segunda-feira, 13 de junho de 2011

Suplementos Nutricionias - Cápsulas #1

Oi pessoas!

Escrevi para a Revista Viva Saúde um assunto que gosto muito: cápsulas! Eles me perguntaram quais os 10 suplementos mais tomados e eu sugeri alguns. Foi matéria de capa do mês de maio.


A pergunta "Alimento em cápsula - você deve ou não tomar?" é bem chamativa, né? Cada um tem uma opinião e a minha é a seguinte: você deve tomar sim, mas somente com orientação de quem entende do assunto!

O alimento fonte é a base de tudo, ou seja, se você não tiver uma dieta cheia de nutrientes (salada, fruta, verdura, arroz integral, proteína de boa qualidade, gorduras do bem), as cápsulas que você tomar, não vai servir de grande coisa. Quer dizer, pode até piorar o seu quadro, por haver descompensação de nutrientes dentro das células. Por isso tem que tomar muito cuidado com polivitamínicos comprados em farmácias... ele não é feito pra você, é?? Então seja criterioso quando for tomar alguma coisa.
A dieta é 70% e os nutrientes em cápsulas é 30% vamos dizer assim...

Abaixo a entrevista na íntegra!

1.      Vitamina C
  • Responsável pela biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores
  • Participa do processo da inativação de radicais livres
  • Combate o envelhecimento da pele
  • É capaz de regenerar a forma antioxidante da vitamina E
  • Aumenta a absorção e utilização do ferro não-heme (ferro presente em carnes)
  • Apresenta efeito cardioprotetor pela inibição de  oxidação lipídica (LDL)
Nada em excesso é bom. A elevada ingestão de vitamina C pode causar depleção de cobre, que por sua vez, prejudica a formação de colágeno, pode provocar artrite reumatóide, doenças cardíacas e resistência diminuída às infeções. Além disso, pessoas que tomam vitamina C por um longo período de tempo, pode apresentar manchas roxas pela pele!

2.      Vitamina A
Na verdade, as pessoas estão com falta de vitm A, então não acredito que elas consumam muito.
  • Sua biodisponiblilidade é acentuada pela presença de vitamina E
  • Desempenha papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento do osso, processo imunológico
  • Age na reprodução hormonal
  • Tem ação antioxidante
Sua deficiência podem sinalizar perda de apetite, diminuição da salivação, cefaléias, cabelo sem brilho, descamação das unhas, diminuição da fertilidade das mulheres, dores oculares, e pode ser consequencia de deficiência de zinco, atrapalhando a absorção até de Cálcio no osso

3.      Complexos B
Não é muito consumido, mas é um complemento maravilhoso! O complexo B deve sempre ter 3 ou mais vitaminas B para se ter um efeito ótimo e nunca tomar 1 vitamina B isoladamente.
  • As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca
  • Ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal
  • Atuam no metabolismo energético e devem estar sempre em conjunto. Uma enzima não pode funcionar sem sua coenzima específica.
  • Estudos mostram que podem ajudar no caso de depressão e ansiedade.
4.      Ferro
O ferro para ser absorvido precisa de ácido fólico, vitam C , vitam B12. Isolado, como muitos prescrevem tem pouco eficácia. E outro problema: altas ingestões de outros minerais como cálcio, zinco e magnésio podem interferir com a absorção do ferro.
  • A deficiência do ferro pode provocar anemia ferropriva. Os sintomas são fraqueza, palidez, tontura, irritação, cansaço, falta de ar e falta de apetite devido ao comprometimento de transporte de oxigênio aos tecidos
  • A deficiência de ferro pode ainda acarretar alterações deletérias significativas ao sistema imunológico
  • O excesso de ferro pode aumentar a quantidade de radical livre no organismo, acelerando o processo de envelhecimento causando danos ao DNA
5.      Cálcio
       O cálcio é muito utilizado pelos idosos ou mulheres menopausadas. Isso porque ela é parte constituinte do osso. No entanto, o cálcio de maneira isolada não resolve muito o problema e por isso muita gente não vê resultado. Para o cálcio ser absorvido pelo osso, ele deve estar em sinergia com mais outros 22 nutrientes. Esses nutrientes interagem extensivamente, sendo que dosagens elevadas de uns reduzem a absorção e o aproveitamento dos outros. Estudos mostram que o cálcio deve estar em quantidades ideias para ser absorvido, nem mais nem menos. Um exemplo que posso dar sobre absorção de calcio, é que deve conter na mesma fórmula, o  magnésio, zinco, vitam D, cobre, boro, manganês e vitam B6. Sem esses nutrientes associados, o cálcio não será absorvido e não resolverá o problema. O excesso de cálcio excretado (quando ele é usado de maneira isoalada), podem causar dores nas articulações, problemas de circulação de calcificação das artérias, ou até mesmo pedra nos rins.
  • Mineral mais abundante no organismo
  • Fundamental na construção e manutenção de ossos e dentes
  • Regula ação de vários hormônios, inclusive alguns ligados ao emagrecimento
  • Responsável pela contração muscular
  • Responsável pela ação dos neurotrasmissores
  • Necessário para coagulação sanguínea
  • Há uma correlação funcional entre o cálcio, magnésio, potássio, e sódio necessária à manutenção da normalidade metabólica.

