terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aumento de Peso por Ansiedade

Fui ontem na Rit TV e participei do Nosso Programa com apresentação da querida Jaqueline Stefano, e conforme prometido vou postar sobre "Aumento de Peso por Ansiedade".



A ansiedade é algo extremamente perigoso! Ela nos faz engordar ou emagrecer e de uma forma não muito saudável. Ela pode nos fazer engordar simplesmente porque nosso organismo estressa e começa a armazenar gordura e queima o açúcar, fazendo com que haja reserva... Isso acontece com o sistema de fuga do nosso organismo, que "pensa" que está em perigo e que precisa armazenar/estocar gordura.
E tb pode engordar simplesmente por atacarmos os produtos muitos doces ou gordurosos, porque mais uma vez o nosso organismo "pede" esse tipo de coisa... isso é pura fisiologia e é difícil o controle!
E quem emagrece com ansiedade pode emagrecer tanto, que o organismo fica todo alterado a  pessoa não consegue ganhar peso... e isso acaba sendo motivo de frustração também!

De qualquer maneira precisamos controlar a ansiedade para o peso não sofrer tão grandes alterações.
Algumas dicas para vencer o problema:

1. Faça orações (meditação, reflexão)
Você pode ser incrédulo e até achar que isso é baboseira... mas estudos científicos atestam que pessoas que oram e conversam com Deus, são mais felizes e saudáveis dos que as que não oram. Por isso, se entregue a Deus. Ele é o único que pode resolver qualquer situação ou nos consolar com teu Espírito.

2. Aprenda a relaxar
Faça atividades que vc gosta como ler um livro ou uma revista. Tente achar uma atividade que o faça desligar do mundo.

3. Troque o supermercado pela feira
Vá ao supermercado somente para comprar produtos de limpeza. Vá mais a feira e compre alimentos frescos. Se sua desculpa for falta de tempo, tenho a solução. Descobri a um tempo o Sítio A Boa Terra. Eles fazem entrega em casa de produtos orgânicos, frescos e deliciosos.

4. Coma alimentos ricos em triptofano
Já listei esses alimentos no blog! Veja mais em Alimentos que induzem o sono. São alimentos que nos ajudam a ter a sensação de bem estar, mais conhecida como serotonina.

5. Troque os doces açúcarados por frutas secas
Na vontade louca por doce, coma banana passa ou ameixa sexa ou tâmaras secas. Elas são bem docinhas e engana perfeitamente nosso cérebro. Limite a quantidade para 1 ou 2. Vc vai ver como resolve!

6. Faça atividade física
A atividade física libera hormônios que nos acalmam, como a endorfina e depois a serotonina. Não preciso dizer mais nada né? Corra já e procure uma atividade física que vc goste de fazer. 30 min diários já são suficientes.

7. Não passe vontade
Vc é daqueles que passa o dia inteiro com vontade de comer alguma coisa, chocolate por exemplo? E se mata o dia inteiro e quando chega em casa troca o jantar por uma barra de chocolate???
Entào faça um favor para mim e para si mesmo: coma o bendito chocolate!!! Coma 1 pedacinho quando der vontade... 30g de chocolate amargo resolve o problema pela gana de doce. E quando chegar a noite vc vai ver como a vontade já não vai mais existir!



E para terminar, uma palavra da parte de Deus pra vc:
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" 1 Pedro 5:7

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nosso Programa RIT TV

Pessoal, hoje vou estar na RIT TV, a partir das 14:00h no Nosso Programa. Na Net o canal é o 12, ok?
Vou falar sobre "Engordar por Ansiedade" e vou dar dicas para vencer esse mal.

Já fui no Nosso Programa algumas vezes e falei sobre Dicas de café da Manhã e sobre Refluxo, Gastrite e Azia.

Espero vcs e depois coloco aqui o que falamos lá! Se tiver alguma dúvida, pode perguntar!
beijossss


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guia - Açúcares

O site Minha Vida gravou comigo um tempo atrás sobre açúcar e adoçante. Como muita gente ainda tem dúvida resolvi escrever sobre isso na Coluna Sabor e Saúde do Jornal Vida Integral.

