quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Feijão emagrece?????????

Dei uma entrevista para a jornalista Paula Bueno para a Revista Vida Natural e Equilíbrio
Aí está na ïntegra!!!!

"Se alguém disser por aí que o feijão, um dos alimentos mais antigos da humanidade, ajuda a eliminar alguns quilos, é melhor não duvidar.


A novidade é proveniente do feijão-branco, e a faseolamina, uma proteína de reserva, é a responsável pela ação emagrecedora.

Ela tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana, que é a responsável pela transformação do amido ingerido em glicose.

Funciona assim: a alfa-amilase é liberada toda vez que nos alimentamos.

Sua função é ajudar na digestão dos carboidratos, convertendo-os em açúcares, que são lançados na corrente sanguinea, causando aumento da glicemia.

A ingestão da faseolamina inibe essa enzima, e faz que parte desses carboidratos não sejam digeridos, enviando-os diretamente ao intestino para eliminação através das fezes.

A proteína diminui os níveis de açúcar no organismo e desta forma auxilia na redução de peso.

"Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento, diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante e para a diminuição de triglicerídeos, favorecendo a saúde do coração", atesta a nutricionista funcional Fernanda Granja, de São Paulo.

Para que essa ação ocorra no organismo, porém, é necessário que o feijão-branco seja consumido na forma de farinha, pois assim o benefício é concentrado.

Se fosse consumido na forma de grão, seria necessário 1 quilo de feijão para obter a quantidade adequada de faseolamina, o que é contraindicado.

Além da presença dessa proteína de reserva, a farinha é rica em fibras solúveis, que promovem a sensação de saciedade e ajudam no controle da compulsão alimentar.

"É importante que a pessoa se lembre de tomar bastante água, para que o intestino funcio ne adequadamente tam bém", acrescenta a nutricionista.

Outras variedades de feijão também possuem essa propriedade emagrecedora, entretanto, o feijão-branco é o mais indicado para essa finalidade.

"Os outros tipos de feijão têm a capacidade de trazer saciedade, devido ao conteúdo de proteínas e fibras, mas estudos científicos dão mais destaque à faseolamina do feijão-branco como a principal", afirma a nutricionista Juliana Labanca, da Nutricorp (RJ)."

NA PRÁTICA

"A farinha de feijão-branco deve ser consumida duas vezes ao dia, 30 minutos antes do almoço e do jantar - nessas refeições o consumo de carboidrato é maior.

De forma geral, a dose recomendada é de 1 grama por dia, equivalente a uma colher de chá rasa, que deve ser diluída em um copo de água ou suco.

"É preciso lembrar que a quantidade recomendada pode alterar entre as pessoas, pois há outras variáveis, como qualidade da alimentação, doenças, estilo de vida, idade, peso, entre outros fatores", alerta a nutricionista Barbara Sanches, da VP Consultoria Nutricional (SP).

Não adianta consumir a farinha em doses maiores do que a recomendada, nem em refeições onde não há ingestão de carboidratos, pois a sua finalidade é "enganar" o organismo.

Por exemplo: se em uma refeição forem ingeridos 250 gramas, a faseolamina bloqueará cerca de 20% desses carboidratos, fazendo que a porção fique com um peso menor.

Onde encontrar?

A farinha de feijão-branco pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou lojas de suplementos esportivos.

As farmácias de manipulação vendem a versão encapsulada, que só deve ser consumida com prescrição de nutricionistas ou médicos, devido à dosagem indicada para cada pessoa.

POTENCIALIZANDO OS RESULTADOS

O consumo de alguns alimentos que aumentam a saciedade, aliados à ingestão da farinha, potencializa o emagrecimento.

"É importante comer frutas, legumes e verduras, além de porções adequadas de carboidratos, mesmo com a absorção desse nutriente diminuída", indica Juliana Labanca.

As fibras solúveis também ajudam bastante no processo e podem ser adquiridas por meio da fibra de maçã, farinha de maracujá, farelo de aveia e farinha de linhaça dourada.

Os fitoterápicos como a Gymnema silvestre e a Garcínia camboja, também podem atuar como coadjuvantes do emagrecimento.

O primeiro estimula a liberação de insulina, reduzindo a concentração de glicose, e o segundo atua como moderador de apetite, inibindo a absorção de carboidratos.

CUIDADOS NO CONSUMO

Como em toda dieta, não adianta apostar todas as fichas na farinha de feijão-branco e achar que apenas a faseolamina vai cuidar de todo o processo de emagrecimento.

É necessário que haja uma readequação da alimentação para torná-la equilibrada e saudável, e é sempre bom procurar ajuda de um profissional de nutrição.

"Moderação e individualidade são as palavras-chave para o sucesso do tratamento, por isso, um profissional de nutrição é o mais adequado para ser consultado, pois ele é o único que tem capacidade técnica e científica para planejar cardápios e receitas para fins especiais, como emagrecimento", aconselha a nutricionista Fernanda Granja.

Vale ressaltar que algumas pessoas devem ter cuidado ao consumir essa farinha.

"Os estudos ainda não apresentam contraindicações, mas, como parte do carboidrato não será absorvida, devemos lembrar que ela ficará no intestino passível de ser fermentada, servindo como alimento para bactérias maléficas", salienta a nutricionista da VP Consultoria Nutricional.

