quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dicas de café da manhã RIT TV

A Rit Tv gravou comigo dicas de café da manhã. Vai ao ar 1 dica por dia, durante duas semanas no programa comandado pela Jaqueline no período da tarde!

Aqui vão algumas dicas, mas no programa será mais detalhado com certeza!

  1. Troque o leite com café por sucos naturais pelo menos 3 vezes por semana;
  2. Use fibras para diminuir colesterol, controlar ou abaixar a glicemia e para fazer seu inestino funcioar melhor: farinha de linhaça, farinha de banana verde, farinha de maracujá, farinha de maçã;
  3. Use semente de linhaça germinada, assim ela terá todos os benefícios como omega 3, omega 6, fibras, lignanas. Coloque 1 colh de semente de linhaça marrou ou dourada em meio copo d'água e deixe de  molho de 4 a 6 horas. Depois coloque tudo no liquidificador e bata com um fruta.
  4. Use oleaginosas (castanhas, amendoas, avelã, nozes) - elas contém varios nutrientes, como vitaminas e minerais que seu corpo precisa!
  5. Use Aloe Vera - esse composto é super importante para seu estômago
Não percam!!!!!

45 comentários:

  1. Oi!Gostaria de saber onde encontro Aloe Vera. É uma farinha? Somente é encontrada em forma de suco? Onde posso comprá-la. Aqui em minha cidade não tem Mundo Verde...onde comprar? Suas dicas são ótimas.Por favor me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra eu tenho gastrite qual é o leite mellhor pra mim conssumir o leite de soja ou leite de vaca desnatado???

      Excluir
    2. meu imeio é luiscarlosdacosta64@gmail.com

      Excluir
    3. meu imeio é luiscarlosdacosta64@gmail.com

      Excluir
  2. Elaine, a aloe vera é um tipo de suco sim. Farinha não! Me mande um e-mail que eu te indico os conatatos.
    Mande no nutricao.saopaulo@hotmail.com
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber mais detalhado a respeito da farinha de bringela, tenho o colasterol alto e gostaria muito de sabaer como usar essa farinha.

    ResponderExcluir
  4. meu email é estelaser@hotmail.com
    me mande mais detalhado o respeito do assunto e como usa-lo

    ResponderExcluir
  5. Estela, a farinha de Berinjela: é composta quase totalmente por fibra. A principal é a do tipo solúvel, que age na diminuição do colesterol e glicemia no sangue. A farinha também protege as funções hepáticas aumentando a produção de bílis, fazendo com que mais uma vez, o combate ao colesterol seja feito. Além disso, ela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e vinho, combatendo radicais livres em excesso, e protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e combatendo o envelhecimento precoce. Também é rica em minerais como o potássio e magnésio, que ajudam o cálcio a se fixar nos ossos e no combate a câimbras e espasmos musculares, como cólica e enxaqueca. Estudos mostram também que a farinha de berinjela age no controle de altos níveis plasmáticos de colesterol, diminuindo sua absorção pelo intestino e, também, com o efeito antioxidante sobre as proteínas de baixa intensidade (LDL – colesterol ruim). Por ser rica em fibras, a farinha de berinjela age melhorando a normalidade digestiva e a prevenção de doenças como constipação, hipercolesterolemia, hiperglicemia e obesidade.
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. oi dr todos ois dis eu acordo com mau estar as vveses com vontade de vomitar,palides ,maos frias equando tomo leite ,moho tomate,vomito ja marquei um gastro ele so pode mim atender dia 29 ,mem ajude nao tenho desporisao para nad e fico sen paciensia com meu fiho de dois anoas beijos estou agardando .

    ResponderExcluir
  7. Olá doutora, Fui diagnosticada com esofagite grau I e o médico me indicou omeprazol e digestan, quando tomo a minha garganta fica parecendo uma brasa de vermela e até a lingua itrritada, fora uma especie de urticária, suspendi. Já não sei o que como, gosto de suco ades de soja, feijão, pão françês, biscoito de maizena, banana. Não sou de comer nada industrializado, detesto refrigerantes, bebidas e fumo. Sou magra e estou me sentindo fraca por não saber do que me alimentar. Me ajude pois cada um que diaga alguma coisa. Trabalho muito envergada num computador e como apressada. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. oi dra fernada!li numa revista que a anvisa alerta sobre a aloevera ,pra nao fazer o uso e nem comprar dela em alimentos,mas somente para cosmeticos!o que voce me diz disto? obrigada!

