terça-feira, 29 de junho de 2010

Amêndoas, castanhas e afins

Bom dia!!
Há duas semanas atrás mais ou menos, a RIT TV foi lá no consultório gravar comigo 10 dicas de café da manhã. Como falei antes, vão passar durante 10 dias no "Nosso Programa" e será 1 dica por dia. Pois bem! Incrivelmente, a TV Aparecida também teve essa mesma idéia, e lá foram eles no consultório gravar 5 dicas para uma alimentação saudável. Da mesma maneira, será 1 dica por dia durante 5 dias no programa "Espaço Vida"!!!
Vou postar as 4 dicas aqui como me pediram!! No programa falamos sobre oleaginosas, farinhas, sucos naturais e linhaça e ração humana. Somente esta última que não, pois está bem discorrido, né???? rsrsrrsrs



Oleaginosas - Amêndoas, castanhas e afins

Vamos começar pelo início! Muitas pessoas nem sabem o que são oleaginosas e outras sabem, mas não sabem quantas comer por dia!!! Muitas, muitas, muitas dúvidas!
Oleaginosas são: amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, avelã, nozes e macadãmia, por exemplo.

É muito interessante usar esses grãozinhos no dia a dia! Eles são quase que milagrosos!!!! rsrsrsrs
Eles são riquíssimos em gordura de boa qualidade e são ótimas fontes proteicas! Isso significa que você pode usar no meio da manhã e no meio da tarde como um lanchinho...
O ideal é usar no máximo 10 unidades por dia, ou seja, 5 no lanche da manhã e 5 no lanche da tarde.
Pra vc não morrer de fome e desespero por não pode comer mais, eu sempre sugiro para meus pacientes, comer 1 fruta + 2 ou 5 oleaginosas, asssim, vc consegue otimizar os nutrientes, pois eles agem em sinergismo e vc tem resultado imediato em relação à disposição e energia celular.

São tantos nutrientes envolvidos, que eu poderia escrever durante horas os benefícios de cada um!

Outra vantagem de se comer no meio das refeições, como um lanche intermediário, é que assim vc consegue diminuir o índice gilcêmico da fruta.
Não entendeu nada??? Vou explicar!!!!

Sempre que comemos fruta isoladamente, o açúcar da fruta vai direto pro sangue! Todo mundo pensa que comer fruta no meio da manhã é a coisa mais saudável do mundo, né???
Pois não é bem assim. Esse açúcar em alta quantidade na fruta faz com que muito insulina seja liberada para poder "reter" esse açúcar. Após um pequeno período o que acontece?? O coitado que está fazendo a dieta moooooooorre de fome, pois começa a entrar numa espécie de hipoglicemia!
Isso acontece com vc toda vez que come uma fruta???? e por isso já desistiu??
Então vai por mim e experimente comer as oleaginosas junto com a fruta! Vc vai perceber a diferença que faz!
Vale uma ressalva: a castanha do pará é a única oleaginosa que  não pode ultrapassar de 2 ou 3 por dia! Isso acontece pq ela é rica em selênio! O selênio é super importante e super antioxidante!! Mas em excesso ele se torna pró-oxidante, ou seja, começa a fazer mal... Os sintomas do excesso são variados, mas o mais comum é queda de cabelo e manchas na pele... Por isso cuidado...


Receitinha básica
Lanche da manhã: 1 banana + 2 castanhas do pará + 3 amêndoas

Lanche da tarde: 1 suco de fruta natural + 3 nozes + 2 macadâmias

Gostoooooooso, né??? rsrsrrs

beijos a todos!!

46 comentários:

  1. Cara Fernada Granja , como se comportar em relações ás farinhas de beringela/brócolis,etc.... com relação á se tornarem pró-oxidante??

