terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guia - Açúcares

O site Minha Vida gravou comigo um tempo atrás sobre açúcar e adoçante. Como muita gente ainda tem dúvida resolvi escrever sobre isso na Coluna Sabor e Saúde do Jornal Vida Integral.

O vídeo ficou super engraçado, porque eles colocaram até as minhas caras e bocas, mas vale a pena conferir:




E a Record também gravou comigo sobre o mesmo assunto e ficou bem legal, porque além de me entrevistar, eles também entrevistaram minha querida paciente Patrícia e sua filhinha Laura! Ficou uma graça ela falando:




Agora vamos à coluna Sabor e Saúde  

Açúcares - Guia

Se vc fosse escolher o melhor ou o pior açúcar de todos os tempos, saberia responder?? E se houvesse à sua frente várias opções de açúcares, saberia qual escolher? Primeiro, vamos aos vários tipos de açúcares que você encontra no mercado:

Açúcar refinado é o açúcar branco, ou açúcar de mesa, é a sacarose que é obtida através de um processo de purificação ou refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.

Já o açúcar mascavo é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e discretos teores diminuídos em calorias e carboidratos. Seu benefício é o de ter vários nutrientes que favorecem o organismo.

O açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo. É um tipo de açúcar bastante usado no preparo de doces, mas cai muito bem com leite, sucos e café.

O açúcar cristal é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais, ou seja, não é o mais indicado, mesmo sendo orgânico.

A frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. O mel é um alimento que apresenta uma alta concentração de frutose, por isso é considerado um adoçante natural. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso prejudica ainda mais o organismo. Deve-se tomar um cuidado extra com o uso da frutose na questão dos triglicerídeos. A obesidade nos Estados Unidos foi

O xarope de agave é um adoçante natural obtido através de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar de mesa, ou seja, a sacarose, e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose, pois funciona do mesmo jeito. Não é tão liberado assim!

Stévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, e em pó, que é a forma mais comumente comercializada, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.

A sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar sem perder a similaridade com o mesmo até em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante, mas como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo. Além disso, ao logo do tempo, pode causar hipotiroidismo subclínico, ou seja, o excesso de uso desse adoçante pode causar sintomas de hipotiroidismo ou prejudicar a função da tireóide.

O mel é um alimento natural, feito por abelhas a partir de néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas. É composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases e não gera cólicas em crianças. Já o melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo.

Os Adoçantes Artificiais: são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado como vemos nos dias de hoje. O adoçante, por ser um produto químico, faz nosso organismo stressar e liberar cortisol e o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade (e quem não vive em stress hoje????), há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente e por isso tantos médicos falam que stress engorda! E engorda mesmo!!!!!Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade.

Como vemos em alguns tipos de açúcar, ele é muito bem vindo ao organismo, pois ele é a única fonte de energia que utilizamos. Tudo o que você ingere no final no seu metabolismo, vira açúcar, ou seja, mesmo que você consuma uma carne por exemplo ou uma outra fonte de proteína, no final das contas, ela vai virar açúcar dentro de você! Por isso, precisamos tomar tanto cuidado. Não é que ele seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos geralmente açúcar demais. E é isso que faz mal...

O excesso pode causar: diabetes, esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso sem a presença de álcool), falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina , resistência à insulina, excesso de cortisol, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), e por fim aumenta a acidificação do sangue que é tão prejudicial ao organismo, podendo gerar várias doenças.

Conclusão: o ideal é fazer o rodízio de açúcares, ou seja, ingerir açúcar demerara, açúcar mascavo, frutose, melado, stévia e intercalar as marcas de adoçante. Não use sempre o mesmo tipo de adoçante ou açúcar. Varie o máximo que conseguir. Assim você vai treinar o seu paladar e vai se acostumar com sucos e cafés menos doces.