Por isso, quem tem problemas de digestão, excesso de produção de gases, constipação, ou mesmo diarreia deve tomar cuidado com a utilização da farinha.

Pessoas que sofrem de hipoglicemia não devem fazer uso sem acompanhamento.

Tem no feijão Carboidratos e Proteínas:

fornecem energia e, como também tem fibras, ainda há o benefício de essa energia ser liberada aos poucos ao organismo, evitando picos de glicose no sangue, além de auxiliar em um bom funcionamento intestinal, o que reflete na saúde como um todo.

Já é bem conhecido o papel das fibras na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, constipação, entre outros males associados.

Minerais (cálcio, zinco, cobre, manganês, potássio e magnésio): nutrem de uma forma geral todas as células do corpo.

Cálcio: importante para o crescimento e manutenção dos ossos.

Zinco: ajuda na saúde do sistema imunológico.

Cobre: atua na formação do sangue e dos ossos e libera a energia dos alimentos.

Manganês: estimula a atividade das enzimas antioxidantes e processos de produção de energia.

Potássio: importante para ajudar o corpo a expelir o excesso de sódio, prevenindo a hipertensão.

Magnésio: promove saúde muscular, alivia a cólica menstrual e o tensionamento muscular.

Vitaminas do complexo B: melhoram o fornecimento de energia ao organismo, podendo dar mais disposição ao indivíduo.

Vitamina E: antioxidante que protege contra a oxidação.

Vitamina K: essencial para a formação de proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea e para manter a saúde dos ossos.

Receita: Farinha de feijão-branco


Lave o feijão com água e seque ao sol ou sobre papel toalha, durante dois ou três dias.
Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador ou processador e bata bem.
Passe o feijão triturado por uma peneira.
Se quiser a farinha mais fina, passe-a novamente pelo liquidificador e torne a peneirar.
A parte que sobrar na peneira é o farelo. Ele tem as mesmas propriedades da farinha, e misturado à farinha de trigo, pode ser usado em receitas como pães e bolos.

Em geral, 1 kg de feijão-branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha, que deve ser colocada em um pote bem fechado e armazenada em local seco e arejado.

Evite fazer em grandes quantidades para evitar que a farinha fique velha e perca as propriedades.

Atenção: Procure um médico e ou nutricionista para adequar o consumo exato da farinha de feijão-branco ás reais necessidades do seu organismo."

Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio

143 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde eu ja tomo suco de gengibre com limao posso colocar a farinha do feijao junto..obrigado

      Excluir
  2. já ouvi falar do feijão branco,achava que era mentira.agora acredito

    ResponderExcluir
  3. olá
    vi a sua entrevista na gazeta e adorei. Comprei a farinha d efeijao branco e gostarioa de saber q quantidade ingerir, pois eu quero perder alguns quilinhos.. ouvi falar da caealluma, será q ajuda?? obrigado, logo entrarei em contato pelo teu tel
    obrigado
    lucia

    ResponderExcluir
  4. A caralluma é ótima! Tem muitos bons resultados. A farinha de feijão branco vc pode usar 1 colh de sopa 30 min antes de qualquer refeição que tiver carboidrato.
    Tome em uma copo de água ou suco de limão ou chá gelado.
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bom? mandei manipular a faseolamina de 200mg e a quitosana de 500mg posso tomar os dois juntos? e quantas cápsulas de cada um?beijos nara BA

      Excluir
  5. gostaria de saber se posso misturar a farinha de feijão,a de maracuja ea de beringela.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estou gravida de 27 semanas e tenho diabete gestacional, sera que posso tomar a farinha de feijão branco.

    ResponderExcluir
  8. estou amamentando ,gostaria de saber se posso tomar a farinha de feijão branco

    ResponderExcluir
  9. quero engravidar .posso tomar a farinha de feijao branco

    ResponderExcluir
  10. Adriana, como vc está amamentando vc precisa observar se o seu bebê etrá gases... pq a farinha de feijão branco pode dar... então é melhor usar outra farinha, como a de maracujá que tem quase o mesmo efeito.
    beijossss

    ResponderExcluir
  11. posso comsumir a farinha de feijao branco,a de berinjela e a de banana verde juntas? de que maneira?um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Susana, pode sim! Se quiser pode usar separada ou misturar 100g de cada e fazer um mix. Desse mix use 1 colh de sopa 20 min antes do almoço e 1 colh de sopa 30 min antes do jantar. Tome com suco de limão ou chá gelado, pois tem que ser algo que não tenha muita caloria...
    e não esqueça de beber muita água!
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria de saber se posso usar a farinha de feijao,banana e beringela junto com a caralluma

    ResponderExcluir
  14. oi queria saber se é possivel emagrecer só com a caralluma e o feijão branco e uma dieta de 2000 calorias tenho 72 kilos e 163cm.

    ResponderExcluir
  15. Cristiane, cada organismo funciona de um jeito, então não dá pra te responder isso com tanta certeza!
    Mas tente! Acho que vale a pena!
    beijossss

    ResponderExcluir
  16. ola a farinha de feijao es perfeito, ele esta me ajudando a emagrecer, em um mes ja perdi 5 kilos.mas logico voce tem que fazer uma reeducaçao alimentar juntamente com exercicios. realmente faz muito efeito. adorei pois nao sinto fome, e sacia meu estomago.

