quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cuidando do Coração - Dieta e Orientações

Boa tarde pessoal!

Estou sumida daqui do blog (mas estou lã no instagram: @drafernandagranja e no facebook www.facebook.com/drafernandagranja), mas pretendo voltar a postar e estar mais perto de vocês mais vezes na semana. Vamos ver se consigo!

Depois que o Otávio nasceu meu tempo ficou super dividido mas aos poucos as coisas vão voltando ao normal, né? :)

Essa semana estava pensando na quantidade de pessoas que atendi com algum problema no coração. Homens na sua maioria e de todas as idades Só para dar ulguns exemplos, atendi um de 35 o outro tinha 47 e outro com 57! Seja porque precisou colocar um stent, ou precisou fazer um cateterismo ou precisou colocar um marca-passo. Todos com um único objetivo: "Quero cuidar da minha alimentação e ter um cardápio mais saudável para o coração".



E vocês não imaginam como eu fico feliz de atender pessoas assim! Que não estão pensando só em emagrecer (ainda que isso vá acontecer), que não estão pensando só na estética! Eles querem é viver melhor! Eles querem é viver com mais saúde porque ainda tem muito o que viver!

Quando entrego um cardápio desse eu fico realizada! Fico feliz de ter escolhido a nutrição funcional como um caminho para ajudar o próximo e melhorar a vida do outro!

Então pensei em deixar dicas para os maridos e pais de plantão! Claro que as mulheres não estão isentas de problemas no coração e devem sempre fazer exames e observar sintomas.

Para a saúde do coração inclua no cardápio diariamente:
  1. Tome Suco Verde - já dei receitas aqui! Vai ali no canto direito e clique em "Sucos" - você vai ver várias receitas. Procure as que tem couve e agrião como ingrediente. Quanto mais folhas verdes você colocar no cardápio, mas sua circulação vai funcionar e mais seu coração vai trabalhar melhor. Suas pernas vão doer menos também, você vai ver!
  2. Tome suco de uva e coma frutas vermelhas  - procure no canto direito a tag " Suco Rosa"  - lá tem algumas receitas pra você tomar no café da manhã e começar bem o dia. - As frutas vermelhas e roxas possuem antioxidantes que vão ajudar seu coração a trabalhar melhor! Acredite!
  3. Se for comer trigo, leite e derivados (inclusive os desnatados e sem lactose, ok?) e carne vermelha, coma a cada 4 dias - esses alimentos são ricos em tipos de proteínas que atrasam a circulação e consequentemente "atrapalham" o melhor funcionamento do coração. - Coma a cada 4 dias ou seja, se comer trigo hoje, fique 3 dias sem comer nada que tenha trigo (mesmo pão integral, macarrão integral), e só volte a comer no 4 dia. 
  4. Tome óleo de peixe
  5. Use azeite na comida
  6. Tome água - para saber a quantidade de água que você precisa calcule 40ml X o seu peso. Quanto mais pesado você for, mais água tem que tomar!
É isso minha gente! Bora colocar isso em prática??? Qualquer coisa estou aqui pra te ajudar!

beijo grande e se cuidem!!!!


20 comentários:

  1. Boa tarde, Dra. Fernanda! Tudo bem?
    Me chamo Emilene, tenho 38 anos, 1.57 de altura
    e peso 58 kilos. Estou adorando seu site e interação, principalmente a sua atenção e paciência com todos nós! :D
    Tenho colesterol e também preciso emagrecer.
    Gostaria de saber se posso fazer uso de todas
    estas farinhas de uma vez só! Por exemplo posso juntar todas num pote e consumir 2 colheres de sopa diariamente com iogurte? Posso fazer uso do iogurte activa zero gordura?

    farinha de coco
    farinha de maracuja
    farinha de laranja
    farinha de batata doce
    farinha de banana verde
    pó de colageno hidrolisado
    farinha de uva
    farinha de couve flor
    farinha de beterraba

    Muito obrigada pela sua atenção e carinho!

    Fico no seu aguardo...

    Att.
    Emilene Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Vai dar bastante saciedade! E obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Bom dia, Dra Fernanda! Realmente está me ajudando bastante as farinhas. Estou conseguindo controlar minha vontade de comer... rsrs Agradeço seu retorno.

