segunda-feira, 12 de abril de 2010

Receita Ração Humana

Como falei no post anterior, fui na Record News falar sobre a Ração Humana. Muito obrigada a todos que ligaram no Mundo Verde Moema parabenizando a entrevista!!!
Muitos ligaram também para saber qual a receita ideal, pois no programa eu chamei atenção sobre isso.
Cada um é um, e o ideal é fazer uma receita que combine com você e com as suas necessidades.
Vou colocar aqui as receitas que mais me pediram, mas se você quiser uma específica para você, entre em contato comigo, ok???

Ração Humana Tradicional:
500g de farelo de trigo
500g extrato de soja
500g de farelo de aveia
100g linhaça moída
100g de quinua
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g colágeno hidrolisado
100g de levedo de cerveja
100g de guaraná em pó
100g de cacau
100g de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.

Ração Humana Diet/Light:

500g de farelo de trigo
500g extrato de soja
500g de farelo de aveia
100g linhaça moída
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g colágeno hidrolisado
100g de levedo de cerveja
100g de guaraná em pó
100g de farinha de maracujá

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.

Ração Humana sem Glúten:

500g de flocos de arroz
500g extrato de soja
100g de quinoa em flocos
100g de farinha de linhaça
100g de gergelim com casca
100g de semente de girassol torrada e sem sal
100g de castanha do brasil
100g de amêndoas
100g de colágeno em pó
100g de cacau
100g de açúcar mascavo

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o gergelim e a semente de girassol até virar uma farinha. Bata também a castanha e a amêndoa. Misture delicadamente aos outros ingredientes. Depois, coloque a mistura em um pote de vidro grande e bem vedado. Armazene na geladeira por no máximo um mês.

Ração Humana sem Glúten Diet/Light:

500 g de flocos de arroz
500g extrato de soja
100 g de quinoa em flocos
100 g de farinha de linhaça
100 g de gergelim com casca
100 g de semente de girassol torrada e sem sal
100 g de castanha do brasil
100 g de amêndoas
100 g de colágeno em pó
100 g  de farinha de maracujá
100g de guaraná em pó

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o gergelim e a semente de girassol até virar uma farinha. Bata também a castanha e a amêndoa. Misture delicadamente aos outros ingredientes. Depois, coloque a mistura em um pote de vidro grande e bem vedado. Armazene na geladeira por no máximo um mês.

Como tomar:
Você pode bater a mistura no liquidificador com sucos, leite desnatado, iogurte ou chá. Bata duas colheres de sopa e tome gelado.

Algumas observações:

Se você for tomar a mistura no jantar, eu aconselho não colocar o guaraná em pó, para você não ficar tão agitado (a) e conseguir dormir melhor.
Se o seu caso é hipertensão ou problemas cardíacos também aconsellho a tirar o guaraná da receita.
Se for criança é melhor também não colocar!

Para quem quer emagrecer pode substituir o café da manhã e o jantar, ou escolher uma das refeições como só o jantar por exemplo, ou seja, tome a ração humana e não coma nem beba nada na mesma refeição. A idéia é você ficar nutrido (a) e sem aquela fome oculta e avassaladora.

Agora, se você quiser manter o peso, tome a ração no café da manhã.

Para quem quer engordar, tome a ração e depois coma normalmente o que você comeria.

Dúvidas??????

267 comentários:

  1. sou hipertenso e diabético posso comer ração humana

    ResponderExcluir
  2. Oi Enio! Seja Bem vindo!
    Pode comer sim, apenas escolha uma versão sem guaraná, sem chá verde, e sem açúcar. EScolha alguma que contenha farinha de maracujá ou farinha de feijão branco, pois esses diminuem a glicemia!
    Vai te fazer muito bem!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Estou a baixo do meu peso e tenho q engordar uns 10 kilos.
    Como devo fazer para q a ração faça efeito e mais ou menos em quanto tempo tomandoo vou conseguir ver resultado?

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não vou saber ao certo te dizer quanto de peso você pode ganhar, pois cada um é um e cada organismo reage de um jeito. Por isso, sempre é bom ter acompanhamento nutricionial. Mas para dar um resultado legal, você deve tomar a ração no café da manha e depois tomar seu café normalmente... Coma as mesmas coisas de sempre + a ração, entendeu? Coma também no lanche da tarde e depois faça seu jantar normalmente.
    Outra dica que te dou é fazer uma refeição acada 2 horas... não deixe passar do tempo, pois provavelmente seu metabolismo é bem acelerado!!! OUtra dica é fazer musculação! Isso sempre ajuda no ganho de peso saudável!
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    A dois meses eu tenho comprado uma ração humana pronta aqui no mercado municipal de minha cidade, e estava me fazendo muito bem, mas este mês a minha ração acabou e não encontro outra igual com os mesmos ingredientes. Eu já pensei em preparar eu mesma a ração usando os ingredientes que consta na embalagem: Farelo de Aveia, Quinua flocos, Gelatina Natural, Farelo de Trigo, Germe de Trigo, Gergilim Casca, Levedo de Cerveja, Extrato de Soja, Semente de linhaça e Cacau em pó. Mas tem um porém um dos benefícios da que eu comprava era que ela era praticamente um pó, sou muito chata com essas coisas e acredito que se eu usar os ingredientes inteiros não vou conseguir tomar, será que é possível triturar esses ingredientes para ficar igual a que eu comprava pronta? Tem algum problema se eu fizer isso?
    Obrigada,
    Erika

    ResponderExcluir
  6. Oi Erika!Neste caso você pode tentar triturar os ingredientes, que não estão em pó, separadamente. Acho que você pode fazer o teste.
    De qualquer maneira, existe uma ração que chegou ao mercado agora. O marca é "Kober", e ela é instantânea. Ela se disssolve muito rápido. Os ingredientes são diferentes do que você está tomando, mas vale a pena experimentar já que você faz questão que seja uma farinha. Os ingredientes são 27:fibra de trigo, aveia integral, mix de aveia, trigo, arroz, milho e cevada, farinha de soja integral, açúcar mascavo, fibra de milho, banana, fibra de aveia, linhaça, quinoa, colágeno hidrolisado (melhor que a gelatina), extrato de malte, extrato de chá verde, guaraná, mel, maçã, fibra de maracujá, fibra de maçã, gergelim, cacau, castanha de caju, castanha do pará, goma acácia, canela e nutrientes adicionados.
    O que acha??
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dra Fernanda
    Gostaria que voce me mandasse a receita da ração humana de chá verde para emagrecer.
    Minha mae esta muito acima do peso e gostaria de preparar pra ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Rafela, essa ração humana com chá verde é meio complicadinha de fazer... Você precisa ter o extrato seco do chá verde para você conseguir o princípio ativo, a epigalocatequina. Esse princípio ativo encarece um pouco a ração... e para ter um efeito significativo em perda de peso e antioxidantes, é necessário o consumo de mais ou menos 200mg por dia.
    Penso que essa ração lançada no mercado, não contém grande quantidade do princípio ativo, e portanto, tem mais efeito de marketing do que de efetividade.
    DE qualquer maneira, se você quiser colocar, tente comprar na farmácia de manipulação. Geralmente precisa de receita de nutricionista ou médico.
    Mas tente comprar a ração sem o chá verde mesmo e compre as cápsulas de chá verde! Assim você tem o mesmo efeito ou até melhor!
    O que acha???

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o intestino super preso e preciso emagrecer uns 20 Kg. Quero saber qual a fórmula mais indicada no meu caso. Por exemplo: tem uma fórmula ligth própria pra quem tem prisão de ventre?

    ResponderExcluir
  10. Alessandra, geralmente todas as misturas tem esse benefício: o de ter vários cereais que vão ajudar na parte intestinal.
    Eu indidacaria no seu caso, a receita acima sem glúten e sem açúcar... Em algumas pessoas, o glúten presente no farelo de trigo,gérmen de trigo e aveia, podem "prender" o inestino mesmo...
    Tente a receita "Ração Humana sem glúten Diet/Light".
    beijossss

    ResponderExcluir
  11. Oi Dra.
    Estou fazendo uma dieta com consumo baixo de calorias, e troquei o café da manhã e o jantar pela ração humana,bato duas colheres de sopa com leite desnatado e um pouco de pó de suco lightpara dar um sabro, comprei a minha ração em uma farmacia de manipulação, mas andei lendo alguns sites e fiquei em duvida, uns dizem que pode ser substituida apenas uma refeição, outros dizem duas. Gostaria de saber o que a Dra me orienta a estar fazendo, preciso emagrecer uns 15 kg, e o que mais poderia estar misturando pra obter um efeito mais rapido no emagrecimento.

    Bjs e adorei o seu blog...

