quinta-feira, 15 de julho de 2010

Suco Verde, Cranberry e Aloe Vera

No programa da TV Aparecida também comentei sobre a importância de consumirmos sucos naturais durante a nossa vida.

Nos dias corridos de hoje, consumimos muitos produtos prontos e com isso deixamos de lado nutrientes que fazem toda a diferença no nosso organismo e absorvemos várias toxinas. É só você olhar no seu armário ou no seu carrinho de compras... tem muita caixinha??? muito saquinho??? Se a resposta for sim, está na hora de avaliar sua saúde.
O grande problema desses produtos é o excesso de conservantes, aditivos alimentares e sódio na composição e o que tudo isso faz dentro de nós.

Vou dar só alguns exemplos:
  • insônia
  • dor de estômago
  • falta de concentração
  • fadiga crônica
  • dor de cabeça (muitas vezes diariamente)
  • irritabilidade em crianças
  • hiperatividade
  • coceiras
Muitas vezes nos acostumamos com esses sintomas, mas não é normal sentí-los. Isso sinaliza que alguma coisa está errada no organismo.

Então a melhor solução é tentar consumir pelo menos 1 copo de suco natural por dia. Natural, natural mesmo!!!! Não natural da caixinha!!!! Nem do pó!!!!! Quando falo natural é aquele que só tem como conservante, antioxidantes naturais nos ingredientes, que preservam o alimento, como a vitamina C, chamada de ácido ascórbico. É só ler no rótulo!

Você pode fazer uso de 4 sucos, de que gosto muito e, que são práticos para o dia a dia tão corrido:
Suco Verde
Suco de Cranberry
Suco de Aloe Vera
Suco de Uva integral orgânico, sem açúcar, sem conservantes

O Suco verde tem propriedades realmente maravilhosas. Ele é rico em Ferro e Vitm C (imunidade), Zinco (fertilidade) e Magnésio (previne cólicas mesntruais, enxaqueca e qualquer espamo muscular). Além disso, quem toma percebe a diferença na disposição para enfrentar o dia e de quebra melhora a saúde do fígado.
Tenho uma receita, que uma outra colega nutricionista formulou, que fica bem gostosa, pois vc só sente o gosto do hortelã e o resto fica bem suave:

Suco Verde
2 xíc de couve picada

1 xíc de agrião picado
½ xic de salsinha
½ xic de hortelã
Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar no congelador. Depois usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco verde:

Suco de 1 laranja ou 1 fruta qualquer (maçã, pêra, abacaxi)
1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve
1 colher de sopa de farinha de linhaça
Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

O Suco de Cranberry é excelente para tratar e previnir infecções urinárias. E também, essa frutinha (da família das amoras) é riquíssima em antioxidantes, então não preciso falar mais nada, né???
Ele é vendido já pronto para o consumo em casas de produtos naturais (Mundo Verde) ou grandes supermercados.




O Suco de Aloe Vera é uma delícia a você também compra o suco pronto para o consumo.
Ele é digestivo, trata úlceras e gastrite, funciona como antiinflamatório nas doenças intestinais como síndrome do intestino irritável, celíacos, intolerantes a lacotese e etc, além disso, melhora a saúde da pele e dos cabelos pois funciona como antioxidantes.

O Suco de Uva integral é um dos meus preferidos. Ele é delicioso e acompanha muito bem as refeições num dia especial. Esse suco é o responsável pela longevidada das mamas italianas... gostou, né?? rs
Ele também é rico em antocianinas que é um polifenól que ajuda no controle da glicemia, ou seja, ele é bom para diabéticos, hipoglicemia, ovários policísticos, enfim... Bebamos muito suco de uva!!
E para quem está preocupado com a quantidade de açúcar que tem em 1 copo de suco de uva, vai uma dica: coloque 1 colh de sobremesa de qualquer fibra da matéria abaixo que o problema está resolvido!

Beijo grande pessoal!

257 comentários:

  1. Oi Fe tudo bem ?

    aproveitando seu super Blog,muito legal parabes!!

    me da uma dica a respeito do cha verde? ele ajuda a emagrecer mesmo, tenho tomado uns 2 a 3 copos por dia dele morno faço e deixo na garrafa termica, faz bem mesmo ? e é dessa forma que toma?

    menina vamo marcar de se encontrar e ai vc foi conhecer o Frango?
    beijos
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Oi Si!!!
    O chá verde ajuda sim e além disso, ele vai servir pra você como antioxidantesm já que vc faz exercício. O ideal é tomar até 1 litro do chá da erva ou 500 ml do chá solúvel, pq ele é mais concentrado. Pode tomar quente ou gelado, o que não pode acontecer é "requentar"o chá. Depois de feito ele dura 12 horas.
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe obrigada pelas dicas !!!
    nossa mais 1 litro e muito nao consigo ... e se for em capsula (comprimido) funciona a mesma coisa?

    bjs
    simone

    ResponderExcluir
  4. Funciona! Só escolhe uma marca boa e não esquece de tomar muita água!!
    bejosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Fe... entao acho que é melhor, que marca vc recomenda? pois sei tem um meios porcaria mesmo... que nao faz nem efeito..
    bjs

    ResponderExcluir
  6. nao esquece em Dr.... simone@izzomusical.com.br

    beijos Fe
    obrigada
    simone

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se o suco de cranberry pode da para crinças eu tenho uma bebezinha de 2 anos . ela ja teve 5 infeccoes de urina gostaria de previnir .
    grata
    katiany

    ResponderExcluir
  8. Oi Katiany, a partir dos 2 anos a criança fica livre para comer qualquer coisa, pq o intestino dela nessa idade já está bem maduro.
    Existem dois produtos no mercado que vc pode usar: o suco de cranberry e o pomesteen da Forever Living (https://www.foreverliving.com/cms/downloads/Forever_Pomesteen_power.pdf)
    O suco é diluído, então você pode dar de 80 a 100ml pra ela. Já o pomesteen é concentrado, então vc pode dar de 30 a 50 ml no máximo.
    Todos os dias durante 15 dias pelo menos.
    E outro fator que você precisa analisar é a flora intestinal dela, ver o uso de lactobacilos e alimentos que fazem bem ao intestino, porque senão vc não trata o problema/ causa, só trata o sintoma.
    Qualquer coisa, me procure no consultório.
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.... Existe diferença entre o farelo de aveia e a aveia em flocos ? No caso, seria para adicionar em vitaminas, batendo no liquidificador. Se tiver diferença, qual é a mais benéfica ? Grato !

    ResponderExcluir
  10. Olá César! Tanto o farelo de aveia quanto a aveia em flocos são ricos em beta glucana, que vai diminuir o colesterol. No entanto, o farelo de aveia contém maior quantidade dessa fibra e menor quantidade de carboidrato, sendo a melhor opção. O farelo pode ser usado em sucos, frutas ou iogurte.
    beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Dra. Fernanda,
    Minha filha nasceu com uma duplicidade de ureter e seu 1° ano foi uma infecção urinária depois da outra, ela aperou com 1 ano de idade e agora está com 2 anos e 6 meses, graças a Deus ela está bem, mas recentemente ela teve uma infecção por E. coli, combatemos com antibióticos, mas agora estou fazendo uso do suco de cranberry, tenho pesquisado sobre o assunto e tenho visto que pesquisas estão comprovando a eficácia desta fruta no combate a estas bactérias. Minha dúvida é, qual quantidade do suco recomendado para crianças? Minha filha tem dois anos, mas pesa 20 kg. Desde já obrigado. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  12. Oi Felippe!
    Você pode dar de 50 a 100ml por dia do suco. Pra ter um resultado melhor, você pode dar 50ml na parte da manha e 50 ml na parte da tarde. Assim ela recebe os benefícios e os antioxidantes duas vezes ao dia. Uma coisa super importante pra sua filha também é o uso de lactobacilus. Tem um para crianças que é excelente, chama "Lactofos" e outro que chama "Lacto - B" da SKL Pharma. Mas esses são só alguns exemplos, ok?
    beijosss

    ResponderExcluir
  13. Dr. Fernanda,
    Hj em dia está na moda o chá verde como um grande aliado contra o envelhecimento por causa de seu alto poder antioxidante.
    Conheci o pomesteen powerda forever.
    Afinal deles tem em sua composiçao maior poder antioxidante?

