quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Primavera: Mix também na dieta

Se a primavera nos chama para fazermos um mix de cores, usando de muita criatividade, a ordem dos nutricionistas e experts do assunto, é usar muita fibra. Quanto mais fibra na dieta, mas fácil de emagrecer! A novidade no assunto é fazer um mix de fibras onde contenha vários tipos de alimentos diferentes. Esse mix promete emagrecer, pois a fibra dá saciedade e você come menos; reduzir o mau colesterol e diminuir o açúcar no sangue, pois a fibra age como uma vassourinha no sangue, liberando as toxinas do organismo e ajudando o intestino a funcionar melhor, consequentemente, a pele melhora, o cabelo fica brilhoso e o humor e a auto-estima ficam lá em cima. É ou não é maravilhoso?

Visitei as lojas de produtos naturais e encontrei mixes prontos, mas você pode comprar os ingredientes separadamente e fazer você mesma o próprio mix com o benefício que quiser. Por exemplo, quer ficar durinha e com a pele linda??? Coloque colágeno em pó no mix. Comeu muito doce ou atacou o prato de macarrão no fim de semana e não quer engordar com esses prazeres??? Coloque farinha de maracujá! Quer ficar com pique o dia todo? Coloque guaraná ou açaí em pó.

Então vamos ao que nos interessa! Como fazer esse mix? Compre 100 g de semente de girassol sem casca, 50 g de semente de gergelim, 100 de nozes, 100 g de amêndoas, 100 g de castanha do Brasil, 100 g de farelo de aveia ou arroz, 200 g de semente de linhaça dourada, 100 g de farinha de banana verde, 100 g de farinha de maracujá, 100 g de quinoa em flocos. Triture no processador ou liquidificador, aos poucos, as sementes de girassol, a linhaça, as nozes, as castanhas e as amêndoas; acrescente as sementes de gergelim, o farelo de arroz e os flocos de quinoa. Acrescente depois a farinha de maracujá e a farinha de banana verde. Misture bem e conserve na geladeira em vidro escuro para evitar oxidação. Você pode usar 1 colher de sopa no suco, na fruta, na salada ou sobre a comida.

Não quer ter o trabalho de fazer? Então compre nas lojas de produtos naturais. Você vai achar como “Nutrição Humana” ou “Ração Humana”. O nome é esquisito mesmo, mas a idéia aqui é ter nessa farinha todos os nutrientes que uma pessoa precisa. E funciona como uma ração, ou seja, algo completo que não precisa de acréscimo. Nessas composições você encontra carboidrato, proteína de boa qualidade (dá pra malhar depois tranquilamente), gordura do bem que vai aumentar o celesterol bom e fibras, que vão diminuir a gordura e o açúcar do sangue. Além disso, encontramos muito cálcio, muita vitamina do complexo B que dá energia e vitalidade, e muito ferro e magnésio, que age em dores musculares, seja câimbra ou uma cólica naqueles dias difíceis do mês.

Você, assim como eu, deve estar pensando no gosto que essa mistura deve ter. Quando resolvi testar comprei empolgadamente todos os ingredientes e para a minha surpresa, ficou muito bom! A textura é de uma farofa e o sabor é delicioso! A recomendação é consumir em todas as refeições e começar sempre primeiro comendo o mix, para que ele possa agir e dar saciedade. Fazendo isso, não ataquei com ferocidade o que estava me tentando e consegui vencer uma mesa cheia de pães (meu maior pecado)! Experimente! Você vai ficar mais saudável, mais magra e linda! Afinal é primavera!

Um comentário:

  1. Drª Fernanda, fiz o mix que você ensinou no programa Você bonita, mina dúvida é se posso usa-lo nos lances da manha e da tarde, porque comecei usando três dias do jeito que você ensinou la no programa tomando um como de suco e depois comendo uma fruta com uma colher de sopa do mix. Mas acei que nãome sustentava bem e voltei ao meu antigo café da manha que são duas tostadas untada com um fio de azeite e uma fatia bem fina de presunto de peru, e um como de leite desnatado com descafeinado. Aguardo resposta. Abraços bjussss

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!