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, é preciso saber comprar os produtos. Você sempre deve tentar conhecer a origem e a forma de produção daquilo que vai colocar na mesa. A empresa que manipula essas farinhas, deve utilizar os procedimentos certos de secagem e moagem. Sei que, abaixo de 48C, as propriedades de antioxidantes e os minerias, não se perdem e não se desestabilizam. Acima disso, o antioxidante pode realmente se tornar pró-oxidante. Então deve-se procurar empresas de qualidade, com registro e local certo. Olhe bem o rótulo e por aí vc tem uma idéia se a empresa é idônea ou não.
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda! Estou com uma dúvida. Meu lanche da manhã costuma ser, quase sempre, uvas. No entanto, não sinto que o meu apetite aumenta posteriormente. Isso pode ser dado ao fato de eu combinar as uvas com uma colher de chá de mel?

    ResponderExcluir
  4. Mary,
    pode ser por causa do mel sim e por ser por causa da casca da uva! A fibra dá sensação de saciedade... e o mel é quase que um alimento! rsrs
    E pode ser também que seu metabolismo está trabalhando direitinho!
    Continue comendo asssim então!
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Fernanda, estou fazendo reeducação alimentar e não consigo perder peso? será que meu metabolismo é lento????/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem? Meu filho tem 4 anos e adora amêndoa. Quantas ele pode comer por dia? Se eu deixo na mão dele, ele come várias. rsss Agradeço! Um abraço!Gislainny

    ResponderExcluir
  7. Gislainny, que hábito maravilhoso seu filho tem!!!! Como tudo é individual, não sei quantas ele pode comer, mas para uma faixa segura vamos falar de no máximo 10 por dia...
    se fosse castanha do pará, no máximo 3 por dia, sendo 2 já suficientes!
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela atenção! Um grande abraço! Gislainny!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, minha filha teve asma com 10 anos ,
    ja fez tratamento e já esta controlada, mas devido os medicamentos desencandiou uma dermatite átopica ,gostaria de saber se tem alguma dieta que eu possa fazer para ajudar a menizar a alergia hoje ela tem 15 anos, pesa
    64 kilos

    ResponderExcluir
  10. Dermatite atópica está muito relacionada com excesso de trigo na alimentação. Então, pode ser o caso de excluir esse alimento por um tempo da dieta. Mas pode ser por outros alimentos também... Alguns nutrientes são essenciais para melhora do caso, como picnogenol e óleo de borragem, amos em cápsulas.
    beijossss

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostaria de saber qto um adulto pode ingerir de nozes castanhas amendoas avelãs macadâmia castanhas do pará e de cajú por dia. têm algum problema em fazer uma mistura destas tipo comer algumas de cada durante o dia inteiro? Grata.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se substituir refeições como o café da manhã ou Janta por shake contendo proteínas vitaminas , fibras e minerais ( vem descrito no rótulo) é realmente eficiente no controle de peso e se estes produtos são aprovados pela ANVISA?

    ResponderExcluir
  13. bom dia.queria saber a quantidade de granola,castanha do para,castanha do caju,leite de soja e linha dourada que posso comer por dia e se o excesso faz mal?

    ResponderExcluir
  14. Dra. Fernanda boa tarde!
    Na parte da manhã a maioria das vezes não
    consigo tomar um café completo. Costumo tomar 1/2 chícara de leite, 01 banana com aveia, 01 castanha de pará, 01 ameixa, 01 damasco 02 torradas de pão frances, as vezes 01 fatia de pão integral, no intervalo até almoço como 01 fruta, a tarde costumo comer outra fruta as vezes como outra torrada... depois só alimento a noite período do inverno costumo tomar caldos de mandioca, abbobora, inhame, canjiquinha entre outros. no verão sanduiches natural com 01 copo de suco natural. de vez em quando com uma barrinha de chocolate... Essa alimentação é saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que a alimentação é saudável, porém tenho dúvidas!!

      Excluir
    2. Oi estou precisando aumentar meu HDL qual dica me daria?