    ResponderExcluir
  14. O pomesteen provavelmente deve ter maior concentração de antioxidantes, pois contém mais frutas com esse "poder" em sua composição. Para se ter um maior benefício, use os antioxidantes duas vezes ao dia, ou seja, divida a porção em duas tomadas, assim você fica protegido o dia inteiro.

    ResponderExcluir
  15. Ola Dra. Fernanda, gostaria de saber a real diferença do suco natural e do suco concentrado, porque tem produtos que vem dizendo que é suco natural e tem o mesmo produto só que outra marca dizendo que é suco concentrado?

    ResponderExcluir
  16. O Suco natural é a fruta + água em medidas proporcionais para ser pronto para uso. O suco concentrado é maior quantidade da fruta do que água, e deve ser acrescido de mais água para ficar pronto. Então, prefira nessa ordem: fruta in natura para vc mesmo fazer o suco, depois polpa de fruta, depois suco concentrado e depois suco "natural", ok?
    Quanto mais natural de verdade, melhor!
    beijosss

    ResponderExcluir
  17. Olá Dr. Fernanda estou fazendo uma pesquisa sobre atrite reumatoide e vi uma reportagem dissendo que seria bom tomer suco de aloe vera, maça, e cranberry ai mas uma vez fui perquizar as ingredientes e o cranberry e indicado para infecção urinaria então fiquei sem saber se tomar ou não. Até achei os produtos na loja mundo verde e queria saber como devo fazer o suco a quantidade, a proposção de quanto para cada um.

    ResponderExcluir
  18. Para tratar artrite reumatóide é super importante consumir alguns alimentos, como as algas,os peixes por causa do oemag 3, vitam D (tomar sol pela manhã e fazer exercícios), e antioxidantes por inibir o processo inflamatório que a artrite causa. Esse suco que vc pesquisou (aloe vera + cranberry + maçã) entra nesse grupo dos antioxidantes. Então vale a pena tantar sim!
    Outro dado importante para artrite reumatóide, pesquisas mostram que o excesso de glúten (presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio) piora o quadro, então eu te aconselho a procurar uma nutricionista funcional para te ajudar na dieta ou venha até o meu consultório para conversamos melhor.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  19. Tenho acesso a nutricionista so ainda não marquei consulta mas vou fazer isso tambem não sei se é funcional nesta consulta pretendo saber ao certo quanto tempo posso tomar esse suco e outros alimentos que devo ou não comer para melhorar minha saude por que no momento não sei se devo mulhar para uma alimentação tão diferente por que dia 04/08 fiz uma cirurgia de vesícula dai o acompanhamento mas de perto de um medico muito obrigado por suas dicas .

    OBS: Moro no Rio de Janeiro se não iria em seu consultòrio com certeza bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi,gostaria de tirar uma duvida,estou abrindo uma casa de suco e na elaboraçao ou mesmo na preparação dos sucos e saladas eu iria precisar de uma nutricionista?Há diferença entre nutricionista e nutricionista funcional?

    ResponderExcluir
  21. Há diferença sim, a nutricionista funcional tem uma abordagem diferente no tratamento com o paciente. Para saber como funciona vá em http://www.drafernandagranja.com/search/label/nutri%C3%A7%C3%A3o%20funcional

    ou em sintomas, para entender como funciona http://www.drafernandagranja.com/search/label/sintomas

    E para estabelecimentos é necessário ter nutricionista sim, mas nào é toda empresa que tem. Tem que dar uma olhada na lesgislação da anvisa.
    beijosss

    ResponderExcluir
  22. Oi, boa tarde!

    Hoje fiz avaliação para fazer exercicios, fiz ha pouco tempo uma cirurgia para retirada do bocio, estou acima do peso, principalmente gordura abdominal, hoje 26/10, assisti o programa da Katia, achei maravilhoso, na minha situação com tireodismo, quais os alimentos adequados que devo consumir, sou ansiosa, gosto muito de doce.
    Aguardo respota, desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  23. ola draª Fernanda gostaria de saber onde encontro o suco de aloe vera e como pode ser tomado, obrigado

    ResponderExcluir
  24. O suco de aloe vera vc encontra na liberdade (se vc estiver em sp) e em casas de produtos naturais como o Mundo Verde. Tem o gel de aloe vera que é mais concentrado e vc econtra com revendedores da marca "forever living".
    beijosss

    ResponderExcluir
  25. Ah, e o suco vc pode tomar de 200 a 500 ml por dia ou o gel, vc toma de 50 a 200ml por dia em jejum sempre.
    beijosss

    ResponderExcluir
  26. Ola Fernanda...
    Tenho uma filhinha de 2 anos e 3 meses, estou com um grande problema com o intestino presso dela, não sei mais o que fazer, posso acrescentar na alimentação dela farinha de linhaça, aveia e quinoa, me ajude! Existe alguma coisa que possa me ajudar para o bom desempenho de seu intestino

    ResponderExcluir
  27. Já tentou usar semente se linhaça germinada? é muito bom para esses casos... e muita água tb! Não pode esquecer...
    Se quiser incluir essas farinhas na dieta dela, pode sem problemas, mas ela nào pode deixar de tomar a água,
    beijossss

    ResponderExcluir
  28. Olá Dra Fernanda....
    Minha filha tem 04 anos e tem problema de peso baixo, e sempre fica com gripe, infecção de garganta, etc... Conheci os produtos da Forever,
    posso dar para ela o Forever kids.
    Um abraço Rô.

    ResponderExcluir
  29. oi Drª Fernanda!
    Achei o máximo seu blog! muito bom! Trabalho com os produtos da Forever Living a algum tempo.
    Aproveito para lhe fazer uma pergunta: Tenho uma cliente que fez redução de estômago e agora está com uma anemia muito forte,e ja operou o intestino que estava obstruido, só que o organismo não esta mais absorvendo integralmente o ferro dos alimentos e a cada seis meses ela tem que tomar oripurum na veia a semana toda. Pergunto: o que você me indica dos produtos da Forever para a absorção de ferro?
    Seria o Kids e o Pó Nutricional? Obrigada Fer

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE DRA FERNANDA, GOSTARIA DE QUE VC ME INFORMASSE UMA MARCA DE CHÁ VERDE OU O CHÁ QUE AJUDE A EMAGRECER ´MAIS, POIS TENHO MEDO DE COMPRAR ERRADO E ME FAZER MAL OU NÃO OBTER RESULTADO GRATA BEIJOS.

    ResponderExcluir
  31. Fernanda, eu não conheço o pó nutricional da forever... com certeza sei que o Kids não seria indicado para ela, pois as quantidades são poucas das vitaminas e minerais. Para suplementação de ferro eu nunca passo fórmula pronta, eu sempre mando manipular nutrientes que ajudam o ferro a ser absorvido, entre eles: vitm B6, vitm B2, vitm B12, ácido fólico, biotina, cobre, vitm C, vitm E, vitm A e ferro!
    beijossss

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Dr@!!!
    Eu comparei o rótulo do Pó Nutricional com um leite muito indicado pra crianças alérgicas. Descobri que o Pó Nutricional é "igual"ou melhor que o leite pois contem mais nutrientes. Minha filha quando completou 7 meses, passei a dar na mamadeira uma pequena quantidade do skake e , quando completou 2 anos passei a dar o Kids, pois ela não come nada de frutas, verduras e legumes. Faço exames a cada 6 meses, e os resultados são excelentes. Minha filha Nunca me deu trabalho em relação a saúde, como ficar internada, alergias essas coisas. Ela é uma criança saudável,uma benção. Experiência própria, os suplementos que trabalho dão resultado e trazem qualidade de vidas as pessoas.E vc com sua formação está ajudando muitas pessoas tbm. Obrigada pelas suas dicas!!!! bjo

    ResponderExcluir
  33. Oi Dr Fernanda descobrimos que o suco de cranberry e indicado para infecçao urinaria que ja tenho ha uns 10 anos gostaria de saber qual a quantidade do suco que devo tomar obrigada

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Fernanda
    Meu nome e Katia, gostari8a de saber se posso consumir a farinha e de feijao branco, caraluma, far de casca de laranja, farinha de berinjela e farinha de soja preta, todos juntos... Preciso emagrecer pelo menos uns 13kg, estou muito acima do meu peso,depois da gravidez engordei 25kg estou desesperada, me ajude!!!