    ResponderExcluir
  9. estou com queimuras frequentes no estomago e sabe para o esofago o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Oi dra eu sou a Márcia,tenho 30anos sou Angolana ,nao tenho refluxo ,nem gastrite , nem azia...fiz uma consulta porque sinto muita dor na boca do estomago , com a sensacao de quem tem muita fome , que so passava se eu puze-se comida ou liquido no mesmo...fui a consulta e expliquei a dra q me analisou e dessidiu fazer uma endoscopia para ver o q era....feito a mesma deu q eu tenho uma enflamacao no estomago ....a dra receitou-me alguns medicamentos e disse q eu tbm nao podia comer alimentos q continham citricos,acidos ,cafe ,chocolate,alcool, antinflamatorios....porq a causa dessa inflamacao e o anti inflamatorio q eu consumia constante mente ...agora eu quero saber s eu eu posso consumir leite , queijo,azeite
    de palma,feijao , ...etce proteinas ...proteinas porq eu faço ginasio e preciso da mesma .....agradecia emenso s a dra me desse uma explicação detalhada sobre o q posso e nao posso....nao esquecendo tbm as frutas...bjoooo pela atencao

    ResponderExcluir
  11. oi doutora,tenho gastrite nervosa sou obesa e nao sei o que fazer,ultimamente estou consumindo muito cha mate,pois os estudos mostram que ele ajuda na perda do peso.ja fiz todos os tipos de dietas que conheço mas nemhuma me ajudou,pelo contrario ganhei mas peso.sou muito ansiosa,ja tive duas ulceras no duodeno por causa de remedios para emagrecer,nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se posso tomar spirulina junto com oleo de coco.obrigada meu email e.betabernadino-tricolor.@hotmail.com.mim responda por favor.

    ResponderExcluir
  13. oi dotora tenho gastriti to fazendo dieta ja um ano ..quebrei o pé e fiquei tomando antiflamatorio fiquei com pé quebrado durante seis meses e o natiflamatorio naum deixo eu ficar bem com esse problema no estomago q é a gastrite .. agora o medico diz q eu to com osteoporose + nau mto acreditando tenho 25 anos, preciso comer alimentos q seja ricos em calcio + to evintando por caussa da gastriti .. oq posso comer dotora eu acho q preciso me alimentar + doutora me ajuda por favor bjss

    ResponderExcluir
  14. doutora to precisando de uma orientação de um gastrico me ajudar doutora e eu perdi 10 kg

    ResponderExcluir
  15. ola doutora tudo bem preciso de ajuda tenho 52anos fazendo menopausa acima do peso20 kg tenho gastrite nervosa ou seja esofagite grau3 sedentaria porque trabalho sentada tudo que como me faz mal ja tem um ano que abandonei os doces e acuca estou tomando omeprazol ja uns 3 mes mas não to vendo resultado se como uma colher de arroz pareçe que comi uma s 5 kilo carne memo grelhada parece que estou engasgada não desce e horivel fico estufada a tarde toda me da falta de ar muita dor nas costa no peito que parece que vou enfartar resolvi trocar minha alimentação por aveia em flocos farelo de trigo germe de trigo e linhaça gergelim a noite tomo mingau de aveia com germe de trigo e farelo tudo junto de manha tomo um copo de berinjela batida com uma colher de linhaça meio dia almoço pouco com farinha de berinjela a tarde como banana ou bolacha de sal com leite mas não to vendo resultado parece que estou e engordando mais por favor me ajude

    ResponderExcluir
  16. Doutora meu filho de 6 anos tem refluxo o que faz ele tossir muito , gostaria de sabe se posso substituir o leite de vaca por leite de soja já que o leite não faz bem.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,Drª
    gostaria de saber o que a senhorita acha do Protexid, tenho refluxo e vou tomar essa vitamina obrigado

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog, dra. Fernanda e muito obrigado por sua ajuda aos que sofrem com a tal "queimação" no estomago. Poderia me ajudar também informando se o bicarbonato que tomo para ajudar quando a digestão está um pouco mais difícil tem alguma contraindicação? Deus a abençoe - Rocha