O vídeo ficou super engraçado, porque eles colocaram até as minhas caras e bocas, mas vale a pena conferir:




E a Record também gravou comigo sobre o mesmo assunto e ficou bem legal, porque além de me entrevistar, eles também entrevistaram minha querida paciente Patrícia e sua filhinha Laura! Ficou uma graça ela falando:




Agora vamos à coluna Sabor e Saúde  

Açúcares - Guia

Se vc fosse escolher o melhor ou o pior açúcar de todos os tempos, saberia responder?? E se houvesse à sua frente várias opções de açúcares, saberia qual escolher? Primeiro, vamos aos vários tipos de açúcares que você encontra no mercado:

Açúcar refinado é o açúcar branco, ou açúcar de mesa, é a sacarose que é obtida através de um processo de purificação ou refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.

Já o açúcar mascavo é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e discretos teores diminuídos em calorias e carboidratos. Seu benefício é o de ter vários nutrientes que favorecem o organismo.

O açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo. É um tipo de açúcar bastante usado no preparo de doces, mas cai muito bem com leite, sucos e café.

O açúcar cristal é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais, ou seja, não é o mais indicado, mesmo sendo orgânico.

A frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. O mel é um alimento que apresenta uma alta concentração de frutose, por isso é considerado um adoçante natural. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso prejudica ainda mais o organismo. Deve-se tomar um cuidado extra com o uso da frutose na questão dos triglicerídeos. A obesidade nos Estados Unidos foi

O xarope de agave é um adoçante natural obtido através de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar de mesa, ou seja, a sacarose, e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose, pois funciona do mesmo jeito. Não é tão liberado assim!

Stévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, e em pó, que é a forma mais comumente comercializada, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.

A sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar sem perder a similaridade com o mesmo até em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante, mas como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo. Além disso, ao logo do tempo, pode causar hipotiroidismo subclínico, ou seja, o excesso de uso desse adoçante pode causar sintomas de hipotiroidismo ou prejudicar a função da tireóide.

O mel é um alimento natural, feito por abelhas a partir de néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas. É composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases e não gera cólicas em crianças. Já o melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo.

Os Adoçantes Artificiais: são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado como vemos nos dias de hoje. O adoçante, por ser um produto químico, faz nosso organismo stressar e liberar cortisol e o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade (e quem não vive em stress hoje????), há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente e por isso tantos médicos falam que stress engorda! E engorda mesmo!!!!!Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade.

Como vemos em alguns tipos de açúcar, ele é muito bem vindo ao organismo, pois ele é a única fonte de energia que utilizamos. Tudo o que você ingere no final no seu metabolismo, vira açúcar, ou seja, mesmo que você consuma uma carne por exemplo ou uma outra fonte de proteína, no final das contas, ela vai virar açúcar dentro de você! Por isso, precisamos tomar tanto cuidado. Não é que ele seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos geralmente açúcar demais. E é isso que faz mal...

O excesso pode causar: diabetes, esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso sem a presença de álcool), falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina , resistência à insulina, excesso de cortisol, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), e por fim aumenta a acidificação do sangue que é tão prejudicial ao organismo, podendo gerar várias doenças.

Conclusão: o ideal é fazer o rodízio de açúcares, ou seja, ingerir açúcar demerara, açúcar mascavo, frutose, melado, stévia e intercalar as marcas de adoçante. Não use sempre o mesmo tipo de adoçante ou açúcar. Varie o máximo que conseguir. Assim você vai treinar o seu paladar e vai se acostumar com sucos e cafés menos doces.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Envelhecimento

Já leu minha coluna no Guia da Semana? É sobre cabelo, pele e unha  e tem dicas valiosas!

O post dessa semana é sobre envelhecimento. Participei da Revista Ponto de Encontro da Drogaria São Paulo e tenho algumas dicas sobre esse assunto.