    ResponderExcluir
  35. Use as farinhas em horários diferentes da caralluma! E nào esqueça de beber água!
    beijossss

    ResponderExcluir
  36. Doutora Fernanda, Boa Noite!
    Meu nome é Adriana te admiro demais, principalmente por nos dar muita atenção ao tirar nossas dúvidas e orientações que nos passa.Preciso de uma ajuda pois meu pai tem 75 anos e somente um rim dde nascença, hoje seus exames de creatini estão em 5.5 irá fazer um de clearence de creatinina 24h para confirmar, a nefro pediu hemodiálise ele não quer fazer pois não tem nenhum sintoma, a própria médica fica admirada por estar bem. De alguma forma pode me ajudar, ele tem restrição à proteina e potássio e tem pressão alta.Por favor, me ajuda com algo que possa ajudar o rim a continuar a trabalhar sem se "cansar".Obrigado por tudo. Adriana

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pelo carinho Adriana!
    Quando se trata de rim, deve ser ter cuidado... Vc já falou tudo! Como ele não pode comer muita proteína e muito potássio, procure na internte um lista de alimentos ricos nesses nutrientes. Aí vc tenta fazer um cardápio pra ele sem esses alimentos... é difícil se adaptar, porque fica muito restritiva a dieta e por isso acho que vcs podiam procurar uma nutricionista para adequar isso para o seu pai.
    A dieta deve ser com pouca proteína (leite, frango, carne, queijos, soja), pouco potássio, e pouca gordura. Para o rim não se cansar sobra as saladas, algumas frutas (nào ricas em potássio) e carboidratos.
    beijos grande

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Dra Fernanda,
    Eu tenho 2 perguntas relacionadas a Sindrome do Intestino Irritavel e Suco de Aloe Vera.
    1) Eu tenho tomado o Suco de Aloe Vera, mas na embalagem diz para eu tomar junto com a comida. Quanto devo tomar ao dia e deve ser com comida ou em jejum?
    2) Tenho dúvidas quanto ao café da manha, quais tipos de alimentos devo comer para me ajudar com os sintomas da SII?

    Gostaria de parabenizá-la desde já pelo trabalho maravilhoso aqui no site, que tem ajudado tanta gente. Muito obrigado e que Deus lhe dê sempre muita saúde para continuar ajudando as pessoas.

    ResponderExcluir
  39. O suco de aloe vera é bom, mas o melhor no seu caso é o aloe vera em gel, que é mais concentrado e mais efetivo. O melhor resultado e tomá-lo em jejum ou antes de dormir.
    Sobre SII, eu tiraria da dieta leite e derivados, glúten e soja. São alimentos que agridem muito a mucosa... Procure casas que vendam esses produtos ou procura na internet alimentos sem leite, glúten e soja.
    beijossss

    ResponderExcluir
  40. oi Dra.
    Estou precisando perder peso, sou muito ansiosa, e não sou muito de comer ex: feijão arroz etc.
    trabalho o dia todo num escritorio, e a noite qundo estou em casa, disparo a comer biscoito, bolo, tudo que tiver e eu gostar,em poucas quantidades. Não sei o que fazer, quero que por favor me ajude com uma dessas farinhas e fibras, tenho também muita retenção de liquido, fico inchada em alguns diaas aumentando mais o meu peso. beijos

    ResponderExcluir
  41. Pq vc não experimenta a ração?? Aío vc toma no fim da tarde antes de ir pra casa, ou então, assim que vc chegar em casa, a primeira coisa que vc vai fazer é tomar a ração humana... ela ajuda a controlar essa ansiedade... e exercício físico??? já pensou que pode ser uma forma de controlar isso tb?? Ache uma atividade como yoga (daquelas bem fortes e não ficar só meditando, sabe?) ou começe a praticar corrida...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  42. Prazer em conhecê-la Dra Fernanda;
    Gostaria de lhe pedir uma orientação, qual seria a combinação de fibras mais adequada para mim já que possuo hipotireoidismo, triglicérides e colesterol aumentados por questão hereditária. Faço caminhada e dieta com redução de gordura, doces e carboidratos mas mesmo assim estou tendo dificuldade de perder peso e o intestino tá lento devido ao uso de medicamentos para tratar os distúrbios.Obrigada pela atenção. AMOS de Contagem/MG

    ResponderExcluir
  43. Use uma combinação de farinha de linhaça, berinjela, agar-agar e farelo de aveia. Para completar vc pode colocar também a farinha de gergelim, girassol e de semente de melão.
    beijossss

    ResponderExcluir
  44. Olá Dra. Fernanda gostei muito do blog e gostaria que vc me desse uma orientação sobre suplemento alimentar, os óleos de peixes ômega3, quero usar mas já ouvi falar que afina o sangue, aí tenho medo, gostaria se possível que vc me esclarecesse sobre o mesmo. Quais os verdadeiros beneficios desse alimento?
    qualquer pessoa pode fazer uso ou existe alguma restrição?
    Agradesço muito se vc poder me responder. SOU DE JUURUTU/RN

    ResponderExcluir
  45. O omega 3 óleo de peixe afina o sangue mesmo. Mas isso é uma coisa boa, a não ser que vc tenha algum tipo de contra indicação.
    O ideal é tomar por 3 meses e depois dar uma parada. Voltar a tomar em 3 ou 4 meses... fazendo esse intervalo não tem problema nenhum!
    Os benefícios são enormes, é bom para o cérebro, para o coração, para a memória, para o intestino, para o pulmão, para o cabelo e pele, enfim, são vários benefícios!
    beijossss

    ResponderExcluir
  46. Ah, e geralmente qualquer pessoa pode tomar sim, mas não custa nada dizer que cada caso é um caso! Então se vc for passar por alguma cirugia, parto recente ou se seu sangue já é muito fino, então não tome!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  47. Olá Dra. Fernanda adorei o blog cheio de dicas exelentes, vc pode me informa sobre os beneficios do cloreto de magnésio, qualquer pessoa pode fazer uso?
    Boa Tarde e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  48. Olá Dra Fernanda, Feliz 2011!!!
    Muito obrigado pela dica anterior, estou muito bem da SII. Por favor, se puder me dar mais umas dicas sobre Aloe Vera, ficarei eternamente grato:
    1)Eu tenho opção de comprar o Aloe Vera Gel 500mg em Softgels (100caps), e Aloe Vera Gel puro 99,3% em garrafinha. Qual eu deveria comprar?
    2)Infelizmente recebi um diagnóstico de Cancer de Testículo ha 5 dias, tenho que iniciar a quimio logo, a Dra me recomenda
    a tomar o Aloe Vera durante o tratamento?
    Muito obrigado e que Deus continue te iluminando e dando muita saúde para ajudar as pessoas...Beijos e Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  49. Quando falta magnésio no nosso organismo, podemos ter vários tipos de tensões musculares, como câimbra, enxaquecas, cólicas mesntruais por exemplo. E pode agravar a osteoporose, porque o calcio é dependente de magnésio! e tb pode acabar engorgando a falta de magnésio, justamente por causa do metabolismo do cálcio. Então tomar cloreto de magnésio pode ser muito bom para a saúde, mas cuidado com o excesso, ok?
    procure uma nutricionista de preferência para adequar o magnésio com outras vitaminas e minerais!
    beijossss

    ResponderExcluir
  50. Eu acho que o gel é melhor, pq ele age mais na questão da cicatrização e absorção intestinal.
    Vc DEVE tomar o aloe vera durante o tratamento! É super importante, mas tem que ser de qualidade! nào compre "garrafada" por favor... compre aloe vera de marca confiável.
    E já que vc recebeu esse diagnóstico, use 2x ao dia. 50 ml (1 xícara de café) em jejum e 50ml antes de dormir.
    Outra coisa eu vou te sugerir... já ouviu falar de comer somente alimentos vivos? É uma dieta bem especial, que se vc tiver condições de fazer, é a ideal... São alimentos crus, que não passam por aquecimento acima de 43C... é excelente para curar/tratar tumores.
    Eu falo isso não de estudos científicos, mas de várias pessoas que já tiveram resultados.
    beijossss

    ResponderExcluir
  51. Olá Dra Fernanda, muito obrigado pela resposta. Eu estou fazendo o tratamento nos EUA, e aqui tem muita opção de Aloe Vera, variedade de marcas, tipos e preço baixo. A Clínica me deu um livro de nutrição para câncer, mas com base em comidas americanas (incluindo mexicana e asiática) e snacks (salgadinhos, biscoitos), o que não aprecio muito, então tô meio perdido. Vou tentar comer alimentos crus e pesquisar sobre os alimentos vivos. Algumas comidas são familiar para nós brasileiros. Se eu tiver mais alguma dúvida acho que posso lhe perguntar, certo? Muito obrigado mais uma vez e parabéns Dra Fernanda pelo trabalho. Beijos!!