    ResponderExcluir
  17. Dra Fernanda tudo bem? Estou amando o site!
    Encontrei o seu site procurando assuntos sobre as farinhas de feijão branco, berinjela, laranja, maçã, fibra de maracujá. Faço uso da ração humana,que é light, adicionei fibra de maracujá no lugar do agar-agar, tomo no desjejum e as vezes a noite. Quais dessas farinhas que mencionei posso adicionar a ração humana e quantas gramas? Ou vc me recomendaria outras? Sou estudante de Nutrição(Técnica), estou apaixonada pelo curso. Faço o téc. p ver se me identificaria msm com a profisão.
    Abraços
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  18. Dra. eu pratico atividade fisica 2 a 4x/semana 2hs de malhação (aerobicos, bike e esteira; musculação. De novembro p pra cá emagreci 10kg, c/ acompanhamento nutricional e uso da ração PA= 57kg, altura 1.50cm, preciso perder + 4kg e manter.

    ResponderExcluir
  19. Mara, use 100g de cada fibra na sua ração. Essas que vc escolheu são boas e vc pode usar todas!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  20. Dra Fernanda.
    É recomendado tomar essas farinhas 30 minutos antes das principais refeições isso?
    Mas como fazer seu acrescentá-las à ração, bebo no desjejum e jantar batida c/ leite desnatado e 1 fruta. Pretendo adicionar a farinha de feijão bco e banana verde, agora a laranja amarga vou tomar em cápsula, já q provoca arritmia (eu ñ tenho problema de arritmia, é minha irmã q tb faz uso da ração). Em que horario tomar a cápsula? eu malho dias a tarde outros pela manhã.

    Obrigada
    Bjssssss

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo... muita Saúde!

    ResponderExcluir
  21. Mara, vc pode adicionar as farinhas à ração e usá-la normalmente. Para dar saciedade, aí vc toma 30 min antes da refeição em horário separado da ração, no seu caso, vc pode tomar no almoço, ou melhor, 30 min antes do almoço, entendeu?
    Sobre a laranja amarga, ela não provoca arritmia... se causar isso, tem alguma coisa errada, então é melhor não tomar!
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  22. oi gostaria se saber se posso tomar cha vermelho,caraluma e farinha de feijao branco juntos

    ResponderExcluir
  23. Pode sim! Se for só a caralluma e o feijão branco pode tomar junto, se tiver mais componentes, tome em momentos separdos. O chá vermelho pode tomar em qualquer horário, sendo no máximo até às 16 para não atrapalhar o sono!
    beijossss

    ResponderExcluir
  24. DRa., fiz a farinha de feijão branco e já estou sentindo os resultados! Valeu! Queria saber como associar a garcínia à farinha. Posso tomar a farinha e o comprimido na mesma hora, ou seja, 30 mim antes do almoço e jantar? Se não, como posso fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Isso vai depender do quanto você come ou de como é o seu metabolismo de carboidratos.
    Vc come muito carboidrato no almoço e jantar? Vc come muito doce? Se for um desses casos, então vc pode tomaá-las no mesmo horário sim. Mas se vc se sente fraca, se vc tem tonturas frequentes, aí é melhor tomar em horários separados (tome 1 no café da manhã e lanche da tarde e o outro no almoço e jantar) A função tanto do feijão branco quanto da garcínia é diminuir a absorção de carboidratos, então tem que tomar um certo cuidado.
    beijossss

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite.

    Qual farinha é melhor tomar para emagrecer e prissão de ventre?

    Farinha de banana verde ou de feijão branco...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Olá, Dra. Fernanda ..
    Parabéns pelo site, ele é ótimo.. muito esclarecedor..
    Só restou uma dúvida...
    Posso tomar a farinha do feijão branco mesmo amamentando ? Tenho um indice de açucar alto no sangue ela ajuda a baixar ? minha filha não tem problema de gases nem de intestino!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Emagrecer é melhor a de feijão branco e para prisão ventre, acho melhor a de banana verde
    beijosss

    ResponderExcluir
  29. Vc disse tudo! Se seu nenem não tem nada disso, acho que vc pode tentar a farinha de feijão branco sim! Ela é ótima para metabolizar carboidrato!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  30. Tenho diabetes e esteatose biliar, gostaria de tomar as farinhas de berinjela e maracujá. Há alguma contra-indicação?

    ResponderExcluir
  31. Dra Fernanda boa tarde,posso usar a farinha de feijao branco,com a de beringela para emagrecer.

    ResponderExcluir
  32. Olá Dra. Fernanda! Parabéns pelo excelente trabalho.
    Estou amamentando. Meu bebê esta com 10 meses e na verdade a frequencia da amamentação esta sendo cada vez menor...
    Gostaria de saber se posso fazer uso das farinha de maracuja, banana, berinjela, laranja, feijão branco e outras? como usar? e qual delas é a melhor para perder peso? Gostaria de perder 10 kg.
    Importante citar que fiz uma cirugia de varizes mês passado, tirei a safena. Existe alguma contra indicação no uso das farinha e/ou uma farinha favorável a circulação?