A segunda parte da entrevista coloco no próximo post! Alguma dúvida??? Vocês tomam algum?
beijossss

139 comentários:

  1. Ola
    trabalho a noite das 22:00 as 05:20 quando chego em casa nao como nada tomo um comprimido de 500mg de dolomita, qdo acordo as 13:00 tomo e jejum iodo fyat por causa de hipo e uma capsula de oleo de linhaça ai espero uns 15 min pra comer. Estou pensando em tomar Vit B porque durmo de dia e ela so é fabricada pelo organismo qdo dormimos a noite correto? Mas qual tomar, ou deve ser o complexo B, tambem nao como a noite durante o trabalho, tomo um suco de uva ou caju e 4 bolachinhas de castanha do para, está correto

    ResponderExcluir
  2. Valéria, o compelxo B deve ser sempre tomado junto e nunca uma vitamina B isoladamente. De preferência deve ser sempre em trincas: B1 + B2 + B3 ou B6+ B9 + B12 e assim por diante. É melhor comprar o comlexo (várias) e não uma só. É melhor tomar junto com a refeição, tanto o complexo B, quanto o óleo de linhaça.
    beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dra Fernanda
      Aproveitando esta resposta, gostaria de tirar uma dúvida: posso tomar complexo B por quanto tempo ? pode causar hipervitaminose ?
      Obrigada !

      Excluir
    2. bem essa resposta ela nao respondeu...que saco isso...ou responde ou tira a pergunta do siete nè? Falta respeito heim!!!!!!!!

      Excluir
    3. dr fernanda me adiciona no teu whatsp pq pra se comunicar fica dificil, meu cel 82 98068457

      Excluir
    4. tomei lavitan mulher e me causou muita tontura

      Excluir
    5. Posso tomar complexo b diariamente? 1 comprimido por dia ??gostei muito, mas acabou..queria saber se posso continuar tomndto, já que malho e nao tem habito de me aloemnrar bem !

      Excluir
  3. Olá, minha querida, estou de volta! 
    Dra. Estou com uma duvida, você me indicou Nutrasil, colageno hidrolizado, porque eu tenho muita flacidez, eu andei pesquisando, e uma dermatologista me indicou para comprar colageno hidrolizado na farmácia de manipulação, em pó, 500 gramas para tomar uma colher por dia?
    Gostaria de saber a sua opnião, que para mim é mais confiável, vc acha que é a mesma coisa, Nutrasil comprimidos ou o pó de colageno hidro. qual a diferença e qual vc acha que é melhor. Quero dizer tbm que o pó é mais barato, 12,00 cem gramas....
    O Nutrasil, o mais barato que achei 90,00 reais. E é difícil de achar.
    Qual a sua opnião? Colageno Nutrasil ou colageno em pó ?
    Qual a diferença? 
    Por enquanto é só, mais uma vez, obrigada e um grande abraço.
    Liliana Caetano

    ResponderExcluir
  4. AHHH ! Posso da uma sugestão!
    Esta faltando uma matéria que fale só sobre flacidez, colageno, etc.
    porque quando quero falar sobre este assunto, eu nao sei onde posso postar? ai eu acabo postando em assuntos que não tem a ver, e tenho certeza que este assunto deve interessar para muitas pessoas também.
    O que vc. Acha?
    Beijus, querida.. Liliana Caetano

    ResponderExcluir
  5. Oi Liliana!!!Tudo bem com você??? Que bom saber que você sempre volta para o blog! rsrss
    É o seguinte: o nutrasil tem o silíio organico, que é o que vai fazer realmente o colágeno funcionar. o colágeno hidrolisado funciona, mas demora..
    já o nutrsil não! é rápido!
    beijossss

    ResponderExcluir
  6. Olá Dra. Fernanda
    Estive lendo na internet que o suplemento alimentar cogumelo em comprimidos pode ser tóxico ao organismo, por favor poderia me esclarecer?
    Obrigada, Andreia.

    ResponderExcluir
  7. Andreia, alguns suplementos desse tipo são tóxicos sim! Existem estudos que comprovam a eficácia do agaricus blazei, que é super antioxidante.
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Dra. Fernanda, parabéns pelo site.

    Curiosidade:
    Centrum é um bom suplemento?
    Minha família toma por conta
    própria O que você diz?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. tomo suplemento que já vem pronto, não gosto de indicar. O que é feito pra todo mundo, gerlamente não atinge as expectativas... isso porque você é único e tem uma individualidade bioquímica... então se vc toma excesso de algum nutriente (seja ele qual for) pode ocasionar desquelíbrio metabólico.
    O melhor é sempre procurar orientação e manipular um específico pra vc!
    beijossss

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,eu queria tirar uma duvida,eu tomo anti.depressivos ,treino em casa 3 vezes por semana porque tenho maquinas, comprei creatina e proteinas, só que queria saber se isso pode fazer efeito segundario com o ant-depressivo,é que preciso ganhar massa mescular e perder gordura na zona adominal,como só segurança tenho que comer as vezes a pressa,mas como muito arroz,massa,legumes,ovos,saladas,mas a minha duvida e se a creatina pode fazer algum efeito segundario,e como também fumo precisa va de saber estas informções,obrigado

