quarta-feira, 18 de maio de 2016

Vídeo Círculo da Vida - Programa Você Bonita - Pâmela Miguel #emagrecimento #metas #objetivo

Olá pessoal!

Saiu o vídeo sobre o Círculo da Vida - clique aqui para assistir  ferramenta que nos ajuda o entender o processo de emagrecimento.

Todas as áreas estão interligadas e a Pâmela nos esclarece como isso influencia nas nossas decições e escolhas alimentares!




"O Cicle of life ou Circulo da vida é um instrumento de avaliação do paciente que nos mostra quais áreas da sua vida estão prosperando e em equilibrio e quais áreas estão em desequilibrio e precisam de mais atenção.

O Circulo é dividido em setores que devem ser avalidos com atenção, são eles:
Alegria, Espiritualidade, Criatividade, Finanças, Carreira, Educação, Saúde, Atividade física, Comida caseira, Ambiente doméstico, Relacionamentos e Vida Social.

Para preencher basta colocar um pontinho dentro de cada setor, quanto mais próximo do centro do círculo estiver o pontinho, mais insatisfeito nesse setor da vida você esta. Quando mais próximo da borda do círculo o pontinho estiver, mais satisfeito nesse setor da sua vida você esta. Ao ligarmos os pontos percebemos onde estão os desequílibrios!!

E o qu tudo isso nos mostra¿ Os estudos apontam que quanto mais desequilibrados estão os nossos setores, maior é a nossa inclinação para comer de forma não saudável.

Para vocês entenderem melhor vou falar um pouquinho sobre cada setor e sua relação com a comida.

Alegria: comer não limita-se a simplesmente a satisfazer a fome física, mas também tema  função de satisfazer o apetite e a lidar com as nossas emoções.

Essa frase representa de uma forma bem simples a relação da comida e as emoções:
“A partir do momento em que um dos pais oferece o primeiro biscoito para cofortar ou sossegar um criança, o alimento deixa de ter apenas o seu efeito nutritivo e ganha um sentido emocional.”

Quem nunca se deparou com essa situação?

É muito comum sentir uma maior necessidade de doce ou carboidrato quando estamos tristes.  Quando estamos mais tristes ou chateados há uma queda do hormonio serotonina em nosso organismo (a serotonina é resposnsável pela sensação de prazer, alegria e pelo bom humor) e por esse motivos ficamos mais propensos a comer alimentos que trazem um conforto emocional (doces, pães, biscoitos, etc.)

Como podemos melhorar esse quadro¿
Incluindo alimentos saudáveis que ajudam a aumentar os níveis de serotonina de forma natural. Dentre eles podemos citar:

- Alimento fonte de Folato, vitamina que ajuda a elevar os níveis de serotonina. Ex: laranja, espinafre, maçã, etc.

- Alimentos fonte de vitamina B6, que também participa da produção da serotonina. Ex: arroz integral, carne de aves, atum, banana, aveia, etc.

-Alimentos fonte de Magnésio, mineral envolvido na síntese de serotonina. Ex: arroz integral, aveia, oleagenosas, folhas verde escura, etc.

- Alimentos fonte de Triptofano, diretamente ligado a sintese da serotonina. Ex: aveia, peixes, aves, frutas secas, banana, abacate, semente de gergelim e girassol, etc.

Esse setor alegria esta relacionado à outros setores do círculo, como: Criatividade (menor criatividade, mais pessimismo e menor alegria), Relacionamentos (quando estamos nos relacionando de forma negativa com alguém temos uma tendência de ficar mais tristes).

Espiritualidade: os estudos indicam que pessoas que oram e conversam com Deus são mais felizes e saudáveis, quando comparadas aquelas que não oram.
Ter uma crença ajuda  acalmar ansiedades e angústias que muitas vezes tentamos acalmar com a comida.





Finanças e Carreira: esses dos setores podem ser analisados juntamente.
Quando não estamos em um emprego agradável eou quando o nosso retorno financeiro não esta sendo suficiente, o estresse domina nosso corpo. O nível do hormonio Cortisol vai as alturas e quando tempos cortisol alto não queimamos gorduras, ao contrário armazenamos-as.