    ResponderExcluir
  33. Farinha de feijão branco + berinjela + farinha de laranja, ok???? essa mistura é ótima!
    beijossss

    ResponderExcluir
  34. Maninha, parab circulação, tome bastante água e acrescente a castanha da índia em pó! Ela é ótima para circulação... Outra boa é a farinha de linhaça pois tem omega 3...
    Para emagrecer, use também farinha de maracujá, banana e feijão branco. Junte todas essas num pote (inclusive a castanha da índia, e a linhaça) e tome 1 colh de sopa 30 min antes das refeições, com 2 copos grandes de água!
    beijossss

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou amamentando e gostaria de saber ser posso consumir a farinha de feijão branco. meu baby tem 2 meses.

    ResponderExcluir
  36. Dra Fernanda Granja6 de junho de 2011 às 09:15

    Pode consimir sim, só observe se o bebê não vai ter gases... se ele nao tiver e não estiver incomodado, não tem problema nenhum
    beijosss

    ResponderExcluir
  37. Faseolamina tem alguma contra indicação?
    Posso tomar junto com farinha de maracujá?

    ResponderExcluir
  38. O único problema da faseolamina é a formação de gases. Se não incomodar, vá em frente. Pode tomar junto sim!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  39. Ola Dra. minha namorada a algum tempo vem tomando esta farinha e ela realmente perdeu peso, porem, ela percebeu um aumento na queda de cabelos, nada exagerado mas em um volume bem maior. Gostaria de saber se a causa é realmente a farinha de feijão branco. Obrigadp

    ResponderExcluir
  40. A causa pode ser a dieta dela. Pode ser que ela esteja fazendo uma dieta muito restritiva. Tem que avaliar. Pode ser também a época... determinadas épocas, nosso cabelo tende a cair mais... ou pode ser flutuações hormonais, principalmente afetando a tireóide.
    É pouco provável que seja a farinha de feijão branco...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  41. Boa noite acabei de conhecer seu site...adoreiiiii
    Gostaria de saber se a farinha de feijão branco e a garcinia tiram o efeito do anticoncepcional.
    Quero emagrecer e não ficar gravida
    meu e-mail dayanadeyze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. OLA DR ME CHAMO ANGELA GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR A FARINHA DO FEIJÃO JUNTO COM A RAÇÕA HUMANA OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  43. posso consumir a farinha de feijão branco em capsulas de 1g?
    michele

    ResponderExcluir
  44. Michele, pode sim! mas eu acho que é pouco... pq vc não tenta tomar a farinha mesmo??? ou entào, vc precisa tomar o princípio ativo que é a faseolamina, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  45. Olá dra. Estou tomando a farinha de feijão branco juntamente com a de linhaça dourada para perda de peso, somente essas combinações resolvem? Podem ser guardadas na geladeira em recipiente de plástico?
    Obrigada! Creu!

    ResponderExcluir
  46. ola dra Fernanda adorei seu site,estou tomando a farinha de feijão branco a 4 dias mas estou me sentindo mal com dor na barriga e as vezes nauseas gostaria de saber se é normal?
    gostaria q tirasse minha duvida tomo remedios controlado tipo cloridrato de sertralina e rivotril eu posso continuar a tomar a farinha de feijao branco?

    ResponderExcluir
  47. Creu, essa combinação é boa sim! Você pode acrescentar a farinha de banana verde também, se quiser! o melhor é guardar sempre em recipiente de vidro, pois o plástico acaba contaminando o alimento.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  48. a farinha de feijão branco dá gases e desconforto sim, pois isso mostra que vc não comia muita fibra antes.
    Então, diminui um pouco a quantidade que vc está tomando, mas não desista, pq seu organismo vai acostumar!
    Pode tomar sem problemas!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  49. Olá Dra., Queria saber se a faseolamina em capsulas de 500 mg tem o mesmo efeito que a farinha de feijão branco ? pq mandei manipular e comecei a tomar agora. obrigada, Juliane

    ResponderExcluir
  50. Juliane, a cápsula de faseolamina é o princípio ativo da farinha de feijão, então é melhor pq está mais concentrada! Isso se a farmácia for de confiança!
    beijossss

    ResponderExcluir
  51. Olá, são duas perguntas: minha esposa está amamentando há dois meses; ela pode tomar farinha de banana? E a outra: eu tenho gota, nesse caso seria melhor não tomar a farinha de feijão e sim a de banana?

    ResponderExcluir
  52. olá, tomo losartan 25mg 2x ao dia, posso fazer o uso da farinha de feijão?

    ResponderExcluir
  53. Dra. por gentileza, posso tomar faseolamina 500 mg, citrus aurantium 500mg com paroxetina e rivotril 0,25. Pois infelizmente sofro com sindrome do panico. Aguardo sua resposta e que Deus te abencoe pela atencao. Parabens. Lu

    ResponderExcluir
  54. Oi! Comprei as capsulas de feijão branco de 500mg .Na embalagem diz para eu tomar duas capsulas depois da refeições.Isso é o correto? O ideal é antes ou depois das refeições? Em capsulas tem a mesma finalidade? Ou em farinha é melhor? Pode ser a farinha q já vem pronta e embalada? Um abraço

    ResponderExcluir
  55. Cardoso, sua esposa pode tomar sim! vai ser muito bom pra ela e pro bebê!
    Já pra vc, vc precisa tomar todas que ajudam no metabolismo de carboidratos: farinha de banana, feijão, linhaça e maracujá, Misture 1 copo de cada em um pote e dessa mistura tome 1 colh de sopa 2 x ao dia.
    abraços!!