    ResponderExcluir
  11. A creatina e proteína não tem efeito sobre antidepressivos não. O que pode acontecer é o seu rim ficar sobrecarregado! Então você porecisa consultar um profissional para saber a quantidade que você precisa colocar no cardápio dessas proteínas. E beber bastantte água!!!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Tomo complexo B e suplemento d vitaminas, queria saber se posso tomar colageno em capsula mas quero tomar não para emagrecer e sim para firmar a pele.Posso tomar?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Dra Fernanda. Meu nome é Cristiane e gostei muito do seu blog, estou tomando Demavite para queda de cabelos... já estou no segundo mês e não tenho visto melhoras, tenho cabelo muito oleoso... e qdo malho transpiro justamente mais no couro cabeludo... será que ao final do 3º mês pode melhorar a queda?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi, Drª Fernanda, o que voce acha do DHEA tenho 50anos e estou na fase pré menopausa, tenho medo dos efeitos colaterais como: risco de cancer. Estou tomando o Nutrasil o q vc acha?
    Obrigado
    Iolanda

    ResponderExcluir
  15. faço uso dhea 50mg,tomo p/manha junto com fish oil 1000mg plus e coq-10, faço reposiçao hormonal com hormonios bioindenticos(testosterona, progesterona,estradiol, e perdi 5 k e estou flacida, meu peso sempre foi 55k, só que de 5 anos p/ cá estava com 60k mas agora estou com 54k mas FLACIDA! o que esta me causando depressao,pois sou vaidosa ao extremo, e quero ganhar massa muscular, minha duvida o dhea é que me emagreceu????? tenho 68anos e aparento menos 10anos! me ajuda?? bjs

    ResponderExcluir
  16. o dhea emagrece??, pois nao quero emagrecer e quero ganhar massa muscular rapido estou fazendo musculaçao 4 vezes por semana sempre pesei 55k ate aos 60 anos, depois fiquei durante 5 anos com 60k, agora estou com 54k e muito flacida,estou com 68anos,nunca fiz nenhum exercicio,comecei agora 3 meses, comecei com DHEA 50mg a um ano, sera que foi isso que perdi peso? tomo fish oil 1000mg e coq-10 e comecei ha 2 meses com WHEY PROTEIN E GELAMIN, AVEIA E FRUTAS E LEITE NA VITAMINA P/MANHA, A SENHORA PODERIA ME TIRAR AS DUVIDAS??? O QUE FAZER P/GANHAR MASSA MUSCULAR SEM ENGORDAR,POIS ME ACHO MUITO MAGRA, TENHO OSSOS LARGOS E 155 ALT

    ResponderExcluir
  17. ola dra !! ha uns 2 anos atras tive problemas com cortisona, tomei uma medicação em excesso e de 48kg passei para 68kg passei muito mal na época, mas agora ja fui liberada pela endocrinologista mas ela me deixou muita gordura acumulada principalmente na região do abdomem, não tenho como ir a uma nutricionista mas gostaria muito da sua orientação: existe hoje oleo de coco, oleo de cartamo, chia... o que eu posso consumir, ah procuro ter uma dieta saudavel por favor me ajude e se puder me responda no meu email geizarufino@bol.com.br
    me ajude por favor
    beijos e que o Senhor Jesus lhe abençoe muitooooooooooo

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Dra. Fernanda Granja

    Eu tenho Hipotiroidismo e é uma luta para perder peso. Sei que preciso acelerar o metabolismo com alguns alimentos e exercícios, mas eu tenho muita depressão, falta de memória e desânimo. Gostaria de saber se eu tomar suplementos como as vitaminas do complexo B e principalmente B12 mais os de algas marinhas vão ajudar? O que a doutora pode me dizer sobre isso?
    Agradeço muito desde já.
    Parabéns.
    Cristina Santos

    ResponderExcluir
  19. Tomo 3 comprimidos de Accuvit por dia, posso tomar o Nutrasil? quantos por dia?

    ResponderExcluir
  20. dra suplemento de zinco 30mg tem que tomar junto com as refeiçoes

    ResponderExcluir
  21. DRA. FERNANDA. TENHO 38 ANOS, FAÇO ATIVIDADE FÍSICA, PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA E TENHO UMA HÉRNIA DE DISCO LOMBRA L5S1. MAS O QUE EU GOSTARIA DE SABER É SE POSSO NAS REFEIÇÕES TOMAR COLÁGENO HIDROLIZADO, E 2 CÁPSULAS DE ÓLEO DE LINHAÇA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome meio copinho de cloreto de magnésio por dia durante seis meses que sua coluna e hérnia Nao vai doer mais
      Eu fui curado assim

      Excluir
  22. eu estou com gastrite e quero tomar complexo b fal mal?prejudica mas ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho gastrite e o meu médico me receitou esse remédio! Ou então Benerva.

      Excluir
  23. Bom dia! Dr. Fernanda.

