segunda-feira, 19 de abril de 2010




Fui entrevistada por uma jornalista querida (Paula Bueno) para comentar sobre os adoçantes! E saiu na edição de abril da Revista Pense Leve.
Enjoy!!!



"Confira o complemento da matéria sobre o Agave, da edição nº213, de abril/2010.


Cuidado na escolha!

Sacarose: o velho e conhecido açúcar! Estudos recentes demonstram que diversas doenças estão relacionadas a seu consumo. Além de cáries, obesidade e diabetes, a sacarose também pode causar câncer e doenças neurológicas.

Acessulfame-K: trata-se de um sal de potássio sintético, e adoça 180 vezes mais que o açúcar. Muito utilizado na culinária, pois aguenta altas temperaturas. Liberado para diabéticos, e proibido para pessoas com problemas renais.

Aspartame: combinação de ácido aspártico e fenilalanina. Seu poder adoçante é 200 vezes maior que da sacarose. Possui 4 calorias por grama, e pode ser usado por diabéticos. Não deixa sabor residual. Contraindicado para gestantes, lactentes e pessoas que não conseguem metabolizar a fenilalanina.

Ciclamato: adoça 30 vezes mais que o açúcar comum. É feito a partir de um derivado do petróleo. Pessoas com problemas renais e hipertensos não devem usar. Já foi relacionado ao câncer, mas hoje é liberado em mais de 50 países. Por ter ação osmótica pode ter efeito laxativo mínimo.

Sacarina: muito parecido com o ciclamato, também é composto por um derivado do petróleo. Deixa sabor residual amargo e metálico. Seu consumo também já foi relacionado ao câncer. Hoje é liberado em cerca de 100 países. Algumas pessoas podem apresentar quadro alérgico com sintomas de náuseas e anorexia.

Sucralose: é feito a partir de uma molécula da sacarose, mas adoça 600 vezes mais. Não é metabolizado pelo organismo, e por isso, pode ser consumido por diabéticos, já que não altera os níveis de glicose. Por ter cloro na composição, se consumido em excesso atrapalha o bom funcionamento da tireóide, pois compete com o iodo.

Frutose: adoçante natural encontrado nas frutas e também em alguns vegetais, cereais e no mel. Não pode ser levado ao fogo, adoça cerca de 170 vezes mais que o açúcar comum e causa cáries. Seu uso não é recomendado para quem tem excesso de triglicerídeos e só pode ser liberado para diabéticos se a glicemia estiver controlada.

Steviosídeo: de origem vegetal, adoça 300 vezes mais que o açúcar. Não possui contraindicações, mas como deixa sabor residual amargo, é um pouco difícil de ser aceito pelo paladar. Não causa cáries.

Xilitol: deriva da xilose, um tipo de açúcar. Tem poder adoçante menor que do açúcar, porém, como não favorece a formação de cáries, é muito utilizado na fabricação de balas e chicletes. Pode ter efeito laxativo.

Fonte: Fernanda Granja, nutricionista funcional de São Paulo"

23 comentários:

  1. Olá,
    Gostaria de saber a fonte...pois preciso fazer uma citação e gostei desse material.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi! São várias fontes científicas... vc pode pesquisar no lilacs, pubmed, etc
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dra Fernanda
    Tudo bem!.
    Hoje assisti o programa ,Opinião livre e gostei muito de sua entrevista .
    Tenho uma irmã que passa por um problema de saúde,câncer de pulmão(derramamento da pleura).
    Ela é uma naturaba,esportista e trabalhava com apcultura.
    Gostaria de saber ,se tem haver com o fato da alimentação.
    Pois,somos compostos de celulas,como você disse:.
    Ela não fuma ,não bebe,alimenta-se de propelis ,mel,geléia real,chas verdes,castanhas,a carne é consumida raramente por ela.
    Legumes,frutas e verduras são sem agro-tóxico.
    Ela não aceita medicamentos ou qualquer tipo de quimica.
    Se você puder ,me envie algo que eu,possa orientar minha irmã.
    E-mail ferreiraabreu45@gmail.com.
    Parabens pelo Blog,e por sua cultuar na nutrição,eu,amei sua forma de atuar e achei que você ,se desponta como uma nutricionista revelação.
    Vou simplificar,ninguém merece tanta divercidade sem qualidade.Então você faz a diferença.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. dra eu tenho ulceras cicatrizada eu fiz tratamento meus sintimas acho muito estranho parece que meu coraçao acelera da ater para cintir batendo parece que algumas coisa vai sair do mda boca do estomago estomago e tenho preçao tao boa sem falar se eu esforça muito como correr ou andar de bicicleta sinto algo estranho e meu estomago fica muito desconfortavel

    ResponderExcluir
  5. Tenho em casa:chia,aveia,gergelim,quinoa e farinha de linhaça dourada. Posso utiliza-las todas juntas?Ou uma de cada vez?

