcio: gergelim, girassol, folhas verdes... beijossss

    ResponderExcluir
  63. Olá,tenho um bebe de 1 ano e gostaria de dar a ele farinha de quinua,mas nao sei a quantidade que devo dar. quanto seria o ideal por refeiçao e quantas vezes na semana?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Olá Dra! Estou fazendo uma dieta leve junto com exercícios e drenagem linfática. Gostaria de saber sua opinião sobre a alimentação que estou seguindo.
    café: mamão, quinua, amaranto, linha dourada, fibras (tipo all bran)
    lanche: maça, chá
    almoço: arroz, feijao, carne e salada.
    lanche: banana, chá
    lanche antes do exercicio: igual ao café da manhã
    janta: sopa de legumes (chuchu, tomate, abóbrinha, cenoura enriquecido com farelo de quinua, farelo de amaranto, farinha de linhaça dourada.
    ..................xx
    Será que não devo consumir os farelos na janta? já que são tão calóricos?

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  65. (Esqueci de dizer, me chamo Ana e tenho 28 anos).

    ResponderExcluir
  66. Para seu bebê, pode usar o flocos de quinua em sopas, ou vitaminas. Dê 1 x ao dia que já é suficiente. Já a farinha vc pode dar como preparação, ou seja, substituindo a farinha de trigo.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  67. Ana, pelo que entendi você está tomando 3x por dia os farelos. Eu acho muito... você pode usar 2vezes ao dia, aí vc escolhe uma hora que sente mais saciedade.
    O lanche antes do treino, pode ser somente 1 fruta, tá? ou um copo de suco com 1 tipo de farinha.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  68. Ola meu bebe tem 1 ano e esta com deficiencia de ferro,sempre tento equilibrar a alimentaçaõ dele e nunca dou derivados de leite junto com a comida, nao sei oq podeestar errado.
    O pediatra sugeriu dar ferro para ele, oq ja estou fazendo, mas gostaria de algumas dicas de alimentos que devo colocar nas suas refeiçoes que sao ricos em ferro e que combinaçoesdevo fazer.As refeiçoes dele costumam ter, cenoura mandioquinha, vagem espinafre ou couve, acelga, alguma carne as vezes feijao.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Ola,
    Gostaria de saber qual a melhor hora pra consumir a quinua. Se faz alguma diferenca pra quem malha tomar antes ou depois de ir pra academia.( Ou qualquer hora do dia). Meu objetivo na academia eh ganhar massa magra, portanto preciso consumir bastante proteina...

    Desde ja agradeco. Me chamo Jannine.

    ResponderExcluir
  70. que estranho ele ter defeciência de ferro... tem que investigar, pq não é normal, pelo o que vc está me falando.
    Alimentos ricos em ferro além de carne vermelha, é folhas verdes escuras, quinua e amaranto. Além disso, toda vez que ele comer carne ou tomar o suplemento de ferro, tem que dar vitamina C junto, ou pinga umas gotinhas na carne ou tome um, suco de acerola ou laranja.
    beijossss

    ResponderExcluir
  71. A quinua é rica em proteína e carboidrato, então é melhor consumir depois do treino.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  72. Ola! Gostaria de saber se o amaranto pode ser facilemnte absorvido pelo organismo sem cozinha-lo, pipoca-lo ou deixa-lo em infusao, ou seja, come-lo do jeito que compro na loja, bem natural.

    ResponderExcluir
  73. olá comecei a tomar amaranto a algumas semanas duas colheres de sopa misturado a banana fatiada
    mas tenho sentido muita queimação no estomago
    e tbm muitos gases
    meu colesterol esta muito elevado ,antes do amaranto eu tinha muita diarreia devido ter tirado a vesicula,depois que comecei a usar amaranto meu intestino começou a funcionar normal novamente mas sinto muita ancia de vomito o que eu devo fazer tenho 51 anos obrigada enides

    ResponderExcluir
  74. Não é possível comer o amaranto ao natural, ao não ser que ele venha em flocos. Se for o grão, aí tem que cozinha sim!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  75. Olá gostaria de saber como funciona a farinha do agar-agar. Posso usar junto com a quinoa? Qual a quantidade diaria que posso usar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  76. O agar agar é um alga que pode ser usada como gelatina, e que por isso, dá uma saciedade... vc pode usar junto com a quinua sim, é só misturar. Mas para ter esse efeito de gelatina, vc precisa bater com algum líquido. Colocar em cima da fruta não resolve.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Dra Fernanda, eu moro no interior da Bahia e tenho uma filha de 7 anos que também se chama Fernanda, está completando um ano que estamos medindo a taxa de colesterol dela e continua alto . O pediatra dela disse que é o seu organismo que está produzindo o colesterol. ela não suporta guaraná, não gosta de frituras, lasanha e pizza nem pensar... e é louca por frutas, chega a consumir 3 a 4 vezes por dia em grande quantidade. A sra poderia me dizer se esta quantidade de frutas consumidas diariamente sem nenhuma atividade física poderia aumentar o colesterol, já que ela está consumindo muita energia e não está gastando em atividades nenhuma? Ela está pesando 23 qilos .Deus te abençõe diuturnamente, beijos Gal.

