terça-feira, 7 de abril de 2015

Fibras x Emagrecimento



Oie pessoal!

Mais uma pauta do programa Você Bonita para vocês!! Falei sobre a relação das fibras e do emagrecimento.

Para quem perdeu ou quer saber mais sobre o assunto aperte o play !



As fibras são partes constituintes de plantas ou carboidratos, que não são digeridas e absorvidas, porém participam de forma ativa de todo processo digestivo. Elas sofrem fermentação total ou parcial no intestino.

As fibras se dividem em 2 tipos, Solúveis e Insolúveis, e ambas contribuem para o processo de emagrecimento.

Fibras Insolúveis: não se dissolvem  na água e apresentam efeito mecânico no trato gastrointestinal. Elas aumentam o volume do bolo fecal, provocando a distensão das paredes do intestino, estimulando os movimentos peristálticos de liberação das fezes.
A contribuição desse tipo de fibras no emagrecimento é sua ação no correto funcionamento do intestino. Quando o intestino não funciona, as toxinas do organismo não são eliminadas e acumulam-se no organismo, deixando o metabolismo lento e prejudicando o processo de emagrecimento. Quando o intestino não funciona o processo de emagrecimento é prejudicado.
As fibras Insolúveis são encontradas em maior quantidade nas frutas, legumes e verduras, pão integral, arroz integral, etc.




Fibras Solúveis : esse tipo de fibra possui um efeito metabólico no organismo. Elas possuem afinidade com a água, promovendo a formação um “gel” que tem como função:
- promover a saciedade por mais tempo (evita que a pessoa fique beliscando);
- atuam como “alimentos” para as bactérias boas do intestino, melhorando a imunidade e regularizando o funcionamento do intestino na constipação e na diarréia;
- reduzem a absorção de açúcar da alimentação. controla o índice glicêmico dos alimentos, evitando picos de glicose e insulina no organismo e conseqüentemente o acúmulo de gordura;
- reduz a absorção de gordura e colesterol da alimentação
A contribuição desse tipo de fibras no emagrecimento é sua ação no correto funcionamento do intestino e na redução da absorção de açúcar e gordura da alientação.
As fibras solúveis são encontradas em maior quantidade nas leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e nas farinhas e farelos.



Conheçam os benefícios de algumas farinhas e farelos:
- Farinha de Grão de Bico: contem fibra solúvel e insolúvel. Rica em magnésio (importante para o metabolismo do cálcio), contem alto teor de proteína. Contem triptofano, precursor do hormônio do bem estar Serotonina, além de melhorar o sono.

- Farinha de Couve:  contem fibras solúveis e insolúveis. Rica em cálcio, potássio, ferro, ácido fólico, vitamina A, vitaminas do complexo B e clorofila (ação detoxificante).

- Farinha de Maçã: rica em pectina, uma fibra solúvel, além de vitaminas e minerais.

- Farinha de Maracujá: também rica em pectina, possui papel importante no controle dos níveis de glicose de diabéticos.

- Farinha de Cenoura:  contém fibras solúveis e insolúveis. É rica em betacaroteno, que possui ação antioxidante, além de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.

- Psyllium: rico em fibras solúveis, com ação importante no correto funcionamento do intestino.

- Farinha de coco: rica em gorduras boas e com sabor adocicado é ótima para substituir a farinha comum em receitas.

As fibras também promovem o estimulo da mastigação, importante no processo de emagrecimento. Fique atento se o alimento é realmente integral, leia os rótulos, o primeiro ingrediente sempre dever ser a farinha integral.


Beijos Pâmela Miguel



2 comentários:

  1. Boa noite, Fernanda!

    Gostaria de saber o que você acha da linha SB (= Seca Barriga), que apresenta a farinha e também os comprimidos com diversos componentes: garcinia, gengibre, linhaça, alcachofra, berinjela, maca peruana, laranja etc. O que seria melhor: a farinha ou os comprimidos? Os comprimidos são mais práticos pelo fato de podermos carregar na bolsa, mas seriam tão eficientes quanto a farinha?

    Se puder dar o seu parecer, seria ótimo. Grata.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde queria que vc passace uns alimentos para que eu perdesse gordura localiza, alimentos ou produtos antes e depois da malhaçao já malho a bastante tempo muito obrigado

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!