    ResponderExcluir
  52. Que notícia boa!!!! Aí é muuuuuuuuito mais fácil de seguir essa dieta! Tem aparelhos ótimos que possibilitam a dieta ser toda crua. Procure por cruvidorismo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  53. Olá Dra. estou com um problema que já a algum tempo tem me incomodado, eu tenho uma indisposição diariamente, acordo todos os dias com um sono tremendo, durmo a noite toda mas acordo com um cansaço que parece que não dormir nada. Eu trabalho pela manha e a tarde, quando chega a noite nao tenho disposição mais pra nada. Gostaria que vc me desse uma orientação, será que é alguma coisa relacionada a alimentação ou é caso de procurar um clínico?

    ResponderExcluir
  54. Olha, sentir esse cansaço excessivo não é normal. Com ceretza está faltando vitaminas e minerais para produzir adequada energia celular. A alimentação equilibrada resolve muita coisa, mas se seu organismo não conseguir absorver não adianta nada... então tem que ver como está a sua alimentação, que tipo de alimento vc está comendo ou deixando de comer, como está seu intestino, como está o seu cortisol, etc
    Venha até o consultório ou procure uma nutricionista funcional para te ajudar, ok?
    beijosss

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigado por me responder, Gostaria muito de ir até seu escritório, mas moro muito longe moro no RN, vo procurar um nutricionista pra ver essa questão.Fico muito grata Deus te abençõe muito.

    ResponderExcluir
  56. só serve se for nutricionista funcional? ou pode ser só nutricionista mesmo?

    ResponderExcluir
  57. Nutricionista que tem especialização em Nutrição funcional tem uma abordagem de nutrientes e dieta um pouco mais específico, o que seria melhor no seu caso.
    beijossss

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Dra. gostaria que vc me tira-se uma dúvida, qual a quantidade de cálcio e magnésio que deve ser consumido por dia por uma pessa adulta? e a carência do magnésio que vc até já postou acima alguns sintomas, tbm estão relacionados com problemas emocionais tais como ansiedade, estresse nervosismo e etc?

    ResponderExcluir
  59. Estão relacionados sim... os sintomas podem muitas vezes nos confundir! Por isso é preciso avaliar bem cada caso. Eu não tenho aqui minha tabelinha de cola sobre a quantidade de calcio e magnésio, mas mais tarde coloco aqui!
    beijossss

    ResponderExcluir
  60. Ótima abordagem esse assunto, realmente esses problemas são muito frequentes nos dias de hoje, e um esclarecimento desse é muito válido, tbm tenho dúvidas nas quantidades destes minerais, já andei lendo várias postagens a respeito da importância de se ingerir quantidades adequadas desses nutrientes. A Dra. fernanda está tendo uma atitude louvável em ajudar pessoas que muitas vezes não pode ter um atendimento com um proficional.

    ResponderExcluir
  61. Desculpe a demora em responder essa questão dos minerais! mas vamos lá! Quantidade de calcio eu uso de 80 a 200mg e de magnésio, eu uso de 150 a 250mg... uso sempre na forma quelada e nunca, nunca de maneira isolada! sempre faço uma suplementação com vários nutrientes que ajudam (o cálcio ou o magnésio em questão) serem absorvidos!
    Por isso uso muito pouco de cada nutriente, porque crio uma situação de sinergismo entre eles!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  62. Olá Dra. eu adorei conhecer o seu trabalho hoje no programa da gazeta.Adorei seu site também. Abraços

    ResponderExcluir
  63. Biel, o suco verde é excelente como antioxidante! Ele é ótimo para limpar o fígado e o organismo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  64. Dra. vc conhece o multivitaminas e minerais da herbalife? se conhece gostaria de uma opinião sua sobre o mesmo!!!

    ResponderExcluir
  65. ola a farinha de banana verde faz bem

    ResponderExcluir
  66. Olá! Estou tomando suco de canberry há 1 mês, e estou começando a provar seus resultados. Sofro com infecções desde criança e passei o último Natal no hospital com uma infecção renal braba. Não quero mais passar por isso e estou indo a vários médicos e fazendo de tudo para me cuidar. Agora distribuo o suco da Forever Living mencionado pela Dra.(que é o que faço uso) e fiquei muito feliz de ver a indicação do mesmo aqui no blog. O suco possui canberry e outros principio-ativos para o trato urinário. Quem quiser mais informações é só entrar em contato pelo email: mriscado@yahoo.com.br. Abs, Monique

    ResponderExcluir
  67. Eu não conheço a composição do multivitaminico dessa marca, mas particularmente não gosto de nenhum multivitaminico. Acredito naquele que é feito pra vc! Entào é preciso consultar um profissional para saber o que está faltando ou sobrando dentro do seu organismo... assim eu vejo mais resultado!
    beijosss

    ResponderExcluir
  68. Biel, a farinha de banana verde é excelente para diminuir açúcar no sangue e ótima para o intestino!
    beijosss

    ResponderExcluir
  69. Obg Dra. pela dica do multivitaminico, conheci tbm o Kids da forever e vi que vc postou um comentário sobre ele, só achei a dosagem muito pequena para suprir as necessidades de um adulto seria necessário mais ou menos quantos por dia desse Kids? tendo em vista que a recomendação me parece que é de um por dia. desde já fico muito grato e parabéns por sua contribuição postando esse monte de dicas para nossa sáude!!!

    ResponderExcluir
  70. O mulsivitamínico é para crianças mesmo! Agora não sei te falar quantos um adulto precisa ingerir para suprir as necessidades. Não tenho um rótulo nutricional do produto, pra te falar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  71. olá vc conhece as fibras da Forever?

    ResponderExcluir
  72. OLÁ,DRA FERNANDA.BOM DIA,GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR AS FARINHAS MENCIONADAS ACIMA,TAMBÉM TENHO HIPOTIROIDISMO E PRESSÃO ALTA,E TOMO REMÉDIO,TAMBÉM TOMO OMEPRAZOL E FLUOXETINA PARA DEPRESSÃO,TENHO VONTADE DE TOMAR PRIMEIRO A FARINHA DE BERINJELA,E GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM CONTRA INDICAÇÃO PARA HIPERTENSOS.OBRIGADA.BEIJOS.

    ResponderExcluir
  73. Não conheço muito bem as fibras da Forever. Já ouvi falar, mas ainda não conheci os rótulos... então não vou saber opinar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  74. Suzete, faça um mix de farinhas sem glúten, sem guaraná e chá verde. A farinha de berinjela não aumenta a pressão, fique tranquila.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  75. Olá Dra. Fernanda,

    Recebi a indicação do suco de CRANBERRY, mas tenho dúvida quanto as prazo que devo tomá-lo e se faço interrupções. Se tomo quando houver crise ou faço prevenção.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  76. Olá dra. ouvi falar que o suco de aloe vera é adaptogênico, isso é verdade? E o que significa isso?

    ResponderExcluir
  77. O suco de cranberry deve ser tomado durante a crise e tb para prevenção. Quando estiver em crise, tome 500ml por dia pelo menos... se for para prevenir, pode ser 200ml.
    Tome durante 1 mês pelo menos e depois vá espaçando o uso.
    beijoss

    ResponderExcluir
  78. De uma maneira simples, adaptogênico significa que em situações de stress, o alimento ajuda a nomalizar a situação. O couve tem esse poder mesmo e por isso o suco verde ganha fama!
    beijosss

    ResponderExcluir
  79. Olá Dra. vc pode me informar quais alimentos que podem me ajudar a combater ao stress?