    ResponderExcluir
  78. Gal, não pode ser as frutas não. Pode ser o fígado dela que não detoxifica o colesterol e pode ser os receptores de gordura que estão "meio descontrolados". Para isso, procure ajuda de um nutricionista funcional ou venha até o consultório, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  79. OLÁ DRª. GOSTARIA DE SABER SE POSSO ADICIONAR A QUINUA NO COZIMENTO DO ARROZ PARA AGREGAR AO MESMO VALOR NUTRICIONAL? AGRADEÇO DESDE JÁ

    ResponderExcluir
  80. Olá boa tarde. Só resolvi escrever pq vi varios comentarios sb o amaranto e quero dizer que eu também passei mal quando consumi (bolo de amaranto e laranja). As duas vezes q.consumi o amaranto me deu muito vomito. Só gostaria de registrar isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia
    A duas semanas tenho consumido o amaranto e o colageno em pó misturado em leite de soja e frutas pela manhã substituindo meu café, tenho sentindo que meu suor esta com um cheiro diferente parece um cheiro quimico sera que tem a ver com o uso do dos mesmos???

    ResponderExcluir
  82. a quinua no arroz é ótimo!! já até dei receita aqui no blog! Vc coloca a quinua no final, faltando 10 min para acabar p cozimento do arroz. Ela é mais rápida!
    beijossss

    ResponderExcluir
  83. Pode ser o colágeno... pq ele tem muitos conservantes mesmo... tem vários benefícios, mas tem esse probleminha... POde ser isso!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  84. Pelos relatos e explicações acima, o Amaranto é um veneno pra mim (meu DNA detesta ele). Estou nesse momento passondo muito mal (comi amarante na salada), estou vomitando muito, com dor de estomago... não é a primeira vez... por isso que desconfiei e vim procurar na internet!!! Bem, agora sei que AMARANTO, pra mim, nunca mais !!e foi a minha Nutricionista que indicou.... tô muito mal!!!!!

    ResponderExcluir
  85. Olá, doutora!
    Que bênção encontrar este site e ver que a senhora responde as dúvidas. Parabéns! A minha pergunta é: Tenho uma filha de 8 meses e gostaria de saber se posso substituir o leite materno pelo leite de quinoa e como prepará-lo de maneira correta. Já vi várias receitas, alguns deixam de molho, outros levam pra ferver direto. Ouvi dizer que a resina que tem nos grãos é amarga; é verdade?
    Muito obrigada por sua atenção,
    Luzia Carla

    ResponderExcluir
  86. Olá doutora;

    Já nos falamos antes...minha filha é alergica a ovo, leite e agora recentemente decobrimos o trigo, milho e gluten, o que fazer? ela só tem um ano e nove meses! já me desdobro com a alimentação dela por conta do ovo e do leite e agora? estou desesperada! Obrigada!

    Silvana.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde Dra. Sou a Mariy, tenho 46 anos, estou um pouco acima do peso (em torno de 6 quilos), faço musculação quase todos os dias. De 40 dias para cá tenho comido, 2 colheres de sopa por dia, de uma mistura que contém amaranto em flocos, quinua em flocos e linhaça dourada moída. Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação comer estes farelos todos juntos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  88. Fiquei inpressionada com os relatos sobre reaçoes com uso do AMARANTO!
    -Que coisa! Acabei de comprar um pacotinho e ja comi um pouco no almoço... fui pesquisar mais sobre ele e vi tudo isso contra!
    Será que as reações podem ser pela mistura dele com outras substancias por exemplo o leite?

    ResponderExcluir
  89. Minha esposa passou mal nas vezes em que consumiu amaranto, mas acreditava que teria sido uma infeliz coincidência. Passado algum tempo sem consumi-lo, hoje, ela voltou a ingeri-lo e está passando mal com náusea, vômito e incômodo intestinal. É importante registrar para que as pessoas entendam que alimento, por melhor que seja do ponto de vista nutricional, pode ser intolerado pelo organismo. Portanto, ser incauto nessa questão é perigoso. Parabéns pelas respostas e orientações. Sobretudo, por permitir o registro dessas reações ao amaranto que pode ajudar as pessoas a serem mais atentas com os alimentos "estranhos" à nossa cultura. Antônio, Taguatinga-DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comi o amaranto e tô aqui passando mal, diarréia, dores estomacais, enjôo e calafrios...e arrotanto sem sabor nenhum, de Águas Claras - DF

