quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tipos de Ovos de Páscoa Saudáveis

Fizemos um material bem legal sobre a páscoa! Aqui você vai finalmente descobrir qual o melhor ovo pra você, mesmo sendo diabético ou intolerante a algum alimento! Coloquei o texto na íntegra pra vocês!

O chocolate mais saudável de acordo com o perfil do consumidor

Nutricionista ensina a ler o rótulo dos produtos e indica o tipo certo para cada necessidade nutricional

Houve uma época em que o chocolate era considerado um dos grandes vilões da dieta e, principalmente as mulheres, tentavam evitá-lo a todo custo, para não comprometer a silhueta. No entanto, há algum tempo estudos comprovaram que o alimento traz benefícios ao organismo e sua má-fama foi deixada de lado. Porém, na hora de comprar a guloseima, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual o melhor tipo para o seu perfil de saúde. Para que você faça uma compra segura, a nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício, preparou algumas dicas que ajudarão na escolha.

Como escolher?

O mercado disponibiliza um leque de opções, principalmente em épocas como a Páscoa, onde o consumo do produto aumenta consideravelmente. Para fazer uma boa escolha, antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa conheça suas necessidades alimentares. “Uma pessoa diabética deve escolher a versão diet e, de preferência, sem leite, ou seja, chocolates à base de soja. O leite pode atrapalhar os receptores de insulina, piorando a glicemia”, exemplifica Fernanda Granja.

A profissional conta ainda, que para os adeptos de uma alimentação saudável e equilibrada a melhor as melhores opções são as versões com mais de 60% de cacau, ou as com alfarroba. “Eles têm menor teor de gordura, de açúcar e mais antioxidantes. Isso se traduz em: redução de doenças cardiovasculares, pressão arterial, possíveis tumores e maior sensação de bem estar”, atesta.


Alternativa ao sabor amargo


Mesmo sabendo que quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, muitas pessoas não gostam de consumi-lo, pois não conseguem se acostumar com o sabor amargo do produto. Para não perder os benefícios, a nutricionista conta que a alfarroba é uma doce solução para o problema. “Trata-se de vagem comestível, semelhante ao feijão, marrom-escura e com sabor adocicado. A farinha de alfarroba, derivada da polpa da vagem torrada e moída, é utilizada para substituir o cacau nas preparações. Além dos nutrientes, ela não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína presente no cacau e possui um baixo teor calórico e alta quantidade de fibras naturais. Além disso, é liberada para os celíacos, já que não contém glúten”, completa.


CHOCOLATE PARA TODOS OS GOSTOS


- Soja: rica em proteínas de alto valor biológico, contém aminoácidos essenciais e poder antioxidante. O ovo de chocolate de soja é indicado para quem possui intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.

- Cacau: rico em polifenóis, o chocolate amargo é indicado para quem precisa cuidar da saúde. Ele protege o coração, equilibra a pressão arterial e ainda melhora a pele.

- Alfarroba: alimento com baixo teor de gordura e alto valor nutritivo por conter vitaminas B1, B2 e vitamina A. Indicado para quem é apaixonado por chocolate, mas se preocupa com a quantidade de gordura do cacau.

- Polidextrose: agente substituto do açúcar e gordura com baixo índice glicêmico e baixa digestibilidade, possui efeitos similares ao das fibras solúveis. Auxilia no controle do peso corporal e reduz risco de diabetes tipo 2. Indicado para quem esta em uma dieta com restrição ao açúcar e gordura.

- Whey Protein: proteína isolada do soro do leite, que auxilia no ganho de massa magra. A substância possui alto valor biológico e, estudos recentes mostram que elas possuem compostos que agem como antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e dos fatores de crescimento. O ovo de chocolate com whey protein é indicado para os praticantes de atividade física que não querem sair da dieta nesta Páscoa ou pessoas que precisam de uma boa ajuda na recuperação de massa muscular.

- Açaí: excelente tônico natural, melhora a disposição e a resistência. Na dieta pode deixar a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada, que proporcionará uma queima maior de calorias. Também ajuda no ganho de massa magra e na eliminação de resíduos pelo corpo. O ovo de chocolate com açaí é indicado para quem quer energia de um modo mais gostoso.

- Orgânico: livre de agrotóxicos e agentes químicos, o alimento orgânico possui seus nutrientes preservados pela natureza e são ricos em minerais. Estudos relatam que eles são nutricionalmente superiores aos demais. Portando, o ovo de chocolate orgânico é para aqueles que preservam a natureza e querem aproveitar as delícias dessa época de Páscoa.