    ResponderExcluir
  19. meu nome é Rogeria tenho refluxo gastrite e esofagite grau1 isso tudo pode causar mal halito?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia ,
    Me chamo Valéria e li algumas postagens sua, e gostaria de saber como usar o gel aloe vera, digo, quantas vezes ao dia assim como o suco verde, já q sofro de refluxo gastrico.Voce indica o gel mas é bastante dificil acha-lo, pode trocar pela forma liquida ou capsula de aloe vera? Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Ola Fernanda
    Me chamo Valéria e sofro de refluxo gástrico, li alguns comentários seus, e gostaria de saber como usar o gel aloe vera. Quantas vezes ao dia , assim como a ingestão do suco verde. O gel de aloe vera é bem dificil de achar pode-se trocar por liquido ou capsulas?
    Obrigada no aguardo.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dra.
    Gostaria de saber se quem tem esofagite tipo a de Los Angeles pode tomar Leite Fermentado por lactobacilos,tipo os Lactobacillus casei Shirota?
    Mto Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá Dra!Achei o blog tentando ver dieta para ajudar na gastrite que me apareceu,leve,há 3 anos.Há cerca de 8 anos tomo Mezalazina por conta de uma colite ulcerativa.Não tenho mais diarréias,porém o remédio é de uso continuo e eu que tinha um estomago de avestruz fiquei lesada nele,mesmo tomando ranitidina ou Omeprazol(um por dia).O gastro mandou parar o remédio do intestino e aimentou dose de Omeprazol.Estou com um pouco de anemia,sem energia e nem sei o que será daqui prá frente,visto os remédios que ainda terei que tomar para o intestino.Então peço ajuda no sentido geral,ou um alento de que já viu algo assim..pois nem imagino o tratamento que farei e o que o mpédico irá fazer no meu caso.Não tenho muitas dores e nem azias,mas arrotos e mal estar e nem sei o que comer.Tenho 60 anos e sem diabetes,pressão alta etc..tudo normal.Apenas esses problemas..Abraços..

    ResponderExcluir
  24. Olá Drª tenho gastrite endoscópica erosiva elevada moderada de antro, muito refluxo, e me causa muita salivação ao deitar e pigarro constante até sinto q machuca minha garganta, procuro dieta para me ajudar, pois estou triste só de pensar em comer e passar mal (tudo) até agua. Obrigada aguardo retorno

    ResponderExcluir
  25. Olá Dra. Já tive H pilore, fiz o tratamento há muito tempo atrás, tenho sentido ultimamente refluxo a certas comidas e medicamentos (vitamuna c efervescente). Gostaria de saber se posso tomar omeprazol e se tomar suco de limão melhora a gastrite? Realmente tenho sentido um mal estar no estômago quando acordo e quando estou ansiosa o quadro piora mais ainda.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dra. descobri que tenho esteatose Hepática e gastrite soube que o suco do couve e muito bom para quem sofre de gastrite mais gostaria de saber qual tipi de couve e indicado para o preparo do suco.

    ResponderExcluir
  27. ola doutora meu nome e luciano eu comecei a sentir uma forte ardencia no peito atraz do externo fui ao medico e ele me diagnosticou com esofagite de refluxo e gastrite venho tomando omeprazol e bromoprida a 2 semanas mas estou sempre injoado sem fome ja perdi 6kg o que a senhora me orientaria para passar esse sintoma

    ResponderExcluir
  28. dra fernanda,tomeiconhecimento que e perigoso misturar farinhas.tomo normalmente misturado e tive nauseas que so acabou quando parei de tomar tudo. peco resposta para o uso de varias farinhas .desde ja fico agradecido.

    ResponderExcluir
  29. Olá drª Bem eu sofro de gastrite moderada,qual seria o tratamento? me ajude por favor. garto.

    ResponderExcluir
  30. Olá Doutora, ví no blog uma entrevista em que você fala sobre refluxo. Há alguns anos tive esse diagnóstico, mas não iniciei nenhum tratamento com remédios, apenas foi recomendada uma dieta. De uns tempos pra cá tenho notado uma alteração no meu hálito, o que, obviamente me desagrada muito, não importa o quanto eu escove os dentes, tenho a impressão que vem "de dentro" sabe? Isso tem me deixado imensamente triste. Resolvi começar a tomar suco de couve em jejum, ás vezes tenho impressão que melhorou, mas não estou certa. Será que há uma relação do hálito desagradável com algum problema do estômago, como o refluxo gástrico por exemplo?

