quarta-feira, 27 de junho de 2012

Receitinhas - Pão Integral e Pão sem Glúten e sem Leite

Oi pesssoal!
Estou devendo alguns posts pra vocês, né???
Estou precisando de ajuda para dar conta de tudo! rsrsrs

Uma leitora me pediu receita de pão integral e há tempos eu queria postar uma receita de pão sem glúten também! Então vou aproveitar!


Receita Pão Multicereais

Ingredientes

800g de farinha (400 de farinha de trigo integral + 200g de farinha de banana verde + 200g de farinha de trigo) - essa adaptação eu que fiz.

200 g de farinha de centeio

500 ml de água

120 g de manteiga

40 g de fermento biológico fresco

40 g de açúcar refinado

20 g de sal refinado

25 g de sementes de girassol sem casca

25 g de sementes de linhaça dourada

25 g de gergelim

25 g de aveia em flocos

50 ml de óleo para untar

Modo de fazer

1. Bata a massa usando método direto, colocando a água aos poucos até dar ponto (aproximadamente 10 minutos). No método direto, primeiro colocamos os ingredientes secos e em seguida os liquidos.
2. Após acertar o ponto de véu (quando for possível abrir um pedaço da massa e ela estica sem arrebentar), adicione os grãos.
3. Coloque a massa sobre uma superfície untada com óleo e deixe descansar por 15 minutos, coberta com filme plástico.
4. Modele de acordo com sua forma. Unte a forma com óleo e coloque a massa com as pontas viradas para baixo. Deixe fermentar até dobrar de volume.
5. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
Rendimento: 3 pães de 600 gramas

Fonte: Rogério Shimura.



Receita Pão sem Glúten

Ingredientes

3 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2xíc. de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)

2 e 1/2 colheres das de chá de goma xantana

1 colher das de chá de gelatina em pó sem sabor

2 colheres das de sopa de açúcar granulado + 2 colheres das de chá para levedar o fermento
OBS: Se você faz restrição de açúcar, utilize somente 2 colheres das de chá de FOS para levedar o fermento. FOS é um prebiótico e se encontra em algumas farmácias ou lojas de suplementos alimentares.

1 colher das de chá de sal

1 e 1/4 de xícara de água mineral morna + 1/2 xícara para levedar o fermento

1 colher das de sopa de fermento biológico seco

1/4 de xícara de óleo vegetal

1 colher das de chá de vinagre de maçã

1 ovo + 2 claras

1/2 colher das de sopa de essência de manteiga (opcional).

OBS: Não tem nada haver com leite ou derivado, é apenas um aromatizante.

Modo de fazer:

1º Unte com creme vegetal (não é margarina) duas formas para pão pequenas ou uma grande e enfarinhe com farinha de arroz.

2º Em uma vasilha média, coloque a farinha, o CMC, a gelatina, o sal, o açúcar se for usar e misture com um batedor de ovos.

3º Em uma vasilha pequena, misture a 1/2 xícara de água morna com as duas colheres das de chá de açúcar ou FOS e o fermento. Deixe levedar, levantar uma espuma.

4º Misture o óleo com a xícara de água morna, o vinagre e a essência se fo usar. Coloque-a sobre a mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa para misturar.

 5º Adicione os ovos, bata novamente em velocidade baixa só para misturar. Adicione a água de fermento. Continue batendo em velocidade baixa para misturar e em seguida aumente para velocidade máxima. Bata por 3 minutos.

6º Distribua a massa nas formas e coloque-as em local abafado (dentro do microondas por ex.) para que a massa cresça, cerca de meia hora ou até que alcance 1 cm da borda da forma. Nos últimos 15 minutos, pré-aqueça o forno a 205º C.

7º Coloque as formas de pão dentro de uma assadeira e leve-os ao forno com a grade posicionada no centro. Coloque uma assadeira com água quente na grade inferior. Isto supostamente daria mais umidade a massa. Não notei esta diferença no pão, mas ajuda a controlar a temperatura do forno. Esta assadeira com água quente é opcional, faço sem ela e os pães ficam ótimos.

8º Asse os pães pequenos por 40 minutos ou o grande por 50 minutos. Cubra-os com papel alumínio após 15 minutos de forno para não corar demais. Após retirá-los das formas, coloque-os para esfriar sobre uma grade.

Deixe-o bem acondicionado e esquente-o antes de consumir. Congele-o se não for consumi-lo totalmente em 3 dias.