O envelhecimento é um processo inevitável, que se manifesta em redução progressiva dos tecidos ativos do organismo, como células e orgãos, bem como perda da capacidade funcional e modificações metabólicas.

Para envelhecer de maneira ativa e saudável, é necessário praticar exercícios físicos, praticar exercício para o cérebro, manter uma alimentação saudável com alimentos naturais e nutritivos, evitar alimentos industrializados, alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar.

A alimentação interfere no funcionamento cerebral, pois o cérebro é formado por células, que por sua vez são formadas por nutrientes, assim como todo o nosso organismo. Portanto, sua estrutura e função dependem dos nutrientes. Se a alimentação for inadequada, todo o corpo sofre, inclusive o cérebro. A alimentação ocidental é a alimentação da geração microondas, onde se quer tudo fácil e tendo o mínimo esforço. Esse tipo de comportamento, tem levado as pessoas a consumirem alimentos extremamente industrializados, que por sua vez são alimentos pró-inflamatórios e pró-oxidantes, e que geram vários desequilíbrios no organismo. O cérebro é bem mais suscetível a esses desequilíbrios, perdendo sua real efetividade.

Adotar uma dieta para o cérebro serve para prenenir vários problemas futuros, pois a deficiência de um ou mais nutrientes na alimentação diária pode prejudicar o desenvolvimento cerebral, o que pode ter consequencias sérias como alzheimer, parkinson, morte de neurônios, falta de memória recente, falta de concentração e compreensão. A alimentação adequada pode retardar problemas cerebrais e prevenir muitos desses sintomas.



Alimentos que devem ser inseridos na rotina alimentar para ter uma vida saudável:

Cérebro:

• Peixe

Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

• Azeite de Oliva Extra Virgem

Os ácidos graxos poliinsaturados como os que encontramos no azeite são os grandes responsáveis por estruturar e proteger a membrana celular, evitando desordens psiquiátricas e neurológicas.

• Antioxidantes

São um conjunto de substâncias que nos protegem dos excesso de radicais livres, tão presentes no processo de envelhecimento, que diminuem a produção de energia e provocam oxidação das células.

• Vegetais, legumes e frutas frescas

Vegetais, legumes e frutas frescam possuem um valor nutricional excelente para a atividade cerebral, pois são riquíssimos em vitaminas, minerais, flanonóides, ou seja, nutrientes que o cérebro necessita para função neurológica normal (vitamina C, manganês, iodo e cobre).

• Cereais integrais como quinua, aveia, amaranto, arroz integral

Cereais integrais também são ricos em diversos nutrientes (folato, tiamina, niacina, ferro) que promove a saúde e o bom funciomamento cerebral.

• Dieta Mediterrênea

Se fosse para resumir a saúde cerebral em uma dieta, seria a dieta do mediterrâneo, pois é uma dieta a base de todos esses alimentos descritos acima, comprovando sua eficácia.

• Alimentos anti-inflamatórios

Cúrcuma (curcumina), gengibre, canela, pimenta vermelha (capsaicina), frutas vermelhas (resveratrol), óleo de peixe (w-3), alho (alicina), entre outros.

Pele:

• Antioxidantes

A pele também precisa de antioxidantes para prevenir contra o excesso de radical livre.

• Alimentos ricos em Vitm C e vitam E

Antioxidantes poderosos para a pele.

• Alimentos ricos em Zinco

O zinco é essencial para formação de colágeno.

• Colágeno

A partir dos 25 anos o corpo já começa a produzir menos colágeno, então no processo de envelhecimento é super importante a reposição de substratos para a formação de colágeno. Conseguimos isso com o colágeno hidrolisado associado com vitaminas e minerais.




Para evitar que a saúde decline e o enevelhecimento chegue mais rápido, evite:

• Alimentos industrializados

• Alto consumo de produtos lácteos e carne

• Alto consumo de sal, açúcar refinado, gordura saturada e álcool











Fica a dica e previna-se!

beijo grande