      Excluir
  15. Oii! Queria saber se as amêndoas abrem o apetite. Beijuxx

    ResponderExcluir
  16. Doutora Fernanda Granja, bom dia! Como todos os dias no café da manhã meia pera, meia maçã, uma banana, meia manga, um cacho pqueno de uva, uma laranja com bagaço e às vezes uma ameixa natural. Depois que malho, eu como dois sanduícehs de pão integral com azeite de oliva extra-vrigem (no lugar da manteiga)e queijo com um suco. Lancho frutas quando dá. Almoço geralmente, feijão com arroz e salada de verdura (batata, beterraba, cenoura, couve-flor e brócolis, com azeite de olive (e-virgem) lancho outra fruta a tarde e à noite um suco + dois pães integrais com queijo e azeite de oliva. Quando en chego da faculdade, meia xícara de iogurte natural (desnatado quando eu acho) e uma mistura de aveia, fibra de trigo, gérmen de trigo, linhaça (dourada e a marron) e uma colher de aç~ucar, um pouco antes de dormir. Gostaria de saber a sua apinião, se tá certo ou errado. Também gostaria de saber sua opinião a respeito das polpas de frutas, elas servem para substituir os sucos feitos por n´ós?

    ResponderExcluir
  17. boa tarde dra.Fernanda! como bastante nozes durante o dia,gostaria de saber se reduz o acucar no sangue...

    ResponderExcluir
  18. Muito rica a dica. Impressionante como esse tipo de comida tão pequena faz milagres.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Dra. Fernanda! Minha psicologa me deu a receita para tomar pela manhã em jejum, para controlar a ansiedade 3 castanhas do pará, 3 damascos, 1 banana, 1 copo de suco de laranja e uma colher de linhaça. Gostaria de saber se essa receita vai me engordar. Essa receita me deixa sem fome até o meu horário do almoço, acabo ingerindo somente liquido durante a manhã toda.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada Beth

    ResponderExcluir
  20. Eu como 11 castanhas do para ou mais por dia rs serio, faz mal? Faz mt tmp que faço isso

    ResponderExcluir
  21. oi Dr. comecei a comer 1 castanha do pará fazem 3 dias , tive diarreia nestes dias , será tem haver com a castanha?

    ResponderExcluir
  22. Vi o post e tenho uma dúvida.
    Durante o dia eu consumo:
    10 Castanhas
    10 amendos
    2 nozes
    2 castanhas do pará e muito?

    ResponderExcluir
  23. Olá dr. Fernanda que tal essa porção para um lanchinho ( 2 ameixas secas, 2 damascos, 1 castanha do para)
    Grata, abraço.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Fernanda!

    Comecei academia e mudei hábitos. Meu professor me aconselha a comer um sanduíche antes e um depois, sempre.

    Durante a manhã, tomao Chimarrão com bolachas integrais e como nozes, amêndoas e castanhas.

    Hoje li, aqui, que a castanha deve ser consumida em menor quantidade.

    Desde que mudei minha alimentação, me sinto muito mal. 'Pesado' e com falta de saciedade e 'alívio'.

    Os produtos integrais podem fazer isso? De deixar a sensação de 'peso'?

    Tive hepatite e não me dou bem com frituras e gorduras, as quais eliminei do meu cardápio.

    No entanto, percebo que bolachas com gergelim e as oleaginosas me deixam enjoado.

    Tem fundamento?

    Agradeço, se puder responder...

    Um grande abraço e sucesso!

    Daubi Piccoli
    Erechim - RS
    www.Daubi.jor.br
    e-mail: daubi@daubi.jor.br

    ResponderExcluir
  25. Olá! Boa tarde!
    Gostei muito dessa matéria! e gostaria de uma orientação, tenho 40 anos e estou com sobrepeso, estou em um processo de reeducação alimentar e me indicaram fazer uma mistura de 4 oleaginosas (castanha de caju,pará,nozes e amêndoas) e comer 1 colher de sopa de 3/3 horas, isso é realmente recomendável?
    se que já faz tempo que foi publicada a matéria mas preciso de uma orientação, desde já agradeço a atenção, bjs e obrigada!
    Soraya

    ResponderExcluir
  26. Isso acontece se comer so c frutas ou qualquer comida que tenha acucar?

