segunda-feira, 11 de março de 2013

Minha coluna na Revista Pense Leve

Oi gente!

Está tão corrido que esqueci de colocar aqui as publicações da Revista Pense Leve. Eu sempre respondo as perguntas dos leitores na Seção "Pergunte aos Especialistas", olhe só:


Edição de Fevereiro (no instagram: @drafernandagranja)




Edição de Março (no instagram: @drafernandagranja)







Boa semana pessoal!

beijossss


24 comentários:

  1. Bom dia Dra Fernanda!
    Dra uma amiga ta aflita com uma situação e queria te perguntar: o consumo de uma grande quantidade de camarões e frutos do mar, 24 horas antes de um exame, podem alterar o resultado da taxa de colesterol?
    Pq o resultado do exame da minha amiga foi altissimo, apesar de ela ter uma alimentação saudavel :/

    Ótimo dia e q Deus lhe abençoe sempre!

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que não altera, mas acho que altera sim! Ë bom sempre comer normal 3 dias antes do exame... normal que eu digo, é comer como vc come normalmente...
      bjssss

      Excluir
  2. Doutora Fernanda, acompanho seu blog a tempos, amo seu trabalho, é uma pena seu consultorio ser tao longe, rs moro no maranhao! rs Mas gostaria muito de obter sua ajuda, tive bebe a tres meses, amamento exclusivamente no peito, tenho muito leite, meu bebe mama muito, e eu tenho uma fome anormal... muita fome!rs nao sei mais o q faço, eu voltei ao meu peso normal antes da gravidez mas o problema é a barriga e a gordura localizada, cortei cuscuz e massas, mas gostaria de saber se posso comer granola, ou que posso comer pra me sensacao de saciedade.... é muita fome! nao sei, pq se eu for comer tudo q sinto de fome, vou ficar uma baleia, me ajuda doutora! o que devo comer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse período é bom tirar tudo o que for farinha branca ou carboidrato sem fibra como o arroz branco, batata, etc. Tudo que tiver fibra vai te ajudar a ter saciedade...
      e Inclua a chia na sua dieta. Coma 2 ou 3 vezes ao dia, 30 min antes da refeição. Coloque 1 clh de sopa de semente de chia em meio copo de suco light 2 1 colh de sopa em meio copo de iogurte light. Nas duas, deixe 20 min pq vai virar tipo uma gelatina... e Tomar bastante água! Água engana bem a fome....

      Excluir
  3. Simplesmente adorei o seu blog! Ótimas informações. Estou iniciando o meu agora, e o seu está me servindo de grande inspiração! Parabéns pelo talento.
    Que Deus continue lhe abençoando grandemente.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Dra Fernanda, estou estudando para concurso e gostaria de saber se você pode indicar uma vitamina para a memória e também para aguentar o pique dos estudos. Obrigada!!! Bjoss!!!
    Maihany!!!
    Tubarão/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem específicas, mas sempre manipulo taurina, omega 3 e colina e vitaminas do compl B. Pronta não conheço nenhuma, mas vc pode tentar algum suplemento mutivitaminico do mercado mesmo.
      bjsss

      Excluir
  5. oi gostaria de saber se o colágeno prejudica os rins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver problemas relacionados ao rim pode prejudicar sim, mas se vc tiver as funções normais e nenhum problema relacionada como diabetes não controlada, não tem problema. Podemos ingerir de 0,8 a 2,0g de proteína por Kg de peso por dia. Essa quantidade é bem grande e o colágeno só tem 9g.