    ResponderExcluir
  80. Dra Fernanda estou maravilhada com o seu site, como vc tem disposicao pra atender e tirar tantas duvidas e esclarecer a tantos, MEUS PARABENS MESMO... em cada palavra sua podemos ver o seu carinho e a sua dedicacao.
    Que Deus te abencoe e continue assim, mais uma vez PARABENS.

    Gilza

    ResponderExcluir
  81. Dra Fernanda, estive lendo e vi alguns videos no youtube sobre colonterapia e hidro terapia e me interessei muito, mas depois procurando mais sobre essas tecnicas no google, vi que podemos fazer esse mesmo procedimento com produtos naturais, como aloe vera, cha verde e outras coisas, tenho 40 anos e uma prisao de ventre terrivel, herdada geneticamente, nao sei mais o que fazer, vivo a base de laxantes, uso planta bem, ducolac e outros, me ajude por favor, como posso amenizar esses sintomas, isso me deixa muito irritada e nao consigo emagrecer.

    Beijos e muito obrigada,

    Gilza

    ResponderExcluir
  82. Para o stress, existem alimentos que mudulam esse problema: canela, suco verde, ginseng, folhas de maracujá, folhas de melissa, jasmim, mulungu e valeriana.
    beijossss

    ResponderExcluir
  83. Alimentos que tratam o intestino são aloe vera, omega 3 (óleo de peixe ou de linhaça), fibras como inulina ou goma guar, fibras solúveis como a farinha de maçã e o psyllium, e não podemos esquecer da água! a água é fundamental para o intestino funcionar... o problema é que alguns alimentos "prendem" o intestino como os leites e derivados, excesso de glúten (trigo principalmente), e soja.
    Então cada caso, é um caso... tem que descobrir qual o seu.
    beijosss

    ResponderExcluir
  84. Dra. só mais uma questão modulam siginifica oq? e esses alimentos faz o chá, como é a utilização?
    Agradesço muito pelo exclarecimento!!!

    ResponderExcluir
  85. Dra. quais os beneficios de se consumir LEVEDO DE CERVEJA?

    ResponderExcluir
  86. Alimentos que modulam o stress, são alimentos que fazem o stress voltar ao normal, ou seja, que mudam a sitação dentro do nosso organismo.
    São todos infusão, ou seja, o famoso chá!
    beijosss

    ResponderExcluir
  87. Levedo de cerveja é um alimento muito rico em complexo B, que promove energia celular e aumenta a imunidade. Mas não é para todo mundo: quem tem problemas com fungos (candidíase, infecções recorrentes, micoses) tem que passar longe deles!
    beijosss

    ResponderExcluir
  88. Dra. obg pelos exclarecimentos sobre os alimentos que modulam o stress, que Deus e o Senhor Jesus Cristo continuem te abençando muito e que vc possa tbm continuar ajudando tantas pessoas que precisam dos seus serviços e nao podem telo, muitas vezes por morarem em outros estados. Fique com Deus e um abraço!!!

    ResponderExcluir
  89. Bom dia . gostaria de saber se suco verde pode ser tomado ao anoitecer também.
    Agradeço desde já obrigado

    ResponderExcluir
  90. anonimo
    boa noite Dra. granja a minha mulher tem imunidade baixa e está quase sem ferro, e pergunto que sucos aumenta rapidamente a hemoglobina e o ferro, pois as vezes ela sente-se cansada e tem candidiase frequente
    será que aloe vera será o ideal?e a beterraba?
    por amor de deus quero muito sua ajuda, pois vivo em angola. me dê toda dica possivel
    desde ja digo, que o seu trabalho é louvavel.obrgado

    ResponderExcluir
  91. Ola Dr FERNANDA GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O SUCO DE CRAMBERRY ESTOU GRAVIDA DE 15 SEMANAS.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  92. O Suco verde pode ser tomado a noite sim, antes tarde do que nunca! rsrsr Mas o melhor e o mais indicado é na parte da manhã, porque ele traz muita vitalidade e isso é super imporante para começar o dia...
    beijosss

    ResponderExcluir
  93. Para o ferro aumentar, tem que ter um intestino bem saudável! pelo visto, a sua mulher não está tão bem falando de inestino, pq ele tem candidíase... então,. com certeza deve usar aloe vera, lactobacilos, tirar alimentos que podem fazer mal como o leite e derivados, excesso de trigo e excesso de soja. Agora em falando do ferro especifucamente, use seuco verde (couve, muita couve), folhas verdes escuras, quinua, amaranto e feijão.
    Espero ter ajudado!
    beijossss

    ResponderExcluir
  94. grávida não só pode, como deve tomar suco de cranberry, para evitar possíveis infecções urinárias...
    Sem falar nos benefícios dos antioxidantes!
    E omega 3?? já tá tomando?? é ótimo para o cérebro do bebê!! Ele vai ser o mais inteligente de todos!!!! rsrsrsrrs
    beijossss

    ResponderExcluir
  95. Bom dia!
    Gostaria de saber se posso dar a minha filhinha de 2 anos e meio o suplemento Forever Kids, ela e muito dificil de se alimentar, tenho medo de que não esteja ingerindo as vitaminas necessarias para seu desenvolvimento... Me ajude! Beijos

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. olá Dra. Fernanda gostaria de uma dica sua, tomo citalopram para tratar panico ele é antidepressivo e olhando uma materia na net vi que esses medicamentos roubam muitos nutrientes como vitaminas e minerais, gostaria de saber se posso fazer uso de levedo de cerveja para repor essa possivel carencia?

    ResponderExcluir
  98. Katia, não conheço o histórico da sua filhinha, então não posso indicar... mas esse produto é bom para dar um reforço nessa questão...
    Você precisa achar maneiras de fazer ela comer mais, uma delas é não oferecer mais nada no mesmo horário, ou seja, se ela não comer a comida, vc não pode dar iogurte ou mamadeira, ou bolachas ou coisas deste tipo... senão ela vai aprender que pode ficar sem comer, que vai ganhar outra coisa melhor, entendeu?? Com criança você não pode negociar!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  99. Levedo de cerveja, gérmem de trigo, quinua e linhaça, são alimentos altamente nutritivos que podem te ajudar a recuperar esses nutrientes! e precisa ver como está o seu intestino, para ver se há absorção correta.
    beijossss

    ResponderExcluir
  100. Drª Fernanda
    Mh filha tem 07 ano e está diabética, faz uso de insulina.
    Ela pode tomar o suco de uva?
    Como ela deve tomar, somente nos horários das refeições?

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde, Dra Fernanda!
    Sou nutricionista e queria saber se posso indicar para os meus pacientes uma determinada empresa e seus produtos?? tenho confiança porque uso e estudo sobre eles!

    ResponderExcluir
  102. Boa Tarde, Drª Fernanda.
    Parabens, pelo seu site.
    Adoro produtos naturais, e principalmente do Suco de uvas. Minha pergunta é: O Suco de uvas Integral que a Drª menciona acima poderia ser o de caixa(encontrado no Supermercados) tb. tem o mesmo efeito citado? O suco de Cranberry tb. funciona como antioxidante tb. no cambate de celulas cancerigenas? Como poderia eu administrar este suco para mim e meus filhos que trabalham e ficam o dia inteiro fora de casa?
    Muito obrigada por sua atenção e que Deus lhe dê muita sabedoria para continuar.
    Eliane.

    ResponderExcluir
  103. quem tem diabetes pode tomar suco de uva sim ou qualquer suco de fruta, mas sempre tem que colocar fibra junto para diminuir o índice glicêmico da fruta. Você pode colocar nesse suco, 1 colh de sobremesa de farinha de linhaça ou farinha de maracujá ou farinha de banana verde. é melhor tomar longe das refeições de grande volume (como almoço e jantar).
    beijossss

    ResponderExcluir
  104. segundo o conselho a gente não pode indicar empresa e tal, pq é anti-ético. Mas na minha conduta eu indico, pois realmente tem empresas melhores que outras... penso primeiro no paciente...