    ResponderExcluir
  56. Eu prefiro que seja antes das refições. Dá mais resultado.
    A cápsula tem mais princípio ativo pq é concentrada.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  57. Olá Dra,

    Meu baby ja tem 5 meses e como ja voltei ao trabalho ele ja ñ depende mas esclusivamente do peito.
    Então qria mandar manipular uma formula p me ajudar a emagrecer, pensei na faseolamina e na fibra de maçã o q vc acha? Ou vc sugere outra formula?

    Obrigada o site é otimo....

    ResponderExcluir
  58. Pode usar faseolamina e psylium mesmo que é a fibra de maçã. Ótima idéia!e nas outras refeiçoes, use a farinha de banana verde junto com a farinha de linhaça... Como ele ainda mama, mesmo que pouco, não é nom usar estimulantes como o citrus aurantium... então tem que esperar mesmo!!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  59. POSSO, TOMAR AS FARINHAS DE FEIJÃO MARACUJA EBANANA JUNTOS E LINHAÇA E A QUANTIDADE OBRIGADA BEIJOS EPARABENS.

    ResponderExcluir
  60. Vc pode fazer a mistura que quiser. Coloque 1 copo de cada fibra e dessa misture use 1 colh de sobhremesa em casa refeição.]beijossss

    ResponderExcluir
  61. Dr. Fernanda qto devo comprar de farinha de feijão,e por qto tempo devo guardá-lo?

    ResponderExcluir
  62. Compre 100g para experimentar e ela gerlamente dura uns 6 meses...
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  63. PARA QUEM ESTA RESEQUIDO E BOM A FARINHA DO FEIJAO BRANCO...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de saber se somente fazendo o uso da farinha de feijão branco e uma dieta equilibrada , sem misturar com as outras farinhas , conseguirei emagrecer?

    ResponderExcluir
  65. Dra. Fernanda,
    Eu estou amamentando, tem alguma contra indicação de usar a farinha de feijão branco???

    ResponderExcluir
  66. Olá dra, gostaria de saber se posso tomar em capsulas em vez de pó a farinha de feijão branco e preciso perder 15klos ,o que mais posso acrescentar junto com a fórmula e se tem alguma prescrição de idade pois tenho uma sobrinha que é obesa de 10 anos ???.obrigada

    ResponderExcluir
  67. olá já faz duas semana que estou tomando o farinha de feijão branco, e eu também amamento um bebê de 11 meses, e ele começou a emagrecer e fazer muito coco oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. leite integral dá diarréia numa criança 11 meses?

    ResponderExcluir
  69. ola dra. meu nome é patricia faço uso das farinhas de maracuja,feijão branco e banana verde para emagrecer e gostaria de saber se posso acrescentar a FARINHA DE COCO? bjs e obrigada adorei seu site parabens.

    ResponderExcluir
  70. ola dra eu gostaria de saber para que serve SEMENTE DE CHIA E QUITOSANA? e se quitosana em cps pode ser tomado junto com as farinhas de banana, maracuja, feijão branco.obrigado pelo esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  71. Ola. Dra. Gostaria de saber se eu manipular a FAseolamina e a Caseolamina juntas em uma capsula de 200mg. Posso toma-la antes de ir a uma festa no caso estou de dieta e diz uma Nutri que esta capsula nao vai deixar alterar no meu peso.E sim absorver as gorduras e o CHO.
    Tenho alergia laimentar e hipertensão posso tomar esta capsula. Obrigada.

    **Ahn que farinha que diminue minhas dores no corpo.

    ResponderExcluir
  72. Caros, nesta mesma reportagem diz para consumir no maximo 1 grama por dia, e voce sugere 1 colher de sopa antes das 2 refeições, entao está falando em uma quantidadeque chega a 6 vezes o recomendado, o que fazer?

    ResponderExcluir
  73. Mas acho que tem algo errado tambem ....mais uma coisa.
    As farmacias encapsulam exatamente a farinha de feijao branco...de onde esta pegando a informacao que a capsula é mais concentrada?
    Fui em manipulações e é exatamente farinha de feijao branco....

    ResponderExcluir
  74. Boa Tarde!
    Meu nome é Glayse, sou bióloga, e gostaria de saber como posso fazer uma farinha de tomate, pois moro no norte do Espírito Santo, em Conceição da Barra, e aqui não disponho de produtos industrializados, então só me resta fabricar, o que quero consumir.
    Aproveito a ocasião para lhe dar os parabéns pelo blog, e esclarecimentos, que estão sendo de muita ajuda. Se não for incômodo você poderia postar a resposta em meu email ysebio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. bom dia gostaria de saber se a farinha de feijão branco da prisão de ventre?
    o blog é muito bom pra nos ajudar obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Oi Drª gostaria de saber se posso mandar manipular faseolamina e psylium juntos em uma unica capsula, e qual seria a dosagem recomendade 500 mg ou mais? Estou precisando emagrecer urgentemente. Ha e mais uma coisa tenho muita vontade de comer doces o que eu posso tomor para inibir essa vontade?