      Att.
      Emilene Monteiro

      Excluir
  2. Boa noite Dra Fernanda.
    Sou a Valeria e estou amamentando um bebê de 5 meses como faço para controlar a vontade de comer doce e diminuir meu manequim sem afetar ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce está tomando vitaminas? É importante você tomar pois isso pode ser falta de nutriente. Procure por zinco principalmente. Outra coisa que tira vontade de comer doce é incluir ao longo do dia as oleaginosas: castanhas, amendoas, nozes. Se você comer isso ao longo do dia vai perceber uma melhora. De 5 a 15 unidades por dia.

      Excluir
  3. Boa noite Dra Fernanda.
    Sou a Valeria e estou amamentando um bebê de 5 meses como faço para controlar a vontade de comer doce e diminuir meu manequim sem afetar ele?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dra Fernanda.
    Sou a Valeria e estou amamentando um bebê de 5 meses como faço para controlar a vontade de comer doce e diminuir meu manequim sem afetar ele?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Posso consumir um shake feito com fibra de maracuja, colageno em pó e chia no leite desnatado?
    Obrigada
    Isabella

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr.Fernanda! ..[^.^] Preciso muiiito de sua ajuda, experiência e orientação. Comprei cápsulas ou ampolas (não sei como chama-las) de óleo de coco com cartamo . A maioria de aspecto dourado. Porém, no segundo pote na hora q abri algumas se encontram com aspecto mais esbranquiçadas , ou totalmente mais brancas e outras com manchas lá dentro do óleo algumas bolinhas brancas.. Pontinhos brancos juntinho .. Não sei se isso é normal por se tratar de óleo vegetal ou realmente não devo ingeri-los. Estou insegura pois desconheço o q está acontecendo. Já procurei resposta de onde comprei mas, ninguém me retornou ainda.por isso preciso de uma orientação de um profissional q saiba do assunto do q vendedores ou técnicos de televendas. Me ajuda Doutora Fernanda!!!! O q eu devo fazer ? Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dra.Fernanda.

    Gostaria de saber se por exemplo: Maca Peruana e Ginseng podem ser ingeridos via pó e que quanto tempo eles duram em pó ou se caso eles perdem muitos nutrientes estando em pó????

    Tenho duvidas nessa área, se caso em pó muitos nutrientes são perdidos.

    Grato pela ajuda, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Boa matéria. Fiquei curiosa sobre item 3, vc tem algum artigo para indicar? E achei q faltou citar os desnatados e produtos ditos magros, afinal o colesterol tem grande papel nas doenças cardiovasculares.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falo leite e derivados, falo dos desnatados tb! Se for comer, coma a cada 4 dias. Vou editar para ficar mais claro! Obrigada!

      Excluir
  9. Doutora que dieta devo seguir para diminuir o ácido úrico que está muito alto. Sempre comi pouquissima carne vermelha. Mas comia muito côco e amendoim. Sou mulher de 55 anos...



    ResponderExcluir
  10. Qual a melhor maneira de tomar vitamina D,com 5000UI: junto com o café da manhã, junto com suco, com óleo de linhaça( devido os Ômegas, 3, 6, e 9, antes de dormir, qual seria? . Obrigado De.

    ResponderExcluir
  11. Doutora eu Tomo óleo do cartamo,gostaria de saber ser minha filha de 12anos q tbem esta acima do peso ideal poder consumir tbem esse remédio natural"? Obrigada aguardo resposta

    ResponderExcluir
  12. Meu marido tem hipertensão e o triglicérides dele ta 254,0 mg/dl , e a micro albuminúria dele ta 45,5 mg/l. Eu gostaria de saber como eu faço pra controlar tudo isso para não acarretar em doenças mais graves, será que VC tem alguma indicação de cardápio saudável pra ele? Ele almoça fora todos os dias e come o que tiver disponível no restaurante, que nem sempre tem coisas saudáveis o que devo fazer para conseguir ajuda-lo a se alimentar melhor?

    ResponderExcluir
  13. ~~~
    Gostei dos seus conselhos, muito estranhos para mim.
    Como, todos os dias ao pequeno almoço, o creme Budwig, preparado com queijo magro. Qual o inconveniente?
    Saudações amigas.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!