    ResponderExcluir
  105. Eliane, tudo que é de caixinha já não é tão natural assim... eu prefiro sempre a fruta ou polpa e por último a caixinha...
    Como a gente trabalha fora, acaba que não tem muito jeito e temos que recorrer às caixinhas mesmo. Quando for assim, olhe no rótulo dos ingredientes, e veja e se a polpa da fruta está em primeiro lugar na lista de ítens, e se não tem convsernate além do ácido cítrico (que é um "conservante natural"... se é que isso existe...). O açúcar nunca deve estar primeiro que a água, pq isso significa que tem mais polpa da fruta e menos açúcar...

    Esse suco que eu falo, é aqueles de vidro, que parece um vinho... e o suco de cranberry, por ser antioxidante tb ajuda na prevenção de câncer, assimm como o suco de uva!
    beijossss

    ResponderExcluir
  106. Dra. Bom dia! Que a paz esteja contigo.
    Fiz um hemograma completo(sangue) ainda terei que levar para a minha Dra. Como Graças a Deus meus exames de rotina, o resultado sempre foi satisfatório, fiquei um pouco preocupada. A hemoglibina normal varia de 12.0 a 6.0g/dl, o meu resultado saiu com 11.9 g/dl e o colesterol LDL o desejável pela organização mundial de saúde seria menor que 100mg/dl o meu saiu com 134mg/dl.
    Não é tão grande assim a diferença, mais fiquei chateada. Qual seria o procedimento da alimentação. Obrigada...... Eliane

    ResponderExcluir
  107. Olá Dra Fernanda, normalmente tenho infecção urinária e me indicaram o suco de Cramberry, porém gostaria de saber qto tomar por dia para a prevenção e oq mais poderia adotar como medidas preventivas. Abçs

    ResponderExcluir
  108. Eliane, para saber se a hemoglobina está realmemte alterada, precisa de outros dados, como o VCM, as hemáceas, os eritrócitos, ferro e ferritina. O LDL pode aumentar em várioas casos... Pode ser que estejam ocorrendo outras alterações hormonais, como cortisol elevado (estress) ou hormônios sexuais, hormônio da tireóide, enfim, tem que considerar um todo, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  109. Para preveni infecção urinária, você precisa tomar 200 ml de suco por dia.. em alguns casos, é necessário tomar até 500 ml. Como forma preventina tem que usar lactobacilos, para povoar o intestino de bactérias benéficas, excluir algums alimentos da dieta (açúcar, excesso de leite e derivados, fungos, ect). mas tudo é muito indiovidual. procure um nutricionista ou vá até o consultório, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  110. Olá dra. eu vi uma matéria na tv século 21 que falava do cugumelo do sol, vc conhece os beneficios? fico muito grata se vc puder me ajudar!!!

    ResponderExcluir
  111. O cogumelo do sol é rico em antioxidantes!
    como prevenção pode ser útil!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  112. Dra. Fernanda, Boa tarde!

    Podería, por gentileza, me informar, onde posso encontrar/comprar o SUCO DE ALLOE VERA ?

    Peço-lhe isto, porque infelizmente eu tenho

    - Gastrite
    - Intestino irritável
    - Intolerância á Lactose

    Como a Dra. Fernanda diz que este suco é bom para estes "males", apreciaria me informasse
    se há algum mais confiável.

    Muito agradecido e fique com Deus.
    João Tomé
    jt.tome@ig.com.br

    ResponderExcluir
  113. qual das farinhas é bom para diminuir o colesterol?

    edizete.calderan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  114. Bom dia dra. gostaria de uma informaçao, o açúcar mascavo é mais saudavel do que o branco que usamos diariamente?

    ResponderExcluir
  115. Edizete, use a farinha de maracujá + farinha de linhaça + farelo de aveia. Use 2x ao dia, todos os dias, durante 3 meses! É tiro e queda! rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  116. O açúcar mascavo é muito superior ou açúcar branco que usamos todos os dias. Isso porque é vem direto da cana de açúcar e vem cheio de nutrientes! Já escrevi isso aqui no blog. Procure por açúcares na ferramenta de busca!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  117. Eu ainda não tinha visto essa materia sobre açúcar não, mas vô conferir.
    OBG.

    ResponderExcluir
  118. Olá Dra. Fernanda, estou tomando o suco de romã, o crawberry é melhor?? O que é melhor o gel de aloe vera ou suco? eu tomo o gel em jejum, mas posso também tomar o suco. Adorei o seu site.
    Abraços, Rosângela

    ResponderExcluir
  119. Rosângela, todos esses sucos são bons e cada um para uma finalidade diferente. Então o melhor é rodiziar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  120. Oiiiiiiiii td bem
    Doutora tenho hipotiroidismo tomo puran 150,
    mais mesmo assimretenho muito liquido , será q tem algum chá q posso tomar q pode me ajudar a eliminar liquido ????Qual seria ?????

    ResponderExcluir
  121. Oi doutora td bem ???
    Então doutora tenho obesidade morbida e hipotiroidismo ,não posso fazer redução pois corro risco dew obito pq tive embolia pulmonar.
    Não sei mais o q fazer pois é muito dificil ser obesa ,já fiz de td e não emagreço por favor me ajude ?????

    ResponderExcluir
  122. OLá Dr Fernanda, eu comprei o suco de Aloe vera sem adição de açucar no sabor original 1:1, como devo toma-lo ?, misturado a outro suco, água ou puro?

    ResponderExcluir
  123. Para eliminar líquidos o cavalinha, o dente de leão e o chá verde são ótimos! Aí vc pode fazer uma mistura de duas ervas, tipo cavalinha+ erva-doce ou chá dente de leão + hibiscus!
    beijossss

    ResponderExcluir
  124. Infelizmente não consigo te ajudar pelo blog... procure uma nutri funcional para te acompanhar de perto!
    beijossss

    ResponderExcluir
  125. Eduardo, o melhor jeito é tomar puro mesmo! Num gole só de 50 ml!
    Vc pode tomar até duas vezes por dia: em jejum e antes do jantar!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  126. olá doutora! estou gravida eu posso tomar o suco verde? aguardo a respota! obrigado jacqueline

    ResponderExcluir
  127. Boa noite doutora
    Tomo diariamente suco de couve com abacaxi,maça e linhaça.
    Posso misturar a este suco polpa de babosa?

    ResponderExcluir
  128. Jacqueline, pode tomar o suco verde sim, mas não todo dia, porque vc não pode detoxificar muito! tome 2x por semana! beijosssss

    ResponderExcluir
  129. Pode sim misturar a babosa sim! Mas não tome o suco de couve todo dia... depois de um tempo é melhor espaçar o uso, tá?? Sua tireóide agradece!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  130. OLA, TENHA UMA FILHA DE 3 ANOS E ELA ESTA COM MUITA OLHEIRA. o QUE ESTA FALTANDO EM SUA ALIMENTAÇÃO? ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  131. Olá, eu li que ñ se deve tomar suco de couve todos os dias, gostaria de saber quanto tempo posso tomar, eu tomo sempre pela manhã em jejum misturado com linhaça.

    ResponderExcluir
  132. Olheira, se não for causa genética, é sinal de alergia alimentar. POde ser alguma coisa que ela está comendo que faz mal para o intestino dela e reflete na olheira. Tem que investigar: tirar o alimento e colocar depois de 3 semanas.
    beijossss

    ResponderExcluir
  133. Suco de couve todos os dias pode prejudicar sua tireóide. Esse suco tem tempo e propósito. Use por 30 dias e depois pare por 30 por exemplo. Depois de algum tempo, pode voltar a tomar. O certo é ir rodiziando as frutas e as folhas. E não usar a couve todo dia!
    beijossss

    ResponderExcluir
  134. Olá Dra.Fernanda tudo bem?. Quero começar a usa Colágeno hidrolisado mas não sei qual marca é a melhor..Você pode me ajudar?...Adorei o blog...Bjuss

    ResponderExcluir
  135. Ana, não dá pra falar a marca aqui no blog, mas procure um que seja hidrolisado e que contenha vitaminas e minerais, como silício, zinco, vitam A e C!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  136. Boa noite, DR. Fernanda.
    Eu tenho uma filha de cinco anos, e estou tentando levar uma vida saudavel com ela, mais ela tem o intestino tão bom, que tudo que eu faco ela fica com diarreia, então eu não sei se estou fazendo o correto. Eu tento dar frutas como banana maca pera e uva legumes iogurte aveia farinha lactea e suco de uva integral.