    Tenho 27 anos e tenho dificuldades em engordar, sinto muito fraqueza, cansaço e muito sono, senti que a estrutura do meu cabelo também estao mais fraca e ressecada. Tem semanas que sinto muita fome mas em outras me falta apetite. Gostaria de saber se possivelmente estou com anemia e qual seria a vitamina ideal para eu tomar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! DR. Fernanda

    Tenho 27 anos peso 51 kg, tenho dificuldades para ganhar peso, e ultimamente sinto muito cansaço, fraquesa e sono. Senti que a mais ou menos 5 meses meus cabelos e pele estão mais ressecados e fracos. Tenho as vezes dificuldades para me alimentar tem semanas que sinto fome e em outras nao. E quando me alimento mesmo após me alimentar sinto fraqueza tontura, quando ando sinto a mesma fraqueza e falta de ar. Gostaria de saber qual vitamina seria o ideal para eu tomar?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Ola, por favor, tomo um comprimido de centrum todas as manhãs. Há algum problema nisso? Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Ola.Dr Fernanda. Por favor tenho 33anos,me considerava uma mulher bonita,mas de uns tempos pra ca,vivo palida com cara de doente,nem maquiagem disfarca.Isso acaba me pondo pra baixo,me achando velha. Comecei a tomar Centromax,sera que isso podera me ajudar?Conto com sua ajuda.Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Dr.Fernanda,gostaria de saber porque vivo PÀlida com cara de doente? Fiz todos os exames e esta tudo ok. Nem a santa maquigem,que e nossa aliada ajuda. Estou tomando Centromax. E gostaria de saber tambem,qual o intervalo de uso do suplemento,ja que o Centromax vem com 3frascos,com 30 comprimidos cada?obrigada,aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  28. Dra.FERNANDA,GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR SUPLEMENTOS NATURAIS ,SE TEM EFEITO COLATERAIS,POIS ME SINTO PELE FLACID TENHO 43 ANOS,MAS QUERO REJUVENECER,MEU ROSTO É BONITO FAÇO EXERCICIO MAS CONTINUO INDIQUE ´POR FVR VITAMINA.OBG

    ResponderExcluir
  29. Bom dia !
    gOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEVE-SE TOMAR O COLAGENO HIDROLISADO, E VERDADE QUE SE TOMADO MUITO TEMPO FA MAL PARA OS RINS?

    ResponderExcluir
  30. oi bom dia ! gostaria de saber si posso tomar complexo B e suplementos vitaminicos e minerais juntos..?

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite!!
    Pessoa diabética, 59 anos, trabalho exige muito esforço mental.
    Oque poderia usar como suplemento alimentar, para esse cansaço principalmente mental.

    Grata!!!

    ResponderExcluir
  32. accuvit engorad? o méico dermatologista me receitou por causa das unhas, mas não estou tomando por receio de engordar

    ResponderExcluir
  33. oi tenho 34 ano faco academia tomo colageno de altleta so colageno faz mal pro rim posso tomar quanto tempo

    ResponderExcluir
  34. DRA.FERNANDA: PARABÉNS PELO BLOG ENTREI SEM QUERER E GOSTEI MUITO, APROVEITANDO POR FAVOR ME RESPONDA.TENHO 56 ANOS FAÇO USO DE RIVOTRIL E TENHO HIPOTIRIODISMO MAIS AINDA NÃO TOMO REMEDIO POR ESTAR COMPENSADA, FAÇO USO DE SUNAVITA COLAGENO, E TENHO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SINTO MUITO DESÂNIMO
    COMPREI O SUPLEMENTO CENTROMAX AINDA NÃO COMECEI A TOMAR POIS ESTOU EM DÚVIDA.ELE É O CENTRUM SÃO IGUAIS NO QUE SE DIZ.

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde Dr:Fernanda,conheci seu Blog hoje,estou adorando,gostaria de saber se existe algum suplemento que contenha Mágnesio,Potássio e Cálcio,e se serve para aliviar as dores Cãibras que tenho nas pernas e dedos dos pés.Tenho 73 anos,um Stent na carótida direita faço uso contínuo de:Losartana Potássica 50mg,Anlodipina 5mg,Atenolol 50mg,AAS,100mg,Hidromed 25 mg,Sinvastatina 40mg,1 Rivotril 2mg à noite.Peço caso não sirva esse suplemento,peço me sugerir qual tomar para essa Cãibras..Desde já agradeço,atenciosamente,
    Léa Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra: Fernanda.gostaria de obter sua resposta a pergunta que fiz.Se posso e qual o suplemento a tomar.
      Desde já agradeço,atenciosamente,
      Léa Ferreira.

      Excluir
  36. Dra. Fernanda , meu nome é Maria, gostaria de tomar colágeno em capsulas, a minha dúvida é a quantidade de capsulas que devo tomar diariamente, e em que horário devo tomar , grata.

    ResponderExcluir
  37. Dr Fernanda ,meu nome é Nedina ,eu sentia muita azia ,sempre tomando homeoprazol,q alivia bastante ,mas fui informada q ñ faz bem com seu uso prolongado pq tira a proteção do estômago,comecei a tomar complexo B uma vez em jejum, percebi q minha azia era do fígado.Gostaria de saber se tem algum risco em ficar tomando complexo B uma vez apenas.Bjs

    ResponderExcluir
  38. Ola Dra, tenho tido caso repetido de candidiase e estou pensando em tomar centrum para melhorar meu sistema imunologico, fiz um tratamento de 3 meses no final do ano passado com ENAX, mas esse ano ja tive dois casos, será uma boa?

    ResponderExcluir
  39. Olá Dra Fernanda, estou tomando Levedo de cerveja diariamente...É o bom composto da vitamina B. por quanto tempo devo tomar e quando devo dar uma pausa?
    Abçs
    Valéria

    ResponderExcluir
  40. Dra, assim como minha amiga ai de cima, tenho candidiase de repetição e sofro muito com isso. Estou tomando Levedo de Cerveja, vitamina C e própolis para aumentar minha imunidade. Tbm estou com um pouco de anemia e estou tomando Combiron. Há algo mais que possa fazer para minimizar este problema? Digo em relação a suplementos que fortaleça ainda mais meu organismo.

