quinta-feira, 7 de abril de 2011

Circulação e Memória

Circulação e Memória tem tudo a ver! Tanto que para tudo funcionar bem, você precisa de alguns nutrientes chaves! Escrevi sobre circulação na minha coluna no site Minha Vida, então corre lá e dá uma espiada!

Sobre memória, colaborei com a Revista 100% Saúde da Ed Alto Astral e coloco a entrevista aqui na íntegra pra vocês.

1. Quais os principais nutrientes que não devem faltar na alimentação de quem quer preservar a memória?

Dra Fernanda Granja: Colina, ômega 3, Fisetina, Vitaminas do complexo B, e vitaminas antioxidantes como a E, C.

2. Como os alimentos ricos em ômega 3 ajudam na saúde do cérebro?
Dra Fernanda Granja:Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, o ômega 3 protege os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células. Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

O cérebro é formado por células, que por sua vez são formadas por nutrientes, assim como todo o nosso organismo. Portanto, sua estrutura e função dependem dos nutrientes. Se a alimentação for inadequada, todo o corpo sofre, inclusive o cérebro. A alimentação ocidental é a alimentação da geração microondas, onde se quer tudo fácil e tendo o mínimo esforço. Esse tipo de comportamento, tem levado as pessoas a consumirem alimentos extremamente industrializados, que por sua vez são alimentos pró-inflamatórios e pró-oxidantes, e que geram vários desequilíbrios no organismo. O cérebro é bem mais suscetível a esses desequilíbrios, perdendo sua real efetividade.


3. Existem alimentos capazes de prejudicar a memória ou outras funções cerebrais? Quais e por quê?
Dra Fernanda Granja: Alguns alimentos são capazes de prejudicar a memória, favorecendo o esquecimento, pode-se citar o consumo excessivo de alimentos de alto índice glicêmico, que elevam a glicemia rapidamente e juntamente a insulina, essa elevada produção de insulina desencadeiam reações químicas que agridem as células cerebrais; o consumo abusivo de álcool, pois pode levar a morte de neurônios e prejudicar a formação de novas células neuronais; Dieta pobre em vitamina B6, B12 e ácido fólico, pois aumentam os níveis de homocisteína no sangue, e altas taxas são consideradas um fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson.

4. Dar exemplos de alimentos (3 ou 4) que melhoram a memória e explicar a ação deles.
Dra Fernanda Granja: Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, e ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha ainda é encontrado o ferro que pode colaborar com a boa memória;

Gema de ovo - Contém colina, participa da formação de novos neurônios, ajuda na reparação de células cerebrais e ainda é precursora do neurotransmissor acetilcolina, neurotransmissor essencial para a memória e o aprendizado.

Peixes, principalmente os de água fria (como a sardinha, o salmão, anchova, atum, arenque e cavala) e linhaça, são boas fontes de ômega 3, que protegem os neurônios contra o “envelhecimento”.

Maça, uma das principais fonte de fisetina, segundo estudos realizados no instituto Salk, nos EUA, este fitoquímico que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória. Na universidade de Massachusets, Lowell, foram encontrados resultados semelhantes. Estudiosos fizeram experiências com o suco de maça, cobaias que ingeriram três copos diários se saíram melhor em testes de memória. Outras fontes de fisetina são: cebola, espinafre, morango, pêssego, kiwi e uva.


5. Existem alimentos que podem ajudar na prevenção ao Mal de Alzheimer?


Dra Fernanda Granja: Segundo uma pesquisa de estudos populacionais realizada pela equipe de Ernst Schaefer da universidade Laval, no Canadá, foi observado um risco 47% menor de desenvolver Alzheimer em indivíduos com taxas significativas de DHA (ácido docosahexaenóico, ou seja, ácido graxo presente no peixe) por consumirem pelo menos uma porção de peixe por semana.

Pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, pesquisam o soro da memória, é um líquido que contém componentes poderosos e concentrados, como proteínas e lipídios, substâncias que atuam ajudando os neurônios a fazerem suas redes e as comunicações entre eles. O soro do leite é a parte líquida do leite. Você pode fazer em casa essa receita, porém leite de caixinha e em pó não funcionam, pois o processamento industrial destrói os ingredientes que agem no cérebro. O leite recomendado é o leite em saquinho, tipo A ou B.

A receita do soro é a seguinte:
- Para cada litro de leite, misture o suco de um limão inteiro.
- Deixe descansar de quatro a doze horas até coagular.
- Depois, separe a parte sólida da líquida com uma peneira bem fina. O que sobra é o soro da memória.
Pode ficar de três a cinco dias na geladeira e também pode ser congelado.

beijos!!!!!!

8 comentários:

  1. Olá Blogueiro(a)!
    Conheça e utilize o conteúdo do portal de Saúde Medicando com artigos e reportagens produzidas por excelentes profissionais do setor. Você também pode se cadastrar e receber gratuitamente a revista digital Medicando. É rápido e simples! Acesse: www.medicando.com.br.
    Equipe Medicando

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Tenho uma filha com 06 anos e estar com LDL e HDL alto, favor informar se o sustagen Kids aumenta o LDL (ruim)?
    Grata

    ResponderExcluir
  3. Querida
    Dr. Fernanda, em primeiro lugar quero parabeniza-la pelo blog é lindo e muito interessante... Sempre aprendo muito com suas materias e dicas!
    Gostaria de tirar uma dúvida: meu marido tem hipotiroidismo e faz tratamento com hormonios, mas ele tem um cansaço impressionante, uma sonolência... O médico só medica os hormonios, mas e quanto a alimentação: Ela tamb. influencia, a tirioide? Existe uma alimentação básica, para estes casos? Desde já agradeço a atenção e que Deus à abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  4. O sustagem kids é um alimento acrescido de nutrientes. Não tem efeito sobre o colesterol!
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Patricia, alimentação resolve muito o problema de tireóide! Tem tudo a ver!!! E o cansaço dele tb tem a ver com a tireóide!
    Sugiro que vc leia as dicas que coloquei aqui no blog (procure na ferramenta de busca do blog) e procure uma nutricinista funcional... ou venha até o consultório!
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber como deve ser consumido o soro da memória. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que beleza seu site! Pelo que entendi acho melhor consumir o leite de saquinho bela dica!!
    beijos doutora e brigado pela dedicação sua contribuição é muito importante para os havidos por um alimentação equilibrada e saudável!Que Deus a proteja!
    Olinda

    ResponderExcluir
  8. oi Dra Fernanda, gostaria de saber se a faseolamina e a quitosana são realmente boas para ajudar a emagrecer, e, se tomando as duas juntas, uma influencia (aumentando ou diminuindo) no efeito da outra. Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!