terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aumento de Peso por Ansiedade

Fui ontem na Rit TV e participei do Nosso Programa com apresentação da querida Jaqueline Stefano, e conforme prometido vou postar sobre "Aumento de Peso por Ansiedade".



A ansiedade é algo extremamente perigoso! Ela nos faz engordar ou emagrecer e de uma forma não muito saudável. Ela pode nos fazer engordar simplesmente porque nosso organismo estressa e começa a armazenar gordura e queima o açúcar, fazendo com que haja reserva... Isso acontece com o sistema de fuga do nosso organismo, que "pensa" que está em perigo e que precisa armazenar/estocar gordura.
E tb pode engordar simplesmente por atacarmos os produtos muitos doces ou gordurosos, porque mais uma vez o nosso organismo "pede" esse tipo de coisa... isso é pura fisiologia e é difícil o controle!
E quem emagrece com ansiedade pode emagrecer tanto, que o organismo fica todo alterado a  pessoa não consegue ganhar peso... e isso acaba sendo motivo de frustração também!

De qualquer maneira precisamos controlar a ansiedade para o peso não sofrer tão grandes alterações.
Algumas dicas para vencer o problema:

1. Faça orações (meditação, reflexão)
Você pode ser incrédulo e até achar que isso é baboseira... mas estudos científicos atestam que pessoas que oram e conversam com Deus, são mais felizes e saudáveis dos que as que não oram. Por isso, se entregue a Deus. Ele é o único que pode resolver qualquer situação ou nos consolar com teu Espírito.

2. Aprenda a relaxar
Faça atividades que vc gosta como ler um livro ou uma revista. Tente achar uma atividade que o faça desligar do mundo.

3. Troque o supermercado pela feira
Vá ao supermercado somente para comprar produtos de limpeza. Vá mais a feira e compre alimentos frescos. Se sua desculpa for falta de tempo, tenho a solução. Descobri a um tempo o Sítio A Boa Terra. Eles fazem entrega em casa de produtos orgânicos, frescos e deliciosos.

4. Coma alimentos ricos em triptofano
Já listei esses alimentos no blog! Veja mais em Alimentos que induzem o sono. São alimentos que nos ajudam a ter a sensação de bem estar, mais conhecida como serotonina.

5. Troque os doces açúcarados por frutas secas
Na vontade louca por doce, coma banana passa ou ameixa sexa ou tâmaras secas. Elas são bem docinhas e engana perfeitamente nosso cérebro. Limite a quantidade para 1 ou 2. Vc vai ver como resolve!

6. Faça atividade física
A atividade física libera hormônios que nos acalmam, como a endorfina e depois a serotonina. Não preciso dizer mais nada né? Corra já e procure uma atividade física que vc goste de fazer. 30 min diários já são suficientes.

7. Não passe vontade
Vc é daqueles que passa o dia inteiro com vontade de comer alguma coisa, chocolate por exemplo? E se mata o dia inteiro e quando chega em casa troca o jantar por uma barra de chocolate???
Entào faça um favor para mim e para si mesmo: coma o bendito chocolate!!! Coma 1 pedacinho quando der vontade... 30g de chocolate amargo resolve o problema pela gana de doce. E quando chegar a noite vc vai ver como a vontade já não vai mais existir!



E para terminar, uma palavra da parte de Deus pra vc:
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" 1 Pedro 5:7

10 comentários:

  1. Dra Fernanda bom dia!

    Sinto-me um pouco menos anciosa depois que iniciei o uso de fluoxetina a tres meses indicado pela minha psiquiatra. Porém não emagreço...tenho SOP, faço academia todos os dias da semana e uma dieta de 1200 calorias por dia tbm montada por nutriconista... o que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. SOP tem muito a ver com resistência a insulina. Um bom tratamento engloba uso de omega 3, nutrientes para fazer sua insulina funciona melhor, como o vanádio, cromo e zinco, muita fibra e proteína na dieta.
    É complicado mesmo, exige tempo...
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Fernanda,

    Estou no último ano da faculdade, correndo com o TCC e ando muito ansioso, e descontando tudo na geladeira.
    Com isso engordei 8 quilos nos últimos 2 meses.
    Estou tentando criar minha própria dieta, mas tenho dificuldade principalmente com relação ao preço de muitos dos produtos naturais como granola, linhaça, quinoa, queijo branco, pão integral. Existe algum local que você recomende onde esses produtos sejam mais em conta? Ou posso substituí-los por outras fontes energéticas?

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra. Fernanda,

    Estou no último ano da faculdade, correndo com o TCC e ando muito ansioso, e descontando tudo na geladeira.
    Com isso engordei 8 quilos nos últimos 2 meses.
    Estou tentando criar minha própria dieta, mas tenho dificuldade principalmente com relação ao preço de muitos dos produtos naturais como granola, linhaça, quinoa, queijo branco, pão integral. Existe algum local que você recomende onde esses produtos sejam mais em conta? Ou posso substituí-los por outras fontes energéticas?

    ResponderExcluir
  5. ola bom dia gostaria de saber pq minha gordura fica mais localizada na barriga e eu dei um avc ñ posso fazer atividades fizicas o que devo fazer minha vida é acidentara fico anciosa de + e so quero comer ñ sei mais o que faço mim ajude por fafor aguardo resposta desde ja agradeço obrgaa abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu também queria saber porque aminha gordura se concentra na cintura. Depois da menopausa engordar é fácil e emagrecer é muito masis difícil. Meu ICQ é 0,933 mas meu IMC é 17,5 e ninguém me leva a sério... Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Dra. Me ajude por favor, não tenho como ir num nutricionista. Não tenho o hábito de comer muito em nas refeições, nem sou compulsiva por doces. O problema está na forma com a qual eu como essas coisas, e isso eu não to conseguindo mudar. Eu gosto de comidas caseiras pesadas e gordurosas - uma boa macarronada, estrogonofe, carnes, etc. E eu belisco essas comidas o dia inteiro, não consigo controlar e nas horas das refeições também como normalmente. E quando si trata de doces, são sou muito fã de balas, sovertes e gomas, mas as vezes sintos uma vontade louca de comer. Como doces caseiros e chocolate, e quando não tem esses como até açúcar puro, mas não consigo controlar a quantidade e como muito. Estou engordando absurdamente e passo mal com aquela sensação de barriga estudada. Me falaram q isso é ansiedade, e gostaria de saber como controlá isso.
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Dra. Me ajude por favor, não tenho como ir num nutricionista. Não tenho o hábito de comer muito em nas refeições, nem sou compulsiva por doces. O problema está na forma com a qual eu como essas coisas, e isso eu não to conseguindo mudar. Eu gosto de comidas caseiras pesadas e gordurosas - uma boa macarronada, estrogonofe, carnes, etc. E eu belisco essas comidas o dia inteiro, não consigo controlar e nas horas das refeições também como normalmente. E quando si trata de doces, são sou muito fã de balas, sovertes e gomas, mas as vezes sintos uma vontade louca de comer. Como doces caseiros e chocolate, e quando não tem esses como até açúcar puro, mas não consigo controlar a quantidade e como muito. Estou engordando absurdamente e passo mal com aquela sensação de barriga estudada. Me falaram q isso é ansiedade, e gostaria de saber como controlá isso.
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Doutora!
    Descobri que tenho intolerancia a lactose, colesterol alto,diabetes e os médicos não me dizem o que posso e o que não posso comer. Gostaria que me orientasse, pq o que posso pra diabetes não posso pro colesterol.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!