sexta-feira, 24 de abril de 2015

Informações Nutricionais dos Queijos

Oie gente!


Vocês gostam de um queijinho? E as dúvidas sobre qual é o mais saudável, são muitas?
Em abril estive no Você Bonita esclarecendo essa e mais dúvidas.  

Para você que perdeu ou quer ver outra vez, aperte o play!!




O queijo é um produto lácteo concentrado feito a partir do leite, para produzir 100g de queijo são utilizados 1litro de leite. Portanto a qualidade nutricional do queijo depende muito do tipo de leite utilizado na sua fabricação.

Como falei no vídeo os queijos podem ser vilões ou mocinhos na dieta, tudo dependerá da quantidade e freqüência consumida. Consumir queijo todos os dias ou muitas vezes ao dia não é interessante. O queijo é fonte de proteínas e algumas delas, em especial a caseína, são proteínas “grandes” (alto peso molecular).  O excesso desse tipo de proteína pode provocar uma inflamação no intestino, fazendo com que ele perca a capacidade de eliminar substâncias ruins e absorver as substâncias boas. Dessa forma essas proteínas “grandes” são absorvidas e provocam uma reação imunológica no organismo, que pode se manifestar das seguintes formas: rinite, sinusite, constipação, enxaqueca, artrite, resistência a insulina, etc. 




É importante lembrar que essa reação, muitas vezes, pode aparecer até 3 dias depois do consumo do queijo, tornando assim difícil o diagnóstico de alergia à proteína do leite.  
Com relação à lactose, os queijos mais envelhecidos como o parmesão, contém pouquíssima quantidade de lactose Já estão disponíveis nos mercados também, versões de queijos sem lactose. Esses queijos são acrescidos da enzima lactase e são indicados para os intolerantes.

Agora vamos aos queijos e suas informações nutricionais:


Em geral os queijos são fonte de proteína, cálcio, fósforo, sódio, vitamina A, D e vitaminas do complexo B. Apesar de serem ricos em cálcio, os queijos são pobres em outros minerais (magnésio, potássio, boro, etc.) essenciais para o correto aproveitamento do mineral.

1 Ricota: queijo granuloso de sabor suave. Possui baixíssimos teores de gordura e sódio.

Valores para 100g

Calorias
174 kcal
Gorduras totais
12,9 g
Cálcio
206,0 mg
Sódio
82,0 mg

2 Cottage: cremoso, com sabor levemente ácido. Rico em proteínas do soro do leite (semelhante ao Whey Proteín), possui baixos teores de gordura, porém seu sódio pode ser elevado.

Valores para 100g

Calorias
90 kcal
Gorduras totais
3,6 g
Cálcio
121,8 mg
Sódio
468 mg

3 Queijo de Cabra: possui o beneficio de ser hiboalergênico, a digestão da proteína é 2 vezes mais rápida quando comparada ao queijo de leite de vaca. Possui baixos teores de gordura.

Valores para 100g

Calorias
268 kcal
Gorduras totais
21,0 g
Cálcio
140,0 mg
Sódio
458,0 mg

4 Queijo Minas (queijo branco): consistência mole e sabor suave. Nem sempre seus teores de sódio e gordura são os mais baixos. Fique atento ao rótulo.

Valores para 100g

Calorias
264 kcal
Gorduras totais
20,6 g
Cálcio
579,0 mg
Sódio
310,0 mg

5 Mussarela: textura macia e sabor suave. Possui valor intermediário de gordura e alto de sódio.

Valores para 100g

Calorias
300 kcal
Gorduras totais
22,0 g
Cálcio
504,0 mg
Sódio
626,0 mg

6 Mussarela de búfala: textura elástica e sabor suave. Possui teor de gordura maior quando comparado à mussarela tradicional.

Valores para 100g

Calorias
300 kcal
Gorduras totais
25,2 g
Cálcio
266,0 mg
Sódio
333,3 mg

7 Prato: textura macia, coloração amarela forte (podem ser utilizados corantes artificiais). Possui alto teor de gordura e sódio.

