Como estamos no mês mais romântico do ano, onde todo lugar que você olha, só dá corações e rosas, precisamos nos preparar! Nada de TPM, nada de mulher ranzinza estragando o momento.
Preparei uma lista com alimentos que estimulam a produção de serotonina, que elevam a sensação de bem estar e diminuem a sensação de irritabilidade e agressividade. Já falei um pouco disso aqui no blog em relação ao sono.
Há mulheres também que não só no período de TPM, mas todos os dias, no final da tarde, tem loucura por chocolate ou por alguma coisa doce (carboidratos. Isso também é queda de serotonina!
Então coloque já esses alimentos na sua rotina!
A quantidade de serotonina no cérebro depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e carboidratos.
O Triptofano é um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e sua importância deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina. Alimentos fonte de triptofano:
- Leite e derivados
- Produtos a base de soja
- Aveia
- Peixes e Frutos do Mar
- Aves
- Carnes magras
- Vísceras
- Alimentos integrais (Grãos, biscoitos e massas)
- Feijões
- Frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, castanhas, avelã e nozes)
- Frutas como banana, pinha e abacate
- Ovos
- Sementes de gergelim e girassol
- óleo de prímula - cápsulas
Alimentos fonte de carboidratos: pães, tortas, bolachas, bolos, frutas como maça, banana, melancia, feijão, ervilha, lentilha, batata, mandioquinha e etc.
Veja a seguir alguns alimentos que também podem contribuir para melhora do humor e dos estados depressivos, porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia:
Fontes de selênio (beneficia as funções cerebrais): castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral, cogumelo, avelã e amêndoa.
Fontes de vitamina B6 (está diretamente ligada a conversão do triptofano em serotonina): vísceras, carne de aves, atum, leite, leguminosas, germe de trigo, cereais integrais, legumes, banana e aveia.
Fontes de ácido docosahexaenóico (DHA) (atua como estabilizador de humor e tem efeitos benéficos em várias doenças neuropsiquiátricas, como a depressão): salmão, sardinha, truta e tilápia.
Na prática
Resumindo, de manhã, coma no café da manhã cereais como aveia e gérmen de trigo, no almoço coma arroz integal acompanhado de folhas verdes escuras e atum, no final da tarde, coma 1 banana salpicada com amêndoas e mel e no jantar, uma sopa de grão de bico.
Para ficar de bom humor!
beijossss
eu estou nessa fase... rs
ResponderExcluir