terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alimentos Enriquecidos

Boas notícias!!!
Vou ser colaboradora do Jornal Vida Integral durante 6 meses, escrevendo a coluna Sabor e Saúde. E o assunto que escolhi para escrever para o mês de agosto, foi o mesmo que a Record usou em uma das matérias que gravamos. Foi ao ar no Fala Brasil, jornal matutino da Record. Para quem não viu, postei o vídeo no youtube:




Jornal Vida Integral (http://www.vidaintegral.com.br/)

Coluna Sabor e Saúde


Cautela com os Alimentos Enriquecidos

Se você olhar na prateleira do supermercado, qualquer uma, vai ver que hoje os alimentos são em sua grande maioria, alimentos enriquecidos.

Bolachas enriquecidas com ômega 3, farinha de linhaça com vitamina B12, leite de soja com reforço de cálcio, são alguns exemplos de alimentos que são vendidos como superalimentos.

Para suprir as carências nutricioniais da população, o governo enriqueceu a farinha de trigo do ferro e ácido fólico, e assim foi dada a largada para inúmeras empresas enriquecerem seus produtos também e a população achar que está sendo bem nutrida com esses produtos.

Vou dar um exemplo do que muitas vezes acontece: todo óleo vegetal não contém colesterol! Óleo de soja, milho, girassol, enfim, todos os óleos não contém colesterol simplesmente porque não é um produto de origem animal. Mas a empresa mais esperta, coloca isso no rótulo como se fosse uma vantagem! As empresas aproveitam o poder de propaganda e marketing e fazem de tudo para o cliente final, você, levar o produto que contém isso ou aquilo.

Portanto, é preciso ser mais crítico e começar a ler os rótulos e a se informar sobre os alimentos, para que você não leve pra casa um produto mais caro e com as mesma qualidade do produto considerado inferior.

Outro agravante é a baixa biodisponibilidade desses produtos, ou seja, não é garantido que você esteja realmente absorvendo esses tais nutrientes adicionados. Isso ocorre porque os conservantes e os aditivos químicos, como os corantes, geralmente presente nesses alimentos, atrapalham a absorção intestinal, pois são tóxicos ao organismo. Há estudos que comprovam que a farinha fortificada com ferro e ácido fólico, essa que nós usamos sem perceber, pois está em todos os nossos alimentos, não só não é absorvida, como atrapalha a aborção de outros nutrientes, como o calcio. Então comer pão integral com queijo branco não é uma boa idéia para quem precisa absover o calcio.

Então se você precisa de determinado nutriente ou se você quer ser uma pessoa sempre saudável, faça uso dos alimentos fontes e não confie somente no produto enriquecido. Se você quer calcio e não toma leite, coma semente de girassol ou semente de gergelim. Se você precisa de Vitamina B12 porque é vegetariano e não come carne vermelha, então coma algas ou tome suplemento de algas. E claro, sempre procure um profissional capacitado porque cada caso é um caso.

beijos a todos!

15 comentários:

  1. Boa tarde,
    Preparo a "ração humana" em casa tomando com vitamina de banana com morango. Uso o leite desnatado "comum", e não o extrato da soja. Porém desejo incluir a soja na "mistura" (sem ser o extrato). O que seria melhor, usar a proteina da soja ou a farinha da soja ? Grato !

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    Deixa eu ver se entendi direito. Vc usa o leite desnatado em pó na mistura?? por isso não queria colocar na ração ou vc usa leite desnatado e não coloca extrato de soja na mistura??

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Não coloco o leite na mistura, nem o extrato da soja; uso no liquidificador o leite desnatado "de caixinha". Então, na mistura, é que tenho dúvida se é melhor usar a proteína ou a farinha da soja. Obrigado pela resposta ! Adoro seu blog !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah tá! O melhor a fazer é colocar o extrato de soja mesmo... a farinha de soja é usada para fazer bolos, panquecas, enfim, então ela vai só engrossar a ração, dar volume e não terá tantos benefícios como o extrato. A proteína texturizada de soja eu não gosto de usar em nada! Ela é o bagaço da soja, feito com óleo e não tem valor nutricional nenhum! Foi uma invenção e um mito criado que não corresponde à verdade!
    Se em todo caso você não quiser colocar o extrato de soja, coloque um pouco mais de quinua ou amaranto em flocos na composição.
    Assim você não perde as proteínas e ganha em muitos minerais.
    Obrigada por acompanhar!
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, desculpa.... mas confio no seu trabalho.... bom, o leite desnatado + o extrato de soja juntos não vai "dar conflito " ??? . Vi hoje no mundo verde que existe a "soja partida descascada". Não posso triturar essa soja no liquidificador e colocar na mistura ? Ou é melhor o extrato mesmo ? (junto com o leite....).
    Mais uma vez, obrigado !