    Desde já Obrigada

    ResponderExcluir
  77. gostaria de saber se há restrição para hipertensos, no consumo da farinha de feijão branco.

    ResponderExcluir
  78. OI DRa gostraria saber se posso tomar a capsula do feijao branco e a spirulina juntos?...obrigada

    ResponderExcluir
  79. Olá gostaria de saber se te diferença entre, FARINHA DE FEIJÃO BRANCO PARA FIBRA DE FEIJÃO BRANCO???

    ResponderExcluir
  80. OLA Dra, j li muitos comentarios sobre feijao branco,mas so falam de emagrecer.eu so magra, com um filho de 2 anos e tenho uma bariguinha que nao combina com meu corpo.gostaria de tirar gordura da bariga mas sem emagreser porq ja sou magra.usando este feijao vai resultar?

    ResponderExcluir
  81. Olá Dra. Fernanda
    Gostaria de saber se posso tomar esse pó de feijão branco pois estou gravida de 2 meses um pouquinho acima do peso tenho 160 e estou com 70 kg gostaria de saber algo pra emaggrecer saudavel na gravidez.Ass: Camila França

    ResponderExcluir
  82. Dr Fernanda boa tarde gostaria de saber se a caralluma e realmente boa pois me disseram que era tudo mentira que continha remedio no meio entao comprei mas acabei jogando fora com medo pois sou hipertensa e falaram que eu nao podia

    ResponderExcluir
  83. Tenho hipertireoidismo. Posso tomar a farinha de feijão branco?

    ResponderExcluir
  84. Bom dia
    Comecei na sexta feira tomar capsulas de farinha de feijão branco e oleo de coco juntas, meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar, fazem 6 dias totais,pesei no dia em que comecei e hoje pesei novamente, (na mesma balança) consegui emagrecer 1 kg. fiquei muito contente com isso, gostaria de saber se tomando as duas capsulas juntas pode haver algum problema?

    ResponderExcluir
  85. Dr.Fernanda, meu nome è Alba, gostaria de saber se eu posso tomar a farinha de feijão branco, estou amamentando a 6 meses, desde já agradeço pela atenção.
    meu e-mail alba.andrade@pop.com.br

    ResponderExcluir
  86. ola boa noite Dr sou jaqueline e tenho iprtiroedismoe precisop emagrecer 20 kilos essa farinha de feijão com que posso mistura pra me ajudar a senhora pode me ajudar ja tomo o puran t4 de 75 por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  87. FIZ CIRURGIA BARIÁTRICA,PERDI 40 KILOS MAS AINDA TENHO QUE PERDER UNS 10 KILOS. ESSA FARINHA PODE ME AJUDAR? O QUE MAIS POSSO USAR? TENHO FIBRAMIALGIA E TOMO RIVOTRIL ,SIMBALTA E GABAPENTINA, POIS TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA NA COLUNA( ESPONDILOLISTESE}COLOQUEI 6 PINOS NA COLUNA LOMBAR O QUE ME DÁ MUITA DOR.

    ResponderExcluir
  88. OLA, FIZ CIRURGIA BARIÁTRICA A 2 ANOS, PERDI 40 K, MAS AINDA PRESISO PERDER MAIS 10K, ESSA FARINHA PODE ME AJUDAR E MAIS ALGUMA? TOMO GABAPENTINA E RIVOTRIL PARA A COLUNA (ESPONDILOLISTESE] OPEREI E COLOQUEI 6 PINOS NA LOMBAR, TOMO SYMBALTA PARA FIBROMIALGIA, TENHO MUITAS DORES.VC PODE ME AJUDAR A PEDER MAIS PESO?

    ResponderExcluir
  89. olá meu nome é leandra e gostaria de saber se posso misturar a farinha de feijão branco com a farinha do chá vermelho?tenho 1m52cm,estou pesando 72 kilos,nem gravida atingi este peso,me ajudem estou desesperada,por favor doutora me ajude,acha que esta mistura vai dar certo,pois sou muito ansiosa e acabo comendo sem necessidade,,,,

    ResponderExcluir
  90. doutora gostaria de saber se posso misturar chá vermelho istantâneo com a farinha de feijão branco,estou desesperada pois tenho 30 anos 1m52cm estou pesando 72kilos,nem em minhas gravides engodei tanto,por favor me ajudem.....

    ResponderExcluir
  91. olá doutora gstaria de saber se posso misturar a farinha de feijão branco com a farinha de chá vermelho...

    ResponderExcluir
  92. como tomar a Faseolamina e o oleo de cartamo. Pode ser concomitante ?

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. Olá doutora por favor se puder me orientar agradeço minha mãe passou por uma angioplastia a 1 ano e 3 meses todos os exames dela estão bons mas o do colesterol está muito baixo em 25 gostaria de saber se tem alguma farinha que ajude a aumentar o colesterol bom obrigada

    ResponderExcluir
  95. A FASEOLAMINA, FARINHA DO FEIJÃO BRANCO, TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO PARA HIPERTENSOS OU CARDÍACOS??
    A FASEOLAMINA PODE CAUSAR INCHAÇO NO ABDOMEM,PERNAS E PÉS?? POR QUE??
    A FASEOLAMINA PODE SER INGERIDA JUNTAMENTE COM O CITRUS E PROVOCAR UM ENFARTO??