Uma alimentação livre de industrializados, rica em frutas, legumes e verduras organicas e manipulações específicas auxiliam na redução dos níveis de cortisol e melhora do estresse.



Educação: atualmente as redes sociais estão cheias de dicas sobre o que comer para ser uma pessoas saudável! Mas você realmente sabe o que é bom e saudável para você¿¿

Vejam alguns erros básicos:

- Diabéticos: muitas vezes o diabético retira fruta e carboidrato da dieta, mas aumenta o consumo de leite, iogutes e queijos. O leite e seus derivados estimulam muito a produção de insulina no organismo, prejudicando assim a dieta de pacientes diabéticos.
Logo Pão integral com queijo branco não é uma boa refeição para diabético.

- Gastrite: quem sofre de gastrite tem dores terríveis de estômago. Será que a dieta da proteína é uma boa¿ A maior parte da digestão da proteína ocorre no estômago, logo quem tem gastrite e escolhe fazer uma dieta proteíca aumenta ainda mais suas crises de dore.

- Pessoas que consomem grande quantidade de carboidratos de alto indice glicemico (pão branco, arroz branco, batata, doces, etc.) e como consequeência sofrem de hipoglicemia, muitas vezes são diagnosticados com Sindrome do Pânio, pois os sintomas da hiplicemia e a sindrome são semelhantes.

Esses são exemplos básicos que demonstram a necessidade de ser acompanhado durante um processo de emagrecimento ou reeducação alimentar.




Saúde


Como esta a sua saúde? Ela tem grande influencia no seu processo de reeducação alimentar.

Muitas pessoas podem estar chegando em seu objetivo de perda de peso, pois esta com alguma alteração na tireoide. Nesse caso tomar o suco verde com couve todos os dias atrapalhará ainda mais o funcionamento da sua tireóide.

Os alimentos auxiliam muito na manutenção e recuperação da saúde, mas comer alimentos que não são indicados para sua individualidade podem atrapalhar muito o equilibrio do organismo.

Por esse motivo as suplementações devem ser feitas sob a prescrição de um profissional nutricionista. Comprar cápsulas “naturais” sem a orientação correta nem sempre ajudam quando o assunto é saúde e bem estar.

- Atividade Física: a prática de atividade física previne o surgimento de doenças e auxilia no alcance dos objetivos estéticos, porém quando vamos para academia mau humorados e não nos sentimos bem naquele ambiente os efeitos benéficos do exercício são prejudicados.

Encontre uma atividade física que te dê prazer dessa forma você produzirá mais endorfinas que promovem uma sensação de intenso prazer e bem estar.

A atividade física também promovem a liberação de hormonios que promovem a saciedade (peptideos YY) e inibe a liberação de hormonios que aumentam a fome (grelina).
 Comida Caseira: como anda a sua rotina de alimentação¿ Você come mais em casa ou na rua¿

Quando comemos comida caseira evitamos  o consumo de excesso de gordura, aditivos químicos, conservantes, sal, açúcar, etc.
Em casa podemos cozinhar aliemntos orgânicos, utilizar óleo de coco, temperos naturais e pouco sal.

Nos restaurantes estamos sempre expostos a tentações que atrapalham uma rotina saudável de alimentação..

Use e abuse  da marmitas! Elas estão na moda!!!




Ambiente doméstico: este é outro ponto importantíssimo no processo de reeducação  alimentar.
Como esta seu ambiente doméstico¿ Cheio de alimentos saudáveis ou cheio de gulosiemas e produtos industrializados?

Quando tempo um ambiente doméstico desregrado as chances de sair da dieta são maiores.

Encha a casa de alimentos saudáveis, esqueça o mercado e vá a feira e compre comida de verdade.  