    ResponderExcluir
  137. Se ela tem diarréia com frequencia, vc precisa ver se ela não é intolerante a algum alimento. Muita criança pode ter uma leve alergia a leite e derivados (inclusive iogurte, leite condensado, etc). Tem que retirar da alimentação dela e ver como ela reage. E procure um nutricionista para rever a questão do calcio, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  138. Querida dra. Meu nome é Marilene. Tenho 58 anos. Comecei Pilates, esteira e bicicleta. Tenho esclerodermia (doença auto imune), artrite e fibromialgia. Gostaria de começar a tomar RH e o oleo de côco. Que achas? Grata, beijos.

    ResponderExcluir
  139. Ah, quero tomar o suco verde e aloe vera tbem. Achas que é bom? Bjs.

    ResponderExcluir
  140. Podería, por gentileza, me informar, onde posso encontrar/comprar o SUCO DE ALLOE VERA
    em Curitiba.

    Peço-lhe isto, porque infelizmente eu tenho


    - Intestino irritável mais pra solto, já fiz duas colonoscopia e tirei polipos benignos
    ou outro produto, poi meu medico só me trata com frisium e dicetel.


    Como a Dra. Fernanda diz que este suco é bom para estes

    Muito agradecida e desde já muito brigado.
    Meu e-mail clau_tl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. Oi Dra Fernanda, parabéns, pelo seu trabalho do blog, boa vontade e paciência em responder todas as perguntas... Eu queria saber , em quanto tempo depois de pronto, eu ainda posso ingerir sucos naturais(ex: laranja com mamaão, laranja com morango, couve com limão, abacaxi com limão, alface com limão, os de fruta pura, e etc)?

    ResponderExcluir
  142. AMANDA S.

    Oi Dra. com que frequência o suco verde deve ser tomado? todos os dias? e quantas vezes por dia?

    ResponderExcluir
  143. Dr. Fernanda.
    Minha filha tem cinco anos, gostaria de saber se ela pode tomar suco de uva integral diariamente.

    ResponderExcluir
  144. Dra .Fernanda
    Tenho 2 filhos de 2 anos e meio,estou preocupada.
    Eles comem em excesso,embora nao sejam gordos, um pesa 12.400kg e outro 12.500. Estou muito preocupada !
    Um deles adora chá verde,ele bebe 1 litro por vez se eu deixar,o chá é prejudicial pela idade?
    Me ajuda por favor!!!
    De uma só vez ele come 1 manga E 3 bananas ,isso cada criança .

    ResponderExcluir
  145. Olá Dra.Fernanda
    Nunca tinha visto e nem visitado seu blog...
    Estava com uma dúvida sobre o omega 3,entrei no google e abri vários,mas me encantei com o seu blog...
    Vc está de parabéns...
    Super informativo,tirou minha dúvida e acho que qualquer pessoa que o acessar vai ter uma super instrução...
    Deus te abençoe por disponibilizar todo seu conhecimento com as pessoas...
    Você é uma fonte que vem de Deus...
    Quanto mais se tira...mais se tem...
    BJS Maria Celi

    ResponderExcluir
  146. ola Dra.Fernanda meu nome é Bia fui ao medico e o resultado do meu exame de endoscopia digestiva alta deu o seguinte:conclusão : Henia hiatal por deslizamento de medio tamanho com refluxo gastro- esofágico.2- esofagite edematosa disatal leve/3- pangastrite endoscopica enantematosa leve e deu que eu estou com H.pilores mas, neu medico não deu remedio para o pilores para tratar primeiro o estomago.Fiz um colonoscpia e deu inflammação no íleo terminal, com eroões raras e esparsas de até 3mm com fundo recorberto por fibrina.na biopisia deu processo inflamatório crônico. Meu meicco dise que eu estou com a doença de chorh,meu intestino é muito presso,gostaria de saber se eu tomar aloevera gel da forever é bom ou ruim para o meu caso sigo uma dieta para os dois caso com minha nutrcionista mas, alimentação só não esta me ajudando a soltar o intestino uma amiga que vende este produto me ofereceu aloevera e uma capisula de ervas medicinais da forever para ajudar a funcionar meu intestino.
    Posso usar esses suplementos no meu caso
    agradeço sua orientação desde ja.
    Deus a abençoes agradecida.

    ResponderExcluir
  147. õla Drª.Fernanda...peço urgentemente que venha responder a minha pergunta.Fiz endoscopia e acusou cardia incontinente e gastrite...ja faz 3 meses de omeprazol e ainda continuo com muito refluxo e dispepsia....tenho feito pesquisa sobre aloe vera e gostaria de saber se posso tomar em capsulas...ou q a senhora sugere p meu caso...como e em qunto tempo devo fazer o uso e os riscos ....obrigada tania portugal

    ResponderExcluir
  148. Tenho gastrite descoberta depois de uma Endoscopia. Alguns sites dizem poder tomar chás com canela e/ou hortelã. Ou suco verde com couve, hortela, agriaõ e salsa. Salada crua de alface ou couve chinesa temperada com limão que é cicatrizante. Poderia me dizer o que realmente posso ou não comer?
    Grata Rose

    ResponderExcluir
  149. oi dr.sofro de gastrite e esofagite.Estou fazendo uso de espinheira santa e gostaria de experimentar a aloe e vera qual a sua indicação de um laboratório confiável para a aquisição do medicamento

    ResponderExcluir
  150. olá Dr Fernanda
    estou grávida d 6 semanas, gostaria de saber se posso tomar suco verde? .....
    não gosto de verdura será q o suco pode substituir?? aguardo sua resposta bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  151. BOM DIA DR FERMANDA OLHA TENHO DIABETE COLESTEROL PRESSÃO ALTA, QUERO SABER SE POSSO TOMAR OS CHÁ VERDES COMO FAZER ESSA DIETA EM SEGURANÇA ME AJUDA POR FAVOR PRECISO PREDER PESO POIS SOU MUITO BAIXINHA JA ENTREI ATE EM DEPRESSÃO ME AJUDA ME DA UMA DICA BJS...

    ResponderExcluir
  152. ola DR FERNANDA, qual a dose recomendada diaria do suco da babosa?

    ResponderExcluir
  153. Olá, Doutora. Tudo bem?
    Gostaria de saber se posso substituir o jantar de todas as noites, por outro alimento, e qual serie...
    Peso 57 Kg, tenho 1,69 de altura.

    Obrigado
    Andreia

    ResponderExcluir
  154. Olá Dra. acompanho sua jornada na tv já algum tempo,agora que fiz bariátrica e eliminei 65 kg, quero muito saber se posso consumir os oleos indicados e as farinhas por vc? e principalmente as marcas e onde posso encontrar aquí em praia grande ou até mesmo se posso receber pelo correio, minha vizinha quer saber se o marido dela que tem/teve hepatite c pode consumir tbm,já meu filho de 12 anos é muito ansioso,irritado e tem a sindrome do intestino irritável que tipo de cardapio ele pode consumir já que ele só pensa em boa forma, meu marido tem irizipela e pressão alta tbm pode usar tudo que a sra recomenda,obrigado um abraço!
    meu e-mail é cassia_rocha2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  155. Bom dia,gostaria de saber se você tem msn?

    meu e-mail é: celma.neris@hotmail.com


    Obrigada Celma

    ResponderExcluir
  156. Bom dia,

    Dra, estou tomando o shake da herbalife para reduzir medidas. A pessoa que me indicou, disse que no pote, tem tudo que uma pessoa precisa e que é um alimento. Estou tomando a 2 dias. prciso reduzir 2 kgs, você conhece o produto?

    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  157. desculpe são 20 kgs, que preciso dimunir...

