segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Óleo de Abacate - Jornal Vida Integral

Oi!!! Bom dia!!

Continuando o assunto do óleo de abacate, falei sobre isso no jornal impresso que sempre colaboro, o
Jornal Vida Integral.



Olha só:


Óleo de Abacate – Novidade no mercado

Já conhece o óleo de abacate? Essa novidade está vindo com tudo no mercado brasileiro e você precisa conhecer e abusar dessa novidade.





O por quê dos óleos vegetais

Estudos mostram que os óleos vegetais podem diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), protegem o coração e funcionam como antioxidantes, prevenindo incidência de câncer e envelhecimento precoce. Além disso, são altamente emolientes, o que facilita o trânsito intestinal, sendo indicado para prisão de ventre ou intestino preguiçoso. 

Chegou no mercado brasileiro o óleo de abacate, que é extraído da polpa da fruta madura, da casca e do caroço, sendo constituído de 60 a 80% de ácidos graxos insaturados, principalmente de ácido oleico.  Sabe-se que o óleo extraído da polpa, é mais rico em nutrientes do que da casca ou do caroço. Ele pode ser utilizado para fins alimentícios, na indústria farmacêutica e cosmética.

Segundo Cardoso, Mattos e Koifman, a modernização do estilo de vida da população, como mudanças na dieta, sedentarismo, obesidade, estresse psicológico e hereditariedade têm contribuído para esse aumento. Ainda segundo esses autores, o risco tem aumentando na infância, sendo imprescindível, a atuação do profissional nutricionista juntamente com a utilização de alimentos benéficos para este fim.

Estudos vêm demostrando que o consumo de grãos, vegetais e frutas é altamente benéfico para prevenção de doenças cardiovasculares, pois são ricos em substâncias hipocolesterolêmicas, como proteínas vegetais, fibras, compostos fitoquímicos, como os esteróis, ácido fítico, taninos e saponinas.

Quem deve usar

Diabéticos, hipertensos, pessoas com colesterol aumentado ou quem se preocupa em retardar o envelhecimento na pele, vão se beneficiar com o uso do óleo de abacate.  Segundo Salgado, o óleo se destaca pela excelente qualidade nutricional. O óleo é rico em vitamina E e glutationa, dois potentes antioxidantes, Beta-sitosterol e ácido oleico,  que participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal. Além disso, essas substâncias possuem ações hipotensora e anticancerígena, pois combatem a produção  excessiva de radicais livres e inflamação.

Diante disso, podemos concluir que o uso do óleo de abacate é importante para reduzir colesterol, diminuir a gordura corporal, diminuir o estresse oxidativo e controlar a pressão arterial, sendo destacado como um alimento funcional.

Modo de usar:

Em assados ou saladas. Há quem faça máscara para o cabelo e pele também! Tudo vai da sua criatividade e necessidade.


Fernanda Granja – Nutricionista Clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício


Resumindo... ele é ótimo como antioxidante e ótimo para diminuir a gordura abdominal (com exercício é claro, né gente???). Então para quem tem medo de usar óleo de coco, pode abusar dessa novidade!! Vai dar o mesmo resultado nessa questão de reduzir a barriguinha!!

Para colocar na dieta já!!

beijossss

21 comentários:

  1. Dra Fernanda Granja, muito obrigada por compartilhar tantas novidades saudáveis, muinha alimetação e minha vida mudaram muito a partir do momento que eu conheci seu blog. Que Deus a abençoe sempre tanto no profissional como no pessoal, oro pela sua vida, porque voce mudou a minha ... Um grande abraço. Nara Tania - Goiania-Go.

    ResponderExcluir
  2. Dra. Sou nova aqui no Blog e cheguei através do post sobre gastrite. E por isso venho tentar esclarecer 2 dúvidas. Tenho Gastrite, esofagite e hernia de hiato, descobri ha pouco tempo. Estou totalmente perdida com relação a alimentação. Acho que terei de procurar uma "personal Nutri" aqui em minha cidade (J. Pessoa) Mas minha dúvida é, ou são: Posso tomar o aloe vera em gel? Posso comer ovo de codorna? pois uma coisa ja aprendi aqui:LEITE E DERIVADOS NEM PENSAR! rs
    Agradeço sua atenção, abs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dra, eu tenho algumas duvidas sobre o oleo de bacate,sao essas:
    Ele é termogenico?
    Tem gordura saturada?
    A senhora disse ai acima que ele pode ser usado por quem tem receio de consumir o oleo de coco, a indicaçao seria a mesma, antes e depois da atividade fisica? Se a resposta for sim qual a quantidade?

    ResponderExcluir
  4. Dra,o beta sitosterol é encontrado na polpa do abacate tbm ou so oleo?
    Depois dos exercicios o consumo do abacate(a fruta mesmo) auxilia no controle do cortisol?
    Qual a quantidade que deve ser consumida da fruta?
    Obg por responder
    Fica com Deus....

    ResponderExcluir
  5. Dra Fernanda, alem do abacate, existem outros alimentos que sejam fonte do beta sitosterol?