    ResponderExcluir
  96. qual é o melhor açúcar, para ser consumido: branco, mascavo, demearara, ou orgânico?

    ResponderExcluir
  97. Dr bom dia

    Faco dieta a 8 nao como carne vermelha e,me alimento
    Com verduras e grao de bico e frango gralhado
    Como batata na salada tirei o arroz
    Essa farinha vai fazer efeito no MEU almocei
    MEU cafe e janta Sao torradas integral com pate
    Toni essa farinha antes da janta

    Grata

    ResponderExcluir
  98. Boa noite Dr.eu gostaria de saber se posso fazer uso dessa farinha de feijão branco, pois tenho gastrite e tenho má digestão eu bebo a Chia estou me sentindo bem, só ela emagrece.

    ResponderExcluir
  99. Ola Fernanda na sua matéria explico que tem que toma 2 vezes ao dia ... se eu toma mais prejudica ? E de noite não sou muito de janta posso toma e ir dormi direto ? obg

    ResponderExcluir
  100. cassiolamina tem a mesma função da faseolamina? posso manipular as duas numa formula so´ou devo escolher e fazer uso de 1 só?

    ResponderExcluir
  101. Tenho uma bebe que nasceu pig e prematura (36 semanas e 2100 kg) e tem dificuldade para ganhar peso, está com 7 meses (pesa 6 kg) e já se alimenta com sólidos e ainda mama, se puder me dar algumas dicas para ajuda-la a ganhar peso de forma saudável. Ela se alimenta bem apesar de não ganhar muito peso. Obrigada

    ResponderExcluir
  102. Boa noite
    Fiz a retirada da tireoide total no ano de 2012,e faço uso de puran t4 125 mg.
    Engordei 4 kg em 6 meses após a cirurgia,gostaria de saber se posso tomar a farinha de feijao branco e a farinha de maracujá juntas antes das refeiçoes e gostaria de saber se posso também tomar a gymena silvestre e a garcinia camboja em capsulas e o vinagre de maça branco organico.

    Grata pela atenção Dra.

    ResponderExcluir
  103. Dra. Fernanda,

    Não me adaptei ao gosto da farinha e agora encontrei as cápsulas.
    Gostaria de saber como tomar, se uma cápsula corresponde a mesma quantidade de colher de chá da Farinha.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  104. Drª Fernada,
    Gostaria de saber se meu filho de 11 anos poder fazer o uso da farinha, ele pesa 69kilos, e o endocrinologista dele falou que ele tem que emagrecer pelo meos 26kilos e recomendou exercícios físicos na academia, e ele já faz tem 7meses, mas não consegue emagrecer. Se puder, poderia passar a quantidade correta? Desde já agradeço.Aparecida

    ResponderExcluir
  105. Parabéns pela sua dedicação Dra. Fernanda.
    Sou diabética e tomo Glifage XR 500 mg, posso fazer uso dessa farinha de feijão?
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  106. Ola Dra Por favor gostaria de saber se pode ser dado para bebe , ele tem 11 meses ou faz algum mal , pois fui dar para meu e ele vomitou tudo o dia todo,

    ResponderExcluir
  107. Olá! Dra, Começei a utilizar a garcínia Cambogia, em capsulas de 500mg. Fazem 4 dias, porém não estou me sentindo bem, tenho sono, náuseas, enjoo, e dor de cabeça, fiquei um dia sem tomar e não tive esses sintomas.
    O que pode estar acontecendo?? Seria melhor começar com uma dose menor? Grata!

    ResponderExcluir
  108. Olá Drª. tenho hipotireodismo, posso usar a farinha de feijão, tem alguma interferencia no remédio da reposição hormonal a tiroxina?

    ResponderExcluir
  109. Dr,Fernada estou c uma duvida, minha cunhada esta gravida de 3 meses e ela gostaria de saber se pode estar tomando a farinha de feijao branco

    ResponderExcluir
  110. Olá Dra, Gostava de saber se posso fazer a farinha de feijão branco e a farinha de linhaca juntas...
    Ana

    ResponderExcluir
  111. Olá Dra.

    Pode-se ingerir a farinha de feijão branco juntamente com outros emagrecedores? O Pholia Magra por exemplo dizem ser ótimo para perda de gordura abdominal por ser termogênico.

    ResponderExcluir
  112. Dra Fernanda, seu site é excelente.Estou muito gorda,mas resolvi tomar atitude,então fui na casa de ervas e comprei:farinha de beringela, pó de garcínia,pó de feijão branco,chia dourada,linhaça,pyssilius e farinha de maçã.
    Posso misturar, fazendo um mix ? Se posso como consumir ?

    ResponderExcluir
  113. Olá!!! Estou tentando engravidar, mas estou acima do peso e gostaria de diminuir minhas medidas ... ja usei faseolamina em capsula (feijao branco), pode me prejudicar em relação a engravidar, se eu voltar a tomar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  114. simone ..tres lagoas ms24 de outubro de 2013 às 13:19

    Ola dr ...eu sou portadora da espondilite anquilosante ...posso faser o uso do feijao branco ..?
    e po de maracuja ou beringela ...é colher de cha ou de café ,,antes das refeiçoes ?....adorei as dicas do feijao branco ...