Valores para 100g

Calorias
360 kcal
Gorduras totais
29,0 g
Cálcio
940,0 mg
Sódio
580,0 mg

8 Emmenthal: textura elástica e sabor picante. Possui alto Téo de gordura e sódio.

Valores para 100g

Calorias
393,3 kcal
Gorduras totais
31,0 g
Cálcio
1100,0 mg
Sódio
536,6 mg

9 Cheddar: cremoso e sabor forte. Rico em gordura e sódio.

Valores para 100g

Calorias
402 kcal
Gorduras totais
33,0 g
Cálcio
720,0 mg
Sódio
620,0 mg

10 Sem lactose: acrescido de enzima lactase. Possui quantidades intermediárias de gordura e alta de sódio.

Valores para 100g

Calorias
296,6 kcal
Gorduras totais
18,3 g
6Cálcio
883,3 mg
Sódio
630,0 mg

11 Brie: textura macia e sabor suave. É coberto por um bolor esbranquiçado, não sendo indicado para mulheres que sofrem com infecção de urina e candidíase. Também não é indicado para gestantes devido contaminação bacteriana. Rico em gordura e sódio.

Valores para 100g

Calorias
313,3 kcal
Gorduras totais
26,3 g
Cálcio
184,0 mg
Sódio
636,6 mg

12 Gorgonzola: textura cremosa e sabor forte. Riquíssimo em gordura e sódio. Também possui fungos em sua composição não sendo indicado para mulheres que sofrem com infecção de urina e candidíase.

Valores para 100g

Calorias
396,6 kcal
Gorduras totais
35,3 g
Cálcio
340,0 mg
Sódio
1560,0 mg

13 Provolone: massa dura e sabor acentuado. Possui baixos teores de lactose e altos teores de gordura e sósdio.

Valores para 100g

Calorias
408 kcal
Gorduras totais
26,2 g
Cálcio
756,0 mg
Sódio
876,0 mg

14 Parmesão: textura granular. Rico em gordura e sódio. Possui baixos teores de lactose.

Valores para 100g

Calorias
392 kcal
Gorduras totais
26,0 g
Cálcio
1184,0 mg
Sódio
1376.0 mg


Gostaram?

Não esqueçam quando o assunto é queijo, é muito importante analisar o rótulo do produto que esta sendo comprado, atentando-se ao seu valor calórico, quantidade de gordura e sódio.

Beijos!

4 comentários:

  1. Olá, Dra. Fernanda! Precisamos muito de sua ajuda. Nosso filho tem 10 anos de idade e desde os 7 vem fazendo tratamento para combater uma esofagive erosiva, que vai e volta. Hoje ele faz uso dos medicamentos Esomeprazol, em jejum, Ranitidina, à noite, e Domperidona, 3 vezes ao dia. Já realizamos exames para sabermos se possuía alguma doença celíaca e os resultados sempre foram negativos. Testes para detectar alergia à alimentos também já foram feitos e o seu alergologista disse que ele pode comer até o pé da mesa se quisesse, ou seja, testes negativos. Tiramos o leite desnatado e passamos a dar-lhe o sem lactose. Achamos até que tinha havido uma melhora, mas hoje voltou a se sentir mal novamente. Sente dores estomacais e enjoos fortíssimos. Pode nos orientar com algo? Já não sabermos o que dar à ele para comer. Seguimos uma alimentação sem excessos de gordura. Fritura, praticamente nenhuma. Refrigerante ou qualquer outra bebida gasosa também está fora de sua alimentação. Nos ajude, por favor! Desde já, agradecemos imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Pesquise sobre a utilização da espinheira santa e sobre um suplemento alimentar chamado Protexid, pode ajudar bastante.

      Excluir
  2. Olá, Dr. Fernanda!! eu fui em uma loja de produtos naturais e encontrei a Farinha de Beterraba e a de Berinjela e percebi que havia cores diferente, no caso da farinha de Beterraba tinha uma mais clara e outra mais escura e a farinha da Berinjela a mesma coisa, eu gostaria de saber se a cor da farinha por se mais escura ou não tem alguma diferença
    Fico no Aguardo
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. DR. FERNANDA. QUEM TEM HIPO DE HASHIMOTO PODE TOMAR ALFA LIPÓICO?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!