      Excluir
  6. Dra. Bom dia! Meu nome é Juliana, tenho 32 anos e sofro com alopecia androgenética feminina, sendo que no passado tratei de ovário micropolicistico. Minha dermatologista receitou alguns medicamentos tópicos, mas disse que seria aconselhável que usasse anticoncepcional, para ajudar no processo de conversão da DHT. O problema é que sempre quando tomo anticoncepcionais, tenho muitos efeitos colaterais (ganho de peso, queda no libido, aumento de vasinhos nas pernas). Gostaria de saber se existe algum alimento ou suplemento que proporcione os mesmos benefícios do anticoncepcional em relação a DHT. Meus exames estão ótimos, não tenho nenhum problema (nem de colesterol, ferro, glicose) e minha pressão é normal. Mesmo tendo alopecia androgenética, meus exames de hormônios dão sempre normais. O que posso tomar para ajudar na calvície feminina? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi doutora!
    Acompanho seu blog sempre que dá!
    Minha vida é corrida, mais comecei a praticar exercícios físicos e de 104kg já estou com 93, tenho 27 anos.
    Consumo Cartamo e coco, ambos em cápsula. tambem tomo chia, e quero acrescentar agora a semente de linhaça, mas minha dúvida é, de que forma consumi-la, já que meus horários são atribulados, sempre me alimento na rua, e acho difícil consumir em semente, pois tem a tal da oxidação que você citou. a farofa pra mim que tenho a correria do dia a dia, é mais indicada?
    Forte Abraço e parabéns pelo blog

    Reginaldo Júnior
    Recife-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Pode usar a farinha! Como vc consume chia, não precisa comer a semente de linhaça. Pode usar a farinha na salada, na comida ou na sopa! Leve com vc para o restaurante!
      bjssss

      Excluir
  8. Olá dra Fernanda, estou me formando em Nutrição e meu artigo avalia efeito de um suco funcional para obstipação dentre os componentes estão o hortelã e a couve, por gentileza você teria algum material ou indicação de artigos que discutam as substâncias funcionais nestes alimentos? Desde já agradeço e parabéns pelo excelente blog.
    Daiane Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane! Artigos de alimentos é difícil encontrar mesmo, mas se vc tentar em inglÊs vc acha! Lá fora tem vários artigos!!
      bjjj

      Excluir
  9. Olá Dra, Fernada, tudo bem? Andei sumida, mas estou de volta, sempre ligada nas dicas do seu blog maravilhoso!Gostaria de saber se posso consumir ômega3 pois tenho esteatose hepática leve e a mistura de óleos que vc indicou em um vídeo do Vc Bonita seria suficiente para suplementação diária de ômega3?
    Obrigadinha viu?
    Bjo no seu coração enorme!
    Marluce Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marluce, para esteatose vc pode tomar omega 3 sim! Vai te ajudar!! E sabe de uma coisa que ajuda muito??? BOlsa de água quente na região do fígado durante 1h todos os dias. VC pode fazr de 7 a 21 dias! E chá de dente de leão antes de dormir com hortelã! Super funciona!!
      bjssss

      Excluir
  10. OLA DRA, ESTOU COMENDO 2 BIFES DE PEITO DE FRANGO UM NO ALMOÇO E OUTRO NO JANTAR, 4 CLARA DE OVOS DE MANHÃ E 4 A TARDE, ESSA QUANTIDADE ESTA NO LIMITE PARA GANHAR MASSA SEM PREJUDICAR OS RINS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu peso! Podemos comer de 0,8 a 2,0 g de proteína por KG de peso, então para alguém de pesa 70 kg, vai de 56g a 140g de proteína por dia... Aí tem que fazer conta de quanta proteína vc está comendo!
      bjsssss