    ResponderExcluir
  41. Essa dra. Fernanda não responde mais as perguntas?

    ResponderExcluir
  42. olá, estou tomando uma vitamina do Complexo B e tambem um complexo vitaminico chamado Centromax, posso consumiro os dois juntos?

    ResponderExcluir
  43. Estou tomando uma vitamina do complexo B e um polivitaminico chamado centromax juntos posso fazer isso ?

    ResponderExcluir
  44. Pessoal além da nutrição correta procurem pela metafísica de suas doenças, esses sintomas estão relacionados a como vc leva sua vida

    ResponderExcluir
  45. olá dra Fernanda, estou tomando complexo B e quero saber por quanto tempo eu devo tomar ou pode tomar livremente. Tomo 1 comprimido antes do almoço e 1 antes do jantar. Só não sem por quanto tempo eu devo tomar.beijos e obrigada....

    ResponderExcluir
  46. Ana Paula G
    Olá,Dra Fernanda. Fiz cirurgia bariátrica há 15 meses. Desde então estou tomando Materna, Pantogar e Ineove fermeté, 1 de cada ao dia. Meus exames estão ótimos. E venho percebendo umas alterações discretas de equili
    íbrio há alguns meses. Nesses últimos quinze dias, tive uma crise forte. Fui ao otorrino e estou sendo medicada. Comentaram comigo q poderia ser excesso de vitamina. Mas tenho medo de parar com as minhas.Outros sintomas q percebí: dores oculares,cansaço...
    Fui ao oculista e ele me receitou um óculos de leitura, apenas.

    ResponderExcluir
  47. Posso tomar alguma vitamina(tipo Centrum ) e shake emagrecedor juntos?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde,doutora...
    Eu tomo fluoxetina e rivotril,e gostaria de saber se posso usar ácido linoleico conjugado (CLA) para ajudar na redução de peso em conjunto com atividade física.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde,

    Eu tomo fluoxetina e rivotril, e gostaria de saber se posso utilizar ácido linoleico conjugado (CLA) para auxiliar na perda de peso junto com atividade física.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. OI. TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER SE O HORMÔNIO DHEA E A VITAMINA CENTRUM ,PODEM SER INGERIDOS JUNTAMENTE..OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  51. Olá, tudo bem? Gostaria saber se quem toma antidepressivos,pode tomar suplementos alimentares???

    ResponderExcluir
  52. Oi Dra. Estou gravida de 4 meses e minha endocrinologista pediu pra eu tomar o Nutrasil. Não faz mal durante a gestação?

    ResponderExcluir
  53. posso tomar capsula de oleo de coco,e capsula de alcachofra junto???

    ResponderExcluir
  54. se tomar centrum preciso tomar colageno?

    ResponderExcluir
  55. começo a malhar e logo vem a fraquesa e cansaço, o que vc me aconselha a tomar?? Quero apenas força e energia, obg

    ResponderExcluir
  56. olá Olá Dr, tenho 22 anos, há um ano eu passei pela sindrome Pânico, e hoje por está passando por muitas coisas em casa problemas de familia eu me sinto não muito bem e estou tomando o fluxetina porem já sou uma pessoa magra tenho 173 altura, e pesando 58kl nesse momento eu pesava 64 emagreci muito, e as vezes me dá medo essa magreza toda, não sei o que fazer por que já tentei tomar apevitin para abrir o apetite mais não engordo nada, O que devo fazer ? se poder me ajudar agradeço !!

    ResponderExcluir
  57. olá Olá Dr, tenho 22 anos, há um ano eu passei pela sindrome Pânico, e hoje por está passando por muitas coisas em casa problemas de familia eu me sinto não muito bem e estou tomando o fluxetina porem já sou uma pessoa magra tenho 173 altura, e pesando 58kl nesse momento eu pesava 64 emagreci muito, e as vezes me dá medo essa magreza toda, não sei o que fazer por que já tentei tomar apevitin para abrir o apetite mais não engordo nada, O que devo fazer ? se poder me ajudar agradeço !!

    ResponderExcluir
  58. Oi Dr, meu medico receitou pra mim accuvit, agora estou com suspeita de gravidez. Se confirmada a gravidez posso continuar a tomar o accuvit? Tem algum perigo? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  59. Boa Tarde, Dra Fernanda! Comprei a capsula do Cart chia (óleo de cartamo com chia) e a fluoxetina, pra poder me auxilar no emagrecimento. Gostaria de saber se posso tomar os dois durante o mesmo período. Tenho 1,50 de altura, estou pesando 58 quilos, mais quero ficar com 53 quilos. Se possível, me mande uma dieta pra poder me ajudar no meu emagrecimento. Desde já, muito obrigada! Abraço.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite!!! Fiz cirurgia bariátrica há 35 dias e estou tomando Materna. Tenho sentido dores de cabeça e desconfio que seja o polivitaminico.

    ResponderExcluir
  61. ola ,Dra Fernanda, Posso tomar Omega 3 de 1000mg,Polivitaminico Mineraz e Levedo de Cerveja juntoss ?? eu faço exercicios fisicos , e me sinto fraca, sem forças , e desequilibrio nas pernas .acho que preciso disso para animar

    ResponderExcluir
  62. Dra, to querendo tomar zinco 30mg, tenho pouca acne, tem alguma restrição?? E se nao tiver posso tomar por quanto tempo??