      Excluir
  90. Silvana, entendo seu desespero... você precisa ir pra cozinha a testar as receitas mesmo... senão sua filha não vai ter o que comer. Por exemplo, o gel de linhaça substitui o ovo na preparação. O trigo vc substitui por farinha de arroz, farinha de banana verde, farinha de quinua. O leite vc tem que dar pra ela, leite de arroz e por aí vai... procure uma ajuda profissional para te dar as receitas e te orientar no cardápio, tá?
    beijosss

    ResponderExcluir
  91. Vanessa e Antônio, eu não sei porque isso acontece com algumas pessoas. Como eu disse, como é um alimento novo tem que tomar cuidado mesmo!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  92. Olá, doutora!
    Fiquei feliz em encontrar este site e ver que a senhora responde as dúvidas. A minha pergunta é: Tenho 46 anos, estou um pouco acima do peso (em torno de 6 quilos), faço musculação quase todos os dias. De 40 dias para cá tenho comido, 2 colheres de sopa por dia, de uma mistura que contém amaranto em flocos, quinua em flocos e linhaça dourada moída. Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação comer estes farelos todos juntos? Desde já agradeço. Mariy

    ResponderExcluir
  93. ola doutora por favor me responda, meu nome é Jane estou desesperada pois minha filha de 7 anos tem refluxo desde que nasceu, e agora descobri que ela tem alergia a certos alimentos como morango, ovos, alho, castanhas, carne de porco, maça e outros. eu gostaria de saber se o suco verde (cuja receita peguei no seu blog), vai ajuda-la no refluxo.

    ResponderExcluir
  94. Ola, tenho uma filha de 10 anos que tem diabetes do tipo 1 , ela pode comer a Quinua ? Obrigada, Monica

    ResponderExcluir
  95. Bom dia Dr. Fernanda, estava tomando farinha de linhaça e durante um tempo ela estava me fazendo muito bem, pois tenho o instestino preso e hipotiroidismo, só que depois ela começou a me dar muita dor de estomago irritando mais a gastrite que tenho. Queria substituir ela pela Quinua, pois ela fazia meu instestino funcionar direitinho e pelo jeito a quinua tambem fará. Eu posso tomar a farinha da quinua com suco? o que vc recomendaria fazer, e qual é a melhor, pois eu vi que tem vermelha dourada, etc? obrigado.

    ResponderExcluir
  96. Ola.Bom dia.Tenhu um bb de cinco meses e ele sempre vomitava muito,ai descobrimos q ele é alergico a lactose e soja,estou sem saber direito como alimenta-lo,gostaria de saber a quantidade de quinua e quantas vezes por semana posso dar a ele e como dar.um beijo
    dESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  97. Eu também passei muito mal após o consumo de amaranto. Uma vez, no ano passado e outra ontem mesmo, ao ingerir uma vitamina de banana com duas colheres de amaranto. Em cerca de 2h tive calafrios e vomitei tudo. Depois de uns 40 minutos me restabeleci. Qual será o componente do produto que me causa tal problema??

    ResponderExcluir
  98. As cinco vezes que comi amaranto passei mal. Achei que era intolerância a lactose, comia com iogurte. Daí fiz um suco hoje e add óleo de coco e o raio do amaranto. Estou péssima. Meu marido está vindo ficar comigo pois tenho um bebe de 3 meses e não estou aguentando ficar de pé. Achei até que estava grávida...mas só pode ser esse amaranto. A sensação é sempre a mesma... CUIDADO!

    ResponderExcluir
  99. Olá Doutora!

    Coloquei 2 colheres de amaranto no leite com creais e depois de +-2horas comecei a passar muito mal com sensação de desmaio e vômito.Ate então nem sabia que tinha comido amaranto depois de conversar com meu marido que perguntou o que eu tinha comido e disse que ate entao tinha sido so leite cereais e a linhaça e foi quando ele falou que ja sabia o que era pois tinha batido linhaça e maranto juntos e que ele estava pesquizando sobre o amarnto e viu que muitas pessoas estavam passando mal com o consumo do tal. Por um lado fiquei ate feliz pois por uns minutos cheguei a pensar que estava gravida. Mas é priciso pesquizar mais para sabermos porque algo tao saudavel ta fazendo as pessoas que o consomen ficarem mal
    Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Olá Dra. Fernanda

    Gostaria de saber se o amaranto é bom para diminuição da glicose alta ?

    ResponderExcluir
  101. Vou começar a fazer uso.

    ResponderExcluir
  102. Consumindo 20grs. de quinua por dia, consigo receber todas as propriedades da mesma ou tenho que aumentar a quantidade Em caso de aumento, qual a quantidade certa para consumo diário?

    ResponderExcluir
  103. oi meu nome e sueli o amaranto e perigoso toda vez que tomei quase morri de dor de estomago tontura vomito edores horriveis precis ser mai estudado sob seus sintomas terriveis

    ResponderExcluir
  104. olá,meu nome é Adelaide,soube por uma amiga q o amaranto foi bom para ela,baixou o colesterol e emagreceu,nao posso com frituras,alimentos gordurosos...pq meu fígado fica mal.nas pesquisas feitas tem alguma relaçao em o amaranto fazer mal p o figado?