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise!
    Sua dúvida é algo que sempre me perguntam. Realmente cada matéria vai trazer uma orientação, por isso é importante consultar um profissional, pois ele será capaz de traduzir a sua dúvida em ação. Não posso te dar uma orientação tão específica, pois não conheço os detalhes da sua vida, sua saúde, enfim, mas geralmente, minha orientação é substituir o jantar em primeiro lugar, para quem quer emagrecer. Se você quer um resultado mais rápido, substitua o café da manhã e o jantar, ou seja, duas refeições. Mas não faça isso mais do que 1 mês... pois pode provocar outros danos ao metabolismo energético. Muitas vezes é mehor emagrecer aos poucos, durante vários meses... assim seu organismo, suas células memorizam o peso saudável. Se você perder peso rápido demais, pode ganhar rápido demais também. É preciso ter cuidado até com as coisas saudáveis, ok?
    beijosss e obrigada por acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  13. Oie vi sua entrevista na Record News...e achei super interessante! Sou estudante de nutrição, e estava procurando sobre o assunto e encontrei por acaso seu blog! Gostaria que vc me esclarecesse uma dúvida? Vc explicou que preferia o colágeno hidrolisado à gelatina! O porque da substituição!? E se ele é facilmente encontrado no mercado de varejo e atacado desses produtos?! Muito Obrigada...

    ResponderExcluir
  14. Lorena, o colágeno é composto por glicina, prolina e lisina, que são 3 aminoácidos essenciais para estrutura da pele e articulações. Ele já vem "quebrado", ou seja, a ingestão dessas 3 proteínas e a ingestão de algumas vitaminas e minerais, como é o caso da vitm C, zinco e silício, favorece a formação do colágeno. Sem esses nutrientes o colágeno não pode ser formado, e a proteína é usada para outra função. A gelatina também contém esses e aminoáciados, mas ela é formada através da hidrólise parcial do colágeno, ou seja, podemos dizer que ela é "menos" quebrada, dificultando a absorção. Por isso a forma hidrolisada é melhor! Vai cumprir melhor sua função!
    beijosss

    ResponderExcluir
  15. Uma duvida muito grande..
    Vi uma entrevista na red record.. onde a nutricionista dissebem claro.. Para não substituir nem uma refeição.. pois a ração faria o efeito contrario....
    Fiquei sem saber.. fui a minha nutricionista e ela me falou para comer.."Mas nada de substituir a refeição"disse sim que deveria fazer uma aliementação equilibrada e NUNCA trocar uma refeição..

    ResponderExcluir
  16. Oi Beatriz! Cada profissional prescreve de um jeito e determina sua conduta na prática clínica. Eu não vejo problema em substituir o jantar por exemplo... Nunca deve substituir o almoço e os lanches intermediários, mas o jantar eu não vejo problema nenhum. Mas como eu disse, se sua nutricionista sugeriu na sua dieta a ração como um complemento, ela sabe o que está fazendo pois é ela que sabe os seus hábitos.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Dra Fernanda.
    Gostaria de saber se posso tomar a farinha de berinjela junto com a ração humana.
    Tomo a ração todos os dias de manha e as vezes a noite, e li uma reportagem que a farinha de berijela emagrece, se tomar 4 colheres de sopa por dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafaela, vc pode usar a farinha de berinjela sim junto com a ração, só tome cuidado para não alterar muito a textura o suco, pois o perigo é ficar igual um mingau... aí o gosto não deve ficar tão bom.
    Vc pode usar a farinha de berinjela na salada, no suco ou no iogurte para os lanches intermediários,etc.
    beijosss

    ResponderExcluir
  19. receita de ração humana para quem emagreceu muito e está com flacides.

    ResponderExcluir
  20. Olá Dra. Fernanda, gostaria de saber qual é a ração que foi indicada no programa de segunda dia 20/07 na TV Aparecida, sobre pessoas que tem doenças degenerativas. Bom meu pai tem sindrome de pick e esta cada vez mais magro e estamos dando para ele alem dos alimentos que na maior parte tem que ser triturados, batidos e liquidos, pq ele esta com muito dificuldade para mastigar e tb. movimentar as maos.
    No programa foi dito tambem um tipo de ração humana para pessoas com falta de vitamina de complexo B, que tb. é o caso dele.
    Gostaria de saber qual é a ração mais indicada.
    Grata Rosana.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Para quem está com flacidez o ideal é usar a tradicional mesmo, mas com colágeno hidrolisado. Não use com gelatina pois vai demorar muito o resultado. E exercício físico, como musculação, que nesse caso é o que vai fazer a grande diferença!

    ResponderExcluir
  22. Oi Rosana!

    Você pode fazer essa formulação:

    100g extrato de soja
    200g de quinoa em flocos
    200g de amaranto em flocos
    200g de gérmen de trigo
    100g de farinha de linhaça
    100g de gergelim sem casca
    100g de semente de girassol torrada e sem sal
    100g de amêndoa triturada
    50g de castanha do pará triturada
    100g de cacau
    100g de açúcar mascavo

    Bata tudo até ficar bem fino, para seu pai conseguir engulir.

    ResponderExcluir
  23. Oi Dra. Fernanda boa noite, em primeiro lugar gostaria de dizer que adorei seu blog, voce esta ajudando muitas pessoas.
    Eu tenho uma doença nas vista que se chama Doença de Harada é auto imuni e tomo corticoide (estou muito inchada) por causa desse remedio, e tambem sinto muita ansiedade e fome, tambem tomo um outro medicamento que é pra abaixar a imunidade que é um imunossupressor.
    Gostaria de saber se é aconselhavel eu tomar a ração humana para subistituir uma refeiçao para emagrecer e tambem tentar desinchar.
    Desde ja agradecida.

    ResponderExcluir
  24. Olá,Dra Fernanda! posso substituir o farelo de trigo pela farinha de trigo integral? Qual a diferença entre eles? Grata, Patricia.

    ResponderExcluir
  25. Oi Dalva! Você pode usar a ração sim sem nehum problema. Mas a sua mistura deve ser sem glúten, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  26. O farelo de trigo é a fibra do trigo, ou seja, é a parte de trigo que contém mais fibra, o que vai ajudar o seu intestino a funcionar a promover a sensação de saciedade. Já a farinha de trigo é usada para preparações de bolos e receitas. Não é aconselhável colacá-la na ração, pois vai aumentar o carboidrato e consequentemente as calorias, sem ser um produto saudável e rico em nutrientes. Fique com o farelo de trigo.
    beijosss

    ResponderExcluir
  27. oi Fernanda tudo bem? Muito bom mesmo seu blog! Obrigada por todas essas informações. Estou querendo perder peso e não posso com o guaraná em pó tb. Se eu tirar, a receita continua eficiente? Estou malhando 4x por semana e gostaria de começar a consumir a Ração humana. o Gosto dela é muito ruim? Como faço para consumi-la?

    ate mais

    ResponderExcluir
  28. Ah, outra coisa....Acho que tem uma loja do Mundo verde aqui em Goiânia. Lá não tem essa receita não?

    ResponderExcluir
  29. Oi Jak! A ração sem o guaraná não perde a eficácia não. Você comprar ela pronta ou fazer a versão sem o guaraná. Geralmente, ele é vendida como light, pq ela é sem guaraná e sem açúcar.
    Leia sobre a ração nesse link que vc vai entender como usar:
    http://drafernandagranja.blogspot.com/2010/06/durante-toda-essa-semana-recebi-varias.html

    beijo grande

    ResponderExcluir
  30. oi dra fernanda,boa tarde é um prazer falar com vc tenho 34 anos meu nome é dilene estou querendo ganhar peso sempre fui muito magrinha e perco peso muito fácil vou fazer a sua receita ,estou querendo malhar tenho até medo de ficar mais magrinha tem alguma dica obrigada...

    ResponderExcluir
  31. olá dra.fernanda eu já tomei a ração humana e não obtive o resutado desejado perdi alguns quilos mas depois não consegui perder mais.gostaria de saber para quem substitui o jantar ,quando sentir fome odeve se comer para não prejudicar a dieta. sou um pouco compulsiva e o hórario que mais como é a noite gostaria que me ajudasse para que eu possa conseguir perder os outros quilos que faltam..
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi Dilene!
    Pra não perder peso, vc deve consumir a ração e depois consumir normalmente o que vc está acostumada a consumir. Por exemplo: se vc optar por tomar a ração no café da manha, eu sugiro que vc coloque 2 colh de sopa da mistura num copo de iogurte. Depois faça sua refeição habitual de sempre. Se você bater com leite ou com suco de fruta, acho que vai te dar saciedade demais e aí você não vai querer comer mais nada. Entao é melhor optar pelo iogurte. Outra dica que te dou, é comer de 2 em 2 horas! Se passar muito do horário, você pode emagrecer, pois seu metabolismo deve ser bem acelerado.
    E se for malhar, vc pode tomar a ração logo depois do treino! Assim você repõe aquilo que seu músculo perdeu.
    beijoss

    ResponderExcluir
  33. Anônimo(rsrs), o ideal é realmente não comer mais nada depois da ração no jantar. Mas se você não conseguir, vc pode tentar comer uma fruta 3 horas depois e tomar um chá de melissa ou erva doce. Tome o chá devagar, saboreando... isso vai fazer vc se sentir mais saciada.
    E outra dica para não sentir fome: bata a ração com leite desnatado ou leite de soja. O líquido sempre ajuda mais nesse caso!
    beijosss

    ResponderExcluir
  34. ah!!! e outra dica que pode dar certo, é colocar 1 colh de sobremesa de psyllium no seu copo. O psyllium é uma fibra que vai promover saciedade bem mais rápido!
    Faz o teste e me conta depois!
    beijosss

    ResponderExcluir
  35. olá dr Fernanda, gostaria de saber a receita de farinhas que vi um rapaz passando no programa , não sei bem se foi dia 21 ou 22 de julho de 2010 o estilo e saude da record newns, era uma receita que misturava umas farinhas que servia para emagrecer e tambem para retardar o envelhecimento.obrigada

    ResponderExcluir
  36. Olá! A receita das farinhas é justamente essas que estão no post acima! É só escolher a que combina mais com você.
    beijosss

    ResponderExcluir
  37. OlÁ... gostaria de saber quanto tempo após tomar a ração humana eu posso está comendo novamentee?? Quero emagrecer uns 10 kls... como posso ta fazendo a dieta?

