quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estética: Cabelos, Pele e Unha

Já falei um pouco sobre esse assunto aqui no blog, mas não custa repetir! Comecei falando sobre o envelhecimento da pele, mas o post de hoje é sobre cabelos, pele e unha nesse nosso verão de rachar! Inclusive, colaborei com o a Revista Boa Forma Especial de Verãoque trata só sobre cabelos! E como a revista nunca publica tudo o que citamos, resolvi publicar o texto na íntegra na coluna Sabor e Saúde de fevereiro do Jornal Vida Integral.
E no finalzinho tem um vídeo pra vc ver!


Verão – Cuidados de dentro para fora



No verão precisamos tomar cuidados redobrados na alimentação. Você pode comprar o shampoo mais caro da farmácia ou o creme para o rosto top de linha da estação, que não vai adiantar. Você precisa se cuidar de dentro para fora para ter um resultado adequado. Uma pele sedosa, um cabelo forte e unhas bonitas são prêmio merecido das pessoas que se cuidam; e tomando alguns cuidados na alimentação nesse período do ano, o prêmio será seu também:

PELE

Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado. Vamos começar pela pele, já que é o maior órgão do nosso corpo. Para uma pele saudável você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. Como já disse, o processo sempre começa de dentro pra fora, por isso, é necessário ver com cuidado o seu cardápio. Fique atenta para o que não pode faltar!

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Prova disso é que a indústria farmacêutica de cosméticos em Paris, já viu e já aprovou: vários cosméticos ou nutricosméticos já possuem em sua composição o licopeno. Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais.

- Ômega-3: tem ação anti-inflamatória e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: não dá para ter uma pele bonita e saudável sem os antioxidantes. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berrys – família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blacberrys (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo neste verão!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento. A vitamina C, você sabe, pode ser encontrada na goiaba, laranja, limão. Já a vitamina E no óleo de amendoim ou nas castanhas.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenoides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. A ingestão de cápsulas de betacaroteno 15 dias antes da exposição solar gera um bronzeado maravilhoso e reduz aspecto de vermelhidão pós-sol. Mas, cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

- Água limpa e sem contaminantes: por fim, evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio plástico. Prefira águas em recipientes de vidro ou água de purificadores.

CABELOS

Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento. Alguns alimentos ajudam na missão de mantê-los saudáveis e bonitos.

- Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.

- Óleo de linhaça: é responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

- Nozes e Castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.

- Frutos do mar: são ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

- Vinagre de Maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.

- Feijões, Leite, Quinua, Carnes e Ovos: são alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

- Carne vermelha: é rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

- Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.

UNHAS

Quando há carência de nutrientes as unhas logo dão o sinal, ficando quebradiças, com elevações e manchinhas brancas. Para prevenir o problema e arrasar com aquele esmalte da moda, aposte em…

- Zinco: quinua, amaranto

- Queratina: ovo, frango, peixes

- Complexo B: gérmem de trigo, quinua, amaranto, arroz integral

- Vitamina C: goiaba, limão, mexerica

O zinco , o complexo B e a vitamina C são essenciais na produção de queratina, que é uma proteína fibrosa constituinte da unha.

Fique atento aos sinais:

Observe os sinais e sintomas do seu corpo. Ele é um ótimo sinalizador do que realmente está acontecendo.

- O aparecimento de listras na unha é ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B.
- Se suas unhas estão secas e quebradiças é sinal de falta de cálcio e ferro.
- Unhas com manchas brancas não é sinal de presente à vista, como você acreditou quando criança, é sinal de carência de zinco ou selênio.
- Unhas disformes e com ondulações podem ser evidências intestino com problemas.

Receitinhas:

MIX DE FIBRAS NO CAFÉ DA MANHÃ
• 1 colh (sopa) de flocos de amaranto
• 1 colh (sopa) de gérmen de trigo
• 1/2 ameixa cortada e picada
• 1 colh (sopa) de uva-passas
• ¼ mamão papaia
• 1/2 colher (chá) de canela
• Melado para adoçar (se necessário)
Misture tudo e siva junto com iogurte

SALADA DE PEPINO COM ÓLEO DE AMENDOIM
• 3 pepinos sem casca ralados
• 2 cenouras médias raladas
• 1 colher (sopa) de cebola ralada
• 3 colheres (sopa) de iogurte natural
• 3 colheres (sopa) de óleo de amendoim
• Sal marinho
Misture os pepinos, as cenouras e a cebola. À parte misture, também, os temperos e adicione à salada, mexendo bem. Deixe descansar uns 15 minutos antes de servir

Você ainda pode ver um vídeo que fui entrevistada sobre as  Pílulas da Beleza:

Conheça as pílulas da beleza, que possuem vitaminas e combatem o envelhecimento
Hoje em Dia - Record





Sempre linda!
beijossss

Um comentário:

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!