    ResponderExcluir
  63. Olá dra. Gostaria de saber se quem tem gastrite pode tomar suplementos alimentares e quais seriam ???

    ResponderExcluir
  64. Olá dra. Fernanda boa tarde!
    Tenho 20 anos, 1.69 e 53kg. Tenho triglicerídeos alto e estou fazendo tratamento com sinvastatina, e faço academia de segunda a sexta. Gostaria de saber se posso tomar hipercalorico com whey protein, para aumento de peso. Ou se isso vai aumentar o meu triglicerídeos. Peço retorno! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  65. faço exercício físico intenso posso tomar 2 centrum ao dia ...

    ResponderExcluir
  66. Dra. Fernanda, boa tarde!
    Comecei a tomar oleo de cartamo + vitamina E há 4 dias, e notei que primeiro tive calafrios (achei que era gripe) e tb tenho tido um pouco de dor na regiao dos rins. Será que é por causa do oleo de cartamo? Gostaria de saber se posso tomar pois tb faço tratamento de prolactina tomo dostinex para a hipofise). grata, Aguardo, abs

    ResponderExcluir
  67. TENHO 55 ANOS, TENHO DIABETES E TOMO METFORMINA, COMEÇEI A TOMAR COLAGENO COM SEMENTES DE UVA, ISSO FAZ MAL, OU AJUDA EM ALGUMA COISA , POR EX: PARA PELE FLACIDA

    ResponderExcluir
  68. TENHO 55 ANOS , TENHO DIABETES, TOMO METFORMINA, TOMAR COLOGENO COM SEMENTES DE UVA FAZ MAL, OU É BOM , TEM CONTRA INDICAÇOES PELA GLICOSE QUE EU TENO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Eliede tambem sou diabética e quero saber se a gente diabetica pode tomar qualquer colágeno ou so especial para o diabético, pq procuro na embalagem para ver se tem sem adiçao açucar e nao vejo

      Excluir
    2. ola Eliede tambem sou diabética e quero saber se a gente diabetica pode tomar qualquer colágeno ou so especial para o diabético, pq procuro na embalagem para ver se tem sem adiçao açucar e nao vejo

      Excluir
  69. Nao tive minha resposta ainda, quero muito saber, espero a resposta da Dra , obrigada

    ResponderExcluir
  70. Bom Dia.

    Gostaria de saber se quem toma suplementos de academia, pode tomar complexo B?
    Obrigada.

    Maria

    ResponderExcluir
  71. Desde quando que o ferro não-heme estão presentes nas carnes????????
    A vitamina C favorece a absorção sim dos alimentos não -heme mas dos alimentos de origem vegetal (como feijão, brocolis, espinafre, ) e não dos alimentos de ferro - HEME presentes nos de origem animal, corrijam aí por favor!

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde Dra.
    Tenho 55 anos costumo correr 2 dias da semana,faço spining,e musculação.
    Ultimamente venho sentindo muito cansaço,nunca me senti assim.
    Gostaria de saber o que tomar para isso melhorar.

    ResponderExcluir
  73. Acho que a Dra. Fernanda escafedeu, sumiu do mapa, gente será que ela morreu? Pois nunca mais respondeu!

    ResponderExcluir
  74. boa tarde dr Fernanda me chamo luana tenho 20 anos e faço academia gostaria de saber qual a alimentação q eu posso fazer antes de ir malhar, meu horario é as 6h da manha, pois tenho refluxo e gastrite, gostaria de saber tambem se eu posso tomar algum tipo de suplemento, pois queria algo para repor minhas energias e cumprir com minhas atividades.

    ResponderExcluir
  75. boa tarde .dr Fernanda me chamo luana, tenho 20 anos,minha questão e a seguinte, entrei agora na academia, meu horário e as 6h da manhã, gostaria de saber qual a alimentação adequada para fazer antes de ir malhar pois tenho refluxo e gastrite, gostaria de saber também o que eu posso tomar para repor minhas energias e cumprir com meus exercícios.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde dra. Gostaria d saber mais.d como combater o herpes genital com suplementos e vitaminas e etc.. Agraço pela ajuda...
    Lucianoadp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Nutricionista pode ser chamada de doutora?? Por favor, me esclareça essa dúvida, pois achei que só médico (na area de saúde) poderia ser tratado dessa forma. obrigado

    ResponderExcluir
  78. BOM DIA DRA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR CENTRUM E ÔMEGA 3 JUNTOS?

    ResponderExcluir
  79. Dr Fernanda, tenho problema grave de reflluxo. Tem algum problema eu tomar colágeno,comprei o fascia da biolab?

    ResponderExcluir
  80. Dra Fernanda, um diabetico pode tomar centrum quando esta com dificuldade de se alimentar pra complementar?

    ResponderExcluir
  81. ola Dra. sou diabetica e tomo complexo B...posso tomar mesmo? elianerbauer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Dra. Boa tarde. Estou querendo engravidar, gostaria de saber se posso tomar algum suplemento como cálcio e colageno?
    Marcelo_shirley@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Bom dia! Sou graduada em nutrição a pouco tempo e gostaria de saber se vc tem algum grupo no whatsap e se tiver me adiciona por favor (66) 9224 7172. Bjos!