    ResponderExcluir
  38. Liliane, 10kg realmente não é fácil de perder. Sugiro você começar com a ração no jantar para te dar uma "animada", mas é imporante vocÊ consultar uma nutricionista, pq ela vai junto com você melhorar hábitos e preferências. Além disso, ela vai ver questões hormonais e etc. Pode levar de 4 a 10 meses, depende do seu metabolismo. Tudo isso deve ser levado em conta.
    beijosss

    ResponderExcluir
  39. Oi Dra. Fernanda bom dia, em primeiro lugar gostaria de dizer que adorei seu blog,estou tomando o bio slim shake diet,mas não estou vendo resultado.gostaria de saber se o ativo fibras ração humana jasmine poderia me dar um resltado melhor e mais rapido...preciso perder 6 quilos.
    obrigada

    ResponderExcluir
  40. Olá! A Ração Humana é bem mais saudável do que outros tipos de shake, pois os ingredientes são naturais e não sintéticos. Mas não apoio o emagrecimento rápido, pq sempre acaba dando outros prejuíjos ao organismo. Use a ração para se sentir bem, nutrida, com os cabelos e a pele bonita, sentir disposição, enfim, não use só para emagrecer porque talvez vc irá se decepcionar. O emagrecimento é sempre consequencia e nunca o resultado final.
    beijos grande.

    ResponderExcluir
  41. BOA NOITE DRA.A RH QUE COMPREI TEM ESSES INGREDIENTES:
    FARINHA DE LINHAÇA DOURADA INTEGRAL
    AVEIA EM FLOCOS
    EXTRATO DE SOJA
    FARELO DE AVEIA
    FIBRA DE TRIGO
    CACAU EM PÓ
    GÉRMEN DE TRIGO
    AMARATO ORGANICO EM FLOCOS
    QUINOA REAL ORGANICA EM FLOCOS
    FARINHA DE ARROZ
    CÁLCIO E VITAMINA (C,E,A,D)
    FIBRA NATURAL SOLÚVEL INULINA
    FARINHA DE MARACUJÁ
    LINHAÇA DOURADA EM GRÃOS
    GERGILIM INTEGRAL
    FIBRA NATURAL SOLÚVEL GOMA GUAR
    LEVEDO DE CERVEJA
    GUARANÁ EM PÓ
    E CONTÉM GLÚTEN

    VI QUE AS QUE VOCê POSTOU NÃO TEM TODOS ESSES
    INGREDIENTES....SERA QUE COMPREI A RAÇÃO ERRADA??
    QUERO USA-LA PARA PERDER PESO.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  42. Oi!
    Existem várias versões da Ração. Você pode usar essa e depois que acabar, compre uma que não tenha farinha de arroz ou farinha de milho, ou farinha de qualquer tipo. A farinha é só pra engrossar a mistura e não tem muito valor nutricional. Comprando gato por lebre!!! Se não abriu a embalagem, vale a pena trocar por outra!
    beijosss

    ResponderExcluir
  43. Olá Drª, voce poderia me passar uma receita de suplementação pra fortalecimento dos musculos e contra flacidez da pele? tenho 31 anos, sou magra mas meu corpo está um pouco flácido e a pele sem viço.Ouvi dizer que tomar colageno em pó nao funciona só se for liquido,é verdade? e posso preparar o colageno em pó em forma de gelatina com polpa de fruta? Obrigada.Gisele.

    ResponderExcluir
  44. Oi Gisele! Desculpe a demora em responder. Eu te aconselho a tomar o colágeno separado para ter um efeito melhor sobre a pele. 1 copo por dia, já faz uma diferença enorme na pele. Mas para ter esse efeito sua alimentação deve ser rica em proteína, pq se vc não comer carne, frango ou ovo por exemplo, o colágeno não vai pra pele, ele vai para onde faz falta, ou seja, ele vai para o músculo. Outra coisa que não pode faltar são vitaminas e minerais, ou seja, pra formar o colágeno tem que ter vitamina (C, E, A) e minerais (Zinco e silício).
    Então coma bastante salada ou frutas ou tome alguma cápsula mesmo que tenha esses nutrientes junto com o colágeno hidrolisado. Assim vc consegue esse efeito do colágeno.

    ResponderExcluir
  45. oi Dra boa noite toda vez q eu tomo a ração humana me dar azia, isso é normal?
    é pra continuar tomando?

    ResponderExcluir
  46. Oi Dra. Fernanda, Parabéns pelo blog.

    Estou tomando uma formula natural de caraluma, garcina,gymena sylvestre e spirulina para emagrecer juntamente com a ração humana substituindo o jantar. O que acha da receita, será que vou perder peso?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  47. Sobre a azia, não é normal. Vc está tomando com leite? Sua ração tem levedo de cerveja?
    Tenta tomar somente com suco de fruta. Se não melhorar, olhe a composição da ração e troque por outra, de preferência sem glúten.

    ResponderExcluir
  48. A sua fórmula é muito boa! Tem tudo para dar certo! Aproveita e faz exercício!!!! Aí fica completa!! rsrsrs
    beijosss

    ResponderExcluir
  49. Oi Dra.
    Adorei te conhecer e saber que existem pessoas como vc fazendo um trabalho voluntário como este blog para ajudar varias pessoas.
    Eu tenho muita flacidez, é genético.
    O que devo tomar ... colágeno hidrolisado?
    Onde posso encontrar? farmacia de manipilação?
    Estou acima do peso quase 20 kilos, vou fazer a ração s/ glutem para mim.
    Obrigada, parabéns, bjs.

    ResponderExcluir
  50. Hà como faz farinha de beringela e de uva.

    ResponderExcluir
  51. Oi Liliana!
    Colágeno e exercício físico pra vc é o ideal.
    Tem um produto que eu gosto muito que chama Nutrasil. Ele é um colágeno com silício muito bom!!!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  52. Nunca fiz a farinha de berinjela e de uva e por isso te aconselho da comprar pronta.
    É bem complicado de fazer e pode até mofar. Então, se não quiser se arriscar, compre pronta em casas de produtos naturais.
    beijosss

    ResponderExcluir
  53. Dra. Fernanda, bom dia!
    Tenho hipotiroidismo e tomo o Puran T4 75mg. Há algum Produto que compõe a Ração Humana que não seja indicada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Daniela, pra vc é melhor a ração sem glúten, ou seja, sem gérmem de trigo, farelo de trigo, aveia, cevada, malte, centeio.
    A tireóide funciona melhor sem o glúten, ok?
    beijossss

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigada pela informação Dra.!
    Bejos

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Fernada,

    Meu nome é Elaine, em primeiro lugar parabéns pelo blog. Minha duvida é a respeito da ração é que sou hipotensa, minha pressão normal é 8 por 6, e também cpmeçarei a fazer tratamento para as glandulas supra- renais. Nesse caso posso consumir ração humana? Se sim, qual a melhor receita?

    Desde já agradeço pela atenção

    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Oi Elaine! Pode sim! Use a versão sem glúten e apenas 1x ao dia.
    beijossss

    ResponderExcluir
  58. Obrigada pela informação Fernanda.
    Duvida: funciona se para emagrecer tomanda uma vez ao dia?

    Beijoss

    ResponderExcluir
  59. Funciona sim. Tome no jantar e se for dormir tarde, coma 1 fruta ou algumas oleaginosas antes de dormir.

    ResponderExcluir
  60. Meu nome é Elaine tenho 31 anos e tenho hiportireoidismo gostaria de saber qual é a melhor dieta e os melhores alimentos para me sentir melhor.

    ResponderExcluir
  61. Olá Fernanda,adorei a matéria da TV Gazeta,tenho 37 anos,tireóide ,mas ja está controlada por medicação,quero e preciso emagrecer de 3 a 4 kilos,me ajude,posso tomar a ração humana?Qual a melhor dieta,eu amo arroz,leite e macarrão,rsrs td que engorda né?mas preciso emagrecer to me sentindo mal.me passe qualquer coisa saudavel pra eu emagrecer.Obrigada!Bjs.

