quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Câncer na Tireóide e Dieta pobre/sem iodo

Olá!

Ultimamente tenho atendido muita gente com Câncer de Tireóide, o Carcinoma Papilífero. Impressionada com a quatidade queria poder descobrir de onde vem tantos casos. Será que a água que estamos tomando? Ou o strees dessa vida louca? Ou será o aumento no consumo de alimentos que travam a tireóide?

Resultado de imagem para ca de tireoide

Bom, não sabemos a causa e infelizmente está aumentando a incidência. Não é nada grave, é fácil de ser controlado, mas tem que retirar a tireóide. Isso ao longo do tempo pode atrasar o metabolismo da pessoa, deixá-la com a pele mais seca, mas nada disso pode acontecer e a pessoa ser a mesma de antes.

Como cada organismo é um não podemos generalizar. Fato é: se você tirou sua tireóide ou vai retirar, sua alimentação deve ser bem mais saudável do que antes e tomar vitaminas e minerais ocasionalemente vai te fazer bem! Por isso é importante procurar um profissional capacitado a "montar" uma fórmula de vitaminas e minerais, específica pra você. Seu corpo vai funcionar melhor e seu metabolismo como um todo tambérm!

Mas vamos falar da dieta que é necessário fazer depois da retirada da glândula.

É importante fazer uma dieta sem iodo ou pobre em iodo. Alimentos que contém iodo:
- ovos (gema) - Então nada de preparações com ovos, como bolo, doces, etc
- leite e derivados
- queijo de soja (tofu), molho shoyo, missoshiro
- embutidos: linguiça, presunto, peito de peru, mortadela, carne de sol, salsicha, bacon, etc
- mantteiga e margarina
- peixes, camarão e frutos do mar
- alimentos enlatados
- conservas em geral
- agrião, couve, couve de bruxelas, couve-flor, brócolis, repolho, aipo
- melão
- castanhas / oleaginosas
- algas marinhas: agar agar, spirulina, clorella, etc
- alimentos processados (de qualquer tipo)
- gelatinas
- temperos prontos: sazón, maggi, Knor, etc
- pão francês, pães industrializados, pizzas, bolachas, etc
- salgadinhos, chips e batatas industrializadas
- café instantãneo
- chocolate
- maionese
- sal marinho, sal iodado - é necessário usar o sal sem iodo, que você acha na Casa Americana em SP, tel: (011) 3334-2650

Ou Seja, durante 3 semanas mais ou menos sua alimentação não pode ser fora de casa, a não ser que a outra pessoa cozinhe sem sal e durante esse tempo você vai esquecer o supermercado, a não ser para comprar produto de limpeza! rs

Um exemplo de cardápio pra você!

Desjejum
- Batata doce ou milho cozido (hummm acho uma delícia comer milho no café da manhã hahaha)
- Café coado ou Chá de sua preferência
- Frutas com aveia e mel

Lanche
- Fruta ou suco

Almoço - feito com sal sem iodo
- Salada
- Legumes
- Arroz integral
- Lentilha ou feijão
- carne ou frango

Lanche da tarde
- Falso pão de queijo - já dei essa receita aqui
ou
- Frutas

Jantar
- Sopas
ou
- Salada + Legumes + Proteína

Viu como não é tão difícil? Na verdade sua dieta é bem saudável e variada. Do jeito que tem que ser mesmo! Sem porcarias adicionais rsrsrsrs.

Precisando de ajuda, venha até o consultório! Vamos montar um cardápio gostoso e "montamos" um complexo de vitaminas e minerais específicos pra você!

Beijo grande e muita saúde para nós!





11 comentários:

  1. Tenho nódulos na tireoide, devo fazer uma dieta? Eles desapareceram ou só cirurgia?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Dra Fernanda. Tenho duas dúvidas: Lipomax interfere no anticoncecional? E, tem algum problema em mastigar as cápsulas do Lipomax, ou devo sempre engoli-las?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Por que fazer uma dieta sem iodo, Dra, Fernanda? Li muitas matérias falando da importância do iodo inorgânico para o funcionamento da tireoide e mesmo tendo retirado a minha, tomo lugol 5% por aconselhamento do meu médico devido a importância do iodo também para os outros orgãos.

    ResponderExcluir
  4. Esse blog já foi bom. Hj ninguém comenta mais e também não tem mais respostas

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr.ª,

    Queria pedir um favor. Tenho procurado no seu blog aquela opção do "siga-me" e não encontro. No blog não tem a opção ou eu não a encontro?
    Gostaria de poder receber os seus posts no email.

    ResponderExcluir
  6. DRA Boa tarde, meu nome e Vitor , queria lhe fazer uma pergunta diferente do tema ,e sobre gastrite , a 1 ano foi me constatado começo de gastrite , pouco tempo obtive uma crise de cólica abdominal , inclusive nas costas , a uma possível suspeita que seja gases de refluxo , queria saber sua opinião sobre os sintomas e o diagnostico, e seu poderia fazer o uso do geo de áloe vera para o auxilo do tratamento ,a quantidade diária , e se o suco de limão com couve auxilia no meu caso , agradeço muito , e parabéns pelo seu trabalho .

    ResponderExcluir
  7. Dra. Minha esposa sofre com o tal ressecamento de intestino... Pedi para ela tomar uma colher de azeite de oliva à noite. Isso ajuda? Ela tem tireoide. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Dra. Minha esposa sofre com o tal ressecamento. Pedi a ela que tomasse uma colher de azeite de oliva à noite. Isso ajuda?? Ela tem tireoide. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Dr. Mais quais as frutas recomenda na dieta acima, já pesquisei em vários sites mais sempre tenho aquela dúvida vou fazer uma cintilografia da tireóide.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!