    ResponderExcluir
  6. dra meu nome é Laís e estou 6 quilos acima do peso, acho que devido a anticoncepcioanis. Para tentar emagrecer tomo todos os dias uma mistura
    que faço com farelo de trigo, fibra de soja, farinha de beringela, farinha de maracujá, farinha de linhaça, farinha de banan verde e goma seca que uso para dar liga. Misturo tudo coloco um pouco de água para dar liga e levo ao fogo ema panela de teflon para secar. Como tudo de uma vez só no café da manhã ou no ligar da janta. O problema é que a quantidade de cada ingrediente que coloco é cerca de 10 colheres e náo sei se dessa maneira está me fazendo engordar ainda mais, pois mesmo comendo isso todos os dias não tenho conseguido emagrecer. Estou agindo errado ? ajude-me, preciso emagrecer.

    ResponderExcluir
  7. Ola dra. To c algumAs duvidas em relacao a minha alimentacao. To fazendo o tratamento p erradicar a bacteria h pilory tenho gastrite cronica e seis nodulos no estomago. Qria saber se a sra poderia me dzr o q realmente posso comer. Carnes vermelhas posso? Leite desnatado? Iogurte activia? Yakult? Requeijao? Cream cheese? Por favor aguado seu retorno pois ontem tomei um copo d leite e senti uma dor muito forte no estomago. Me chamo Daniele.

    ResponderExcluir
  8. tenho esofagite erosiva e gastrite leve tudo que faço tenho a impressão que sinto mais cansaço e meu coração fica acerelado que posso comer pra sentir melhor emagreci muito me ajuda desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Por favor dra gostaria de saber o que devo fazer para melhorar minha saúde pois tenho gastrite crônica e síndrome do cólon irritável e muito ressecamento intestinal. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Dra.Fernanda
    Tenho hipotiroidismo , tomo Puran t4 125 e está controlada.Tenho ferretina baixa, porém ferro sérico normal, mas como couve 3 vezes por semana para evitar a anemia.Ouvi falar que a couve não é recomendada para quem tem hipotiroidismo.Isso é mito ou verdade? Perco peso facilmente pois sou anciosa e fico magoada facilmente e fico até um pouco deprimida às vezes.Vivo tentando engordar senão fico magra demais.Qual a ração que devo usar?Muito obrigada pela oportunidade que a Dra. proporciona a todos podendo tirar suas dúvidas.Simone, 44 anos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Dra.Fernanda...Ja tem 3 meses que tenho dores no estômago,fui ao hospital e me disseram q e gastrite,so que nao fiz nenhum tipo de exame porque estou amamentando..vivo tendo crises tudo q como doi o estômago,vivo tendo crises..qual a melhor dieta que posso fazer..to perdendo peso muito rápido ja perdi 20 kg

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho gastrite e queria saber se leite em pó desnatado faz mal e também frutas cítricas inclusive o limão faz mal?

    ResponderExcluir
  13. Oi tenho gastrite e queria saber se leite em pó desnatado faz mal e também frutas cítricas inclusive o limão faz mal?

    ResponderExcluir
  14. Oi tenho gastrite e queria saber se leite em pó desnatado faz mal e também frutas cítricas inclusive o limão faz mal?

    ResponderExcluir
  15. Oi estou 10 k acima do peso gostaria de saber se substituindo o café da manhã e o jantar por racão humana mim ajuda a perder.

    ResponderExcluir
  16. Oi estou 10 k acima do peso gostaria de saber se substituindo o café da manhã e o jantar por racão humana mim ajuda a perder.

    ResponderExcluir
  17. Olá doutora, fui detectado com refluxo, e eu gosto se fazer academia para ganhar massa muscular e cuidar da saúde é claro, mas para poder ganhar massa preciso comer um pouco a mais que o normal, e também ouvi falar que não é bom pegar em peso quem sofre de Refluxo, o que eu faço então?

    ResponderExcluir
  18. Meu filho de 12 anos esta com esofagite de refluxo. Toma Prazol qdo acorda... Só que está parando de comer e está muito magro. O que eu faço??

    ResponderExcluir
  19. Meu filho de 12 anos esta com esofagite de refluxo. Toma Prazol qdo acorda... Só que está parando de comer e está muito magro. O que eu faço??

    ResponderExcluir
  20. Posso tomar leite desnatado ou de soja? tenho gastrite leve e refluxo tbm...

    ResponderExcluir
  21. Xilitol 300g
    R$ 39,90 (Preço Promocional)

    O Xilitol pertence à categoria dos álcoois de açúcar (ou poliálcool), os quais funcionam como substâncias híbridas de uma molécula de açúcar e molécula de álcool. É obtido por meio do processo químico de hidrogenação catalítica da xilose.

    Quanto a sua estrutura, estimula os receptores de sabor doce na língua.

    O ser humano também produz essa substância, porém, em poucas quantidades, através do seu metabolismo. Por outro lado, o Xilitol, assim como o açúcar comum, é um edulcorante refinado, assim, não possui vitaminas, minerais e nem proteínas, tratando-se de um alimento rico nas chamadas calorias vazias.

    Mesmo assim, é mais saudável do que o açúcar de mesa, uma vez que não eleva os índices de glicose no sangue, o que significa que não possui carboidratos líquidos. Embora pouco conhecida, a substância já é usada em muitos produtos, inclusive, nos destinados ao público diabético, como em doces, gomas de mascar, balas e até mesmo em produtos de higiene bucal.

    Código: 5010149

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/xilitol.html

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!