    ResponderExcluir
  6. Não tem problema! Pode perguntar! rs
    É melhor o extato mesmo! Se você usar farinha de soja, vai te inchar, porque ela funciona como a farinha de trigo! Imagina vc colocando farinha de trigo na ração??? pra que??? Dieta de engorda, né??? rsrrss
    A farinha de soja, farinha de arroz e qualquer farinha desse tipo, só serve para engrossar e dar volume na ração. É melhor o extrato nesse caso.
    A proteína do leite e do extrato de soja é diferente! não se preocupe!

    ResponderExcluir
  7. ola DR Fernanda tudo bem... gostaria que a senhora mandase pra mim por email a dieta do sangue o positivo..desde já agradeço a senhora, amei esse site.. aprendi muita coisas..bjosss..tudo de bom.. o meu email: vivianmanxine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian!
    Eu não acredito muito nessa dieta do tipo sanguineo. Algumas coisas funcionam, mas náo é tudo... Para o seu tipo, tipo O o ideal é uma alimentação bem rica em proteínas, principalmente carne vermelha, e excluir da dieta trigo, ou seja, pão, macarrão, bolachas, etc.
    Esse tipo de coisa dá certo mesmo, mas não é tudo da dieta que eu acredito e por isso não vou te indicar!
    beijossss

    ResponderExcluir
  9. Hum... Adorei as dicas, mas vou marcar uma consulta para você fazer uma dieta para emagrecer sem eu ficar doente. Tenho 26 anos e depois de uma cirurgia engordei uns 8 quilos, preciso voltar a me sentir bem com meu corpo. Estou fazendo academia mas ganhei peso com musculação...
    Até mais no seu consultório!!! Espero que sejamos grandes amigas! Um beijo
    Cristiana Rech

    ResponderExcluir
  10. andrea vitorino menegate22 de junho de 2012 às 21:53

    DOUTORA FERNANDA BOM DIA COMO SAIR SACIAR MINHA FOME......POIS SOFRO DE ANSIEDADE EXARCEBADA QUE ME LEVA A COMER PRA SACIAR A FOME QUE SINTO.....HA MOMENTOS QUE COMEÇO BEM TENTANDO REDUZIR OS ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS.......PESAVA 53 ANTES HOJE CHEGUEI AOS 60KG E MINHA ALTURA E 1,50......MEU ESTOMAGO E SENSIVEL......TENHO HERNIA DE HIATO, PANGASTRITE, E CREIO QUE AS FERIDAS MODERADAS FORAM SARADAS POIS TOMEI MEDICAMNETOS E USO OMEPRAZOL EM JEJUM.....PRECISO DE AJUDA.....URGENTE PODE ME AJUDAR.....LIPEMENE@HOTMAIL.COM......OBRIGADA POR SUA ATENÇAO DESDE DE JÁ..............

    ResponderExcluir
  11. Ola Dra me tira um duvida por favor uma amiga disse q farinha de soja com leite adocado melhora o intestino preso e verdade pq na embalagem so tem receita de bolo

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Dra.

    A vitamina análoga ao B12 presente nas algas são suficientes para compensar a dieta restrita vegana?
    Qual a quantidade uma família deve consumir (dois adultos e uma criança)?

    Muito grata.

    Eliana

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Dra.
    Gostaria de saber se a vitamina análoga ao B12 presente nas algas suprem a necessidade de uma dieta vegana? Qual a quantidade que uma família com dois adultos e uma criança deve consumir por semana?
    Muito grata, Eliana

    ResponderExcluir
  14. Desculpa doutora, mas algas e suplementos de algas, leveduras de cerveja, segundo estudos, tambem não possuem vitamina B12, e sim substâncias análogas à vitamina que além de não cumprirem o papel esperado atrapalha a absorção da verdadeira B12. Para os ovolactovegetarianos o consumo de ovo e leite já é suficiente para o DDR da B12. Ou, como segunda opção o leite de soja enriquecido, de preferência com cobalamina, que é a melhor variedade de B12.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!