    ResponderExcluir
  115. olá dr. meu nome é catia, estou pesando 130 kg, comprei faseolamina de 500mg, cassiolamina de 600 mg e pholia negra de 350 mg. Posso tomar a faseolamina junto com a cassiolamina antes das refeições e à tarde tomar a pholia negra. ou qual a melhor forma de tomá-los e se tem outra combinação que me ajude melhor a perder peso. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  116. olá dr, meu nome é catia e peso 130 kg, comprei faseolamina 500 mg, cassiolamina 600 mg e pholia negra 350 mg. Posso tomar os 3 juntos antes das refeições? Tem outra combinação que possa me ajudar melhor a perder peso? Obrigada

    ResponderExcluir
  117. olá dr. meu nome é catia, estou pesando 130 kg, comprei faseolamina de 500mg, cassiolamina de 600 mg e pholia negra de 350 mg. Posso tomar a faseolamina junto com a cassiolamina antes das refeições e à tarde tomar a pholia negra. ou qual a melhor forma de tomá-los e se tem outra combinação que me ajude melhor a perder peso. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde já tomo em capsulas a faseolamina, porem muitas vezes esqueço de tomar na hora certa, o q fazer quando isso acontece?
    meu nome é Thelma tenho 39 anos, 152cm e 90 kg

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde já tomo em capsulas a faseolamina, porem muitas vezes esqueço de tomar na hora certa, o q fazer quando isso acontece?
    meu nome é Thelma tenho 39 anos, 152cm e 90 kg

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde , eu já tomo o faseolamina , porem muitas vezes perco os horários de ingerir as capssulas, quando isso acontece o q fazer? meu nome é Thelma tenho 40 anos, 152cm e 90 kg. preciso perder peso, mas é muito difícil!

    ResponderExcluir
  121. ola o meu nome e Rosicleide quero sabe ser posso toma a farinha de feijão junto com a capsila de feijão branco. Peso 97 kg e tenho que perde 37kg pra poder engravida.

    ResponderExcluir
  122. Olá doutora! Estou acima do peso. Peso 90kg e 1,65, Gostaria de perder peso. Será que posso tomar a farinha de feijão branco junto com a chia, para reduzir taxas e assim contribuir pra perda de peso. Ah! comecei a fazer atividades físicas na academia a 3 semanas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  123. Boa noite Dra. ADOREI seu blog! Encontrei muitas informaçoes preciosa! Obrigada! Gostaria de uma ajuda sua. Tenho 31 anos, 1.64 de altura e peso 98kg (to obesa) e pra ajudar tenho problemas de constipaçao, metabolismo lento e nao tenho tempo para atividades fisicas devidi minha rotina diaria. e eu gostaria muito de engravidar ano q vem, porem minha gineco me orientou a perder pelo menos 25kg para nao ter problemas, mas eu ja tentei de tudo, comprei farinha de linhaça dourada, de berinjela e faseolamina e msm assim nao obtive resultado! Quase nao como carboidrato e evito no maximo doces. Mas nada adianta! To quase entrando em depressao! O q faço? Me ajuda! Obrigada. Yane

    ResponderExcluir
  124. Dra , quem teve pancreatite, pode tomar faseolamina?

    Edineia.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde, Dra. Fernanda.
    Gostaria de saber se ainda persiste a teoria de que a farinha de feijão branco e' a mais indicada para emagrecimento depois de todos esses anos.
    Alem disso, gostaria de saber quais as outras farinhas são indicadas para fazer um mix.
    Ha' alguma publicação sobre as goji berries? Obrigada!

    ResponderExcluir
  126. Olá Dra. Estou começando a tomar 2 cápsulas por dia de feijão bco 500mg. Por ato tempo posso continuar sendo que li que pode diminuir a absorção de ferro pelo nosso organismo?

    ResponderExcluir
  127. Ola dra ,Estou engordado até com agua qro fazer uso da cápsula tenho 1,52 e 57 kilos qntas capsulas por dia posso tomar?

    ResponderExcluir
  128. Ola doutora eu amamento minha filha de 11 messes possa tomar as capsulas.

    ResponderExcluir
  129. INSEA² 250mg
    R$ 125,00

    InSea² - Dupla ação enzimática que atua como bloqueador da absorção de açúcares e carboidratos. Primeiro bloqueador de açúcares e carboidratos com ação dupla, inibindo as enzimas alfa-glucosidase e alfa-amilase, agindo assim, nas duas principais etapas de absorção de carboidratos presentes no organismo, dessa forma gerenciando o peso.

    Código: 5010296

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/insea-250mg.html

    ResponderExcluir
  130. Criança de 13 anos pode tomar farinha de feijão branco? Eu já esto tomando a 1semana. Por quanto tempo posso tomar? Tem um tempo limite?

    ResponderExcluir
  131. Dra. A capsula de feijao branco tem o mesmo efeito da farinha ?

    ResponderExcluir
  132. Olá, por quanto tempo posso tomar? Crianças podem tomar também, tenho um filho de 5 anos que não tem controle sobre o apetite.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!