      Excluir
  11. Dra. Fernanda. Bom dia! estou simplesmente encantada com seu Blog. Não sei como você encontra tempo para responder a tantas perguntas e tão diversas! Parabéns. Estou super feliz pois me interesso muito por alimeñtação e estou achando o seu blog super abrangente. Estou indicando para outras pessoas. Não sei se é aqui que devo perguntar minha dúvida de hoje pois perguntei anteriormente e ela não foi respondida. Devo ter feito em post antigo talvez. Aí vai: estou montando o lanche escolar de meu filho e aí vão duas perguntas:
    SUCO DE CAIXINHA:
    Eu faço a merendeira dela as 08 horas da manha para o lanche que vai ser consumido as 09 horas e o segundo lanche as 15 horas da tarde imagina! Escolhi dois sucos de caixinha: o leite fermentado porém com sabor, que contém xarope de açucar refinado. já escrevi há um mês atrás para eles me informarem a quantidade de açucar mas eles não me responderam ainda e contem também aroma identico ao natural e conservante sorbato de potássio ( faz mal? ) e o ADES de uva que é o único que ele aceita.
    Você tem sucos de caixinha para me recomendar? Os mais naturais, menos agressivos?
    Quanto tempo guarda as vitaminas um suco natural? 9 esqueça a vitamina c que vai embora rapidamente, mas as outras vitaminas? Não é melhor dar um suco pobre em vitaminas mas natural do que um suco de caixinha?
    Me ajude, estou muito preocupada com isso!
    Eu coloco bolsa de gel para manter a temperatura fria da merendeira que é térmica mas são 07 horas da hora que faço a merendeira para o momento que ele irá se alimentar pela segunda vez.
    o suco de caixinha que ele toma é o ADES e ouvi falar sobre o mal que pode fazer a soja não fermentada.
    Copiei um trecho do artigo do Dr Paulo Maciel que escreveu livros sobre a soja:
    "os milhões de crianças que se alimentam de leite de soja, correm algum risco?

    Vários. Um deles é o desenvolvimento de distúrbios na tiróide. Não sei se você notou que há uma epidemia de problemas na tiróide hoje em dia. De onde vem isso? Do stress, mas também da alimentação. Um estudo mostra que bastam 30 g de tofu por dia, durante um mês, para causar problemas na tiróide.Dr Paulo Maciel autor do livro pois eles agregram algo para sinte
    Então, a soja é o mais protéico de todos os feijões, por isso o mais tóxico. Hoje existem muitos estudos esclarecendo vários pontos.

    Um: a soja contém altos níveis de ácido fítico, ou fitatos, que reduzem a assimilação de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e o crescimento. E os métodos convencionais, como deixar de molho, germinar os grãos ou cozinhar longamente em fogo baixo, não neutralizam o ácido fítico da soja; somente a fermentação tem esse poder.

    Dois: a soja contém inibidores de tripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento.

    Três: desde 1953 é conhecido o impacto negativo das isoflavonas sobre a saúde humana. A esse respeito, você encontra uma lista de 150 estudos científicos que não podem ser ignorados em www.westonaprice.org/soy/dangersisoflavones.html#studies .

    Obrigada por me ajudar e mais uma vez PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Eu tb já falei aqui do mal da soja para a tireóide! Eu não indico para crianças, acho melhor dar suco de fruta pura mesmo. As melhores marcas são: Suco do Bem, Suco de leite de arroz, Dell Vale maracujá e nada, e qualquer suco que não contenha muitos conservantes. O ideal no rótulo é ter: água, polpa de fruta, açúcar e ácido ascórbico (conservante natural) - nessa ordem. Aquilo que vem me primeiro é o que mais tem no produto. Então não compre se vier áçucar em primeiro lugar.
      Suco natural é melhor, mas acho que o gosto não vai ser bom... Mas se sua filha tomar, não tem problema. TB acho que é melhor tomar algo natural mesmo com menos vitaminas, do que tomar algo industrializado!
      Mas tenta seguir essas dicas que eu dei quando for comprar algo industrializado!
      bjssss

      Excluir
  12. Bom dia,
    Doutora só uma pergunta, quem tem labirintite pode tomar medicamento para emagrecer? Obrigada e Deus abençoe a senhora e família.
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  13. Buenos dias.Solo desearia saber que recomienda en caso de arterioesclerosis y lupus.Gracias.

    ResponderExcluir
  14. ola doutora tenho 70kg e faco a ingestao de 140 g de proteina as quais sao ; peito de frango ovos e batata doce .objetivo ganha de massa muscular ...tenho riscos de prejudicar meus rins ?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!