    ResponderExcluir
  31. ola Dra, Tenho gastrite e ja fiz 2 x o tratamento da h Pylori, da primeira vez ela n foi eliminada, e dessa vez ainda não sei, mais ainda sinto azia e as vezes dor no estomago!
    Mas o grande problema é q perdi 10 kg tenho 1,70 de altura e estou pesando 50 kg, gostaria de algumas dicas para ganhar peso, ja que não posso comer qse nada! por favor me mande alguma solução!
    Grande bju

    ResponderExcluir
  32. Parabéns por essa boa ação: tirar dúvidas das pessoas orientando-as para uma vida mais saudável.Tenho algumas dúvidas:
    1. GASTRITE TEM CURA? QUANDO ELA PODE SER CONSIDERADA CRÔNICA? Tenho gastrite a muitos anos e nunca conseguí ficar sem o remédio( pantocal,ranitidina, pantoprazol)A muitos anos uso omeprazol se ficar dois dias sem o remédio começo a me sentir mal. Não mudei meus hábitos alimentares por completo mas evito muitas coisas como: frituras, refrigerantes, frutas ácidas, extrato de tomate.Uma ou outra vez faço alguma exceção.Já não consegui evitar os alimentos doces: tortas, sorvetes, geléias, biscoitos doces(não recheados)Na maioria das vezes comendo essas coisas e tomando o remédio não sinto nada mas tb às vezes mesmo tomando o remédio sinto a queimação.
    TENHO MUITAS DÚVIDAS. VOU CITAR ALGUMAS: Se a laranja e outras frutas ácidas devem ser evitadas o mesmo não deveria se aplicar ao limão? Alguns nutricionistas nos confundem, uns dizem que a margarina é melhor outros dizem que é a manteiga.O meu médico que é gastro (atual) me disse para tirar o leite de vaca e tomar o leite de soja.Um outro médico antigo desaconselhou o leite de soja.Essa divergência entre os profissionais da saúde nos deixam confusos e sem saber quem tem razão na história. Senti muita segurança nas suas respostas e gostaria de saber o seu pensamento em relação a esses assuntos citados acima.Agradeço de coração se puder me esclarecer.Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Oi, me chamo Vanessa e tenho Esofagite seguida de refluxo, queria uma dieta pra mim ganhar peso pois emagreci muito e tbm pra me alimentar melhor pois nem consigo andar de onibus qe tenho enjoo, meço 1,70 e peso 51..
    Aguardo
    se puder me indicar algum remedio caseiro qe ajude desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  34. Oi me chamo Vanessa tenho esofagite seguida de refluxo, gostaria de algum remedio caseiro e uma dieta pra ganhar peso pois emagreci muito e tbm para melhorar a alimentaçao..

    ResponderExcluir
  35. Olá Doutora,me chamo Jaidene, 20 anos e sou de Recife, eu tenho Refluxo e Gastrite, eu tenho uma dúvida, eu toda vez que eu como ou tomo algo, até água, eu fico arrotando constantemente e com intervalos muito curtos, o que me incomoda muito e anteriormente nunca tinha isso, gostaria de saber se isso é normal, já que eu tenho gastrite e Refluxo? Quais os alimentos que eu posso substituir já que não é recomendável leite e derivados para obter as mesmas proteínas e cálcio? E observando os comentários eu li que comer alimentos com fibras não era bom, mas depois você pode comer normalmente?
    E se eu tomar suco de couve diariamente, ameniza os sintomas, e é recomendável ou faz mal, tomar demais?
    Chocolate, eu posso comer uma vez por semana pelo menos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Ola dr. meu nome e Camila tenho 20 anos sou de belo Horizonte . eu tenho gastrite e refluxo . Por favor tire uma duvida por que toda vez que eu fico nervosa eu sinto dor na região do peito muito forte, a medica que eu consultei me falou que era por causa do refluxo, isso tem a ver com o que eu sinto?

    ResponderExcluir
  37. Olá Fernanda! Essas perguntas foram respondidas? Ângela.

    ResponderExcluir
  38. Dra os sintomas colocado sobre refluxo : tosse seca, pigarro, ansia qdo estou tossindo, falta de ar. e não estou conseguindo dormir a tosse com falta de ar me acorda. por favor o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  39. Oi doutora tenho gastrite e fiquei muito magra será que posso tomar Buclina ?

    ResponderExcluir
  40. Oi doutora tenho gastrite e fiquei muito magra será que posso tomar Buclina ?

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber quais sucos de frutas posso tomar, e se posso tomar suco de limão e chupar melancia. Tenho refluxo.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia! Estou com problema de esofagite e tomo pantoprazol 2x ao dia. Estou também com ausência de vitamina D e gostaria de saber se existe algum problema em tomar Aidê3 (já que estou usando o pantoprazol).
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!