    ResponderExcluir
  62. Anita, use a ração humana sem glútten É a melhor para quem tem problemas na tireóide.
    beijossss

    ResponderExcluir
  63. Meu nome é Neide tenho 43 anos faço tratamento de lupus{LES] e hipertiriodismo,no momento estou tomando puran t4 de 75mg e cloroquina e tenho o intestino preso, gostaria de saber qual a raçao humana que poderia tomar para perder peso.Obrigada pela atençao!Beijos, aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  64. Boa Tarde,

    gostaria de fazer uso da ração Ração Humana sem glutem, mas tenho problema na tireoíde, e por isto tomo puran t4 de 100. Vi sua entrevista no Mulheres com a Katia,
    onde vc dizia que quem tem esse proplema não pode comer soja e couve, pois bem posso substituir o extrato de soja da ração por feijão branco por exemplo ou vc me recomenda outra coisa para emagrecer.

    obrigada

    ResponderExcluir
  65. Adalgisa 57anos
    Adorei sua entrevista no Mulheres!!!
    Parabéns!!!
    Tomo PuranT4 todas as manhãs e depois de 30 minutos tomo o café da manhã.
    Estou acima do peso e quero preparar a ração humana sem glutten/light; a substituirei pelo café da manhã.
    Por favor poderia me indicar onde encontrar todos os ingredientes?
    Moro na Lapa, será que encontrarei todos num só lugar?
    Desdejá agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  66. Ótima id;eia susbstituir a soja por farinha de feijão branco! Pode colocar também farinha de laranja, farinha de maracujá ou farinha de banana verde. Todas essas ajudam no emagrecimento. Mas não precisa colocar todas!
    beijossss

    ResponderExcluir
  67. Adalgisa, vc econtra muitos desses produtos no mercadão da lapa e tb numa loja de produtos naturais que fica na rua Desembargador do vale, continuação da rua tito, sabe??
    o local é: http://lojavirtual.emporiograosdaterra.com.br/
    (copi e cole)

    beijossss

    ResponderExcluir
  68. Oi Dra. tudo bem !
    Obrigada por me responder.
    Você me indicou Nutrasil,colágeno com silício, eu pesquisei o preço e achei de 120,00 a 160,00 tem como mandar fazer manipulado e será que fica mais barato?
    Eu acho mais garantido, já que comprar por site acho perigoso, comprar gato por lebre. rsrsrs.
    Uma amiga me deu uma dica que é muito bom tambem, "ESPIRULINA" da Herbarium -
    pra flacides e ajuda a emagrecer.
    O que você acha sobre isso?
    Por favor me responda as duas perguntas que são importantes pra mim. Sobre a manipulação da Nutrasil e sobre a Espirulina.
    Obrigada querida, por você nos ajudar aqui com o seu blog ( estou divulgando bastante )
    beijus. Liliana.

    ResponderExcluir
  69. O nutrasil é bom pois tem silício inorgânico na composição e por isso fica caro... Se vc achar na farmácia de manipulação, pede para ser esse tipo de silício e não outro. Acho que vai ficar caro também...
    A espirulina é ótima!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  70. Oi dr fernanda primeiramente parabéns seu blog está uma maravilha!
    minha pergunta é: estou 7 kilos acima do peso eu tomo uma injeção messigyna acho q ela está me dxando inchada Qual sugestão d ração humana p mim?
    Bjs

    ResponderExcluir
  71. Esqueci d dizer essa injeção e um anticoncepcional.
    Bjs

    ResponderExcluir
  72. Ola DR,quero engordar 5k tenho principio de diabet qual receita devo tomar

    ResponderExcluir
  73. BOM DIA,

    PARABENS, DRA FERNANDA VC É UMA PESSOA MUITO ILUMINADA.

    OI MEU NOME É SANDRA TENHO 45 ANOS,75K E 1,65M DE ALTURA, E TENHO HIPOTIREOIDISMO E TOMO PURAN DE 100 A 3 ANOS. GOSTARIA DE PEDIR A GENTILEZA, SE POSSIVEL QUE VC COLOCASSE JUNTO COM AS RECEITAS ACIMA UMA ESPECIFICA PARA QUEM TEM ESSE TIPO DE PROBLEMA. POIS VI VC NO PROGRAMA MULHERES COM A KATIA, ONDE VC EXPLICAVA QUE QUEM TEM ESSA DOENÇA NÃO PODE COMER COUVE E SOJA E EU GOSTARIA MUITO DE EMAGRECER 20K. COMO EXISTEM OUTRAS PESSOAS COM O MESMO PROBLEMA ACREDITO QUE TODAS FICARAM GRATAS.

    BJS
    MUITO OBRIGADA

    OBS. VC SABE SE EXISTE NO MERCADO FARINHA DE GENGIBRE. É SE SERIA INTERESSANTE JUNTAR NA RAÇÃO HUMANA.

    ResponderExcluir
  74. AH, ALGAS MARINHA TAMBÉM FAZ BEM PARA A TEREOIDE?

    BJS
    SANDRA

    ResponderExcluir
  75. Vc que toma injeção, pode tomar qq uma... escolha os ingredientes - as farinhas - que vc acha que precisa mais (pelos seus sintomas, exames laboratoriais, etc)e faça uma ração pra vc!
    beijosss

    ResponderExcluir
  76. Amanda, vc precisa tomar uma sem açucar! E para engordar, coma a ração como um lanche de depois coma normalmente. Ou tome no café da manhã e coma normalmente o que vc comeria.
    beijosss Como ela tem fibra vai ajudar a diminuir a glicemia.

    ResponderExcluir
  77. Para hipotiroidismo, faça uma ração sem o extrato de soja e sem o glúten. Coloque farinha de gergelim, farinha de castanha e outros ingredientes que vc acha melhor, pois cada um precisa de uma ração.
    beijossss

    ResponderExcluir
  78. No Mundo Verde Moema tem gengibre em pó! Aí vc pode colocar na ração sim! Ótima idéia!
    beijosss

    ResponderExcluir
  79. As algas são ótimas! Já coloquei no post sobre alimentos e tireóide.

    http://www.drafernandagranja.com/2010/10/alimentos-e-tireoide.html

    (copie e cole)

    beijosss

    ResponderExcluir
  80. Meu nome é Ale..
    Olá Dr.Fernanda,Parabéns pela sua entrevista no programa Mulheres e adorei ver a sua precisão de conhecimentos e principalmente a sua desenvoltura em tratar sobre os alimentos e os produtos que a nossa terra nos oferece.
    Tenho 34 anos e estou acima do peso desde q meu pai faleceu(6 anos), engordando 40kg a mais.Após várias tentativas para emagrecer o endocrino descobriu q é emocional.No fim do ano passado tentei um tratamento com um nutrólogo, porém só consegui emagrecer com o acompanhamento do Sibutramina, onde tive alguns efeitos colaterais que me fizeram parar o tratamento, não conseguindo levar adiante a dieta sem o remédio.
    Sendo assim,gostaria de saber se teria algum remédio de tratamento natural como spirulina,etc. além da ração humana adequada, para q pudesse me incentivar a emagrecer ou q tipo de orientação a dra. poderia me dar, pois estou muito desmotivada e sem coragem de enfrentar um novo endocrino, haja visto que os médicos dificilmente receitam produtos naturais. No fim do mês passado,descobri q estava grávida de 2 semanas de meu primeiro bebê, porém acabei perdendo na semana passada. Acredito que um dos fatores foi o excesso de peso. Por favor me ajude a encontrar uma solução. Desde já, agradeço a atenção...Abraço...

    ResponderExcluir
  81. Alê, vc não pode vir até o consultório? Perder peso realmente não é tarefa fácil... tem que ter muita conversa... Mas alguns produtos são bons para emagrecer:
    fibra de laranja
    quitosana
    spirulina
    agar agar
    feijão branco
    chá verde
    chá branco...

    beijosss

    ResponderExcluir
  82. eu faço treino em uma cadeimia de musculaçao raçao huma e boa para quem malhar???

    ResponderExcluir
  83. É ótima para quem malha! É super rico em carboidrato e proteínas boas... Use no café da manhã!
    beijossss

    ResponderExcluir
  84. ola doutora.. meu nome é vanubia, eu sou muito magra, mas tenho uns pneuzinhos que me tiram do serio, eu malho e to começando a ganhar um pouquinho de musculos, mas os pneuzinhos continuam aqui... queria saber se eu posso tomar raçao humana p perder somente a barriga, sem perder meus minusculos musculos q estou adquirindo na academia... bjs agradeco.. aguardo resposta

    ResponderExcluir
  85. queria q vc passasse a ideal p mim... dr, quero ganhar massa muscular malhando e perder a barriguinha com raçao humana.. bjs

    vanubia

    ResponderExcluir
  86. Olá Dra. estou pesquisando bastante sobre a Ração Humana e achei seu blog. Eu já consumo uma que é vendida na cerealista em SP, mas não sei do que ela é composta... o problema é que tenho um inchaço estomacal indiferente do que eu coma, já tentei de tudo (meus exames dizem que está tudo perfeito) então o medico disse que tenho mal funcionamento do estomago e com consequencia tb do intestino.Tb estou 5 kg acima do peso e depois da ultima gravidez fiquei mais flacida e observei que estou com celulite por todo o corpo devido ao peso acima. Gostaria de saber qual os melhores ingredientes para mim.
    Tb pesquisei uma tal de Super ração que leva esses igredientes praticamente diferentes das normais (canela,gengibre,berinjela,chá vermelho,farinha de maça, psyllium, colageno), gostaria de saber o que posso usar dos igredientes que faltam nessa sua para complementar e qual a maneira certa de consumir a ração.Aguardo anciosa pois não sei mais a quem recorrer. Muito Grata - Rose

    ResponderExcluir
  87. Há esqueci de dizer que meu inchaço não é pouco, pra vc ter uma ideia qd termino de comer pareço gravida e minha roupa fica apertada ... no final do ano vou viajar e sinceramente tenho vergonha de ir a praia e todos acharem que serei mamãe de novo e ter que pagar esse mico... rsrsrs, beijos.