    ResponderExcluir
  84. Bom dia! Sou graduada em nutrição a pouco tempo e gostaria de saber se vc tem algum grupo no whatsap e se tiver me adiciona por favor (66) 9224 7172. Bjos!

    ResponderExcluir
  85. a doutora disse aqui que não adianta tomar multi se comer mal? o multi que eu saiba ajuda pra quem come mal. todos devem tomar multi porq os alimentos hoje em dia tem poucos nutrientes!!! palavra do dr. lair ribeiro, esse sim é mestre.

    ResponderExcluir
  86. a doutora disse aqui que não adianta tomar multi se comer mal? o multi que eu saiba ajuda pra quem come mal. todos devem tomar multi porq os alimentos hoje em dia tem poucos nutrientes!!! palavra do dr. lair ribeiro, esse sim é mestre.

    ResponderExcluir
  87. ola gostaria que min tirasse uma duvida a respeito do cetrum ele e bom pro ganho de massa muscular? e pode ser tomado sen orientacao medica ou nao?obg bjs

    ResponderExcluir
  88. ele tem alguma semelhancia com animal pak ?dizem que ele fas o mesmo efeitoverdade ou mito ? o centurum.

    ResponderExcluir
  89. ele tem alguma semelhancia com animal pak ?dizem que ele fas o mesmo efeitoverdade ou mito ? o centurum.

    ResponderExcluir
  90. Oi dra.Fernanda sou Eliane, fiz bariatrica e tomo materna mas causou alergia, pode ter sido mesmo o materna? Obrigada

    ResponderExcluir
  91. se eu tomar o apevitin junto com o lavitan acontece o que ? e quais os efeitos que eu vou ter ? e o que ele pode causar ? fico aguardando a sua resposta bjs..

    ResponderExcluir
  92. Bom dia Dra Fernanda, tenho 37 anos vou 3x por semana na academia e jogo futebol 2x por semana, gostaria de saber, qual polivitamínico e sais minerais devo tomar.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  93. Olá. Tive caxumba há um mês atras. E tive vários dias de vomito quando estava com caxumba. Ao melhorar, notei que meu corpo ficou mais fraco. Estou tendo mais sono. Decidi então tomar suplevit. Tem diversas vitaminas e minerais. Comecei a tomar hoje, no mesmo dia em que iniciei o uso de anticoncepcional. E parece que me sinto muito bem para o primeiro dia de menstruação. Eu deveria dar uma pausa no suplemento depois de quantos meses?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia!
    Tomo Avaden, como repositor hormonal, gostaria de saber se posso tomar junto complexo de vitamina B. Terei p err problemas? Tenho 48 anos de idade. Grata.

    ResponderExcluir
  95. Bom dia!
    Tomo Avaden, como repositor hormonal, gostaria de saber se posso tomar junto complexo de vitamina B. Terei p err problemas? Tenho 48 anos de idade. Grata.

    ResponderExcluir
  96. oi bom dia eu tenho gastriste eu quero sabe se posso tomar suplimento massa ipercarlorica ?

    ResponderExcluir
  97. Olá sou muito magra e comprei uma vitamina chamada ALLFORT para me ajudar a engordar,e queria saber se essa vitamina engorda mesmo...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  98. Olá sou muito magra e comprei uma vitamina chamada ALLFORT para me ajudar a engordar,e queria saber se essa vitamina engorda mesmo...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  99. OLá Dr Fernanda Não entendi porque as perguntas não foram respondidas.Dúvidas que foram colocadas aqui são minhas e também de outras pessoas, suas respostas dariam a muitos uma orientação,sim somos diferentes no tipo de vida que levamos,mesmo assim somos pessoas que cofiam na sua competência merecemos uma resposta.Gostaria de acompanhar o blog com respostas objetivas.É SIM ou NÃO. Obrigado.

    ResponderExcluir
  100. Olá, eu estou ingerindo por conta própria, suplementos de vitamina c, quase todos os dias e vitamina A, D, E e B todos os dias, (alimento muito mal) há uns 10 dias..Agora estou bem próxima ao período menstrual e me apareceu umas manchas roxas na perna esquerda em pontos diferentes e não doem nada, nunca me aconteceu isso, só, claro, quando bato em algum lugar, mas não é o caso...tinha lido em algum lugar que ingestão de vitamina E tem de ser em conjunto com a K, não lembro o motivo, mas não estou tomando a K...Sei que devo procurar um médico, fazer um exame sanguíneo, mas liste para mim os motivos que podem ser associados a esse sintoma, por favor! O excesso de alguma vitamina pode causar manchas roxas??? o período menstrual e a ingestão dessas vitaminas pode ocasionar isso também? Só uma opnião, sem se responsabilizar, isso não é uma consulta!rsrs. Obs: tenho 30 anos e sou muito magra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excesso de Vitamina E pode ser tóxico, ou seja, pode resultar em hemorragia. Por isso a Vitamina K deve ter sido recomendada. Fonte: USP.

      Excluir
  101. Gostaria de saber se meu filho de 06 anos pode tomar complexo b junto com combiron, sendo um de manha e o outro a noite e pór quanto tempo pode tomar?

    ResponderExcluir
  102. Gostaria de saber se meu filho de 06 anos pode tomar complexo b junto com combiron, sendo um de manha e o outro a noite e pór quanto tempo pode tomar?

