terça-feira, 21 de maio de 2013

Mitos e Verdades sobre os Fitoterápicos - Portal UOL

Oi de novo!



Dei uma entrevista para o UOL sobre os Mitos e Verdades sobre os Fitoterápicos e aí vai uma palhinha para vocês:

Os medicamentos fitoterápicos fazem menos mal ao organismo, se comparados com os alopáticos tradicionais.

VERDADE: como são naturais, certamente são menos agressivos ao organismo. "Sua atuação, de modo geral, se dá de forma mais lenta. Porém, quando o indivíduo adota um padrão de vida regrado e saudável, com exercícios, alimentação balanceada e bons hábitos, os itens funcionais e fitoterápicos, sempre sob orientação médica, auxiliarão na prevenção de doenças e serão fortes aliados no tratamento das mesmas", acredita o bioquímico Rafael Martins Xavier. "A vantagem das substâncias naturais é agir de maneira suave, respeitando o funcionamento do corpo. Porém, não se engane: a ideia de que, porque é natural, quanto mais, melhor, é totalmente falsa. Qualquer produto deve ser administrado na dose certa, pois seu excesso prejudica a saúde", defende a nutricionista Fernanda Granja

A matéria completa você confere aqui.

E qualquer dúvida pode perguntar!

beijossss

24 comentários:

  1. Fernanda, bom dia!
    No seu post de restaurantes italianos te perguntei sobre o que comer antes e depois do exercicio, visto que malho no meu horário de almoço.Vc disse pra comer uma fruta ou suco antes e almoçar depois, mas ai fiquei com outra dúvida...rsrs, já vi vc dizendo que não podemos comer fruta sozinha sem acompanhamento de uma fibra por causa do açuçar ( alguma coisa assim) no caso de comer a fruta pra ir malhar pode comer só a fruta ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso é só a fruta mesmo! Como vc precisa de carbo de rápida absorção, não precisa colocar fibra. 1 fruta é suficiente para vc malhar e conseguir queimar. Mas se vc se sentir fraca, pode comer 1 fruta e tomar mais 1 copo de suco.
      bjsss

      Excluir
  2. Lembrei a palavra Indice glicemico...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra Fernanda, boa tarde. Essa palestra que você vai ministrar, tem como depois disponibilizar o conteúdo para os leitores do blog? Pq não tenho como participar. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma palestra fechada, não sei se os organizadores gravaram. Se tiver eu coloco aqui sim! :)
      bjsss

      Excluir
  4. Doutora o que voce diz sobre o óleo de canola, para criança de 06 meses que está começando a introduzir alimentos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canola é uma planta transgênica e sempre fico com receio de usar. Acabo usando, mas tento variar com o óleo de girassol que penso ser mais natural...
      No caso de bebês e até nós adultos, sempre coloque o mínimo possível.
      bjsss

      Excluir
  5. Olá, Dra Fernanda
    Como vai?
    Gostaria de saber, se um probiotico pode ajudar a aliviar minha flatulência, pois estou seguindo todas as recomendações, mas estou acreditando que preciso popular meu intestino com bactérias boas.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Mas não pode ter FOS na composição. FOS provoca mais gases ainda.
      Mas tem que descobrir o que provoca esses gases... ter um pouco é normal. por causa dos legumes que comemos. Então tem que ver de onde está vindo esse excesso.
      bjs

      Excluir
  6. Olá querida dra. Fernanda!
    Nesse link:
    http://www.drafernandagranja.com/2011/05/farinhas-para-cada-idade.html tu mostrou a mistura de farinhas benéficas para idade. No meu caso, a mistura é a que segue:
    Mix aos 40
    Precisa se preparar para a menopausa, também necessita acelerar o metabolismo:
    100g de farinha de uva
    100g de farinha de amora
    100g de farinha de semente de melão
    100g de farinha de gergelim
    100g de farinha de girassol
    100g de farinha de feijão branco
    100g de farinha de berinjela
    Essa mistura é rica em cálcio, nutriente super importante para as mulheres menopausadas e rica em antioxidantes, presentes na uva e na amora, favorecendo a saúde da pele e bem estar geral. Rica também em fibras, pela farinha de feijão branco e berinjela, que vão atuar na diminuição de colesterol e glicose no sangue, fatores tão presentes nas mulheres dessa faixa etária.

    Minha pergunta é: como, quantidade, e por quanto tempo devemos consumir.

    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 colh de sopa por dia! O tempo que quiser! São alimentos super benéficos e só vai te fazer bem!
      bjsss

      Excluir
  7. Ola Dra Fernada.
    Há algumas semanas a senhora disse que faria um post completo sobre candidíase genital e sobre a maneira que a nutrição tem de ajudar quem tem sofre desse mal(principalmente p não se tornar um problema recorrente).
    Assim que for possível nos dê uma orientação sobre esse assunto, ok.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Dra, o que é arroz integral, é o arroz ainda com a casca?

    ResponderExcluir
  9. Dra, para um alimento industrializado ser considerado integral ele deve conter farinha branca + farinha integral ou apenas farinha integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a anvisa se tiver farinha integral em qualquer quantidade já é considerado produto integral. Mas para nós que queremos saúde, para ser integral ele deve vir em primeiro lugar na lista de ingredientes. Isso significa que ele tem mais farinha integral que qualquer outra coisa.
      Pode até ter farinha branca, mas essa deve ser no mínimo possível.
      bjssss

      Excluir
  10. O que é mais saudável, consumir macarrão integral ou macarrão feito com farinha de arroz?

    ResponderExcluir
  11. Dra, eu já observei que nas embalagens de margarina light de varias marcas diz que não é recomendado para uso culinario, poq esse tipo de margarina tem essa restrição de uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder... mas acho que a receita não fica boa mesmo. Muitas culinaristas, já me explicaram que algumas coisas só ficam boas com margarina normal, como bolo por exemplo... então deve ser por isso, não sei! rs
      bjssss

      Excluir
  12. Olá, Drª Fernanda
    Quero tomar o ômega 3, mais estou com receio, pois pesquisei na internet e dependendo da marca, pode conter metais tóxicos.
    Encontrei a marca nature bounty 1200mg, que diz ser purificado, mais é muito dificil encontrar esse produto. Tem outra indicação?Aguardo suas orientações.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Drª , gostaria de saber sua opinião sobre a Farinha de Ameixa , por seus múltiplos benefícios ...
    E se posso misturá-la à Farinha de Laranja , para fins de emagrecimento .
    Outra dúvida é sobre os chás VERDE , VERMELHO E BRANCO ... qual deles é mais indicado para emagrecer e quanto ao chá VERDE , posso tomá-lo em SACHÊS ou devo fazer com a erva ?
    Obrigada e bjs ...

    ResponderExcluir
  14. Desculpe , meu nome é Silvana .

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia Dra Fernanda, sou Mãe de uma menina de 8 anos, hoje com 33 kg, 8 kg acima do peso. Gostaria de saber se posso incluir as farinhas em sua alimentação, e outros tipos de chás sucos, e produtos naturais.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!