Vida Social: comer também é social!
Quando recebemos alguém em casa logo pensamos no que oferecer para comer.
Como não aceitar o primeiro pedaço de bolo da sua mãe ou filho¿ Como negar uma cervejinha com os amigos?

Não devemos deixar de lado a nossa vida social quando estamos em um processo de reeducação e emagrecimento. Ficar isolado dos amigos traz tristeza e como vimos acabamos compensando esse sentimento com comida.

Por esse motivo mantenha sua vida social, mas coma com alguns cuidados.
- fique atento às porções (coma menos o que não é saudável)
- a bebida alcoólica se comprota como carboidrato no organismo, por esse motivo quando for consumir 1 taça de vinho ou 1 copo de cerveja retire o carboidrato do prato que você vai comer (Ex: peça carne com salada)
- curta o momento com seus amigos ou com a família e não fique focado apenas na comida.

Alguém se identificou com alguma dessas situações? Como anda o SEU círculo da vida?"
Pâmela Miguel
Nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional, Esportiva e Infantil Dra Fernanda Granja

6 comentários:

  1. BOM DIA DRA... GOSTARIA DE SABER, SE POSSO TOMAR O ÓLEO DE COCO NO CAFÉ PRETO PELA MANHÃ NO CAFÉ DA MANHÃ SENDO QUE SÓ FAREI AF A NOITE? ESSE CAFÉ COM ÓLEO DE COCO QUE TOMEI DE MANHÃ ESTARÁ ME TRAZENDO ALGUM BENEFÍCIO?

    ResponderExcluir
  2. oi doutora, boa tarde. MEu nome é Gabriel e procuro a hipertrofia muscular, mas primeiramente quero emagrecer, comprei um l carnitina e um nitro no2 cap. tomo ambos meia hora antes do treino? e apos estou tomando massa monster black, com isso e treinando direito junto a uma dieta correta posso chegar a uma definição e futuramente uma hipertrofia? (no caso um bom ganho de massa muscular). tenho 17 anos, altura: 1.81, peso: 83,6.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra Fernanda, há vários anos tenho problemas com digestão de alimentos, sendo tratado com ansiedade, síndrome do pânico e depressão tomando vários remédios controlados
    No mês de março sofri 3 dias com diarréia líquida e vômitos não podendo tomar água, perdi 12 kg, fui diagnosticado com xistose, tomei 5 comprimidos de praziquantel 600MG em uma noite, quase morri de tanta dor de cabeça e depois disso minha pressão baixou de 12 X 8 pra 9 X 6 com vários episódios de congestão após as refeições. Tenho gastrite e minhas fezes tem pedaços de alimentos
    posso ter hipocloridria ou será outra doença?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dra Fernanda, há vários anos tenho problemas com digestão de alimentos, sendo tratado com ansiedade, síndrome do pânico e depressão tomando vários remédios controlados
    No mês de março sofri 3 dias com diarréia líquida e vômitos não podendo tomar água, perdi 12 kg, fui diagnosticado com xistose, tomei 5 comprimidos de praziquantel 600MG em uma noite, quase morri de tanta dor de cabeça e depois disso minha pressão baixou de 12 X 8 pra 9 X 6 com vários episódios de congestão após as refeições. Tenho gastrite e minhas fezes tem pedaços de alimentos
    posso ter hipocloridria ou será outra doença?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr Fernanda. Desde q li sua matéria sobre óleo d coco ha um mês atrás faço o óleo d coco caseiro. Porém sempre q faço foca uma nata no fundo da panela. Gostaria d saber se essa nata pode ser aproveitada em alguma receita ou deve ser descartada mesmo por ter extraído tds os nutrientes no óleo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia, minha dúvida é POR QUE VOCÊ SE AUTO-INTITULA DOUTORA se você não tem o título de doutorado? Algumas profissões, como médicos, juíze, advogados, DIZEM que mesmo sem doutorado SÃO CHAMADOS DE DOUTORES por conta de precedentes históricos. PORÉM NUTRICIONISTAS SE INTITULANDO DOUTORES SEM TER DOUTORADO, muito me espanta.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!