    ResponderExcluir
  105. Também passei mal com amaranto! No início, achei que fosse só coincidência: eu não havia me sentido tão mal, pois havia comido só uma colher de café misturada c/ outros cereais. Ontem, porém, comi duas colheres de sopa de amaranto misturadas no iogurte e quase morri: tive dores severas no estômago e no intestino, tontura, vômito, diarréia. Não consegui trabalhar o dia todo. Amaranto, nunca mais. Recomendo muito cuidado a todos que pretendem consumi-lo.

    ResponderExcluir
  106. Meu esposo comeu amaranto no mingau passou muito mal teve que ir no hospital tomar soro com remédio para passar o vomito.

    ResponderExcluir
  107. olá Fernanda. depois de procurar muito sobre o amaranto e ler todo o blog. acredite li tudo. mas ainda ficou uma duvida. o amaranto colabora em pessoas que estão com diarreia cronica. ou faz ter mais. Meu pai não come carne , fez uma cirugia recente no reto e está tendo este problema. o remedio alopatico não esta fazendo efeito a contento (imosec e floratil) então estamos partindo para o natural. e agora amaranto ajuda ou atrapalha.

    ResponderExcluir
  108. Olá
    Meu filho tem 5 meses, e tem alergia a lactose, e não está se dando bem com a soja tbm..Um amigo me disse que dava pra filha dele, semente de Quinoa, deixava de molho, como fazemos com trigo..depois bate no liquidificador com maça, Gostaria de saber,se posso dar isso para o meu bb, se substitui a soja..
    Desde já, agradeço
    mariana

    ResponderExcluir
  109. Olá Dra Fernanda,

    gostaria de saber se a farinha de quinua seria uma boa aliada na suplementação alimentar, já que faço musculação e não utilizo nenhum suplemento. Se sim, devo consumir antes ou depois do treino e qual quantidade?

    Grato desde já,

    Léo.

    ResponderExcluir
  110. Hoje, comi biscoitos que tinha amaranto. Depois de 1 hora, comecei a sentir enjoo e vomitei bastante, também tive diarréia e muitos calafrios. Fiquei muito enfraquecida e com tonturas. Precisei ser medicada com medição venosa.

    ResponderExcluir
  111. Olá, eu também acho importante registrar. Tenho hábito de tomar vitamins de frutas com cereais, porém hoje cheguei a conclusão que o Amaranto também me fazmuito mal. Eu já tinha passado mal a 2 semanas com todos os sintomas de fortes dores abdominais e sensação de figado ruim e a unica coisa que eu tinha ingerido foi uma vitamina de banana com amaranto, ams não tinha relacionado. Até que hoje resolvi abrir um novo pacote de Amaranto e novamente com vitamina de banana tive os mesmos sintomas, estou passando super mal!

    ResponderExcluir
  112. Moro no Texas assim que tive oportunidade comprei varies sacolas de amaranto, como recomendado fiz uma vitamina pela manha, vomitei like a champ tive uma diarreia monstra pensei que estava me transformando em estado liquido , TO FORA.

    ResponderExcluir
  113. Passei a utilizar amaranto no café de manhã e passei mal por 3 vezes. ânsia de vômito, tontura, calafrio, mal estar... já tem algum estudo falando sobre esses efeitos que o amaranto causa?

    ResponderExcluir
  114. Gostaria de saber qual diferença entre a quinoa branca, preta e vermelha. E qual a mais rica em nutrientes?

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Olá pessoal.

    Também tive vários problemas ao ingerir o quinoa. Sensação de mal estar, boca amarga, flatulência, dores abdominias, enjoos, arrepios dentre outros.
    No início eu não achava que era o grão, mas a parar de consumi-lo as sensações começaram a diminuir a chegar ao ponto de desaparecerem. Para ter a sensação de estar bom tive que esperar uns dois meses.

    ResponderExcluir
  117. Olá, meu bebê tem 6 meses e meio, eu gostaria de introduzir papinhas com quinoa e amaranto, pois só tenho usado a aveia no momento. Fiquei em dúvida, principalmente quanto ao amaranto após ouvir tantos efeitos colaterais nos comentários. É recomendado para bebês?

    ResponderExcluir
  118. será que essas pessoas que estão reclamando do amaranto não exageraram na quantidade? eu uso há poucos dias(misturei com chia num pote) e tomo uma colher de sopa no meu shake de manhã. não senti nada diferente.

    ResponderExcluir
  119. Indica-se comumente o uso da "FARINHA" DE QUINUA na preparação de pães, massas e bolos. Posso utilizar na preparação de minha vitaminha pós treino junto com o Whey Protein, por exemplo?