31 comentários:

  1. Realmente... suas caras e bocas ficaram bem engraçadas... rsrsrsrsrsrs falando sério... a matéria ficou ótima... =D

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra. Fernanda,

    Eu já me consultei com vc algumas vezes.
    Eu qria saber se vc conhece a dieta do Xarope de Seiva natural e suco de limão.
    Falam que é saúdavel, mas pelo que me contaram do que deve ser feito, não parece tão saúdavel assim.

    abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ní!! que bom que não ficou tão ridículo!! rsrsr
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse xarope de seiva parece ser feito de óleo de palma. Esse óleo é usado nas indústrias para substituir a gordura trans do alimento, para poderem colocar zero de gordura trans no rótulo! No entanto, é tudo uma enaganação... estudos mostram que o óleo de palma tb vira gordura trans, o fato que é a anvisa não condenou ainda esse produto... então os fabricantes se aproveitam disso...
    Eu não aconselho a tomar esse produto não!
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de nada doce. Há anos só uso stévia e mesmo assim poucas gotas. Existe algum inconveniente nisto? Devo fazer rodízio de açucares?

    Beijos e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Vc é sortuda(o)!!!! Não se preocupe em consumir açúcar... esse rodízio é pra quem consome açúcar e não pode ficar sem... Como vc não gosta, não há incoveniente pois já tem açúcar nos alimentos. O que vc faz é o que todo mundo deveria fazer!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dra. Fernanda.
    Parabéns pelas matérias.
    Poderia comentar um pouco sobre o Vinagre de Maçã e se existe em cápsulas e se é tão bom quanto o líquido (garrafa)??

    Ah, não encontrei, no seu blog, os valores de referência dos exames para "ver" a tireóide.

    Fale também sobre resistência metabólica.

    Beijossssssssssssss..

    ResponderExcluir
  8. Não acredito muito no vinagre de maçã.
    Obrigada pelas dicas para o blog!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Dra Fernanda, sou fã de carteirinha do seu blog, adoro todos os posts, parabéns você é iluminada!

    Gostaria de saber ou ver um post sobre aceleradores de metabolismo, atualmente estou de férias e aproveitei para malhar bastante e junto estou tomando termogenico com CLA, me disseram que pelo fato de serem produtos naturais não fazem mal e ajudam bastante, mas tenho um pouco de medo, porém, mesmo assim os uso todos os dias, há uma semana, devo parar? Beijos, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Essa CLA é óleo de cártamo??? Se for não tem problema não! Vc pode usar antes e depois do exercício para um melhor resultado... Mas cuidado, não pode usar mais que 3 meses pois pode aumentar a gordura no fígado. Sobre aceleradores do metabolismo, eu escrevi uma matéria sobre isso, é só colocar a palavra "metabolismo" na ferramenta de busca do blog! Vc vai ver 2 matérias sobre o assunto!
    beijossss e obrigada por acompanhar!

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA DRA FERNANDA GOSTARIA QUE ME DISSESSE SOBRE O OLEO DE CARTAMO, EU TENHO HIPOTIREODISMO TOMO 150 MG DE EUTYROX TODOS OS DIAS, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER USO DESSE OLEO JA QUE ESTOU PRATICANDO CAMINHADA TODOS OS DIAS PARA AMENIZAR A CELULITE, PESQUISEI NA INTERNET E FALAM SOBRE EFEITOS COLATERAIS, POSSO DESENVOLVER UMA DIABETES POR EXEMPLO? POR GENTILEZA GOSTARIA MUITO QUE TIRASSE ESSA DUVIDA OBRIGADA

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu indicaria o óleo de coco ao invés de cártamo. O óleo de cártamo tem muito omega 6, que pode desequilibrar todo o seu metabolismo... o óleo de coco não tem esse excesso, então você pode usar com mais tranquilidade.
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Dra. Fernanda,