    ResponderExcluir
  88. Ola Dra.Fernanda
    Meu nome é Marina
    Em 2 anos engordei 20 quilos.preciso emagrecer urgente pois tenho somente 19 anos e engordo muito rápido ,li uma receita de ração humana na reportagem do globo reporter comprei os ingredientes separados.
    Gostaria de tirar algumas duvidas
    Posso estar tomando a ração humana e o cha verde ajuda a emagrecer mais rápido?
    Não consigo a me adaptar com os leites posso tomar o normal com ração humana ou engorda?
    Aguardo respostas

    Beijo
    Obrigada!
    E sucesso

    ResponderExcluir
  89. Dra. Fernanda, bom dia!

    Mas os grãos quando triturados nao oxidam? Pergunto pois já vi matérias em alguns sites dizendo isto. Principalmente a linhaça...Então qual seria a receita de integrais sem este problema da oxidação ao triturar?

    ResponderExcluir
  90. Vanúbia, acho que assim vc vai emagrecer... Faça abdominais e use 1 colh de sopa de óleo de coco 30 min antes do exercício e 1 colh de sopa 30 min depois.

    ResponderExcluir
  91. Rose, gostei dessa super ração. Os ingredientes são ótimos. Eu não sei... mas acho que seu problema é intolerância alimentar.. pode ser ao glúten ou à soja.. Tire esses componentes da ração e vê se melhora. O leite de vaca e seus derivados tb podem dar isso, mesmo não dando nos exames.. então tem que tirar da dieta e testar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  92. Marina, a ração humana ajuda muito... Vc pode substituir a ração pelo jantar. E tome o chá verde em cápsulas pois é mais confiável do que misturada na ração... Infelizmente não posso passar dieta pelo blog, mas vc pode fazer um mix de farinhas (misturar farinha de maracujá + linhaça + banana verde + feijão branco) e tomar 1 colh de sopa desse mix 30 min antes das refeições. E não esqueça de beber bastante água!
    beijossss

    ResponderExcluir
  93. Oxida sim! Mas os benefícios são outros: fibras, vitaminas, minerais... o omega 3 se perde nesse processo (oxida), mas sí vc pode usar a farinha de linhaça em outro momento. Aí para não oxidar tem que ser moído na hora do consumo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  94. Dra Fernanda
    Ola
    Muito obrigada pela receita do Mix
    Gostaria de saber se você atende em consultório pela Unimed
    e qual a localidade para estar agendando uma consulta pra analisar meu caso e me ajudar
    preciso muito não aguento mais ser chamada de gorda.
    Beijoss
    Marina

    ResponderExcluir
  95. Marina, eu não atendo convênio, mas dou recibo para reembolso... para saber mais informações, liga no 3628-4350, ramal 1, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  96. Boa noite!
    Meu nome é Gisele
    Dra estou tomando ração humana e chá verde,gostaria de saber se posso tomar os dois sem prejudicar e quais os intervalos para toma-lo
    E após tomar ração humana quantas horas posso fazer outro tipo de refeição
    obrigada!

    ResponderExcluir
  97. Gisele, não há problema em tomar o chá verde e a ração junto. O ideal é tomar o chá verde em outros momentos tb, porque ele faz mais efeito se for consumido váriasz vezes no dia. A ração indico o uso 1x ao dia e a próxima refeição após 3h.
    beijossss

    ResponderExcluir
  98. Oi adorei seu blog, tem informações muito interessante, gosto muito desses assuntos que vc tem postado em seu blog. Beijos que Deus abençõe vc.

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde!!!Estou amamentando e gostaria de saber a melhor receita de ração humana para mim e não prejudicar meu bebe.Patricia

    ResponderExcluir
  100. Patrícia, vc pode optar pela tradicional mesmo! Não adicione farinha de feijão branco porque ela pode dar muitos gases e acabar prejudicando seu bebê!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  101. Em primeiro lugar quero parabenizar a Dr. pelo seu blog! È lindo... Eu ti vi pela primeira vez no programa mulheres, e adorei!
    Vc tamb. é muito linda parece uma menininha, e muito inteligente! Minha dúvida é:Tenho hipoglicemia reativa e gostaria de saber se a ração humana tem alguma contra indicação p mim? Pode me ajudar ou prejudicar? Bjs Paty!

    ResponderExcluir
  102. E quanto a hipoglicemia existe alimentos que podem nos ajudar a controlar normalizar os niveis glicemicos, que sobem e descem de hora em hora?
    Obrigado pela atenção ... Paty bjs! sua mais nova fã!

    ResponderExcluir
  103. Paty, obrigada!!! rs
    A RH vai te ajudar, mas vc não pode ficar sem comer. Pra vc é essencial comer de 3 em 3 horas, senão vc pode ter uma queda de açúcar no sangue muito grande.
    Outra coisa, o seu tratamento deve ser como se fosse para uma pessoa diabética, então fibras, omega 3 e nutrientes que melhores=m a insulina como o cromo e vanádio, são essencias tb!
    beijossss

    ResponderExcluir
  104. Paty, se vc mora em sp vá até o consulório para eu te ajudar melhor! ou procure uma nutricionista com especialidade funcional. Como te disse, vc precisa de fibras (farinha de linhaça, farinha de banana verde), alimentos com baixo índice glicêmico, omega 3, cromo, vanádio, zinco, vitamin B6.
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  105. oi dr fernanda
    gostaria de saber se posso misturar linhaça
    gegerlim e pyssilium juntos e tomar como shake
    no cafe e na janta e se o resultado é bom tenho o intestino muito preso e muita barriga?

    ResponderExcluir
  106. Para o inestino essa receita funciona. Para queimar gordura, coloque farinha de laranja na mistura, e óleo de coco antes e depois do exercício (1 colh de sopa cada).
    Dá um bom resultado!
    beijossss

    ResponderExcluir
  107. obrigada dra

    vou começar hoje mesmo espero que nao faça mau tanta mistura rsrsrsrs... adorei sua dica beijos

    ResponderExcluir
  108. Boa noite Dr., primeiramente quero parabenizá-la pelo site, não sei ainda mexer direito com a internet, não sei entrar no blog, ou esse é o blog? meu nome é Gláucia, tenho 27 anos, 1,55 de altura e peso 70 kilos, comprei um cha 30 ervas para começar a perder peso, que contém: abacateiro, cha verde, carqueja, chapeu de couro, jambolão, cavalinha, melissa, douradinha, salsaparrilha, erva de bugre, carobinha, sene, dente de leão, funcho, pau magro, sete sangria, hibisco, graviola, fucus vesiculosos, cascara sagrada, maracujá, espinheira santa, quebra pedra, boldo do chile, jurubeba, angélica pau ferro, cajueiro, centenella asiática e alcachofra. Tomo todos os dias 1 litro de chá como indicado no rótulo, estou fazendo caminhada de 30 minutos, resolve? O chá é diurético, devo aumentar o meu percurso? Tem diferença da farinha de linhaça pra semente? Qual a mistura de farinhas que a dr. me indica para perder peso? Um abraço fique com Deus e aguardo resposta. Beijo grande...

    ResponderExcluir
  109. Obrigada por acompanhar e sim, esse é o blog!
    O chá de 30 ervas não resolve muito não... a funçào dele é desinchar e isso vc consegue associando apenas 3 ervas e não 30. Outra coisa importante de vc saber, é que não se pode misturas tantas ervas pq pode fazer muito mal ao organismo! Nem tudo que é natural faz bem!
    Vc pode usar chá de cavalinha + chá branco
    + chá de hibiscus por exemplo, que já resolve sua sitação.
    Mas para emagrecer use a ração mesmo e susbtitua o jantar... Use a sem guaraná, tá? ou seja, a versão light
    beijosssss

    ResponderExcluir
  110. ola dr
    gosto muito de suas dicas vc me recomendou oleo de coco antes e depois do academia
    estou tomando farinha de laranja,linhaça gegelim e pyssilim tenho sindrome do intestino irritavel tem algo que posso fazer?
    tenho problemas com leite causa muito gases acho que pr isso tenho barriga enorme
    o que estou tomando ajuda ou prejudica mais ainda e oleo de coco nao afeta as arterias ppois tenho problema com colesterol .obrigada me chamo cris desde ja agradeço bjos

    ResponderExcluir
  111. Oi! obrigada por acompanhar! O psylium é o melhor para sii, mas vc precisa tirar os alimentos que "machucam" o intestino. Alguns alimentos vc já pode saber que provavelmente "machucam": leite e derivados, trigo, soja e algumas pessoas tem reação a algumas frutas tb.
    Então vc precisa de acompanhamento para saber como resolver o problema.
    beijossss

    ResponderExcluir
  112. E sobre o óleo de coco, vc deve tomar cuidado sim, pois ele pode aumentar o colesterol de quem já está no limite. Tem que avaliar como estão seus exames antes de começar a tomar.
    beijosss

    ResponderExcluir
  113. Olá Dra!
    meu nome é Elaine,estou pesando 90 kg,tenho 42 anos e 1,68 de altura,acabei de fazer uma cauterização no colo do utero, ouvi dizer que não posso ficar com a imunidade baixa,então estou com medo de fazer regime,mas preciso de uma dieta para aumentar a imunidade,mas que eu possa perder peso me alimentando bem.