    ResponderExcluir
  120. Será que tem algum problema tomar a vitamina com o amaranto à noite, antes de deitar, sem comer nada mais depois?
    Pq já li que se deve ingerir uma colher (sopa) do produto uma hora antes do almoço, então penso que estou passando mal devido ao fato de não ter nenhuma refeição após a ingestão.
    Gostaria que me ajudasse com essa dúvida.
    Att., Gil.

    ResponderExcluir
  121. Olá!
    Comecei a fazer uso da quinua há um mês aproximadamente. Não sei se é coincidência, mas comecei a inchar e a engordar. Tem alguma relação? A quinua por ser rica em proteína e carboidrato pode resultar num aumento de peso e alteração de medidas?

    ResponderExcluir
  122. Olá, doutora
    tenho um bebê de 6 meses e comecei a introduzir uma dieta ovo lacto vegetariana...
    esta semana comprei quinoa e amaranto para introduzir na dieta de Benjamim e desejo saber se é possível sim, alimentar um bebê ovo lacto vegetariano com uma alimentação saudável e que supra todas suas necessidades... ainda desejo introduzir grãos, etc.

    ResponderExcluir
  123. Amaranto me causa vomito e diarréia severa, cheguei ao ponto de ir parar no hospital de tão violenta as reações. Comi amaranto umas 3 vezes com iogurte, então parei porque percebi que era ele que me fazia mal. Este alimento deveria ser mais estudado!

    ResponderExcluir
  124. Olá!Minha bebê tem 11 meses e tem prisão de ventre sofre pra fazer coco e quando faz, faz so bolinhas.A quinoa é bom pra ela?E se for qual é o melhor jeito de da a ela?

    ResponderExcluir
  125. Gostaria de saber qual a medida exata para se misturar no iogurte ou outro alimento, a quinua e/ou o amaranto.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  126. Eu passo mal comendo quinoa, sinto dor de barriga e arroto muito..

    ResponderExcluir
  127. OLÁ DOUTORA,MEU NOME E EDNA FIZ EXAMES E DESCOBRI QUE ESTOU COM HIPOTERIODISMO, FALTA DE HORMONIOS DA TIREOIDE, ESTA EM ESTADO LEVE (TSH=4,580, ESTE ESTA ALTERADO E T4 LIVRE= 0,970, ESTE ESTA NORMAL),SINTO MUITAS DORES NO CORPO, FIZ TODO TIPO DE EXAMES NAO TENHO NADA ALTERADO A NAO SER ESSE DA TIREOIDE A MEDICA ME RECEITOU PURAM T4, MAS EU QUERIA FAZER A REPOSIÇÃO DE HORMONIOS COM CHAS OU COMIDAS . ME AJUDE SE PUDER ME MANDE RESPOSTA POR EMAIL. GENGUINIALIBERTI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  128. Estou passando mal já a algum tempo e até emagreci, as vezes do nada começo a vomitar e sentir dores de estomago;só hoje me dei conta que comi amaranto e da ultima vez que vomitei tambem. Vim pesquisar e achei estes comentários.

    ResponderExcluir
  129. Eu e minha mãe comemos amaranto duas vezes misturado ao mamão papaia, e em ambas as vezes vomitamos. Foi uma sensação terrível e incontrolável. O vômito veio forte, mas não tivemos outros sintomas, como os descritos acima.

    ResponderExcluir
  130. BOA NOITE dr TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E 10MESES E APRESENTA COLESTEROL ALTO ELA E SUPER ESPERTA ANDOU E FALOU COM 10MESES E SUPER ATIVA NAO TEM ANEMIA NAO TEM NADA SE ALIMENTA BEM POREM COME POUCO MAIS COM QUALIDADE APRESENTA COLESTEROL ALTO POR SER HEREDITARIO O PAI APRESENTA COLESTEROL ALTO E TOMA MEDICAMENTO LEVO ELA NA ENDOCRINOLOGISTA E ELA FALOU PARA QUE EU NAO ME PREOCUPE QUE ELA ESTA SUPER SAUDAVEL E QUE VAMOS BAIXAR ESSE COLESTEROL E OLHA QUE ELA E MAGRINHA RS TEM 12K MAIS E UMA GRAÇA DE CRIANÇA E UMA BONECA RS ENATO GOSTARIA DE SABER SE POSSO DAR QUINUA EM FLOCOS E QUAL A QUANTIDADE QUE POSSO DAR POIS FIZ UM TEXTE E DEI UMA COLHERZINHA DE CAFE PURA E ELA ADOROU QUERO SABER O QTO POSSO DAR . ELA TEM ENDOCRINOLOGISTA MES QUE VEM MAS JA QUERIA SABER PELA SENHORA SE POSSO DAR . POR FAVOR ME RESPONDA . UM BJAO E MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  131. Oi, Dra. Eu também passo mal quando como quinoa ou proteína de soja. Será que sou alérgica? Estou com muita dor de barriga!

    ResponderExcluir
  132. sou bene,tenho pressão alta,diabete e colesterol,estou usando semente de linhaça e comecei usar quinua em flocos,gostaria de saber se estou no caminho certo?obrigada.

