quinta-feira, 18 de março de 2010

Chá Verde X Chá Vermelho X Chá Branco, qual a diferença entre eles???

Você sabe as diferenças desses 3 tipos de chás???

Antes de mais nada, o chá é uma bebida amplamente utilizada, uma das bebidas mais populares do mundo, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. Esta cultura existe por diversas razões, entre elas, os benefícios que traz a saúde e suas importantes propriedades fisiológicas dada pela presença de substâncias como os flavonóides.

A composição das folhas do chá depende de uma variedade de fatores, incluindo clima, estação, processo utilizado na horticultura, além do tipo e idade da planta.

Dicas: Não armazene por muito tempo, pois ocorre perda dos compostos nutricionais. A proporção de água e ervas deve ser a seguinte: para cada litro de água, quatro colheres de sopa de erva fresca ou duas colheres de erva seca. Deve-se consumir entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.

CHÁ VERDE

O chá verde é rico em polifenóis, principalmente catequinas.Ele não sofre fermentação durante o processamento e deste modo retém a cor original de suas folhas, é amplamente consumido em países da Ásia. Entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal.

O chá verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas.

As doses de chá verde que surtem tais efeitos variam largamente, mas tipicamente ficam em torno de 3 copos por dia.

A ingestão de catequinas reduz a gordura corporal, estas contribuem para a prevenção de várias doenças relacionadas ao estilo de vida, particularmente a obesidade. A combinação da ingestão das catequinas com exercícios físicos regulares, a utilização da gordura corporal como fonte de energia poderá ser maior, devido à estimulação do metabolismo lipídico no fígado ou no músculo esquelético, locais onde estão aumentadas as oxidações dos ácidos graxos livres.

Benefícios: diminuição de gordura corporal, reduzir riscos de desenvolver diabetes e dislipidemia, aumenta termogênese, reduz o apetite, diminui a ingestão alimentar.

As altas doses podem causar efeitos adversos significantes pelo conteúdo de cafeína, especificamente palpitações, dor de cabeça, insônia, complicações gastrointestinais e vertigem. Alguns estudos recomendam que ingestão diária de cafeína seja em doses moderadas (até 300mg/dia).

A Associação Americana de Dietética sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde, como na prevenção de certos tipos de câncer.

Com o objetivo de diminuir a gordura corporal é mportante aliar o consumo do chá verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática freqüente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.

CHÁ VERMELHO

O chá vermelho é produzido na província de Yunnar na China e é consumido em grande quantidade pelo povo chinês. É originário da mesma fonte do chá verde, branco e preto, - da planta Camelis Sinensis, conhecido também como pu-erh, que significa chá envelhecido e recebe esse nome pela diferença no modo como é processado em relação aos outros chás.

O tempo de colheita e a secagem são semelhantes para todos os chás provenientes da Camellia sinensis. A principal diferença entre eles é o grau de fermentação, que no caso do chá vermelho merece destaque pelo tempo que este fica armazenado.

As etapas do processamento do chá vermelho são: eliminação das enzimas; mistura das folhas (em busca de refinamento do aroma do chá); secagem; fermentação, onde ocorre a coloração característica; separação das folhas e preparação do chá vermelho; e por fim o armazenamento. Uma vez armazenado, mantêm-se o chá em barris por dez anos ou mais. Assim como a cultura do vinho, acredita-se que quanto mais longo o período de conservação, melhor a qualidade, o sabor e a fragrância.

Os benefícios são: efeitos antioxidantes, anticancerígenos, melhorar a flora bacteriana no intestino, reduz o nível de colesterol, da pressão arterial, e da glicemia, ajuda no combate da formação de placas de gordura nas paredes das artérias, previne contra o envelhecimento e até mesmo o câncer. Por conter um ácido, GABA (gama-aminobutírico), ele age como um relaxamente e ajuda no sistema imune.

Quando aliado a uma dieta saudável e balanceada, o chá vermelho pode trazer benefícios para a saúde, e portanto, ser mais uma ótima forma de ingerir líquidos.

CHÁ BRANCO


O chá branco também é proveniente da Camellia sinensis, a mesma planta que origina o chá verde, preto e oolong. Esta se destaca por apresentar alta concentração de polifenóis - substâncias com poder antioxidante, que auxilia no controle do colesterol, na melhora do sistema circulatório, regeneração da saúde da pele e na prevenção de diferentes tipos de câncer. É denominado chá "branco" porque é produzido a partir dos brotos da planta, que estão cobertos com os chamados “cabelos brancos prateados”.

É produzido com as plantas da região de Fujian e sua matéria prima é composta pelas folhas e brotos, consideradas as partes mais nobres da planta, que são cuidadosamente escolhidas. A colheita deste chá acontece em apenas dois dias do ano, entre os meses de abril e maio, e seus brotos devem ser protegidos do sol, para que não desenvolvam a clorofila e assim não possam oxidar.

O chá branco contém uma quantidade de polifenóis superior ao chá verde. Outros constituintes, como a cafeína, está presente em níveis mais altos no chá branco. Além disso, o chá branco contém níveis maiores de catequinas em relação aos outros chás e pode proteger contra o câncer de pele protegendo as células de pele dos efeitos maléficos da luz do sol.

Pesquisas relacionadas ao chá branco mostram que se trata de um alimento com grande potencial nutricional que pode atuar de forma positiva na saúde e na prevenção de doenças.

Dúvidas??

Um beijo,

Um comentário:

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se a planta de flor vermelha ou branca podem ser consumidas igualmente para qualquer tipo de chá, seja ele verde, vermelho, preto ou branco?
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!