    ResponderExcluir
  114. A ração é um ótimo alimento para aumentar a imunidade. Use a ração humana tradicional mesmo. Vc tem que tomar cuidado com seu intestino também. EScrevi uma matéria que fala sobre isso no Guia da Semana:

    http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Casa_e_TV/Noticia/Cuide_do_intestino.aspx?ID=66801

    (copie e cole)

    beijossss

    ResponderExcluir
  115. Quero saber se pode dar RH para crianças e adolescentes?é no que pode ajudá-los?

    ResponderExcluir
  116. A RH é muito rica em vitaminas e muitos minerais, sendo um complemento ótimo para os pequenos e melhor ainda para os adolescentes, pois melhora a energia celular, melhora cabelo, pele, unha, melhora concentração, memória, enfim, como possui vários nutrientes, vai ajudar o organismo como um todo.
    Para essa faixa etária, recomendo não colocar na mistura, o guaraná e o chá verde, pois são super estimulantes.
    Coloque gérmem de trigo, quinua, farelo de aveia, castanha do pará e amêndoas por exemplo. Use no café da manhã ou no lanche da tarde!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  117. meu nome é flávia tenho hipotieroidismo e muita enxaqueca qual a ração humana melhor para eu consumir e uma dúvida posso consumir soja e farinha de soja preta?

    ResponderExcluir
  118. Flávia, enxaqueca é complicado. Para melhorar vc precisa saber se é alergia a algum alimento, tipo leite e derivados ou frutas cítricas (laranja, limão, mexerica, tangerina) por exemplo. Pode ser também falta de magnésio no seu corpo...
    Já a soja não é boa para quem tem hipo, então não indico o uso de nenhum tipo.
    Faça uma ração sem o extrato ou farinha de soja, e coloque farinha de amêndoas, castanhas do pará, pq são ricas em magnésio!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  119. Boa noite! Comprei hoje uma embalagem de Ração Humana e comecei a tomar já ao jantar. No entanto, tenho pesquisado em vários sítios na internet e ora vejo que a toma deve ser de duas colheres ao pequeno almoço e outras duas ao jantar, ora vejo que deve ser apenas uma colher em cada toma. Preciso de perder peso rapidamente e não sei ao certo qual será a melhor opção. Eu até tinha pensado tomar apenas uma ao pequeno almoço e duas ao jantar (tenho sempre mais fome ao jantar do que de manhã).
    Origada.

    ResponderExcluir
  120. Isa,eu sempre indico 2 colh de sopa. Assim fica uma quantidade boa para substituir jantar ou café da manhã. Tente fazer isso só no jantar e não no almoço... VC precisa antes de tudo se alimentar bem para o seu metabolismo não diminuir e vc voltar a engordar tudo de novo.
    Tome um facé da manhã leve com frutas e faça um almoço caprichado nas folhas! Aí no jantar vc toma a ração! Não tenha tanta pressa pq o resultado depois pode não ser tão bom!
    beijossss

    ResponderExcluir
  121. Obrigada! Quando eu digo pequeno-almoço é o que aí no Brasil chamam café da manha (sou de Portugal). Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  122. Ah!!!! Tá tudo certo então!!! Que legal vc ser de Portugal!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde posso tomar psyllium.
    Com leite desnatado,com suco?

    ResponderExcluir
  124. Na verdade não é um comentário, gostaria de uma informação, li um artigo na revista Malu de 13/01/2011 sobre farinhas que emagrecem, gostaria de saber onde encontro esse tipo de farinha.

    ResponderExcluir
  125. oi dr
    novamente estou aqui no seu blog
    estou tomando farinha de linhaça gergelim laranja e psyllium no iogurte de mannha e no jantar
    mas meu intestino continua preso devo tomar mais vezes o psyllium e tambem tenho muita fome principalmente por doces o que devo fazer ou tomar para controlar isso
    estou tomando fluoxetina que diz que tira A FOME MAS PRA MIM PARECE QUE NAO RESOLVE (20MG) OBRIGADA CRIS.BJOS

    ResponderExcluir
  126. Querida Dr. Renata em primeiro lugar quero agradecer pelas dicas de alimentos para hipoglicemia, amei as dicas... estou tomando picolinato de cromo comprei por conta própria porque para o meu problema parece só ter solução por Deus, por que os medicos só nos mandam tirar o açúcar branco, e consumir tudo integral, e alguns nos encaminham para psquiatras e nos receitam antidepressivos, e por conta disto fui a uma nutricionista comecei uma dieta para reeducação alimentar, mas acho que issso é só o começo, então pesquisando conheci o cromo"picolinato" comecei a tomar duas cápsulas por dia, e está me fazendo muito bem, alguns sintomas diminuiram muito. Mas tamb. percebi que engordei uns três quilos a mais, não sei se pelo cromo ou pela falta de exercícios, pois parei de fazer caminhadas a algum tempo, pois todas as vezes que começava a acaminhar pela manhã, quase desmaiava na rua! Então parei, gostaia muito de me exercitar mas tenho medo, de passar mal! Queria saber se o cromo engorda e se existem algum alimento p consumir e não passar mal nos exercícios! Bjs... Bjs Paty"

    ResponderExcluir
  127. A não me esquecendo, eu participo de um blog! Proprio para hipoglicemicos, e eu estou indicando A Dr. para todo mundo!!!!! A senhora é linda mesmo e muito profisional! rs. Paty!

    ResponderExcluir
  128. O psylium pode ser tomado com leite ou suco, mas na minha opinião é melhor no suco!

    ResponderExcluir
  129. Mary, já falei sobre as farinhas aqui no blog! Busque na ferramenta de busca que vc vai achar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  130. Cris, talvez seu problema seja mais profundo... vc tá com intestino ruim e tem muita vontade de comer doce, vc pode estar "desnutrida" de zinco por exemplo ou de triptofano, etc. Para resolver vc precisa tratar a causa do problema... procure uma nutri pra te ajudar ou venha no consultório!
    bj

    ResponderExcluir
  131. Paty, qual o o blog que vc participa?? quero conhecer!
    Sobre a sua hipoglicemia, com certeza não foi o cromo que te fez engordar! Pelo contrário, ele ajuda a metabolizar o açúcar melhor!
    Vc precisa comer de 3 em 3 horas mesmo, precisa de muita fibra mesmo, mas precisa tb de uma suplementação com cromo, vanádio, manganes, etc! O tratamento tem que ser completo senão vc não vai ver resultado! E outra coisa: o exercício só vai te ajudar, então parar com ele não é a melhor solução! Vc deve procurar uma nutricionista para melhorar o seu cardápio e conseguir fazer exercício!
    beijosss

    ResponderExcluir
  132. DE: MARCUS PINHIO.
    SOU DO SEXO MASCULINO TENHO 1,68 DE ALTURA E PESO 72 QUILOS. DE QUE FORMA EU POSSO USAR A RAÇÃO PARA VOLTAR AO MEU PESO IDEAL?

    ResponderExcluir
  133. Marcus, vc pode usar a ração no jantar, ou seja, ao invés de jantar vc toma 2 colh de sopa de ração com 1 copo de suco de fruta ou leite desnatado ou leite de soja. Eu não sei como são seus horários, mas se vc sente mais fome e come mais no jantar, seria ideal essa troca!
    beijossss

    ResponderExcluir
  134. Querida Dr. Fernanda muito obrigado pelo esclarecimento à respeito do cromo! Sobre o blog que eu participo o endereço é:www.hipoglicemicos.blogspot.com/.Bjs Paty!

    ResponderExcluir
  135. oi doutora fernanda.tudo bem? meu nome é Neide tenho 44 anos,faço tratamento de lupus e hipotierodismo e tenho o intestino preso,gostaria de tomar a ração humana,qual seria adequada para mim já senti o cheiro de uma e deu ansia,como preparar para não ficar com ansia de vomito,aguardo resposta e parabéns pelo se trabalho. beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  136. Neide, não sei te dizer o que te deu náusea... Pq vc não tenta primeiro experimentar todos os ingredientes separados? Assim vc vai saber qual está te dando esse mal estar. Faça a receita sem glúten! Quer dizer, experimente um a um dessa receita e depois misture todos os que não te causarem esse desconforto.
    beijossss

    ResponderExcluir
  137. 19 de fevereiro de 2011.Anonima disse....pode diminuir a quantidade da receita da RH, pra experimentar e tbm não estragar? Aguardo resposta. beijos!!!!!!!!!!!!!!!!! 0:44

    ResponderExcluir
  138. doutora tenho 56 anos e gostaria de saber e se tomar Rh e colageno vão me ajudar a melhorar a pele ......... posso misturar os dois pradutos ........... obrigada

    ResponderExcluir
  139. Olá doutora. É um grande prazer poder lhe falar. Bem, minha dúvida é a seguinte: Quero associar a ração humana com o chá de hibisco. Gostaria de saber se posso triturar as flores prontas para se fazer a infusão à ração humana que eu compro pronta, pois não adianta que não consigo tomar chá em especie nenhuma. E como eu ouvi falar sobre a ração humana com chá verde, queria saber se posso fazer o mesmo com o hibisco. Beijos e obrigado desde já pela resposta.

