segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como preparar um Chá #infusão

Bom dia!

Nesse domingo passado fui numa loja de chás que eu adorei! No próximo post conto para vocês como foi.

Algum tempo atrás, publiquei no Instagram (segue aí) e no Facebook (já está seguindo, né?) algumas dicas de como fazer chá!
As ervas possuem inúmeras propriedades e devem ser vistas como verdadeiros medicamentos naturais. É aquela história que falei na última entrevista para o Portal UOL não é porque é natural que mal não vai fazer. Toda erva tem efeito, inclusive o café (vou fazer um post).

Mas para a erva e a infusão fazer efeito tem que saber fazer. Se você quer algum chá para dormir ou para digestão, é necessário escolher a erva certa e saber como fazer cada tipo de erva.

O preparo é o seguinte:

Folhas - deve ser feito infusão (explicado abaixo) de 2 a 5 minutos.
Cascas e raízes - deve ser feito a cocção, ou seja, deixar ferver de 10 a 20 min para se extrair as propriedades. Lembra o Chá Antibiótico que ensinei aqui? Pois é! Ele é por cocção.

Vamos ao passo a passo:


O chá digestivo do dia é o hortelã! Dica (1): Coloque a erva seca ou fresca nesse acessório que imita o chá de saquinho! Como a erva é mais efetiva que o saquinho, é muito mais prático fazer o chá assim! 



Dica (2): derrame a água quente sobre a erva e NUNCA o contrário! Assim conseguimos extrair todos os princípios ativos da planta.





Dica (3): Abafe a erva por 5 minutos e só! Esse tempo é suficiente para extração dos últimos ativos da planta! Se deixar por mais tempo pode ficar amargo por causa dos taninos e não há necessidade! Eu coloquei um prato porque a pressa para dormir está grande, mas existem canecas que já possuem a tampinha ou canecas com lugar próprio para a erva e água quente! Em lojas especializadas vicê encontra! Mas ATENÇÃO: essas dicas são para ervas em folhas! Se for raízes ou cascas, o modo de preparo é outro! Nesse caso deve-se ferver a erva por 10 a 20 min e servir depois de coado!



Estava esquecendo da ultima dica (4): a minha receita ideal é - 2 colh de chá da erva para cada 500 ml ou 2 colh de sopa para cada litro! O preparado dura 12 horas, podendo ser quente ou gelado! O que não pode é esquentar o chá de novo!



Se for fazer de saquinho, use 2 para cada xícara ou caneca, pois o saquinho atrapalha um pouco o princípio ativo de sair! Dessa maneira conseguimos ter mais propriedades. 






Agora que você sabe como fazer um chá, curta bastante nesse friozinho!
beijosss

6 comentários:

  1. Olá Dra Fernanda:
    gostei dos acessorios que mostrou.
    mas no site que indicou nao estou conseguindo nao abre tem outro meio de eu adiquirir a colher medida para 200ml de água quente, e o infusor ?grata!

    ResponderExcluir
  2. Dr fernanda queria saber se chá de maça de saquinho é bom pra secar a barriga, pq dizem que suco de maça é, ai queria saber se chá de maça tbm é? bjjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra Fernada, eu queria saber qual chá é bom para refluxo e como devo preparar. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Meu email é cla_nelso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Posso fazer chá 2 vezes com a mesma folha,reutiliza-la?

    ResponderExcluir
  6. Posso fazer chá 2 vezes com a mesma folha,reutiliza-la?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!