segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mantenha a Boa Forma e Proteja-se nesse Inverno - Jornal Vida Integral

Oi!!

Minha coluna do Jornal Vida Integral é sobre inverno e quem não quer engordar nesse friozinho tem que seguir! E têm dicas também para quem precisa dar um up na imunidade.


Mantenha a Boa Forma e Proteja-se nesse Inverno

O inverno está chegando e precisamos aproveitar essa época para mantermos a forma. Isso porque no inverno gastamos mais calorias, pois o organismo precisa manter a temperatura corporal e isso faz com que o nosso gasto energético seja maior.

Além disso, precisamos nos cuidar para a gripe e o resfriado não serem um problema. Aí vão algumas dicas e receitas!

  1. Não fique muito tempo sem comer. Como gastamos mais calorias nesse período, a fome vem mais rápido também. Por isso, procure comer alguma coisinha ou um lanchinho de 2h30 a 2h30 min para a compulsão não te atacar!
  2. No jantar, faça sempre sopas com muito legumes, para ajudar na saciedade. Nesse caso, a sopa de alho poró é uma ótima dicas, pois ela é bem diurética
  3. Evite preparações com molho ou creme de leite – essa caloria extra não é nem um pouco bem vinda
  4. Beba 2 copos de água em jejum e água gelada durente o dia – isso vai acelerar seu metabolismo energético
  5. Acrescente própolis no suco do seu café da manhã – 1 colh de chá já é suficiente para manter a proteção, pois ele é um antibiótico natural
  6. Use geléia real também em jejum – ela também aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a C e o complexo B
  7. O uso do pólen também é uma boa dica. Ele também contém várias vitaminas e minerais, dando uma proteção extra
  8. Alguns nutrientes são capazes de aumentar as defesas do organismo. Coloque esses alimentos no seu cardápio e proteja-se já :
Zinco – consuma quinua e amaranto
Glutamina – derivados da soja
Arginina – nozes, castanhas, amêndoas
Ômega 3 – linhaça e peixes
vitamina A – damasco e clorofila
vitamina E – óleo de amendoim
vitamina C – suco de goiaba

      9. Use mel, pois ele beneficia o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses, bronquites etc;
    10. Use também o melado (reveze com o mel), pois contém cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e Vitaminas do complexo B e isso vai te dar ânimo para o dia a dia.


Sopa de alho poró

Ingredientes:
2 alhos porós
2 chuchus
Tempero de ervas frescas (1 colh de sopa de manjericão seco; 2 colh de sopa de salsinha picada; 2 folhas de louro picadas; 1 colh de chá de alecrim; casca de limão ralada)

Modo de preparo:
Pique 2 alhos poros e refogue com 1 colh de chá sopa de água
Reserve. Bata no liquidificador a base da sopa: 2 chuchus sem casca cozidos com temperos de ervas fescas ou 1 caldo de legumes ou carne ou galinha e derrame na panela com os alhos porós refogados. Ferva por 2 minutos e prove os temperos.
Rende 2 porções


Gostaram das dicas??
beijosss

15 comentários:

  1. Luciana Peres, bom dia Doutora eu estou tomando um medicamento fitoterápico com prescrição Médica a base Plantago Ovaca, sendo 3,5 g da fibra da planta, mais, tomo antes da almoço, gostaria de saber que horas é melhor para eu tomar o óleo de coco, por causa do médio que estou tomando. Há estou tomando este remédio é para o intestino,
    E tenho de emagrecer 10 Kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, esse fitoterápico pode ser tomado a noite antes do jantar ou antes de dormir.
      E o óleo de coco eu sempre indico antes e depois do exercício!
      beijossss

      Excluir
  2. Boa Noite, Dra!
    por gentileza, tenho diabetes e tomo medicamento para melhora, contudo começei a consumir a farinha de maracujá, q vc costuma recomendar. Não tem problema consumir a farinha mais o medicamento? Tb ouvi falar do chá de pata de vaca, a dra recomenda este chá?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema! O ideal é se der certo, o médico ir diminuindo a dose do remédio ou da insulina.
      Tem que ficar de olho para não dar hipoglicemia. O objetivo do alimento é sempre melhorar e diminuir a dosagem de qq medicamento, entendeu? mas para isso tem que controlar e seu médico tem que discutir a dose com vc!
      beijossss