    ResponderExcluir
  140. Eneide, vc pode misturar dos dois produtos sim! Para vc ver um resultado legal de formação do colágeno na pele, vc precisa de um cardápio rico em proteínas (carne, frango, peixe, ovos, quinua), rico em várias vitaminas e minerais, como a C e o Zinco. Então com bastante salada e bem variada!
    Assim vc vai sentir a diferença!
    beijosss

    ResponderExcluir
  141. Patrícia, é o seguinte: eu acho mais seguro vc tomar as cápsulás de hibiscus, porque assim vc v terá mais concentração de princípio ativo! Se vc triturar e misturar na mistura de ração humana, pode ser que não faça muito efeito!
    beijossss

    ResponderExcluir
  142. Doutora Fernanda, muito obrigado por ter respondido a minha dúvida. Desde já, desejo tudo de bom pra senhora. Beijão e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  143. Oi Doutora,gostaria de saber se eu posso botar duas colheres de raçao humana instantanea no shake diet que eu tomo anoite?
    aguardo resposta!!! bjuxxx..

    ResponderExcluir
  144. Olá Fernanda, por gentileza quero saber se posso acrescentar à ração tradicional 50 g ginseng em pó,50 g castanha da índia em pó, 50 g gengibre em pó, 50 g de farinha de maracujá. Um abraço e desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  145. Olá!
    Gostaria de saber se posso aderir ao cha de hibisco, juntamente com a ração humana.
    Sem mais agradeço.
    Daniela

    ResponderExcluir
  146. Meire, vc até pode colocar a ração humana no shake diet, mas sugiro a você, bater com um copo de leite desnatado ou leite de soja e uma fruta... é bem mais saudável!
    Geralmente shakes diets tem muitos conservantes.... então não é tão saudável...
    beijossss

    ResponderExcluir
  147. Daniela, vc pode acrescentar o pó de chá de hisbisco (que é super concentrado) ou fazer o chá com as folhas e depois bater com as 2 colh de ração humana...
    beijosss

    ResponderExcluir
  148. eu tomo raçao humana ha 1 ano eu sinto que fas muito bem para a minha saude, minha pele melhorou muito devo continuar ? pois eu nao falho nenhum dia e´ o meu cafe´ da manhã . BEIJS Cris de (orlandia)sp

    ResponderExcluir
  149. Cris, pode continuar tomando sim, só tenta ir mudando a receita para vc ter mais nutrientes, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  150. boa noite estou querendo ganhar peso com raçao humana.. estou misturando com nescau, banana e outras coisas..tomo pela manha, tarde e noite...esta certo?

    ResponderExcluir
  151. Bom dia Drª,meu bb ja estar com 9meses e não quer mais o peito parei de amamentar e agora estar mais dificio emagrecer, me ajude por favor o que devo fazer para perder peso,beijos

    ResponderExcluir
  152. Joine, para perder peso nessa época deve começar a dieta com mais rigidez e fazer exercícios!!! Agora que vc parou de amamentar, pode usar todos os artifícios da nutrição. Use ração humana, chá verde, as oleaginosas, enfim! Aproveite as dicas do blog ou procure uma nutricionista para te ajudar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  153. Drinha, para ganhar peso não precisa comer de manha, de tarde e de noite... assim você vai enjoar!
    Tome no café da manha e coma normalmente o restante do café e tome no lanche da tarde de vez em quando. Nas outras refeições, coma muito arroz, feijão, salada e verduras! Muitas frutas, emfim, tenha uma alimentação equilibrada, mas com muita quantidade!
    beijossss

    ResponderExcluir
  154. oie dr ,eu comprei a spirulina ,eu de vez em kando tenho picos hipertensivos e taquicardia ,to precisando emagrecer com urgencia ,queria saber se eu tomar a spirulina vou ter algum efeito colateral ? obrigada

    ResponderExcluir
  155. Izabele, acredito que a spirulina não aumente a pressão não, pois ela não tem nada que cause isso. A não ser que vc tenha alguma alergia a algas, aí isso pode acontecer.
    beijossss

    ResponderExcluir
  156. olá DR, eu comprei a semente de linchaçae o gergelim, gostaria de saber a melhor maneira de preparar.obrigado

    ResponderExcluir
  157. O melhor jeito de usar a semente de linhaça é triturar na hora e a guardar na geladeira por no máximo 3 dias (em vidro bem fechado e escuro - não pode entrar nenhuma luz para o omega 3 não oxidar) para usar na salada ou na fruta ou onde você quiser ou fazer ela de meneira germinada (deixa de molho de um dia para o outro e depois bata num suco ou iogurte).
    Já o gergelim eu sempre indico triturar e fazer uma farinha de gergelim, pois assim você aproveita o omega 3 e outro minerais.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  158. Olá Dr. Fernanda, comecei a tomar à ração humana s/ gluten, gostaria de saber se posso tomá-la antes da localizada, pois acordo 9:00 hs e faço a aula entre 10/10:30. Termino a atividade física quase 11:30 e 12:50 almoço? Se não der p/ tomar nesse horário da manhã, não tenho c/ tomá-la, caso contrário não almoço... Me ajuda!

    ResponderExcluir
  159. Pode tomar sim!
    Tome a rh 30m min antes da academia. E depois do exercício, de 30 a 1h depois, vc almoça!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  160. Muito obrigada amada! Tu achas que devo tomar a ração c/ suco natural ou mistura de leite c/ iogurte 30 min antes da atividade física?
    Entendi, nada de café.
    Grata, bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  161. Com suco natural (fruta ou polpa) é mais saudável!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  162. Olá Dra. Fernanda, minha amiga está no quarto mês de gestação e está a fim de tomar ração humana pela manhã, com suco natural e fruta. Posso recomendar sua ração? Se sim, qual seria sua sugestão? Acho que por ela ser gestante, deveria utilizar a Tradicional, retirando da receita o guaraná em pó ou a sem Glúten. Tu concordas Dra.? Gostaria de sua orientação sobre, dra.
    Grata.

    ResponderExcluir
  163. Pode sim! Para ela a sem glúten é a melhor mesmo!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  164. Dra. eu comprei os ingredientes da ração humana diet/light para perda de peso e vou começar a substituir a janta, tomar depois da academia... mas qual seria a melhor opção para tomar a ração?

    Obrigada,
    Carol

    ResponderExcluir
  165. Olá Drª Fernanda!

    Meu nome é Lise, Tenho Hipotireoidismo tomo o Puran T4 175mg e ha muito tempo tenho lutado para perderos quilos extras que ganhei.
    Tenho associado leite desnatado+Diet shake+ ração humana+psilium pela manha e a noite.
    Durante o dia tomo chas de cavalalinha+cha verde+hibisco+carqueja.
    Antes do almoço tomo 1 colher de cafe da farinha de feijão branco.
    e agora li sobre os efeitos do gengibre a da spirula e gostaria de aderi-los tambem.
    Tem algum problema fazer tantas associações?

    ResponderExcluir
  166. Oi Lise! é melhor ir com calma... o shake de ração humana que vc está tomando de manhã e a noite, junto com o diet shake é meio exagerado. Escolhe só um para colocar, ou a ração ou o diet shake para não ficar tão calórico.
    A farinha que vc tá tomando antes do café é ótimo!
    O gengibre e a spirulina são ótimos tb!
    enfim, procure uma orientação nutricional, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  167. Olá Dra, vc poderia me indicar uma nutricionista em Goiânia que trabalhe com crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de espectro autista? e também alguem que oriente quanto a ganho de massa muscular? Aguardo sua resposta.
    Adriano

    ResponderExcluir
  168. Olá Dra gostaria de saber se posso colocar ginsengue e semente de girassol (sem ser torrada) e tirar o farelo de trigo? não gosto dele.Pode colocar a mesma quantidade para todos os iténs? Qual o beneficio da quinoa? posso coloca uma base de 15 a 20 iténs na ração? Pode existir incompatibilidade entre algum dos componentes. Exemplo de uma ração que pretendo fazer: leite de soja, aveia, linhaça, gergelim, germa de trigo, cacau, gelatina, levedo de cerveja, quinoa, semente de girassol, amendoa, castanha do pará, ginsengue, canela, gengibre. O que achas?
    Desculpe por exagerar nas perguntas.
    Um abraço Dina

    ResponderExcluir
  169. Dina, está ótima sua ração! Vc pode substiituir sim o ginseng pelo farelo de trigo. A quinua tem vários benefícios e já escrevi sobre ela várias vezes aqui no blog! Procure na ferramenta de busca.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  170. Bom dia, eu sou bem magrinha e é muito difícil engordar. Eu poderia tomar a ração no café da manhã e após o meu treino na academia? Ou duas vezes já é muito e prejudicial?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  171. Boa noite dra.
    Depois de quanto tempo de ter ingerido a ração eu posso tomar água?
    pois não consigo ficar muito tempo sem tomar água.
    é verdade que quando a gente toma a ração para emagrecer, tem que ingerir mais quantidade de água para não fazer contrario?