    ResponderExcluir
  133. Boa noite. Tomei ontem na vitamina a noite depois da academia e misturei: amaranto, aveia, linhaça e linhaça dourada e quinoa. Passei o dia com forte diarréia, ainda tô me sentindo muito mal e desanimada com medo de ter sido provocado pelo amaranto e depois de tantos relatos que vi aqui achonque infelizmente ele foi o vilão.

    ResponderExcluir
  134. Boa noite. Ontem a noite fiz uma vitamina com: amaranto, aveia, linhaça e linhaça dourada, quinoa, banana, meia maçã e um pedaço de mamão. Desde manhã estou com diarréia. Fui incontáveis vezes ao banheiro. Estou com medo de tomar novamente a vitamina com os mesmos ingredientes. O que faço?

    ResponderExcluir
  135. TAMBEI FIZ USO DUAS VEZES, e passei t mal q fui parar no hospital. Tenho certeza, pois foi pensando no beneficio de ambos que usei uma colher cafe junto a aveia q costumo usar.O dia todo, vomito e diarreia e forte dores estomago.O amaranto e quinoa, me fizeram muito MAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comia quinoa passava mto mal, dor de estomago absurda e vomito....de um mes pra ca estava incluindo amaranto na minha "dieta" em quantidade mto pequena, ja q como junto com chia, linhaça, aveia, fruta e iogurte. Ontem comi mais q o normal- aproximadamente uma colher de chá, e tive dor no estomago demais, diarreia leve e achei q fosse vomitar.

      Excluir
  136. Eu e minha mae passamos muito mal apos comer amaranto. Ela inclusive precisou ser medicada. Vomito, enjoo, diarreia e fortes dores abdominais

    ResponderExcluir
  137. Olá Dra! Passei aqui só para dar meu depoimento sobre o amaranto. Passei muuuito mal com ele. Os mesmos sintomas que o pessoal descreveu aqui: taquicardia, vômito, dor de barriga, queda de pressão, enjoo, um horror. Introduzi esse alimento por sugestão da nutricionista para diminuir o colesterol. Nunca tive intolerância a nenhum alimento. Uma pena, vou voltar paraa aveia. Abraços

    ResponderExcluir
  138. Deveriam fazer um estudo sobre intolerância ao amaranto. É certo que isso causa problemas em muitas pessoas como quem tem intolerância à lactose ou glúten. Não achei nenhuma informação oficial mas pelos comentários e por experiência própria, esse alimento carece urgentemente de estudos nesse sentido. É perigoso e realmente leva as pessoas ao hospital.

    ResponderExcluir
  139. Gostaria de registrar aqui também a minha experiência com o amaranto. Fui experimentá-lo ontem e ingeri apenas 1 colher de sopa dele com as frutas que comi no café da manhã. Após chegar no trabalho, duas horas depois mais ou menos, comecei a passar mal, tive muito vômito e depois diarréia, além de um tremendo mal estar e calafrios. Fui parar no hospital. Depois de ver esses depoimentos, tenho certeza que foi ele mesmo que me fez mal, pois foi a única coisa que ingeri de diferente no meu café da manhã.

    ResponderExcluir
  140. Parabéns Fernanda pelo site.
    Os depoimentos confirmaram o que estava pensando. Vou suspender por hora o uso do Amaranto. A reação foi muito forte, como descreveram aqui. Já fiz adaptação a outros alimentos, mas nesse caso parece muito difícil. De qualquer modo manterei minha ótima dieta vegetariana - sem Amaranto!
    Saúde e Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  141. olha senti me muito mal tbem com o amaranto,joguei a caixa for. fui parar no hospital muito maill,vomitando muito e com muita diarreia e enjoos. NUNca mais amarante! cuidado! nao use esse veneno!!!

    ResponderExcluir
  142. PESSOAL

    ANTES DE CONSUMIR O AMARANTO É PRECISO LAVAR, DEIXAR DE MOLHO

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  143. POR FAVOR

    CORRIJA A MATÉRIA PARA EVITAR QUE MAIS PESSOAS PASSEM MAL

    ResponderExcluir
  144. Jacira de Mauá SP.......09.07.2013. Ontem a tarde comi amaranto e quinoa com banana , passei muito mal algumas horas mais tarde , enjôo muito forte , diaréia ...fiquei com muito medo quase precisei ir ao hospital ... precisamos de mais orientação a respeito de novos alimentos ...não predendo consumir mais , só de pensar o quanto passei mal.......................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc precisa germinar o amaranto e comer apenas uma colher de sopa

      pois é um alimento divino

      Excluir
  145. eu conheci esse alimento graças a uma pessoa muito especial e de alma iluminada dr. lair ribeiro. o meu mestre junto a Deus eles dois mudaram minha vida.
    e a senhora é uma professora e tanto pois complementa o meu conhecimento junto com toda a internet e as pessoas.

    hj em dia sou aluno de todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  146. No momento estou passando mal , de novo, como todas as vezes que comi amaranto.
    Por favor Sr. Maxwell, agradeço sua sugestão, mas isso deveria vir da Dra. Fernand que não mandou ¨germinar", seja lá o que for isso, nem deixar de molho, logo, cabe sim, se retratar e corrigir a matéria, mas faz mais de ano que a Dra. não responde a nenhum comentário ( última vez outubro/2011) edepois disso diversas pessoas escreveram dizendo que passaram mal.