- Diet: a versão diet é sem açúcar, portanto é indicado para quem necessita diminuir seu consumo, ou seja, pessoas com a glicemia alterada, seja por diabetes ou por resistência a insulina. No entanto, deve-se tomar um cuidado extra, pois essa versão costuma apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calóricos. Exatamente por isso, não é indicado para quem faz dieta de emagrecimento.

OLHO NO RÓTULO!

A nutricionista Fernanda Granja ressalta a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, para evitar possíveis complicações de saúde. Veja as dicas!
- Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que está em maior quantidade. Exemplo
Ingredientes: açúcar, manteiga de cacau, cacau. Comentário: esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que qualquer ingrediente. Exemplo
Ingredientes: cacau, manteiga de cacau, açúcar, baunilha. Comentário: sempre escolha o que tiver maior teor de cacau na composição, do que todos os outros ingredientes.
- Verifique nos ingredientes se contém sal na preparação ou muito sódio no rótulo nutricional. O valor ideal deve estar abaixo de 120 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento.
- Certifique-se se existe algum ingrediente que você seja alérgico.
- Cheque a quantidade de gordura da porção descrita. O ideal é não ultrapassar 20%.


BONS MOTIVOS PARA DEGUSTAR


-O chocolate é rico em vitaminas do complexo B e, por isso, é ótimo para energia e disposição. Além disso, é fonte de proteínas.

- Possui minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Pode reduzir hipertensão arterial e produzir relaxamento muscular, diminuindo dores musculares e cefaleias.

- As catequinas, substâncias antioxidantes, auxilia na redução de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e células tumorais.

- Ótimo para atletas, pois promove um efeito estimulante do sistema muscular pela presença da teobromina.

- Indicado para estudantes ou idosos que precisam de uma concentração extra, pois possui cafeína, um estimulante do nervoso central.

- Fonte de um nutriente precursor de serotonina, a feniletilamina, o chocolate é indicado para aqueles que precisam de um estímulo para o bem-estar, principalmente mulheres com TPM, adolescentes na puberdade e mulheres menopausadas.


Para uma páscoa saudável!
beijossss

5 comentários:

  1. ONDE ENCONTRO O CHOCOLATE FEITO COM ALFARROBA,MORO EM BH

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda;
    Onde pode se encontrar os Ovos de Páscoa apresentado no programa Você Bonita do dia 28/03/12.
    Moro na ZN São Paulo - Capital.
    Desde já obrigada
    Tânia

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda;
    Gostaria de saber onde encontro os Ovos de Páscoa apresentado no programa Você Bonita do dia 28/03/12. Moro na ZN São Paulo - Capital.
    Desde já obrigada.
    Tânia

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda..tô aqui nos confins de Minas Gerais..srs Viçosa,com 64 anos,tentando recomeçar tudo aquilo que nao fiz antes,VIVER BEM E SAUDÁVEL.Mas infelizmente nao encontro muita coisa aqui.Como faço p conseguir estes ingredientes que vc diz ser bom p quem tem pre diabete,como eu,pressao controlada e gordura no figado,embora bem leve?Nao consigo fazer o regime de minha nutricionista..Eu faço e gosto mas nao consigo me alimentar de tres em tres horas.Vc poderia me dar umas dicas por email de um regime bom que eu nao me sinta "tolhida" e triste por fazer meu regime.Estou consciente de que preciso eliminar peso e ja eliminei uns oito k em dois meses mais ou menos.Meu email é leka_mulher60@hotmail.com,adoro frutas,sucos naturais,verduras,pode me dar uma maozinha heim?srrs.Por favor amiga..me envia um ex de regime por email?Que me faria perder peso e sentir bem?Aqui é dificil uma nutricionista.E como fazer doces com adoçantes,quanto comer deles e durabilidade.Ah inventei uma pasta de soja com azeite,ricota,azeitona,oregano,vinagre,sal,um pouco de agua.Ficou ótimo e durou uns 8 dias,para passar no pao.Que me sujere?Me ajuda fernanda..o que mais quero é emagrecer e continuar comendo com saúde.Aguardo seu email..Bjus..Ah e onde encontro seus ovos?Como peço por sedex?Fica com Deus.Se vc souber de algum site que vende online coisas p regime me envia tambem?bjus fica bem..amiga. MARIA HELENA NORONHA
    Se puder me dar o seu facebook o meu é este ai..bjus

    ResponderExcluir
  5. Este meu blog eu perdi a senha senao pedia p vc postar nele,mas prefiro o email.Bjus Maria Helena Noronha.
    Me add no seu face..Boa quarta feira..

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!