    ResponderExcluir
  103. Tive anemia profunda a seis meses atras ,hj ja estou otimo,bom eu passei com um nutricionista e ja estou com uma dieta pronta e ja comprei suplementos tbm como whey albumina glutamina bcaa zma e um thermogenico e gostaria de saber se tem algum problema em tomar estes suplementos ??

    ResponderExcluir
  104. Olá Dra Fernanda tenho 60 anos por favor como fazer reposição hormonal natural não tenho nenhum problema de saúde

    ResponderExcluir
  105. Olá Dra Fernanda tenho 60 anos por favor como fazer reposição hormonal natural não tenho nenhum problema de saúde

    ResponderExcluir
  106. Olá, boa tarde Dra Fernanda gostaria de saber se tem algum problema tomar complexo b e vitamina d juntos. Estou com queda de cabelo e minhas unhas vivem quebrando, será que os dois juntos me ajudariam a resolver esse problema?

    no aguardo,
    Faby

    ResponderExcluir
  107. boa tarde, eu estou pensando em tomar CENTRUM OMEGA 3, a doutora acha uma ideia?

    ResponderExcluir
  108. boa tarde,Dr começei tomar colageno hidrolisado mas algunas pessoas me falaram que pode causar problemas no rin e no figado!!!isso é verdade???Sendo que graças a Deus tenho uma saúde perfeita e não existe casos na minha familia de problemas desse tipo,vc poderia me ajudar? desde de já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  109. sou o adriano fioresi.
    sou maratonista e apouco tempo iniciei o uso do centrum e nao sei o porque uns 10 dias depois do inicio começaram as caimbras noturnas .após a maratona do rio parei o uso e e as caimbras também parou .

    ResponderExcluir
  110. Estou com pedra na vesícula e estou esperando cirurgia que não se realizou desde setembro de 2015.agora estou perdendo peso não consigo comer nada,estou muito fraca. Gostaria de saber se posso tomar algum estimulante de apetite. Muito grata. E aguardando anciosa por sua resposta Doutora Fernanda.

    ResponderExcluir
  111. Estou com pedra na vesícula e estou esperando cirurgia que não se realizou desde setembro de 2015.agora estou perdendo peso não consigo comer nada,estou muito fraca. Gostaria de saber se posso tomar algum estimulante de apetite. Muito grata. E aguardando anciosa por sua resposta Doutora Fernanda.

    ResponderExcluir
  112. Ola!!!estou tomando combirom fólico,porem estou muito magra estava cm 63 agora estou com 54,55 perdi 8quilos muito rapido comprei uma vitamina q chamasse vitatabs h3 posso tomar junto cm o remédio? Obg Bjs estou no aguardo

    ResponderExcluir
  113. Ola bom dia quem tem artrite reumatoide pode tomar suplemento pantogar

    ResponderExcluir
  114. Dra Fernanda Granja, quais exames fazer para saber se há deficiências de alguma vitamina no organismo? Já queria ir a uma nutricionista com eles em mão! Você faz atendimento on line?

    ResponderExcluir
  115. leandra 48 anos sou intolerante a lactose comecei tomar albumina glutamax probiotico proteina da soja como pasta de amendoim tapioca peito de frango macarrao integral peito de peru azeite de oliva goiaba banana prata com quantos dias comeco a ver efeito num aumento muscular e numa melhora intestinal tambem

    ResponderExcluir
  116. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  117. dra. fernanda por favor me responda sou leandra 15 setembro 2016 sou intolerante a lactose tomo albumina glutamax proteina da soja e as vezes coloco tambem po de cacau bato com banana prata e as vezes com goiaba como pasta integral de amendoim peito de frango e peito de peru macarrao integral tapioca azeite de oliva ovos tomate e gostaria de saber com quantos dias posso ver resultado no aumento da massa muscular e melhora tambem na minha flora intestinal obrigada doutora

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Dra.Eu gostaria de saber qual é diferença do centrum mulher para o colágeno ? qual é o melhor para tomar? Por que eu tomo o centrum .

    ResponderExcluir
  119. ola Dra. eu gostaria de saber se o uso do centromax para ganho de massa, sendo que estou fazendo musculaçao é indicado...

    ResponderExcluir
  120. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  121. Olá! Eu comprei a L-carnitina em cápsula para tomar e eu queria saber a forma exata para tomar , na sugestão de consumo diz que tem que tomar 4 cápsula por dia sendo 2 de manhã e 2 antes da refeição principal , eu malho de manhã e meu personal me indicou tomar 4 cápsula sendo 2 antes do café e mais 2 depois de 6 horas da primeira .

    Qual a forma certa para tomar ?

    Obs : 500 mg L-CARNITINA / cápsula;
    2000 mg / porção ;
    120 cápsula;
    Peso líquido: 72g .

    ResponderExcluir
  122. Doutora. O suplemento energético como o Hipercalorico pode cortar o efeito do anticoncecional?

    ResponderExcluir
  123. Dra Fernanda. Bom dia. Adorei suas postagens, e estou seguindo à tempos. Gostaria de saber se consumir colágeno hidrolizado (Sanavita) junto com 1 mg de ácido fólico pela manhã (jejun) é recomendado. Tenho 48 anos, e percebi de uns 3 anos para cá que estou perdendo massa muscular (idade), pois, tb deixei os exercicios de lado devido à atribuições profissionais. Parabéns pelas postagens esclarecedoras. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde!
    Gostaria de saber se accuvit engorda.
    Minha médica me receitou 3 cx.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!