quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Câncer na Tireóide e Dieta pobre/sem iodo

Olá!

Ultimamente tenho atendido muita gente com Câncer de Tireóide, o Carcinoma Papilífero. Impressionada com a quatidade queria poder descobrir de onde vem tantos casos. Será que a água que estamos tomando? Ou o strees dessa vida louca? Ou será o aumento no consumo de alimentos que travam a tireóide?

Resultado de imagem para ca de tireoide

Bom, não sabemos a causa e infelizmente está aumentando a incidência. Não é nada grave, é fácil de ser controlado, mas tem que retirar a tireóide. Isso ao longo do tempo pode atrasar o metabolismo da pessoa, deixá-la com a pele mais seca, mas nada disso pode acontecer e a pessoa ser a mesma de antes.

Como cada organismo é um não podemos generalizar. Fato é: se você tirou sua tireóide ou vai retirar, sua alimentação deve ser bem mais saudável do que antes e tomar vitaminas e minerais ocasionalemente vai te fazer bem! Por isso é importante procurar um profissional capacitado a "montar" uma fórmula de vitaminas e minerais, específica pra você. Seu corpo vai funcionar melhor e seu metabolismo como um todo tambérm!

Mas vamos falar da dieta que é necessário fazer depois da retirada da glândula.

É importante fazer uma dieta sem iodo ou pobre em iodo. Alimentos que contém iodo:
- ovos (gema) - Então nada de preparações com ovos, como bolo, doces, etc
- leite e derivados
- queijo de soja (tofu), molho shoyo, missoshiro
- embutidos: linguiça, presunto, peito de peru, mortadela, carne de sol, salsicha, bacon, etc
- mantteiga e margarina
- peixes, camarão e frutos do mar
- alimentos enlatados
- conservas em geral
- agrião, couve, couve de bruxelas, couve-flor, brócolis, repolho, aipo
- melão
- castanhas / oleaginosas
- algas marinhas: agar agar, spirulina, clorella, etc
- alimentos processados (de qualquer tipo)
- gelatinas
- temperos prontos: sazón, maggi, Knor, etc
- pão francês, pães industrializados, pizzas, bolachas, etc
- salgadinhos, chips e batatas industrializadas
- café instantãneo
- chocolate
- maionese
- sal marinho, sal iodado - é necessário usar o sal sem iodo, que você acha na Casa Americana em SP, tel: (011) 3334-2650

Ou Seja, durante 3 semanas mais ou menos sua alimentação não pode ser fora de casa, a não ser que a outra pessoa cozinhe sem sal e durante esse tempo você vai esquecer o supermercado, a não ser para comprar produto de limpeza! rs

Um exemplo de cardápio pra você!

Desjejum
- Batata doce ou milho cozido (hummm acho uma delícia comer milho no café da manhã hahaha)
- Café coado ou Chá de sua preferência
- Frutas com aveia e mel

Lanche
- Fruta ou suco

Almoço - feito com sal sem iodo
- Salada
- Legumes
- Arroz integral
- Lentilha ou feijão
- carne ou frango

Lanche da tarde
- Falso pão de queijo - já dei essa receita aqui
ou
- Frutas

Jantar
- Sopas
ou
- Salada + Legumes + Proteína

Viu como não é tão difícil? Na verdade sua dieta é bem saudável e variada. Do jeito que tem que ser mesmo! Sem porcarias adicionais rsrsrsrs.

Precisando de ajuda, venha até o consultório! Vamos montar um cardápio gostoso e "montamos" um complexo de vitaminas e minerais específicos pra você!

Beijo grande e muita saúde para nós!





6 comentários:

  1. Tenho nódulos na tireoide, devo fazer uma dieta? Eles desapareceram ou só cirurgia?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Dra Fernanda. Tenho duas dúvidas: Lipomax interfere no anticoncecional? E, tem algum problema em mastigar as cápsulas do Lipomax, ou devo sempre engoli-las?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Por que fazer uma dieta sem iodo, Dra, Fernanda? Li muitas matérias falando da importância do iodo inorgânico para o funcionamento da tireoide e mesmo tendo retirado a minha, tomo lugol 5% por aconselhamento do meu médico devido a importância do iodo também para os outros orgãos.

    ResponderExcluir
  4. Esse blog já foi bom. Hj ninguém comenta mais e também não tem mais respostas

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr.ª,

    Queria pedir um favor. Tenho procurado no seu blog aquela opção do "siga-me" e não encontro. No blog não tem a opção ou eu não a encontro?
    Gostaria de poder receber os seus posts no email.

    ResponderExcluir
  6. DRA Boa tarde, meu nome e Vitor , queria lhe fazer uma pergunta diferente do tema ,e sobre gastrite , a 1 ano foi me constatado começo de gastrite , pouco tempo obtive uma crise de cólica abdominal , inclusive nas costas , a uma possível suspeita que seja gases de refluxo , queria saber sua opinião sobre os sintomas e o diagnostico, e seu poderia fazer o uso do geo de áloe vera para o auxilo do tratamento ,a quantidade diária , e se o suco de limão com couve auxilia no meu caso , agradeço muito , e parabéns pelo seu trabalho .

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!