    ResponderExcluir
  6. Ouvi vç comentar algumas vezes,que pessoas que fizeram uso de medicação para emagrecer,podem ficar com o metabolismomlento.acredito que isso aconteceu comigo pois hoje mesmo malhando 2 anos e tendo uma boa alimentação naum consigo emagrecer Já estou desanimando.Goataria de saber se neste caso tem alguma forma de o metabolismo normalizar e como ou se o metabolismo ficará pra sempre assim num tem volta para normalizar.Bjs te adoroooo.Elaine.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. li em um outro blog que é bom tomar ômega3 que contenha vitamina E junto, gostaria de saber o pq? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Drª., falando em óleos e ômegas, experimentei no outro dia germinar linhaça de um dia para o outro e agarrei em tudo (gel e as sementes que estavam dentro do copo) e bati tudo com uma maçã e não gostei muito do sabor granulado. Se eu só usar o gel para bater com a fruta, o que faço com as sementes? Estarão já inutilizáveis? Ou podem ser usadas mais tarde com algum iogurte? Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. ola doutora, tenho esofagite com refluxo, tenho um alimentaçao controlada, mas gostaria de saber d suplementos como hipercaloricos ou whey protein, ou whey isolado, c estariam liberados.. ou algum tipo nao faria mal, msmo em doses adequadas..abraço

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, chá verde EM CÁPSULAS também funciona para acelerar o metabolismo, ou somente o chá??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda,

    Acompanho vários blog de nutrição e vejo e percebo é que todos colocam informações sobre os benefícios e importância dos farelos como aveia, linhaça, quinoa, chia entre outros.. No entanto, minha dúvida é a seguinte.. de que forma eu incluo isso em minha alimentação diária? Pois são muitos farelos, como eu adquiro os benefícios de cada um..
    Por exemplo.. num dia como aveia, no outro linhaça e assim sucessivamente.. Quantas vezes são necessárias comer por semana cada tipo..? Ou faço uma mistura de tudo? Mas o que pode ser misturado?

    Obrigada e Parabééns pelo Blog, Adoro acompanho-lo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda, adorei seu blog.
    Estava procurando uma receita com chia e encontrei aqui duas que levam a semente, mas em casa eu tenho só em farinha, serve pra substituir?
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dra Fernanda, parabéns pelo blog!
    Sobre este assunto dos óleos, sempre tive uma dúvida:
    ouvi falar muito bem do óleo de coco, até já li um tópico sobre isso aqui no blog, e a Vanessa Camargo disse em uma entrevista, faz tempo, que usa o óleo de coco para cozinhar os alimentos, ao invés do tradicional.
    Porém alguns dizem que aquecendo o óleo, ele perde suas propriedades.
    O que é comprovado quanto a isso?
    E o óleo do abacate, pode ser aquecido? Ou devo utilizá-lo como um azeite de oliva (sobre a salada, por exemplo)? Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou gostando muito do site. Assistindo os vídeos. Se fala muito em emagrecimento e para nós que já somos magras/os, como consumir essas farinhas que emagrecem, teria que ser em quantidades menores?
    Tenho gastrite a vida inteira, rs, gostaria de saber mais sobre o gel da aloe vera, se pode ser natural, planta que a gente tem em casa. Outra dúvida é sobre a farinha de banana verde. Li que a pessoa que tem triglicerídeos baixo, não pode consumir. Isso procede?
    No suco verde pode ser adicionada a farinha de banana?
    Vou torcer pra vc esclarecer minha dúvidas. Tenho um montão delas.
    Beijos, vou continuar navegando e descobrindo mais sobre a alimentação. Parabéns por este espaço tão importante pra gente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra Fernanda,
    Gostaria de saber se há diferença na ação do oleo de coco e o oleo de abacate no organismo?
    Além disso gostaria de posso usa-los em conjunto , da seguinte forma: 01 c.sopa de oleo de coco 30 minutos antes do exercicio e 01 colher de sopa até 30 minutos depois e usar 01 colher de sopa de oleo de abacate antes de dormir?
    É indicado usar desta maneira ou estarei ingerindo muita gordura(mesmo sendo gordura boa...)por dia?
    Agradeço os esclarecimentos!
    abs Claudia

    ResponderExcluir
  17. Dra. Fernanda, estou com 50 anos e na pre menopausa. Engordei muito, estou com 25 quilos a mais, e sem auto estima. Por favor, preciso da sua orientação com relação as farinhas. Eu vi sobre as farinhas, mas tenho varias duvidas. Posso fazer a mistura de todas. E quando tomar, pode ser com 400ml de cha verde? Kelly

    ResponderExcluir
  18. Dr Fernanda, eu posso ingerir abacate com óleo de coco juntos antes do treino?

    ResponderExcluir
  19. Posso tomar chá verde e também óleo de abacate em um mesmo dia? Ou tenho q escolher um, ou intercalar? Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  20. Posso tomar chá verde e também óleo de abacate em um mesmo dia? Ou tenho q escolher um, ou intercalar? Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  21. Posso tomar chá verde e também óleo de abacate em um mesmo dia? Ou tenho q escolher um, ou intercalar? Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!