    Obrigada Adriana

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde dra.
    Vi os seus videos e adorei.Gostaria de saber se só usando a farinha de berinjela 1x no almoço misturada na comida consigo perde peso e gordura.Me de algumas dicas como cosumi-la e se devo acrescentar outros tipos de farinha.
    abraços
    mari

    ResponderExcluir
  159. boa noite drª,
    o suco de cramberry da forever e bom? qual a quantidade que se deve tomar por dia e por quanto tempo.Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  160. Bom dia doutora, adorei seu blog muitas informações valiosas, gostaria de saber se as misturas das farinhas que mencionou atrás é boa também para diminuir a glicose tenho intolerância a glicose. (farinha de maracujá+ farelo de aveia+ farinha de linhaça). Obrigada
    Taciana

    ResponderExcluir
  161. boa noite dra fernanda esto a tomar alguns suplemento da forever mas a glicema esta a subir muito quero desistir, ou posso comtinuar sao aloe vera,gin chia, filds of greens.ginkgo plus,liciun plus.se posso comtinuar como fazer as dozes sertas

    ResponderExcluir
  162. Boa noite Dra. Fernanda, não sei se nessa dúvida vc poderia me ajudar, mas eu tenho lido bastante a respeito dos beneficios do Cloreto de Magnesio. Tenho fibromialgia, má circulação e minha mãe tem artose, bico de papagaio nos pés, diabetes, entre outras coisas... E pelo que li, o Cloreto poderia ajudar, mas tenho duvidas, li que é um pó que devo misturar a agua, mas parece ter tantos no mercado, que marca é boa? Na farmacia posso encontrar? Agradeço desde ja sua atenção!

    Patricia - SP

    ResponderExcluir
  163. Olá dr, gostaria de saber se posso intercalar suco de couve com limão e o suco de aloe vera para gastrite esofagite? melhora mesmo?
    grata

    ResponderExcluir
  164. Olá dra, tudo bem? Parabéns pelo blog achei incrível sua iniciativa e disposição de ajudar as pessoas!
    Sempre tive muitos problemas com queda excessiva de cabelo, melhorou bastante depois do uso continuo de levedo de cerveja, gostaria de saber se existe um prazo para toma-lo? e se existe algum relação negativa em relação aos rins, tenho má formação de rim, minha alimentação é equilibrada, há anos não tenho nenhum problema grave,posso tomar o suco de chamberry também?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  165. Boa noite, Dra. Gostaria de saber qual a quantidade de suco de cranberry que se deve tomar por dia para prevenir infecções urinárias de repetição. obrigada.

    ResponderExcluir
  166. SUCO DE UVA PARA QUEM TEM FERRITINA 351 (ACIMA DO NORMAL). POSSO CONTINUAR TOMANDO O SUCO? ELE NÃO VAI AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO DE FERRO EM MEU SANGUE?

    ResponderExcluir
  167. Testado e aprovado!

    Tenho comprado os sucos no Mercado Livre.

    Já faz um ano e não tive mais infecções.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  168. Comprei o suco de Cranberry, na THE GROCERY!

    O site é www.thegrocery.com.br

    Eles entregaram diretinho.

    bjs.

    ResponderExcluir
  169. OLÁ DR@ FERNANDA ADOREI SEU BLOG E APRENDI MUITO.
    GOSTARIA DE SABER DICAS PARA UM BOM CAFÉ DA MANHA E SUCOS OU CHAS PARA ACELERAR O METABOLISMO.
    MUITO OBRIGADA ,ELIZABETH.

    ResponderExcluir
  170. boa tarde dr@ fernanda gostaria de saber se psyllium pode ser associada a fluoxetina?

    ResponderExcluir
  171. Boa tarde, Dra Fernanda.
    Tenho muita retenção de líquido, minha perna fica tão inchada que faz a marca quando aperto. A dois meses, tive problemas com a pressão arterial alta e a cardiologista me diagnosticou hipertensa. Minha pergunta é: O que posso tomar para acabar com essa retenção de líquidos. Por favor se puder responda por email. obrigada

    ResponderExcluir
  172. Boa Noite doutora Fernanda.
    Gostaria de saber se o suco de Cranberry é bom para anemia. Anemia provocada por quimioterapia???? Agradecida.

    ResponderExcluir
  173. Dra, para insonia, o chá de hortelã é bom?

    ResponderExcluir
  174. o chá de hortelã é bom para insonia?

    ResponderExcluir
  175. vera lucia 08 de setembro de 2012
    DRa Fernanda,eu tomo cloreto de magnésio,pois tive tromboflebite ,posso tomar o levedo de cerveja junto ? obrigado

    ResponderExcluir
  176. OI, DRA, ACHEI SUPER INTERESSANTE SEU BLOG E SUA DISPOSIÇÃO EM RESPONDER ÀS PESSOAS. TENHO UMA DÚVIDA: MINHA AVÓ TEM 76 ANOS, É DIABÉTICA E HIPERTENSA, E ESTÁ TENDO MUITAS INFECÇÕES URINÁRIAS POR E. COLI. ME FALARAM QUE O SUCO DO CRANBERRY É MUITO BOM, E VI MUITOS POSTS NA INTERNET FALANDO DOS BENEFÍCIOS... GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O CASO DELA, JÁ Q ELA É DIABÉTICA... AS INFECÇÕES POR REPETIÇÃO ESTÃO DEIXANDO A COITADA MUITO TRISTINHA...

    ResponderExcluir
  177. Olá, meu nome é Edilaine e gostaria de saber se posso tomar cloreto de magnésio pa,(me disseram que tbém é bom para emagrecer !) tive gastrite recentemente e hpylore.Soube que traz inúmeros benefícios só tenho medo que voltem os problemas estomacais.
    Se puder me orientar a uma marca confiável, por favor, mande no meu email:edilaine_alexandre@yahoo.com.br
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  178. Olá, gostaria de saber sobre o cranberry. Tive infeccção urinária 3x e agora estou tomando antibiótico e o suco, porém notei que meu intestino ficou preso, seria o cranberry? pois antes dele estava tomando symfort e estava me ajudando bastante, mas com essa infecção tive que parar.
    Aguardo a resposta em meu e-mail por gentileza: carlinhaselmer@yahoo.com.br
    Agradeço!!

    ResponderExcluir
  179. Boa noite!
    Você poderia me indicar uma marca confiável de chá verde em cápsulas?
    Obrigada pela atenção!
    Email: alinnecris983@hotmail.com

    ResponderExcluir
  180. Boa noite, Dr Fernanda!

    Você poderia me indicar uma marca confiável de chá verde em cápsulas?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  181. olá,poderia me informar se o sake da ferever pode substituir uma refeição.obrigada.

    ResponderExcluir
  182. Dra.Fernanda tomo o paróxetina para tratar o pânico... eu posso tbém tomar o levedo de cerveja em pó sem problemas! tenho muita queda de cabelo e a pele oleosa,o levedo pode me ajudar... mas não quero engordar! como devo tomar! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  183. Bom dia!
    Dra. tenho ulcela e estou tomando somente o suco da couve sem mistura com outros ingredientes,gostaria de saber se eu posso tomar nos intervalos das refeiçoes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  184. Bom dia!

    Dra. Tenho ulcera que ja e a h pylori e estou tomando o suco da couve sem misturar com outro ingrediente,gostaria de saber se posso tomar antes das refeiçoes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  185. Bom dia!
    Dra. tenho ulcela e estou tomando somente o suco da couve sem mistura com outros ingredientes,gostaria de saber se eu posso tomar nos intervalos das refeiçoes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  186. Bom Dia! Passei pelo seu blog acidentalmente e devo dizer que me conquistou imediatamente a forma clara como expõe e ajuda a esclarecer as questões. Com a sua licença, vou partilhar o seu blogue com os amigos e estarei acompanhando todos os comentários. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  187. Boa tarde, Dra Fernanda!
    vi que vc gosta muito dos produtos da forever, gostaria de saber que horas e qtas capsulas posso dar pra minha filha de 10 anos forever kids e que horas e qtas capsulas eu poderia estar tomando de field of green?
    gostaria que de saber se é verdade que estes produtos são cancerigenos,li um areportagem sobre isso, gostaria de esclarecimentos da Dra, que eu não acredito que seja verdadeiro esse fato.......no aguardo Caroline

    ResponderExcluir
  188. Bom Dia, Doutora. Gostaríamos de aber, eu e minha espôsa, como preparar o suco NATURAL DE ALOE VERA ou BABOSA, como é conhecida aqui no Nordeste. Temos no nosso quintal diversos pés e já utilizamos em alguns procedimentos. Porém a possibilidade de formulação de um suco muito nos agradou. Cordialmente José e Vitória Leite-Natal-RN

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!