      Excluir
  3. Boa noite. Dra. Fernanda, moro no interior de S.P., gostaria que você me orientasse nos horários que devo comer, pois trabalho em um horário fora do comum, e não consigo emagrecer. Tem algum email que eu possa me comunicar diretamente? ou posso colocar +- como é minha rotina por aqui mesmo? Isto é se puder me ajudar. Obrigada. Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, por e-mail eu não consigo te ajudar... recebo muitos e não consigo responder metade.
      Posso tentar te ajudar aqui no blog mesmo.
      beijossss

      Excluir
  4. Fernanda, boa noite!
    Meu café da manhã é o seguinte: 1 fatia de pão integral com um pouquinho de creme de ricota, 1 xicara de leite com café e 1 fruta com 1/2 colher de aveia e 1/2 colher de farelo de trigo. Vi um vídeo seu hoje onde vc ensina um suco de 2 fatias de berinjela com o caldo de uma laranja, pois minha dúvida é o seguinte:
    1- Esse suco emagrece ou é só para baixar colesterol?
    2-Se ajuda emagrecer, ele substitui alguma coisa do meu café? ou tomo ele me jejum e em seguida meu café da manhã normal?
    3- Ele vale como suco pra antes do exercico?
    4- Suco de melancia com gengibre e esse linhaça germinada é um bom lanche ??
    5- Meu café da manhã está ideal para quem quer emagrecer ?
    Obrigada!!
    Natália..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode tomar o suco no lugar do leite com café. Se fizer exercício vc toma o suco antes do exercício e só. Aí quando você voltar, vc toma esse café da manhã.
      Leite desnatado, né? e Pão 100% integral (olhar os ingredientes, não pode ter farinha especial ou farinha enriquecida com ferro e ácido fólico).
      E vc pode ir trocando o suco, um dia faz o de berinjela =, no outro faz esse de melancia.
      O de berinjela ajuda a emagrecer tb!
      beijossss

      Excluir
  5. Oi Fernanda, comprei o melado de cana para fazer aquela receita que você deu do mousse de abacate com chia, lembra?
    Nessa matéria de hoje vc citou novamente o melado, onde posso incluir ele sem prejudicar minha dieta ? Posso tomar uma colher de chá por dia como forma tbém de driblar a vontade por doces ?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!! Mas sempre depois de ter comido alguma fibra, para ajudar na metabolização do açúcar. Tome depois do almoço por exemplo, já que comeu salada (muita) ou depois do jantar.
      E pode colocar na fruta com os cereais de manhã!
      beijossss

      Excluir
  6. DRA, EU MALHO TODOS OS DIAS NO FIM DA TARDE,FAÇO MUSCULAÇAO E UM POUCO DE AEROBICA E GOSTARIA DE SABER COMO DEVE SER MINHA ALIMENTAÇAO APOS A ATIVIDADE FISICA(FAÇO A ATIVIDADE COM A FINALIDADE DE GANHAR MASSA MUSCULAR).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc deve comer 30 min após o treino. A refeição tem que ter carboidrato e proteína, ou seja, ou vc faz o jantar ou um lanche com pão integral, queijo e salada de alface e tomate, por exemplo.
      OU pode tomar o Whey batido com água de coco ou uma fruta, 30 min após, e depois de 2h mais ou menos, pode pode jantar.
      Como não sei nada sobre vc e aqui no blog não dá pra ser tão específica, estou te dando uma idéia básica do que pode ser, tá?
      bjssss

      Excluir
  7. Boa noite Dra. Você poderia colocar no site algumas receitas de sopas fáceis, gostosas e que sirva pra tal dieta da sopa. Bom, queria saber sua opnião sobre o glucoman e alguma medida para combate a vontade ou ansiedade de comer, mesmo sem fome. Obg! beijos

    ResponderExcluir
  8. Poxa, muito boa essa postagem. Eu tenho ficado incomodada porque desde que esfriou fico com muita fome e com vontade de comer coisas com "sustança", sabe? Reforçando os pedidos já feitos, adoraríamos outras receitas de sopa e mais dicas de como podemos nos alimentar saudavelmente no inverno :)

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite....o que seria ideal consumir no jantar para emagrecer.... saio do trabalho e vou direto pra academia... chego em casa mais ou menos 21:00 e vou dormir 23:30... Obrigada....

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!