    ResponderExcluir
  27. Isso acontece so no caso das frutas ou se comer amendoas por exemplo com qualquer outra comida com acucar tambem ajuda diminuir o ig?

    ResponderExcluir
  28. Meus cabelos caem pouco.

    ResponderExcluir
  29. Ola faço academia e não posso tomar whey devido a problemas no rim e gastrite.. comer amêndoas pós treino ajuda?quantas comer

    ResponderExcluir
  30. Olá Dra. Fernanda! A minha filha tem 14 anos e tem colesterol alto (o dela é genético) e gostaria de saber quantas amêndoas ou castanhas ela pode consumir por dia, já que estas são bem gordurosas.

    ResponderExcluir
  31. Olá Dra, gostaria de saber se posso congelar a castanha do para sem perder o selênio, se puder por quanto tempo.

    ResponderExcluir
  32. ótimas dicas, tirou varias duvidas que tinha sobre os oleaginosas. obrigada

    ResponderExcluir
  33. Ola, gostaria de saber onde e como armazenar as oleaginosas? E quando tempo elas estão boas ainda depois da retirada da casca

    ResponderExcluir
  34. Dra... sou alergica ao níquel, e nas oleaginosas tem,rsrs...como posso substituí-las???? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  35. Eaii pessoal. Vcs ja ouviram falar em google? rs
    ...Da um tempo pra Fernanda

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde!
    Gostaria de introduzir oleaginosas na alimentaçao do meu filho de 10 anos. Poderia me dar orientaçoes?
    Obrigada, Joelma

    ResponderExcluir
  37. Oi Fernanda, montei um kit lanche da manhã de castanhas, será que esta ideal ou tÔ exagerando: 01 noz, 02 avelãs, 02 amendoas, 01 castanha do pará, 10 uvas passas e 01 damasco. Tá muito exagerado?

    ResponderExcluir
  38. Oi Fernanda, montei um kit lanche da manhã de castanhas, será que esta ideal ou tÔ exagerando: 01 noz, 02 avelãs, 02 amendoas, 01 castanha do pará, 10 uvas passas e 01 damasco. Tá muito exagerado?

    ResponderExcluir
  39. Oi Fernanda, montei um kit lanche da manhã de castanhas, será que esta ideal ou tÔ exagerando: 01 noz, 02 avelãs, 02 amendoas, 01 castanha do pará, 10 uvas passas e 01 damasco. Tá muito exagerado?

    ResponderExcluir
  40. Dra fernanda não quero te fazer nehuma pergunta.
    Só quero agradecer por sua simpatia e gentileza de compartilhar para conosco os seus conhecimento.
    Muito obrigada a senhora Dra é muito linda gentiu.

    ResponderExcluir
  41. CASTANHA DO PARÁ 200G
    R$ 15,40

    Combate radicais livres, melhora o sistema imunológico, estimula glândula tireóide na produção de hormônio e remove do organismo metais pesados como o mercúrio.Previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/alimentos/castanha-do-para-200g.html

    ResponderExcluir
  42. Boa noite!
    Estou tentando comer de forma satisfação e saudável. De manhã como duas bananas com farelo de aveia! Posso acrescentar as amêndoas, nozes ou castanhas?

    ResponderExcluir
  43. Olá. Fiquei um pouco assustado com a quantidade diária recomendada, pois até entao costumo comer muito mais que isso. como até ficar satisfeito rs. Nao como castanha do pará, pois as deixo para minha esposa, ela adora. Grato.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!