quarta-feira, 9 de março de 2011

Detox pós Carnaval

Se você aproveitou muito o carnaval e se esbaldou na comilança, vai precisar de uma boa dieta para voltar aos eixos! Preparei um material DETOX com dicas de alimentação para a recuperação do corpo após tantos excessos e, que segue na íntegra aqui no blog. Uma das receitas foi publicada site do canal GNT, um dos meus preferidos! Dá uma passadinha lá!

Aproveite essas dicas e se prepare para um ano melhor!




Para quem exagerou no álcool, vai precisar de:

1. Complexo B. Suas vitaminas são indispensáveis para a manutenção do fígado em bom estado de funcionamento.
Fontes: Levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos germinados, nozes, farelo de arroz, pólen, cogumelos, gema de ovo, legumes, frutas, hortaliças verdes etc.

2. Vitamina B12. Sua deficiência dificulta a capacidade do sistema imune, sem esquecer que também é necessária para sintetizar distintas enzimas, colina e material genético.
Fontes: algas, frutos do mar, peixes, arroz integral, gema de ovo, grãos germinados, levedo de cerveja, alface.

3. Ácido fólico. Favorece a atividade hepática.
Fontes: Tomate, cogumelos, ervilha, brócolis e espinafre.

4. Selênio. É deficiente quando existe qualquer alteração hepática mas além disso tem uma importante atividade sobre a função imune já que estimula a atividade dos leucócitos. A Castanha do Pará é a melhor fonte de Selênio.
Fontes: Castanha do Pará, camarão, caranguejo, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina, farinha de trigo integral, leite.

5. Vitamina C. Tem um importante papel por sua atividade frente aos poluentes; além disso é fundamental seu papel na atividade do sistema imunologico. Protege ao ácido fólico da oxidação. Tem uma conhecida atividade antiviral aumentando a atividade linfocitaria e incrementando os níveis de interferon natural.
Fontes: Hortaliças e frutas frescas (laranja, acerola, cenoura, limão), pimenta vermelha seca etc.

6. Omega 3. Desintoxica o fígado.
Fontes: óleo de peixe, azeite de linhaça, semente e farinha de linhaça.

Para quem exagerou nos doces e carboidratos:

1. Alimentos calmantes do estômago
• Salsinha = Rica em vitamina A e C. Alivia dores no estômago e intestino. Essa hortaliça atua nos distúrbios urinários, ajudando os vasos sanguíneos a eliminarem o excesso de líquido.
• Hortelã = Folhas ricas em vitamina A, B e C. Ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo.

2. Fibras
• Farinha de feijão branco e maracujá = funcionam como uma vassourinha no sangue, diminuindo o açúcar em excesso, além de dar saciedade e ajudar no funcionamento intestinal.

Para quem ficou sem energia:

1. Gérmen de Trigo = Fonte natural de vitamina E, rico em ferro e vitamina do complexo B que são indispensáveis para desintoxicação do organismo e disposição. Rico em ácido fólico e fibras que ajudam no trânsito intestinal.

2. Suco verde a base de couve – rico em magnésio, que participa do metabolismo celular, dando mais energia ao organismo. Encontrado também nas castanhas e nozes.

Receitas:

Receita de suco verde
Exemplo de Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve*
- 1 colher de sopa de linhaça germinada**
Ou
- 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve*
- ½ maçã
- 1 colher de sopa de linhaça germinada**

*Cubinhos de couve: Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar. Usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco:
• 2 xíc de couve picada
• 1 xíc de agrião picado
• ½ xic de salsinha
• ½ xic de hortelã
**Linhaça germinada: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta.



Salada Desintoxicante
1 maço de rúcula lavado e escorrido (contém vitamina C)
1 cenoura ralada (rica em vitamina A e betacaroteno)
1 beterraba ralada (rica em vitamina do complexo B)
200g de ervilha fresca (rica em vitamina B1 e selênio)
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo

Molho
2 colheres (sopa) de azeite
1/3 de xícara (chá) de suco de limão
2 dentes de alho picado
Sal a gosto

Sopa Detoxificante
4 cenouras
1 cebola média
1 nabo médio
2 dentes de alho
Água
Tomilho
2 colheres de sopa de sementes de girassol
Amêndoas e pistache

Modo de preparo:
Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa. Coloque a sopa no prato e sirva guarnecendo com as sementes e castanhas quebradas.

Boa semana!!!

4 comentários:

  1. dra fernanda estou com esteatose hepatica e gostaria de receber mais orientações por que preciso emagrecer mas não sei se posso tomar alguma farinha ou oleo de coco tão falando ou outra coisa ;gostaria saber tambem sobre qual alimentação adequada para mim do que posso comer e do que deve evitara .Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. estou amamentando e gostaria de saber se posso tomar o cenaless

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o leite faz mal, para quem nunca teve nenhum tipo de alergia, fui a uma nutriconista e ela me tirou todo o leite.
    Mas eu não tenho nenhum problema de saude tenho 1,60 peso 59 kg.Só queria um acompanhamento e ela me tirou o leite fiquei triste.

    ResponderExcluir
  4. Oi Drª Fernanda. Bom dia.

    Descobri o seu blog procurando informações sobre farelo de trigo e me encantei com as informações. Lendo seu post sobre detox, fiquei com uma dúvida. Como inserir os sucos, sopas ou saladas no dia a dia. Por exemplo se optar pelo suco devo trocar pelo café da manhã? Se optar pela sopa devo trocar pelo jantar? Minha alimentação é equilibrada, me alimento de 3 em 3 horas e faço academia no período da noite.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!