segunda-feira, 15 de março de 2010

Linhaça marron e dourada, qual escolher???

Você a diferença entre linhaça MARRON e a DOURADA?


A linhaça é originária da Ásia e é cultivada em todo o mundo. É uma planta que varia de 30cm a 130cm de altura, apresenta talos eretos, folhas estreitas e flores de coloração vermelha, azul, ou branca. O fruto consiste de uma cápsula redonda de cor amarronzada da qual saem as sementes, brilhantes e planas.

As sementes apresentam dois tipos – marrom e dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias.

Linhaça Marrom:

• é cultivada em regiões de clima quente e úmido;

• são utilizados agrotóxicos,

• é um produto cultivado no Brasil, no Rio Grande do Sul.




Já a Linhaça Dourada:

• é cultivada em regiões frias,                                                     

• não se utiliza agrotóxicos no seu plantio,  

• é produzida no Canadá e no norte dos Estados Unidos.    


Ambas possuem ômega 3, ômega 6 e ômega 9, são uma boa fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais, contêm boa quantidade de fibras, além disso, gerarão os seguintes benefícios:

• Ajuda na prisão de ventre,

• Diminui o colesterol,

• Favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue,

• Previne a obesidade,

• Aumenta o poder da saciedade,

• Ajuda a regular a pressão arterial/freqüência cardíaca,

• Ajuda na diminuição dos sintomas da menopausa e da TPM,

• Diminui a retenção de líquidos,

• Reduz o risco de inflamações (gastrites, meningite, hepatite, artrite e etc);

• Auxilia na redução do peso.

A linhaça possui lignanas na sua composição, estas são fitoestrógenos presentes nas paredes celulares dos vegetais que apresentam propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas. Por serem semelhantes ao estrogênio, as lignanas podem ter efeito na menopausa e diminuir o risco de câncer de mama.

Pode ser consumida em grãos inteiros ou moídos, pode ser adicionada nas refeições, nas saladas, nas frutas, iogurtes, nos pães, em bolos, barras de cereais. Além disso, pode ser consumida em produtos derivados da linhaça, como óleos, farelo, goma, enfim, aonde desejar. O recomendado é consumir uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia!

Para se obter mais benefícios nutricionais, é recomendável ingerir a linhaça moída, do que a semente inteira, que é difícil de ser digerida. Uma alternativa para quem utiliza o grão da linhaça é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a na geladeira, em um vidro limpo e seco bem fechado e deve ser consumida em mais ou menos uma semana. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

Espero que essa matéria tenha sido esclarecedora!!

Ficou alguma dúvida??

Beijossss

19 comentários:

  1. entendi que linhaça branca e marron são iguais com diferentes origns climática.

    ResponderExcluir
  2. É necessário torrar a linhaça antes de moer para seu benefício?

    ResponderExcluir
  3. O jeito mais certo de consumir a linhaça é realmente torrá-la por 5 min em forno quente ou frigideira e depois de esfriar, bater no liquidificador. Mas vale uma ressalva. Esse procedimento feito em casa, não assegura que o omega 3 não se perca, ou seja, não oxide depois de um tempo. Por isso, é importante usar essa farinha triturada por no máximo 3 dias e depois repetir o precesso. Então tem que ir triturando aos poucos. E lembre-se de guardar sempre na geladeira, num vidro bem tampado e escuro para o omega 3 não oxidar no primeiro dia.
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!
    A linhaça dourado e o gergelim preto é indica para individuo que possui hipotireoidismo?

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Fernanda!!sou muito fã do seu trabalho!!parabéns!!queria que me tirasse um dúvida,pode ser?gostaria de saber quais os cuidados devo tomar depois de triturar a semente de girassol sem casca?ele oxida? devo mante-lo na geladeira e em vaso escuro?
    qual o tempo ideal de uso depois de triturado?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Depende do benefício que vc quer da semente de girassol. Vc quer o cálcio e os minerais?? então não tem problema, pq não oxida. Vc pode triturar e guardar sem problemas. Agora se vc quiser os omegas que estão lá, aí vai oxidar sim. Vc pode comer como petisco ou se quiser triturar, vc tem que guardar no máximo por 3 dias e dentro da geladeira em pote escuro, assim com a linhaça.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. obrigada pelas informações!!foi muito válida!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra. gostaria de tirar uma dúvida é necessário torrar a linhaça ou apenas triturar?Existe algum beneficio em torrar no fantastico/medida certa mandou torrar agora estou em duvida?Me responde por favor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!! Dra. acompanho seu trabalho e gosto muito. gostaria de saber se a linhaça é contra indicada para gestantes.
    Grata
    Eneida Santos

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra.
    Eu utilizo a linhaça todos os dias, comprava em semete e eu mesma tritura. Mas conforme vi no seu blog o ideal é consumi-la em uma semana.Teria alguam desvantagem em comprar a linhaça em farelo pronta? No caso da linhaça em farelo ela não perderia oxidentes depois de aberta,certo?
    Existe algum substituto da linhaça para variar no cardápio?

    ResponderExcluir
  11. Como consumir a linhaça dourada, qual a quantidade por dia?

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo reeducação alimentar para efeitos de emagrecimento, queria saber se posso estar utilizando a linhaça marrom com farelo de aveia e banana,leite desnatado ou outra fruta para uma especie de vitamina no café da manhã? isso me ajudaria no processo de emagrecimento? Qual a quantidade?

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra ,tenho algumas dúvidas ,estou abaixo do peso 12 kls ,só que gosto muito de tomar uma vitamina pela manhã ,2 colheres de semente de linhaça escura,2 colheres de semente de gergelim ,leite, açúcar mascavo e uma fruta a cada dia ..já virou um habito meu ,essa mistura impede que meu peso aumente ?outra dúvida é se posso usar a semente de gergelim escura e minha vitamina ?desde já agradeço se me responder .

    ResponderExcluir
  14. Ouvi falar q nao se mistura linhaça com leite,iorgutes!!

    ResponderExcluir
  15. posso misturar farinha de linhaça no suco de caju/ e tbm no leite desnatado

    e quantas vezes por semana obrigada

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!