    Não tenho nenhum problema de saúde e nunca tomei suplementos ou redutores de peso.
    Como depois dos 40 comecei a adquirir uma gordura localizada, comprei há 1 dia óleo de cártamo, que estou tomando 2 cápsulas antes do almoço e duas antes do jantar. Isso pode me causar algum desequilíbrio orgânico?
    Beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Ana, pode causar se a sua alimentação tiver muito omega 6, tipo muita carne vermelha, muitas nozes. Tomne por 3 meses e depois comece a usar o óleo de coco, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  15. Show de bola seu site!
    To vendo q tenho muito q aprender c vc :)
    Estive pesquisando sobre adocantes e o mais indicado foi o stevia e o xilitol, vc tem algo a dizer sobre o xilitol? Eu uso o xilitol cristal, ele tem um sabor otimo e nao eh forte.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde Dra. Fernanda, gostaria de saber mais um pouco sobre o xarope de Agave. Meu pai é diabético e sempre procuramos algo novo, pois ele gosta de alternar os adoçantes, esse xarope pode ser utilizado por ele?

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito das caras bocas, explicação, conhecimento. Parabéns!!! Vou indicar no meu site www.dicasloiras.com.br e também gostaria de saber mais sobre o xarope de agave

    ResponderExcluir
  18. Adorei as caras, bocas e principalmente a explicação. Estava procurando mais sobre o xarope de agave pode me dizer algo mais sobre ele? Vou compartilhar no meu site www.dicasloiras.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se o óleo de côco tem alguma contraindicação para gerstantes e, ainda se posso tomar way protein, faço musculação todos os dias.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Dra. fernanda.
    Parabéns pelas materias!!!
    Sou diabético tipo 2 e gostaria de saber qual a melhor maneira de ligar com esses tipos de açucares e quais os tipos de açucares que devo incluir para fazer o "rodizio"; Atualmente adoço apenas com mel de abelhas, isso é correto??? Cordialmente a agradeço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  21. Dra Fernanda, gostei muito das suas explicações. Meu marido tem diabetes tipo 2 gostaria de saber o que é melhor consumir stevia ou xarope de agave?

    ResponderExcluir
  22. BOA NOITE DOUTORA, TENHO MUITA VONTADE DE COMER DOCES, MAIS QUE O NORMAL, POIS ANTES NÃO TINHA. POREM TENHO PROCURADO SUBSTITUIR O DOCE, SORVETES,CHOCOLATES E OUTROS... POR UMA RAPADURA QUE COMPRO DE UMA AMIGA DELICIOSA COM MAMÃO E GENGIBRE, MAS NÃO ME CONTENHO EM COMER UM SÓ PEDAÇO, QUANDO VEJO JA COMI UNS QUATRO PEDAÇOS OU MAIS. COMER EM DEMASIA A RAPADURA FAZ MAL A SAUDE? EU ESTARIA PROPENSA A TER DIABETES JA QUE NÃO CONTROLO.
    OBRIGADA PELA AJUDA.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Dra Fernanda, sou diabetótico e tenho um amigo que também tem a glicose alta, ele me disse que em uma consulta com uma determinada medica, ela disse que o café feito com rapadura não faz mal as pessoas com diabetes, isso é verdade??

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Dra Fernanda, me tira uma dúvida faz mal eu dar Açúcar mascavo no leite d minha filha de oito meses?

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber se o açúcar de côco é melhor

    ResponderExcluir
  26. Dra eu estou com hipotiroidismo e terei que cortar o açucar que é minha vida, pois sou igual formiga, será que posso adoçar o meu café com leite com mel?? pois já tentei adoçantes e não consegui me adaptar.

    ResponderExcluir
  27. Dra eu estou com hipotiroidismo e terei que cortar o açucar que é minha vida, pois sou igual formiga, será que posso adoçar o meu café com leite com mel?? pois já tentei adoçantes e não consegui me adaptar.

    ResponderExcluir
  28. Dra, sou intolerante à frutose, posso utilizar o stevia e xilitol?

    ResponderExcluir
  29. Açúcar de coco para bebê de 9 meses, pode?

    ResponderExcluir
  30. Maria da Conceição14 de maio de 2017 às 15:03

    Olá Doutora Fernanda tenho este atose hepática acentuada, e gostaria de saber qual tipo de açúcar ou adoçante é mais indicado pra mim...Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Dr.mesmo xilitol não é aconselhável uso todos os dias????...ou nao

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!