    Abraços e que Deus continue te abençoando sempre.
    Natalia

    ResponderExcluir
  172. Olá Dra. Fernanda
    eu estou 5 kilos acima do meu peso, gostaria de saber alguma mistura de farinha para emagrece.Abraço!

    ResponderExcluir
  173. Olá Dra.
    eu tenho 38 anos e tenho a pele muito flácida, gostaria de saber o que devo fazer??
    sim tomo colágeno em pó e posso tomar a ração com o colágeno também?

    ResponderExcluir
  174. sou a ANDREA

    bom dia eu tomo pura t4 50 queru tomar colageno tenho 39 anos tenho rugas e minha pele do rosto muito flacida meu corpo o peso esta otimo nao posso reclamar obrigada

    ResponderExcluir
  175. Malho de 4 a 5 vezes por semana e tomo Whey Protein após o treino, em que momento devo tomar colageno hidrolisado em pó?

    ResponderExcluir
  176. Olá dra. Fernada gostria de saber se posso fazer minha ração com a mesma quantidade dos itens exp.
    50g leite de soja
    50g aveia
    50g germe de trigo
    50g gergelim
    50g linhaça
    50g levedo de cerveja
    50g cacau
    50g gelatina
    50g castanha do pará
    50g chia
    50g gengibre
    50g quinoa
    50g girasol
    50g canela
    50g ginsengue
    Aguardo sua preciosa resposta
    Com carinho um abraço com mil agradecimento
    Dina

    ResponderExcluir
  177. Boa tarde Dra Fernanada, meu nome é Carolina, estou estudando um pouco sobre a combinação de alimentos e tenho uma dúvida sobre o assunto.
    Posso tomar leite batido com banana, levedo de cerveja, mel e semente de linhaça?
    Ou tem perigo de tudo isso fermentar em meu estômago e não fazer bem pra saúde?
    Muito obrigada pela atenção, aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  178. Boa tarde Dra. Fernanda, comecei a tomar o óleo de coco, mas achei o gosto horrível, fico com náuseas o dia todo. Meu objetivo é emagrecer e diminuir o colesterol. Gostaria de saber, se eu misturá-lo com suco, vitamina, ele terá o mesmo efeito?
    Obrigada, aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  179. Dr. Fernanda, boa tarde.

    Depois de ler em seu blog sobre as farinhas resolvi tomar (com o objetivo de perda de peso) a de maracujá e banana verde misturada e a de feijão branco a parte. Estou fazendo um shake no lanche da manha e da tarde com 1 colher de sopa da maracujá+banana e antes do almoço e jantar, meia colher de chá do feijão branco. Está certo assim? Estou tendo muita dor de cabeça, pode ser a do feijão branco? MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  180. Ola Dra, Bom dia e Parabens pela competencia e gentileza.
    Meu caso: Tenho 56 anos, e apesar de nunca ter tido problema de peso, me deparo ha 5 anos com 10 kg a mais que nao me largam....rs. A mudanca no meu metabolismo è gritante... minha pele esta ressecada e flacida, celulite nem se fala, a gordura se instalou em meus bracos, quadriz e bumbum, sem falar na prisao de ventre minha companheira eterna. E o chocolate que me alucina? Dra, ainda me sinto jovem e preciso me sentir bonita, pra arrumar um namorado. Minha auto estima esta no pe!!!! Alem de tudo, ainda estou com colesterol alto e pressao tb.Seraq tem jeito? Me ajude , por fvor!
    Um grande beijo, e obrigada. Lena

    ResponderExcluir
  181. Dra Fernanda, meu filho cacula, tem 24 anos e mora na Suica. Vida dura de imigrante, sem tempo pra nada. Ele tem vitiligo, e no momento, anda muito estressada por falta de tempo (trabalalha e estuda) tem se sentido muito cansado e desanimado, inclusive com zero de apetite sexual(minha nora tem reclamado comigo). Ele me pediu guarana em po, o q a sra sugere? Confio na sua copetencia. Um beijo e muito obrigada. lena

    ResponderExcluir
  182. Olá Fernanda

    Algumas semanas atrás tava procurando na internet alguma maneira para engordar,encontrei seu site, comecei a seguir essa receita só que começou a surgir algumas manchas vermelhas na minha barriga, você acha que é devido a vitamina ?

    ResponderExcluir
  183. Mirtes Schnorrenberger18 de novembro de 2011 às 22:58

    Boa Noite Dra. Meu nome é Mirtes.
    Qual é a melhor ração para perder peso??? Estou em dieta alimentar, com 1500calorias, mas meu peso estabilizou, preciso ainda perder 3kg mas ter o peso saudavel. Ahh tenho Hipotireoidismo.
    Obrigado
    bjus

    ResponderExcluir
  184. Caríssima Dra Fernanda, parabéns pelo fato de estar passando para outras pessoas seus conhecimentos. Isso é que torna o mundo ainda permíssivel.
    Abraços
    Cláudia Silvia Fernandes Batista
    Sou obesa, estou com 83Kg e 1,65m 47 anos; já tentei tudo que pensares, por um tempo resolve, mas depois acredito que já estou legal e o desejo de me fartar fica maior que o desejo de manter a forma, e isso me deixa muito pra baixo, e não sou aquele tipo de pessoa que fala:" mas não entendo porque sou gorga eu como tão pouco" rsrsr.Porém minha maior tara é a comida, principalmente porque trabalho aproximadamente 10h por dia fora o serviço de casa, e quando chego já de noitinha em casa, busco tudo e mais um pouco para extravasar minha ansiedade, frustações do dia, cansaço etc...acredito que se se me derem uma pedrinha dizendo que é comida eu...Não existe nada que eu não goste. Um amigo me passou a seguinte ração:1kg de farinha de maracujá hidrolisada, 1kg de agar agar, 1kg de colágeno e 1kg de farinha de beringela hidrolisada ele toma 20 minutos antes das refeições e depois come, porém menos, e chá verde durante o dia todo no lugar de água. O que vc acha a respeito disso?
    csfbatista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  185. tomo no almoço farinha de feijao branco e no jantar semente de chia sera que faz mal? obrigado

    ResponderExcluir
  186. Bom dia

    Sou nova no seu blog, mas ha dois dias vendo lendo matérias sobre emagrecimento e tenho gostado muito do seu trabalho.
    Entendo que cada organismo reage de uma forma e gostaria muito de agregar a ração humana ao chá verde ou branco para queima de gordura.
    Confesso que não tenho uma alimentação regrada, acho até que por morar sózinha. Meu café da manhã costuma ser apenas um copo de leite (com achocolatado ou café) e não costumo jantar.
    Além disso, não tenho o hábito de comer nada entre as parcas refeições que faço.
    Fiz uma retirada de vesícula ano passado e meu intestino funciona muito bem.
    Gosto de tomar uma cerveja nos finais de semana e gosto muito de massa (incluindo pizza).
    Alguns anos atrás tomei remédio para hipotireoidismo mas atualmente não tem apresentado nenhuma alteração nos exames de sangue. Hoje tenho a anemia controlada, mas sempre tive problemas com isso.
    Não sei como diagnosticar se ainda existe algum problema, pois sinto muito sono, desanimo, unhas fracas e pele um pouco ressecada.
    Por favor, preciso muito de ajuda, pois preciso perder 30 Kg. Meu peso atual é 96,5 e tenho apenas 1,60 de altura, além de amanhã estar fazendo 40 anos (onde o metabolismo já não ajuda muito).

    ResponderExcluir
  187. OLA, dotora gostaria de saber se ha uma receita para me ajudar a perder peso tenho hipo e tomo remedio faço exercicio mas ñ emagreço procuro controlar a dieta comer de 3em3 horas mas esta dificil;tmb gostaria de saber qual melhor açucar pro meu caso eu usava o lait mas vi que ñ pode oque fazer ñ tenho posibilidada de comprar coisas caras obrigada bjs

    ResponderExcluir
  188. Ola Dra, estou gravida de 6 meses e estou sofrendo com prisão de ventre. posso usar a ração?? Muito obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  189. Bom dia dr
    Queria saber se eu bater no liquidificador aveia normal tera o mesmo efeito do farelo de aveia para o colesterol e triglicerides

    ResponderExcluir
  190. onde encontrar o post do dia?

    ResponderExcluir
  191. Nossa , parabéns !!Aqui de boca aberta .....super blog Dra...Olha estarei sempre por aqui para saber das novidades....pena o consultório ser só em SP...
    Um abraço!
    Juliana

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!