quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lanches Intermediários - dicas!

Todo mundo sabe, aliás, todo mundo sabe, mas não entende a importância de comer de 3 em 3 horas.  Não é mito, deixar de comer ou ficar muitas horas sem se alimentar, engorda mesmo!! Não engorda muito em quilos, mas que forma uma barriga saliente, isso forma! Quanto mais tempo a pessoa ficar sem se alimentar, mais cortisol vai liberar e mais gordura vai armezanar na parte abdominal. Então, mesmo sem tempo e com a vida corrida, dê um jeito de comer alguma coisa!

Por isso dei dicas sobre lanches intermediários para quem vive no escritório e não
tem uma folguinha para sair! Quem pediu foi a Revista Mulher Executiva e foi publicado apenas uma receita de salada de fruta que eu dei a pouco tempo atrás! Mas aqui está a matéria completa:

BREAK PARA UMA RÁPIDA REFEIÇÃO

1. Sempre que comer uma fruta ou suco, coma 3 oleaginosas ou 2 colh de sopa de sementes:

Oleaginosas (escolha no máximo 6 unidades por dia no total):
• castanha do pará (somente 2 por dia)
• castanha de caju
• amêndoas
• avelã
• nozes
• macadâmia

Sementes ricas em cálcio:
• Semente de girassol
• Barrinha de gergelim sem açúcar
• Semente de melão

Ex: 1 suco de uva integral sem açúcar e orgânico + 3 amêndoas

Ou
1 banana + 2 castanhas do pará
Ou
1 água de coco + 1 colh de sopa de semente de girassol

Muitas pessoas relatam sentir fome depois de comerem uma fruta no meio da tarde ou no meio da manhã. Isso acontece porque o índice glicêmico da fruta geralmente é alto, liberando uma grande quantidade de açúcar no sangue, promovendo uma compulsão alimentar em seguida. Para que isso não aconteça, o ideal é comer algum alimento que quebre esse índice glicêmico. Podemos usar para esse fim as oleaginosas e as sementes.

As oleaginosas possuem muito minerais que ajudam na disposição e energina celular, além disso, possuem ômega 3 que é um potente antiinflamatório, ou seja, ele vai combater os radicais livres, ajudando na saúde e na estética, pois previne o envelhecimento da pele, promove brilho ao cabelo, força nas unhas, ajuda no combate à obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Já as sementes, podemos dar preferência às ricas em calcio, pois o calcio é essencial para quebra da gordura corporal. Então para quem quer afinar a silhueta o ideal é ter esse nutriente em equilíbrio no organismo.

2. Uma (01) porção de proteína
1 copo de 200 ml de Colágeno Hidrolisado
1 copo de 200 ml de iogurte desnatado

Outra dica legal, é fazer uso de proteína entre as refeições. A proteína é essencial para a manutenção da estrutura corporal e além disso, promove sacidade. Isso que dizer que se for usado entre as refeições, fará com que você chegue na próxima refeição com menos fome.

3. Barrinhas de cereal sem glúten e sem lactose e sem glucose ou xarope de milho

As barrinhas sem glúten e sem lactose não novidades no mercado. Elas são ótima opções para os lanches, pois não contém farinha de trigo, fazendo com que não haja distensão abdominal. Leia o rótulo dos ingredientes! Não compre barrinhas que contenham glucose ou xarope de milho na composição. Leia mais no Barra Pesada

4. Frutas secas

Podemos usar as frutas secas no lugar das frutas in natura uma vez ou outra. Para saber a quatidade que se deve comer, olhe no rótulo quantas calorias tem uma porção. O ideal é consumir até 80 kcal.

5. Chás durante o dia
Chá de hibisco
Chá branco
Chá dente de leão

Durante o dia deve-se hidratar bem com água pura e com chás antioxidantes. O ideal é não tomar mais que 1 litro de chá por dia, pois contém fatores antinutricionais que atrapalham a absorção de nutrientes, promovendo muitas desequilíbrios corporais (efeito sanfona por exemplo), e por conter cafeína, que em excesso pode prejudicar o sono e a concentração. Mas em quantidades adequadas, os chás promovem efeitos antioxidantes que vão combater processos inflamatórios (diabetes, colesterol alto, obesidade, etc) e vão ajudar na saúde da pele, unhas e cabelos.
Prefira os chás em folha ou se for usar aqueles de saquinho, tire a erva do saquinho, pois ele atrabalha a saída do princípio ativo.
Deixe em infusão por 5 minutos, coe e tome quente ou gelado, por até 12 horas após o preparo.

Ficou fácil se alimentar, né??

beijosss

2 comentários:

  1. QUE legal, é muito importante este blog e está lindoooooo
    parabens fernanda...

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE,NA TERÇA-FEIRA VC QUESTIONOU O USO DO ADOÇANTE.GOSTARIA MUITO DE SABER QUAL O MELHOR ADOÇANTE PARA DIABETES.
    FICO MUITO GRATA PELA DICA.

    ABRAÇOS FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!