    ResponderExcluir
  147. Pelo visto, sou mais uma a fazer parte da lista. Ontem, pela quarta e última vez, resolvi confirmar se o problema era mesmo o amaranto. Tive medo de passar mal de novo, agora deliberadamente, e sob os protestos da família, mas resolvi arriscar. Nas duas primeiras vezes, tinha misturado amaranto, quinoa, linhaça e iogurte, sendo o amaranto a única novidade na dieta. Cheguei a pensar q o 1º iogurte estava estragado. Na terceira vez, misturei o iogurte somente com amaranto para me certificar. Nunca usei mais que duas colheres de chá. Desta vez, havia comido uma maça e resolvi encostar a banana, por três vezes, na tal mistura de cereais. Duas horas depois, sem ter comido mais nada, senti o mesmo aperto no estômago, uma contração violenta e bloff!! Tudo pra fora!! Umas quatro vezes, no mínimo. Intrigada, procurei na internet e, para minha surpresa, inúmeras pessoas com as mesmas reações ou piores. Concordo que precisamos conhecer melhor tais perigos, pois cheguei a ler num site em inglês que a reação alérgica ao amaranto pode causar até a morte.

    ResponderExcluir
  148. Mais uma vítima!
    Das duas vezes que comi quinoa - a primeira em forma de bifinhos com legumes e a segunda refogada - passei muito, mas muito mal mesmo, como todos aqui descrevem: muita dor no estômago, dores de cabeça e vômitos. Pois bem, me afastei da quinoa. Anteontem, comprei um pão da Pullman de 12 graõs e não reparei que um deles era quinoa. Há dois dias venho comendo o pão no café da manhã e fim de tarde e há dois dias tenho sentidos enjoos e dores de cabeça. Ou seja, mesmo com a quantidade mínima de quinoa que vem nestes pães de grãos, ainda assim ela está me fazendo mal.
    Agora precisarei observar tudo que compro - na ala dos saudáveis a quinoa e o amaranto fazem a festa - e quinoa nunca mais!

    ResponderExcluir
  149. Já pela quinta vez me senti com dor de barriga e vontade de vomitar, sentimento de desmaio, horrivel, agora quero descobrir se é o amaranto ou o quinoa.

    ResponderExcluir
  150. Olá bom dia! Muito se fala dos benefícios da quinoa, mas qual a forma correta de fazer os grãos? Tem que deixá-los de molho por pelo menos 24 horas? No meu caso comprei os grãos e coloquei direto na panela com água (como arroz), esperei secar e tirei e fiz com legumes. Resultado, tive muita dor abdominal, mal estar, dor de cabeça, por 3 dias. Será pq eu não deixei de molho e as sementes fermentaram no estômago? Aguardo e valeu!

    ResponderExcluir
  151. Amaranto, assim como muitas sementes e grãos pre cisa ser deixado de molho:
    http://www.puravida.com.br/artigos-do-mes/sementes-da-vida-parte-1/

    ResponderExcluir
  152. Amaranto - assim como muitas sementes e grãos - deve ser deixado de molho antes de ser cozido para consumo:
    http://www.puravida.com.br/artigos-do-mes/sementes-da-vida-parte-1/

    ResponderExcluir
  153. Amaranto, assim como muitas sementes e grãos pre cisa ser deixado de molho:
    http://www.puravida.com.br/artigos-do-mes/sementes-da-vida-parte-1/

    ResponderExcluir
  154. Uso amaranto em sucos pela manhã e substituo o arroz por quinua , uso farinhas de maracujá, berinjela e outras e nada me faz mal, sou vegetariana e minha saúde está ótima .

    ResponderExcluir
  155. Amaranto para mim nunca mais. Passei muito mal as duas vezes q consumi flocos de Amaranto. Muito mal estar, diarréia, vômitos e pressão baixa. Acho q deviam alertar na embalagem q faz mal para algumas pessoas.Amaranto devia ser um medicamento controlado. Fico pensando se uma criança ou idoso tem estas reações. Não quero q outras pessoas passem por isso. Cuidado

    baixa. Acho q devia ficar a disposição

    ResponderExcluir
  156. Contra-indicações - segundo o agrônomo Carlos Spehar, da Universidade de Brasília (UnB), a única contra-indicação do amaranto é não consumi-lo cru: “assim como o feijão, quando cru, ele pode ser tóxico”. Então, como prepará-lo? “Você pode cozinhá-lo em água e comê-lo temperado, bem como usá-los em sopas e farinhas para fazer pães, bolos e biscoitos”, diz Spehar. O professor completa que não há restrição de consumo diária do grão, mas é importante que a dieta não se restrinja a ele. “O amaranto é realmente bastante nutritivo, mas seu consumo não substitui outras fontes, como o cálcio do leite, por exemplo”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comi cozido e ainda assim passei muito mal. Fui internada com intoxicação alimentar. Muitos relatos no blog. Não compensa os malefícios!