Fonte: Cozinha sem Glúten (esse site é bem legal, pois conta a experiência de uma mãe que buscou na nutrição, o caminho para melhorar a saúde do filho autista!

Agora, é só fazer um chá quentinho e se deliciar!!

Lá em casa ontem! :)

beijossss

25 comentários:

  1. Olá Dra Fernanda.Faço uma receita de pão sem glutem com chia da Claudia Marcelino:http://dietasgsc.blogspot.com.br/search/label/P%C3%A3es.É uma delícia!!!!!
    Vou tentar a sua receita também!!!!!Abços.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver sua pauta no Você é Bonita, me senti bem e espero poder seguir todas as suas dicas, é necessário sentir se feliz para que nosso metabolismo funcione. Quero poder ver sempre seus comentários, são valiosos e animadores, como já falei, o mundo fica mais colorido quando seguimos as orientações saudáveis.

    ResponderExcluir
  3. O blog dela é fantástico! Fiz uma postagem sobre ela no blog Culinária Funcional sobre dieta especial pra autistas.
    Abçs,
    Edna.

    ResponderExcluir
  4. Sempre bom ver receitinhas novas por aqui! :)
    Coloca na sua "fila" de posts as informações de restaurantes que você experimentou e aprovou em Santiago, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na minha lista sim!!! rsrsr Eu até já comecei a fazer, mas sabe o que eu percebi? Que não tenho muitas fotos... esqueci de tirar! Mas eu vou fazer o post mesmo assim!
      beijossss

      Excluir
  5. a farinha de banana podee ser substituida pela
    biomassa da banana verde, e se for quanto?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas não sei quanto! Acho que vamos ter que testar! Tenta colocar 2 xícaras da biomassa.
      beijosss

      Excluir
  6. Fernanda, boa tarde!
    Estou muito triste hoje, já emagreci 6kg e preciso emagrecer mais 6, só que não estou conseguindo e isso me deixa péssima, ai vem a anciedade por comida e doce, e como, ai fico pior ainda pois me sinto uma fracassada.
    Estou completamento desanimada de fazer exercico pq simplismente não transpiro...dificuldade de transpirar é dificuldade em perder gordura?
    Um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não fique desanimada... perder peso é assim mesmo... Tem meses que as vezes não sai daquele peso, aí vc muda alguma coisa, troca outra coisa que dá certo. Isso é muito comum de acontecer! Todo mundo que emagrece muito diz que é super chato, que tem horas que dá vontade de largar tudo, mas que faz parte do processo. Talvez o exercício que vc está fazendo não é tão estimulante... mesmo que vc não transpire muito, o batimento cardíaco tem que estar acelerado!
      Eu vou fazer um post sobre isso tb! Aí vc vai entender melhor!
      beijossss

      Excluir
  7. Esses chás da Tradicional Medicinals são excelentes! ;) Já experimentei o Throat Coat quando estava com a garganta ruim e foi muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Dra qual é melhor para perder peso, pholia magra ou negra? Qual produto é bom para que sofre de retenção de líquidos? Muitas vezes tomo pouca para reter menos mas não adianta...

    ResponderExcluir
  11. Para quem tem problemas de tiróide e colesteral muito alto, qual a melhor farinha e óleo?

    ResponderExcluir
  12. Doutora muito obrigada por esse espaço de tanta ajuda!!! Não tenho condições $$$ de procurar uma nutricionista funcional, portanto qual farinha ou óleo são mais indicados para quem tem síndrome ovários policísticos,calvicie feminina, depressão e precisa perder 10kg?

    ResponderExcluir
  13. Dra. Fernanda, existe algum suplemento (daqueles importado) que acelere a queima e bloquei realmente carboidratos, que possa ser usado em pessoa que faz pouco exercício (40min de bicicleta ergométrica 3x semana)??? Quando germinamos a linhaça, temos que bater com um suco ou iorgute ou pode somente misturar?

    ResponderExcluir
  14. Olá Ferananda! As farinhas devem ser tomadas sempre 30min antes das refeições? E se esquecer, pode tomar durante?

    ResponderExcluir
  15. Oiee DR Fernanda, gostaria de saber qual chá indicado para desintoxicar excesso de chocolate.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Dr Fernanda, gostei da receita parabéns Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Vou testar a receita...

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se o glúten afea funcionamento da tireóide pra quem tem hipotireoidismo...

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!