quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suplementos Nutricionais - Cápsulas #2

Continuando o post sobre cápsulas da Revista Viva Saúde...


1.      Magnésio
  • Participa de várias reações enzimáticas, anabólicas e catabólicas do organismo
  • Participa do metabolismo energético
  • Previne cefaléias, câmibas e dores musculares
  • Ajuda na ótima absorção do cálcio, mantendo a saúde dos ossos e dentes
  • Previne irritabilidade e estresse
Sua defeiciência manifesta-se clinicamente por formigamento, tremor, espasmo muscular, mudanças de personalidade, hipocalemia associada à hipocalcemia, anorexia, náuseas e vômitos. Nos casos mais graves, a dificência de magnésio pode afetar os tecidos cardiovasculares, renais e neuromuscular. Pode promover também oxidação lipídica, aumentando o mal colesterol.
Quem tem muita! cólica ou muita dor de cabeça, pode ter deficiência de magnésio! Fique atento!

2.      Cromo
  • Importante no metabolismo de carboidratos, conhecido como fator de intolerância a glicose
  • É um auxiliar na função da insulina. Sabendo-se que a insulina é um dos principais hormônio anabólicos, este mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular
  • E por auxiliar a função da insulina, sabe-se que o cromo acelera a perda de peso em indivíduos obesos, pois participa do metabolismo engergético
Sua deficiência pode fazer a pessoa engordar. Quem tem resistência a insulina, síndrome dos ovários policísticos, ou diabetes, deve se preocupara com o cromo! Ele não pode faltar!

3.      Coenzima Q10
  • Poderoso antioxidante nas células e mitocôndrias
  • Tem a função de transporte de elétrons e participa da produção de energia celular
  • Sua síntese diminui conforme a idade, principalmente após os 30 anos
  • Cardioprotetor por diminuir a peroxidação lipídica. O grau da deficiência dessa coenzima estaria relacionado ao nível de gravidade da insuficiência cardíaca.
  • Usado para prevenir ou tratar desordens neurodegenerativas como doença de Parkinson

4.      Beta Caroteno e Licopeno
  • Previne envelhecimento precoce
  • Forte antioxidante, prevenindo danos causados pelos radicais livres
  • Previne cancer de mama, útero e próstata.
  • Mantém saúde da pele
  • Beta Caroteno mantém a cor da pele sem manchas no verão e mantém o bronzeado no inverno
      5.     Omega 3
  • Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, o ômega 3 protege os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células. Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.
  • O omega 3 é responsável por controle de diabetes, colesterol e hipertensão. Podemos dizer de uma forma bem simples, que o ômega 3 torna o sangue mais fluido e por isso ajuda no controle da pressão. E por ser um nutriente antiinflamatório, ajudando a insulina funcionar melhor. Além disso, esse ácido graxo essencial, é uma gordura boa que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, retardar a coagulação sanguínea, evitando a trombose.
  • pode diminuir sintomas somo depressão e irritabilidade, pois agem no cérebro. Além disso, esse tipo de ácidos graxo também atua na diminuição da retenção de líquido no corpo.

Gostaram?? Ficou alguma dúvida???
beijosss







    5 comentários:

    1. Dra Fernanda boa noite,
      Adorei seu blog e gostaria de fazer uma pergunta,tomo omega 3,vitaminaE, colageno e gelatina uso continuo,minhas unhas comecaram a quebrar e estão com manchas brancas fazendo uma pesquisa li que o Nutrasil é um suplemento bom para unhas e cabelos o que a Sra acha? Junto com o nutrasil posso continuar tomando esses medicamentos que informei acima?
      Fico no aguardo,muito obrigada
      Valeria

      ResponderExcluir
    2. dra Fernanda
      gostei de ter baixado ,mas atacou meu estomado,fiz algo errado.

      ResponderExcluir
    3. Boa noite Dra. Fernanda! Tenho 50 anos, já passei da menopausa. Tomo Buona, que é um Fitoterápico. Faço exercícios em casa, comprei uma aparelho Elíptico, e tenho uma alimentação equilibrada, comendo alguns engordativos de vez em quando. Já emagreci 10 quilos e quero emagrecer mais 10. Tenho 1,70m e estou pesando 75kg. Gostaria de uma sugestão de um polivitamínico, pois me sinto cansada. Quando estava grávida tomei o Materna e ele me deu uma disposição legal. Fico no aguardo de sua resposta, obrigada, um bj. Érica.

      ResponderExcluir
    4. Boa noite Dra. Fernanda! Tenho 50 anos, já passei da menopausa. Tomo Buona, que é um Fitoterápico. Faço exercícios em casa, comprei uma aparelho Elíptico, e tenho uma alimentação equilibrada, comendo alguns engordativos de vez em quando. Já emagreci 10 quilos e quero emagrecer mais 10. Tenho 1,70m e estou pesando 75kg. Gostaria de uma sugestão de um polivitamínico, pois me sinto cansada. Quando estava grávida tomei o Materna e ele me deu uma disposição legal. Fico no aguardo de sua resposta, obrigada, um bj. Érica.

      ResponderExcluir
    5. Bom dia Dra.eu gostaria de ssabe qual é a diferença do centrum mulher para o colágeno ? Qual deles é o melhor ?

      ResponderExcluir

    Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!