      Excluir
  157. Bom dia dra. iniciei semana passada a introdução de alimentos pastosos na minha bebe de 6 meses. Posso utilizar o amaranto 1 vez por semana na papinha, intercalando com quinua, arroz integral e trigo sarraceno e milho orgânico ?

    ResponderExcluir
  158. Olá Dra. Semana passada iniciei a introdução de alimentos pastosos na minha bebe de 6 meses. Gostaria de saber se posso colocar amaranto na papinha ao menos 1 vez por semana ? costumo colocar quinua 2 vezes na semana . Obrigada!

    ResponderExcluir
  159. Oi! Tenho endometriose e gostaria de saber se posso consumir quinua uma vez q contém fitoestrogeno e o recomendado é eu fazer uma dieta antiestrogenica. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tomar chá de erva doce, chá de amora, comer inhame também

      Excluir
  160. Tenho quinoa no supermercado aqui na Inglaterra e amaranto compro em lojas de produtos naturais. Cozinho uns 100 gramas de amaranto em graos, deixo na geladeira e uso 2 colheres cheias no almoco e outras 2 no jantar. E costume aqui come-se muita sopa ( daquela que vem em envelopes ou lata), adoro isso!... pq faz frio, sopas e chas nos dao conforto. Coloco na sopa o amaranto + legumes cozidos + 1 pouco de peixe ou frango, junto e misturado. Quinoa aqui em casa ja substituio o arroz `a alguns anos e e deliciosa junto com o feijao! Entra ano e sai ano meus 50 quilos estao estacionados e a saude perfeita. Tenho 1 metro e cinquenta de altura. abrc

    ResponderExcluir
  161. Oi, bom dia Doutora.
    Quero incluir quinoa em minha alimentação. Mais fiquei com receio devido a tantas reclamações com relação ao amaranto. A quinoa traz algum problema?
    Quero usa-lo em flocos. Meus filhos e eu fazemos atividades fisicas. Quero consumi-la na salada ou diretamente por cima do arroz. Posso jogá-la por cima do arroz. Em flocos claro.
    Obrigada
    Eliane Spindola

    ResponderExcluir
  162. Nunca mais como amaranto! passei muito mal, achei que ia morrer!!! Isso é um VENENO!!!

    ResponderExcluir
  163. Hola Claudia, estou querendo substituir a farinha de trigo pela de quinoa na elaboração de cookies, mas não sei se posso fazer a substituição um para um (uma xic de trigo para uma xic de farinha de quinoa). E se eu tiver que adicionar outra farinha sem gluten qual a mais indicada para usar junto com a de quinoa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  164. Gostaria de saber se é preciso hidratar também os flocos ou farinhas de quinoa, linhaça, chia para come-los ?

    ResponderExcluir
  165. Bom dia! Estou colocando uma colherinha de café de Quinoa na mamadeira da minha bebê de 1 ano e 2 meses, posso continuar? Quais os benefícios para ela? Ela está com a imunidade baixa. E o Amaranto?

    ResponderExcluir
  166. Estou passando muito mal, pela terceira vez coloquei o amaranto no suco da manhã e foram as piores sensações da minha vida. Na primeira achei que era uma virose, na segunda achei que o amaranto estava estragado, comprei outro e fui tomar logo hj, no dia das mães, resultado estou prostrada no banheiro, com diarreia, vômito, suando frio e dores estomacais homéricas. Maldito amaranto!

    ResponderExcluir
  167. Fernanda boa noite, treino pesado de segunda a sexta tomo duas colheres de quinoa antes e duas depois do treino, tem algum problema

    ResponderExcluir
  168. Fernanda boa noite, treino pesado de segunda a sexta tomo duas colheres de quinoa antes e duas depois do treino, tem algum problema

    ResponderExcluir
  169. O ferro da quinua é como o do feijao que precisa da vitamina c para ser melhor absorvido?

    ResponderExcluir
  170. è importante chamar atenção de quem deseja usar o amaranto, não faz bem, faz mal. Não adianta fazer propaganda de um alimento que faz mal para centenas que usam. Casos de se ir para o hospital! Isso é muito grave.

    ResponderExcluir
  171. Pensei que iria morrer, foi um horror, diarreia, cefaleia, agonia, sudorese, sensação de desmaio é impressionante o que se sente com o tal de amaranto cantado e prosa e verso, amaranto nunca mais.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!